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Educação inicia ano letivo nas escolas municipais

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      Na segunda-feira, 6, as equipes gestoras e professores se reunirão para planejar o acolhimento dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de 1º ao 5º ano, que retornam às salas de aula na próxima terça-feira, 7, para o início do ano letivo 2023. 
      Márcia Gatti, secretária de Educação, falou da expectativa para este ano. “Implantaremos o planejamento de forma ainda mais efetiva, alfabetização dos estudantes, uso das tecnologias e ações de apoio à aprendizagem, com escuta ativa às demandas”, disse. 
     Além dos kits de materiais escolares que serão distribuídos, os alunos da rede pública municipal receberão uniformes de forma gratuita. Mais de 20 mil camisetas foram adquiridas para os alunos das Fases I e II das Escolas Municipais e Creches, além de estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A previsão de entrega é para o primeiro trimestre.
    A Secretaria de Educação também tem outras ações para garantir um ensino de excelência. Em 2.023, 7 escolas terão ensino integral da Educação Infantil. O Programa ‘Tempo Todo’ contemplará a EMEI Izaura Cunha Nunes (Leporace), EMEI Maria de Lourdes Lima Pelizaro (Jardim Aeroporto 2), EMEB Paulo Freire (Jardim Aviação), EMEB Fausto Alexandre (Jardim Santa Bárbara), EMEB José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3), EMEB Nair Martins Rocha (Vila Santos Dumont) e EMEI Izanild Paludetto (Centro), beneficiando 431 alunos.
     Os estudantes serão atendidos das 7 às 16 horas, com acompanhamento pedagógico e diferentes atividades, que serão realizadas nas Oficinas Curriculares para garantir o desenvolvimento motor, social e cognitivo. Além das aulas regulares, os alunos terão oficinas curriculares de teatro e dança, cultura do movimento, atividades culturais, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, projetos didáticos, brinquedos e brincadeiras, aulas de inglês e de música.
     O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 21 de julho e retomada das atividades para o segundo semestre no dia 24 de julho. O término do ano letivo de 2.023 está marcado para o dia 22 de dezembro.
    As creches e creches-escola já iniciaram o ano letivo. Já os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão as salas de aula no dia 8 de fevereiroquarta-feira, seguindo o mesmo cronograma de encerramento do 1º semestre e ano letivo das demais unidades escolares.
     Segundo a Secretaria de Educação, estão matriculados neste ano, 30.406 alunos, sendo 16.692 nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 11.938 crianças nas creches e 1.776 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Secretaria de Educação divulga nova lista de crianças contempladas com vagas em creches

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      A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 3, uma nova etapa de convocação das crianças contempladas, com vagas em creches parceiras da Prefeitura. As vagas são para todas as fases da Educação Infantil (Berçário I à Fase II da Pré-escola). A relação está disponível no site da Prefeitura, na aba ‘Central de Vagas – Convocação’, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/divisoes/creches/administracao-e-controle.
      Além disso, a secretaria disponibilizou, no mesmo link, um espaço destinado para que os pais e responsáveis possam tirar eventuais dúvidas sobre as inscrições. 
Na resolução, que será divulgada na próxima semana, constarão os documentos necessários para a inscrição das crianças a serem assistidas pelas creches, como certidão de nascimento ou CPF da criança; comprovante de endereço; comprovante de renda dos moradores; CPF da mãe ou dos responsáveis pela criança; laudo médico comprobatório para aquelas que necessitam da Educação Especial (e tem prioridade no atendimento, conforme determina a lei), entre outros.
     Importante ressaltar que o prazo de matrícula, no caso da criança convocada, é da sexta-feira, em que saiu a lista até a quinta-feira da semana seguinte, sempre às 12 horas. Se o prazo for encerrado e não for feita a matrícula, a vaga será disponibilizada para outra criança.
     No caso de rematrícula, ao final do ano letivo, a Secretaria de Educação indica que as famílias devem procurar a secretaria das creches para atualizar os dados e seguir na instituição. Já as famílias de crianças que estão finalizando a etapa de Maternal II, em unidades que não possuem continuidade para a Pré-escola, são orientadas a procurarem a Central de Vagas, na Secretaria de Educação, para que a vaga seja organizada em outro local.
Nos casos de transferências, a resolução estabelece que as famílias façam os pedidos na Central de Vagas. A solicitação não é acatada de imediato, pois depende da disponibilidade de vaga na creche desejada.

