Gabinete

Prefeitura estimula programa Guardiões das Nascentes

Inspirada nos excelentes resultados do Projeto Guardiões do Espraiado, que contou com a mobilização da comunidade e de alunos, professores e pais da E.M.E.B. “Profª Maria Antônia Stevanato Reis”, do bairro Jardim Paraty, a Prefeitura de Franca lançou o Programa Guardiões de Nascentes. Busca estimular a participação da comunidade no ambiente onde vive e tem o objetivo de proteger as nascentes e as Áreas de Preservação Permanente (APP) dentro da área urbana.

O Programa consiste em palestras de educação ambiental sobre proteção de nascentes, visando a mobilização social, mutirões de limpeza com o envolvimento da comunidade, colocação de placas educativas e revegetação das APP.
        O Programa Guardiões de Nascentes, que propõe ações simples de conscientização e cuidado, partindo da realidade local, já começou a apresentar resultados de mudanças de hábitos da comunidade e de preservação do meio ambiente por meio da educação ambiental.
       Um exemplo recente pode ser observado na região Norte. Após reunião com líderes comunitárias da Associação de Moradores dos Bairros City Petrópolis e Jardim Ipanema e moradoras sobre degradação de nascentes daqueles bairros, a Prefeitura de Franca e sua Secretaria de Serviços e Meio Ambiente deram início ao Programa no local.
      No último final de semana foi realizado um mutirão da limpeza com a participação da comunidade e pelo grupo de voluntários Teoria Verde, resultando numa mobilização exemplar dos moradores daquele setor da cidade, envolvendo a retirada de aproximadamente 30 sacos de lixo, além de resíduos inservíveis como colchões e móveis do local.

É importante que cada pessoa, do bairro e outros setores também se conscientize e não atire lixo em terrenos vazios particulares ou públicos e nem nas praças e canteiros de avenidas. É preciso que todos colaborem e se conscientizem do impacto negativo que essas práticas causam, comprometendo a imagem do bairro e da cidade, atraindo insetos e afetando a qualidade de vida das pessoas como um todo.

Comitiva acompanha anúncio da volta de voos comerciais a Franca

O retorno dos voos comerciais a Franca será anunciado em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 28, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. O governador João Doria e os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Turismo, Vinícius Lummertz, apresentarão as novidades para beneficiar a conectividade área entre os municípios de São Paulo, entre eles, Franca.
    Em encontro com o prefeito Gilson de Souza, na última terça-feira, em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional anunciou que Franca está contemplada no Programa São Para Todos, com a implantação de voos regionais.
“O governador João Doria trabalhou muito forte, incentivando as empresas aéreas para que pudessem gerar mais voos regionais. E, agora, uma boa notícia, o voo regional para Franca é uma realidade”, disse Vinholi, em vídeo divulgado pelo prefeito em suas redes sociais.
     Gilson de Souza comemorou. “Nossa querida Franca voltará a receber voos comerciais. A operação de uma empresa com rotas regionais em nosso aeroporto sempre foi uma luta importante para a cidade. Com apoio do vice-governador Rodrigo Garcia e do governador João Doria, teremos mais este importante avanço para Franca”, afirmou o prefeito.
    Para ele, esta “é uma importante conquista para a cidade, que, com certeza, vai impulsionar nossa economia, principalmente a indústria coureiro-calçadista, que recebe compradores e fornecedores de todas as partes do País e do exterior e dar mais independência para a população, que dependia do Aeroporto de Ribeirão Preto ou outras cidades”.
    O prefeito irá acompanhado de uma comitiva de autoridades e lideranças locais para a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.