PROJETOS DE LEI
- Hino Nacional Brasileiro;
- Hino de Franca;
- Programa de Educação para Conservação do Patrimônio Público;
- Coleta Seletiva;
- Educação Ambiental;
- Educação para o Trânsito.
PROGRAMAS E PROJETOS DA SME DESENVOLVIDOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: com a participação da coordenação pedagógica e ....
- Programa Ler e Escrever/EMAI: para os 1º Anos do Ensino Fundamental, com utilização dos materiais diariamente na rotina de sala de aula.
- Viajar Para Saber: Projeto Dinossauros.
- Programa Leitura Para Todos: Organização e socialização de um cronograma de atendimento a EMEB Frei Germano de Annecy e EMEI Professor Antônio Reginald Bove para as Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Uso, controle e conservação do acervo literário e técnico da Escola; Empréstimo de livros semanalmente; Contação de histórias quinzenalmente; Participação periódica das professoras de sala de leitura nas orientações formativas na SME e Organização periódica de cantos de leitura temáticos.
- Projeto Lêler: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Periodicidade semanal; Escolha dos livros pelos alunos a serem lidos e Sessão Simultânea de Leitura.
- Projeto CliquEscola: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com cronograma estabelecendo uma vez na semana para cada classe. A área e o conteúdo a ser trabalhado é definido pelo professor da classe.
- Projeto Pensamento Estratégico: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com um jogo definido para cada bimestre e com regularidade de aplicação em rotina de sala de aula uma vez na semana.
- Programa Mais Alfabetização: Participação dos 1º Anos com uma regularidade de 5 horas semanais na rotina escolar.
- ___________________________________________________________________________________________________________________
PROJETOS COLETIVOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA
PROJETO COLETIVO - MEIO AMBIENTE
Público alvo: Alunos das Fases 1 e 2 e 1º Ano.
Duração: Ano letivo
Justificativa:
A escolha do tema deve-se ao fato das transformações na Terra, em função da ação destrutiva do homem. Desta forma o projeto visa despertar no aluno a responsabilidade na preservação do planeta, com atitudes de cuidado e amor a natureza mediante investigação, pesquisa, vivências e participação social e ambiental, buscando tratar os assuntos de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, atendendo aos conteúdos definidos por ano, assim cada segmento irá abordar um aspecto deste assunto, formando a temática de estudo da escola, neste ano.
Fase I
Objetivos:
- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
- Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração;
- Propor mudanças de hábitos a partir de pequenas atitudes do cotidiano dos alunos;
- Conscientizar os alunos sobre sua importância como agentes multiplicadores em suas famílias.
Competências:
Interagir com pessoas próximas, valorizar a cultura local e preservar o meio ambiente, visando qualidade de vida humana.
Habilidade:
Valorizar a importância da preservação das espécies (animais e plantas).
Procedimentos:
1º Semestre (Animais)
2º Semestre (Plantas)
- ___________________________________________________________________________________________________________________
Fase II
Objetivos:
- Conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente;
- Desenvolver atos de cidadania para com o meio ambiente, reconhecendo a importância de pequenas atitudes no dia a dia;
- Discutir problemas ambientais na busca de novas estratégias para resolução, estimulando hábitos e comportamento de preservação do meio ambiente.
Competência:
C-Valorizar a cultura local, regional e nacional e a inter-relação e preservação do meio ambiente.
Habilidade:
- Interessar-se e explorar o mundo social e natural, estabelecendo um contato saudável.
- Fazer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
- Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio
ambiente.
Procedimentos:
1º Semestre (Fauna e Flora)
2º Semestre (Fenômenos da Natureza)
- ___________________________________________________________________________________________________________________
1º ano
Objetivos:
- Despertar a conscientização e o interesse pela preservação do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Levar a comunidade escolar a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente;
- Zelar pelo ambiente escolar;
- Produzir um folheto com todas as informações coletadas no decorrer do projeto.
Competências:
D- Compreender a cidadania, observando as transformações sociais que visam o bem estar comum, participando de questões da vida coletiva, preservando o meio ambiente, respeitando e compreendendo os outros e desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo.
G- Aplicar conhecimentos referentes à saúde, à ética, ao meio ambiente, à educação sexual e à
pluralidade cultural, em diferentes situações cotidianas, para a melhoria da qualidade de sua
própria vida e da vida dos outros.
Habilidades:
D1- Fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
G1- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive.
G2- Relacionar bons hábitos de higiene, de alimentação e de atividades físicas a uma boa saúde.
G3- Adquirir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental, modos de transmissão e de prevenção de doenças contagiosas.