Inscrições para Bolsa Universidade começam na segunda-feira

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     A Secretaria de Educação inicia na próxima segunda-feira, 6, as inscrições para o Programa 'Bolsa Universidade', que auxilia universitários no custeio dos estudos de nível Superior. 
     Para este ano, estão sendo oferecidas 171 vagas, sendo 48 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas disponibilizadas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 3 vagas para Engenharia Civil e 50 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação, que também serão distribuídas conforme a classificação final de pontuação.
     As inscrições deverão ser feitas a partir das 10 horas, do dia 6 de fevereiro até às 23h59 do dia 10, do mesmo mês, pelo site  www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário e entregar, junto com a documentação necessária, nos dias 13 e 14 de fevereiro, às 7h30 ou às 12h30, na Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. 
    O Bolsa Universidade é um programa voltado para auxiliar os estudantes universitários de baixa renda, regularmente matriculados na Faculdade de Direito (FDF), Centro Universitário Uni-Facef (UNI-FACEF) ou Unifran e que não tenham formação universitária anterior. 
São requisitos para o candidato, residir na cidade há, no mínimo, 5 anos anteriores ao início da graduação; comprovadamente, deverá ter cursado o Ensino Médio, em escola de rede pública ou na condição de bolsista integral de rede particular, com exceção da pessoa com deficiência, que tenha recebido bolsa parcial da rede particular e possuir renda familiar mensal, per capita, de até dois salários mínimos vigentes. No caso do estudante, que mora sozinho, este poderá ter renda mensal per capita de até três salários mínimos vigentes. 
    O processo de seleção consiste em duas etapas. Primeiro, os candidatos inscritos terão a documentação analisada pela equipe de serviço social responsável pelo programa, observando as condições previstas no edital e os seguintes indicadores: estudantes com dependentes legais; composição familiar; situação profissional do estudante inscrito; de moradia;  patrimônio (veículos); de saúde e situação econômica familiar (renda per capita). Os candidatos selecionados serão informados de sua classificação para a etapa seguinte da seleção, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Franca e também no link do Bolsa Universidade. Nesta etapa será realizada entrevista social com todos os pré classificados.
     A Secretaria disponibiliza os telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220, além dos e-mail's Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para informações e esclarecimentos de dúvidas.
 

Provas objetivas dos Concursos Públicos 08 e 09 acontecem neste domingo

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     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) alertam para os 1.317 candidatos, que se inscreveram para os Concursos Públicos 08 e 09, que as provas objetivas, títulos e  dissertativas serão realizadas neste domingo, 5. 
     As avaliações serão aplicadas no período da manhã, às 08h30, em três locais diferentes.
    Para o Concurso Público 08, os 990 candidatos inscritos para os empregos de Auxiliar de Saúde Bucal, Carpinteiro, Engenheiro Ambiental, Serralheiro e Professor PEB I - Educação Especial, farão as provas na Escola Municipal 'Prof. Antônio Sicchieroli' (Rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jardim América).
    Os inscritos para Especialidades Médicas, Orientador Social, Técnicos em Meio Ambiente e Saúde Bucal, deverão comparecer para a realização das provas na Unidade II, da Faculdade de Direito, na Avenida Major Nicácio, 2305 (Entrada dos candidatos pelo Boulevard Dr. Alfredo Palermo), Bairro São José.
     Já para o Concurso 09, que apresenta 327 candidatos ao emprego de Procurador Municipal, as avaliações serão feitas na Unidade I, da Faculdade de Direito (Avenida Major Nicácio, 2.377 - Bairro São José).
    Estão previstas provas objetivas para todas as funções. Já os candidatos aos empregos de Professor PEB I - Educação Especial e Procurador Municipal também farão a Prova Dissertativa e Entrega de Títulos, marcadas para as mesmas datas e locais. Os títulos deverão ser entregues, logo, após o término da prova objetiva, não sendo permitida a entrega do material, após a saída do candidato do local de prova.
     Não foram registrados candidatos para os empregos Médico – Cirurgião Gastroenterologista, Endocrinologista, Mastologista, Nefrologista, Ortopedista Infantil, Otorrinolaringologista, Pneumologista Cirurgião Torácico, Radiologista e Reumatologista.
      A Comissão Organizadora orienta os inscritos para que compareçam aos locais de provas, com antecedência mínima de 30 minutos, tendo em vista, que os portões serão abertos às 8h, visando evitar possíveis transtornos. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o ingresso no local da prova, após o horário estabelecido para fechamento dos portões.
     O candidato deverá apresentar um documento original de identidade que o identifique, podendo ser o RG, Carteira Expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, OAB, CRC, CRM etc.); Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação com foto (original impressa) ou em aplicativo, por meio de smartphone ou Passaporte.
      É recomendável o uso de máscara de proteção, a utilização de garrafa de água potável para o consumo próprio, caneta, lápis e borracha, sendo vedado o empréstimo destes itens.
Os interessados poderão consultar as salas, onde serão realizadas as provas, através das listas que serão afixadas nos locais de aplicação ou através dos links

Prefeito e Conselho Municipal de Cultura definem tratativas para 32º Festival ‘Águas de Março’

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     O prefeito Alexandre Ferreira se reuniu com a FEAC e membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), nesta sexta-feira, 3, para definir os trâmites, datas e segmentos que se apresentarão no 32º Festival ‘Águas de Março’.
      A partir desta edição, que acontecerá entre os dias 24 de março e 2 de abril, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, o tradicional evento irá além dos espetáculos teatrais. Haverá também apresentações artes cênicas (teatro, circo e dança); artes visuais; audiovisuais; literatura; música; cultura popular; hip-hop e música. 
   Na reunião, ficou definida a diretriz de valorizar a arte local, garantindo que o ‘Águas de Março’ tenha apresentações somente de artistas de Franca. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os interessados deverão anexar a documentação exigida e um link, contendo o vídeo da apresentação a ser realizada. 
     O edital de chamamento será publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana, bem como a relação de documentos para a inscrição. O Conselho Municipal de Política Cultural ficará responsável pela seleção dos artistas que se apresentarão no festival.
     Durante a reunião, o prefeito Alexandre Ferreira enfatizou o compromisso da gestão, em garantir a cultura ao alcance de todos, tendo apresentações gratuitas para a população e valorização dos artistas da cidade.
     No encontro, também ficou estabelecido que as melhores apresentações no ‘Águas de Março’, de cada segmento, poderão receber mentorias e formações em seus trabalhos e levar sua arte à população.

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