Descrição: |
O curso desenvolvido pelo Senac busca possibilitar aos participantes uma atuação qualificada, desenvolvendo e potencializando propostas coletivas de intervenção nos diferentes contextos, a fim de buscar o enfrentamento das causas e manifestações das desigualdades sociais.
Programa
Realizar coletivamente a análise de contexto das situações-problema.
Realizar ações socioeducativas.
Mercado de trabalho
O Brasil permanece como um dos piores países do mundo em matéria de desigualdade de renda e abriga mais de 16 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Dentre as causas, destaca-se a persistência de desafios estruturais ligados à redistribuição de renda e riqueza no País, como o estabelecimento de uma política tributária justa, a melhoria da qualidade de serviços públicos, a reversão da concentração fundiária (2017, p. 12), a efetivação de uma educação gratuita, universal e de qualidade, e uma maior participação política das pessoas. (OXFAM, 2017)
Nesse cenário, se faz cada vez mais necessário formar pessoas qualificadas para o enfrentamento das diversas questões que interferem no desenvolvimento social e humano, de modo a impulsionar a formação e a qualificação de profissionais para a criação e uso de tecnologias sociais que busquem superar o trabalho voluntário ou de caridade, pautado no paradigma assistencialista que tradicionalmente esteve vinculado ao Educador Social.
Vale ressaltar que o Educador Social atua na perspectiva de desenvolver um trabalho educacional diverso à escola formal (poder público, empresas ou organizações da sociedade civil), visando a autonomia e emancipação de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social e ampliando a efetivação de direitos sociais. O curso desenvolvido pelo Senac busca possibilitar aos participantes uma atuação qualificada, desenvolvendo e potencializando propostas coletivas de intervenção nos diferentes contextos, a fim de buscar o enfrentamento das causas e manifestações das desigualdades |