Procedimentos:
1º Semestre (Água - preservação e lixo - úmido e reciclável)
2º Semestre (Animais Silvestres)
- __________________________________________________________________________________________________________________
PROJETO COLETIVO PRODUÇÃO ESCRITA
Público alvo: Alunos das Fases 1 e 2 e 1º ano
Duração: Ano letivo
Justificativa:
Para a criança aprender a escrever, não basta aprender o sistema de escrita alfabético. Escrever envolve dominar o processo de produção de texto, o que implica conhecer a linguagem que se usa para escrever, os distintos interlocutores, as diferentes intenções e variadas situações, como relatar acontecimentos para pessoas distantes, solicitar algo, reclamar de alguma coisa, fazermos compras, anotar recado para alguém, enfim, entre muitas outras ações. É preciso que estas aprendizagens aconteçam mais próximas das situações reais e com textos que foram feitos para leitores. O papel da escola é colocar as crianças desde o início do seu processo de escolaridade, ou seja, mesmo ainda não dominando o sistema de escrita, em situações que tenham que produzir textos, considerando os propósitos comunicativos variados, para leitores reais. O desenvolvimento de uma proposta coletiva de produção de texto é fundamental para a nossa escola, haja vista que é preciso avançar nestas aprendizagens, levando em conta os indicadores de resultados nas avaliações finais de 2017. Esta proposta servirá como um importante aliado do professor a fim de propiciar condições para que nesse processo de ensino e aprendizagem, seja possível a criança aprender o que significa escrever, desenvolvendo competências e construindo habilidades necessárias para lidar com textos.
Objetivos:
- Produzir textos orais com destino escrito, tendo o professor como escriba, aproximando-se progressivamente das características discursivas do gênero e da linguagem escrita.
- Revisar textos coletivamente.
- Analisar coletivamente textos escritos de boa qualidade.
Ações:
- Definição em Plano de Ação das sequências didáticas, projetos didáticos e atividades permanentes que irão desenvolver durante o ano letivo com relação a Produção Escrita.
- Os professores organizarem em suas rotinas pedagógicas detalhadas o desenvolvimento das propostas de Produção Escrita, definidas para cada ano escolar, nos Planos de Ações.
- O desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.
- Verificação do desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.
- ___________________________________________________________________________________________________________________
PROJETO APOIAR
Público alvo: Alunos dos 1º Anos.
Duração: Ano letivo de 2018.
Justificativa:
Otimizar recursos humanos e materiais para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem é fundamental dentro de uma escola. Nesse contexto, Apoiar é uma ação escolar onde há a possibilidade de parceria entre professores de classe, de apoio e de 40 horas, em momentos possíveis, para desenvolver ações pedagógicas voltadas para atender alguns alunos no processo de alfabetização.
Objetivo:
- Atender aos alunos com defasagem e/ou dificuldade no processo de alfabetização.
Ações:
- Professor de Apoio quando não estiver substituindo atenderá aos alunos mapeados.
- Mapeamento dos alunos para atendimento.
- Planejamento das atividades para alfabetização.
- Acompanhamento dos alunos atendidos.
-
- ___________________________________________________________________________________________________________________
PROJETOS e sequências INDIVIDUAIS:
fase 1:
- Sequência didática- E o seu nome, qual é que é?
- Sequência didática- Equilíbrio e Coordenação
- Sequência de Atividades: Água
- Sequência de Atividades: Imagem Corporal
- Sequência Didática “O patinho feio”
- Sequência Didática Convites
- Sequencia Didática “Chá das Dez”
- Sequencia Didática Relato de Vivências
- Sequência Didática Contos de Fadas
- Sequência Didática Lixo e Reciclagem
- Sequência de Atividades: Técnicas de Arte
- Sequência Didática Conhecendo as Cores
- Sequência de Leitura: Chapeuzinho Vermelho
- Sequência Didática A galinha do vizinho
- Sequência Didática Camilão, o comilão
- Sequência Didática Bilhete
- Projeto Quem canta seus males espanta
- Projeto Brincar é tudo de bom
- Projeto Quem sou eu
- Projeto Plantas
- Projeto Maleta Viajante
- Projeto Animais
fase 2:
- Atividade Permanente Alfabeto Turma da Mônica
- Sequencia Didática parlendas e cantigas de roda
- Sequência de Atividades Ursinho Pooh 1,2,3
- Sequência Didática Eu faço minha história
- Sequência Didática Convite
- Sequência Didática Descrição de fatos, personagens e imagens.
- Sequência Didática Lendas Folclóricas
- Sequência Didática Relatos Científicos
- Sequência Didática Brincando a gente aprende
- Sequência Didática Vamos Fazer Arte!
- Sequência Didática Recorte e Colagem
- Sequência Didática Apreciação de peças teatrais
- Sequência Didática Medir, pesar e comparar
- Sequência Didática Cocoró-có-có
- Sequência Didática Sistema Monetário
- Projeto Festa Junina
- Projeto Fenômenos da Natureza
- Projeto Profissões
- Projeto Dinossauros
1º ano:
- Projeto Brincadeiras Tradicionais
- Projeto Um olhar para a cultura dos povos indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças
- Projeto Ivan Cruz
- Atividade Permanente Técnicas para Artes Visuais