Pré-requisito: |
Profissionais ou interessados em atuar nos diversos tipos de meios de hospedagem, como hotéis, pousadas, cama e café, flats/apart-hotéis, resorts, motéis, hostels, cruzeiros marítimos, entre outros.
Pré-requisitoPara matrícula no curso de Camareira (o): Técnicas, Procedimentos e Excelência no Atendimento o (a) candidato (a) deve ter, no mínimo, 18 anos de idade e Ensino fundamental completo.
Escolaridade mínima ensino fundamental incompleto
Idade mínima18 anos
Inscrições - Pessoalmente na Escola Municipal Profissionalizante Caminho para o Emprego, Rua Dr Julio Cardoso, 1948 - Centro
Documentos para matrículaDocumento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).
Obs: Fazer inscrição somente se houver certeza da inscrição, evitando assim ser bloqueado no nosso sistema e não tirando a vaga de outra pessoa. |
Descrição: |
CAMAREIRA (O): TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO (REFORMULADO)
O (a) camareiro (a) é o (a) profissional responsável pela operacionalização desse setor e precisa ter sua formação pautada tanto em aspectos técnicos, relacionados à arrumação, limpeza e higienização, uso correto de materiais e equipamentos, como em aspetos qualitativos, relativos à capacidade de gerir detalhes e encantar clientes, assim como em aspectos valorativos, como empatia e habilidade em trabalhar em equipe.
Programa- Introdução aos conceitos de hospitalidade e bem receber
- Qualidade no atendimento: a gestão dos detalhes como oportunidade para promover o encantamento e propiciar experiências
- Apresentação pessoal, perfil e postura profissional da camareira(o) em meios de hospedagem
- Empreendedorismo e possibilidades de atuação da(o) camareira(o) nas diferentes categorias de meio de hospedagem
- Setor da governança e suas interfaces com os demais departamentos
- Segurança no trabalho: normas, tipos de equipamentos de proteção individual, ergonomia, riscos físicos, químicos e biológicos
- Equipamentos, utensílios, produtos de limpeza: características, validade, função, qualidade, formas de manuseio, aplicação, armazenamento e descarte
- Carrinho de serviço: abastecimento, cuidados, itens de reposição e acondicionamento de produtos.
- Procedimentos de limpeza, higienização e arrumação de UHs
- Processos, procedimentos e documentos do setor de governança: tipos e finalidades
- Meios de comunicação em hotelaria: tipos e finalidades
- Ponto de apoio: finalidade, estrutura física e itens de reposição
- Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos: seleção e separação do lixo
- Fibras têxteis e os diferentes tipos de enxoval
- Vistoria de apartamentos: identificação de consumo e possíveis não conformidades
- Procedimentos de registro: objetos esquecidos, artigos levados ou danificados pelos hóspedes, serviços de lavanderia e ordens de serviço
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