Ação Social acolhe mais de 210 pessoas em situação de rua na última semana

DSC 5769
     Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social nesta sexta-feira, 20, apontou que 219 pessoas, em situação de rua, foram acolhidas durante a ação emergencial, que está sendo realizada desde a última segunda-feira até a madrugada de hoje para o amparo e enfrentamento neste período de frio intenso.
    Uma média de 44 pessoas foram amparadas durante essa semana, nas vagas emergenciais criadas para os serviços da Casa de Passagem, Abrigo Provisório e Acolhimento Noturno. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas, passando de 128 para 178 vagas disponíveis.
     De acordo com a Secretaria, durante as abordagens realizadas nos períodos diurno e noturno, foram atendidas 85 pessoas por dia, com alimentos, cobertores e agasalhos. Ao todo, foram doados 730 cobertores e servidas 900 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar, incluindo as famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).
    Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, ressaltou a importância dessa ação emergencial, que conta com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, Fundo Social de Solidariedade e FEAC e a parceria com a população, que foi essencial para este trabalho. Ela comentou que as ações estão atingindo o resultado esperado e agradeceu as doações recebidas de cobertores, agasalhos e alimentos feitas pela comunidade.
     Durante o final de semana, os atendimentos serão prestados, sem alterações, onde as pessoas poderão acionar os serviços no horário das 7 às 15h, pelo telefone do Espaço Dignidade - (16) 99603-3456; entre 15 às 22h, poderá ser contatado o Serviço de Abordagem Social (16) 99965-6571 e das 22 às 7h, a Guarda Civil poderá ser acionada pelo telefone (16) 3724-1033 para o atendimento  aos chamados feitos pela comunidade para o acolhimento das pessoas.
    Segundo a secretária, este trabalho continuará sendo realizado até o final do mês de julho e a partir do próximo mês, contará com o auxílio encaminhado pelo Governo do Estado, para a oferta de novas vagas nos serviços de acolhimento, durante o período de baixas temperaturas.
     A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a  Resolução n.º 15, de 12 de maio, publicada no Diário Oficial do último dia 13. São recursos extraordinários, em caráter emergencial e em parcela única, no valor de R$ 70 mil, a serem repassados pelo Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Assistência Social, para a ampliação de 24 vagas nos Serviços para a População em Situação de Rua, para os meses de junho, julho e agosto deste ano, durante as baixas temperaturas.