Educação inicia 1ª Semana do Brincar com o atendimento a mais de 400 alunos

 IMG 1512
     Com o objetivo de fomentar a experiência de brincar, em diversos espaços e garantir as vivências sociais em contextos variados para as crianças, trazendo aos professores a reflexão de que é possível oferecer momentos lúdicos em diversas situações, a Secretaria de Educação iniciou na última segunda-feira, a 1ª Semana do Brincar “Lá fora...ou em qualquer lugar”.
     Até a próxima quinta-feira, 26, cerca de 400 alunos da Educação Infantil e creches parceiras, acompanhados pelos professores, estarão participando da programação, que contempla a contação de histórias, mediação da leitura, com o poema 'Idioma das Árvores' e da conversa sobre as possibilidades significativas ao olhar da criança, apresentação da poesia 'Sombra Boa', com musicalização e a ilustração, sendo mostrada, através de uma 'engenhoca' construída com rolos de madeira nas extremidades. 
     Nesta terça-feira, com o laboratório inventivo, os alunos puderam observar fotos de parede riscadas ou com rachaduras e contornar o desenho que cada um imaginava. Essa experiência foi realizada pelo poeta Manoel de Barros. Os alunos também confeccionaram um caracol com tiras de papel e guardaram dentro um pouquinho da história do que aprenderam no dia. As atividades estão sendo realizadas nos horários das 8 às 10h30 e das 13h30 às 16h, no Estúdio Literário da Secretaria de Educação. 
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, conheceu o trabalho e destacou a importância de projetos como este, que chamam a atenção, agregam valores e conhecimento às crianças. 
    A secretária Márcia Gatti ressaltou o entusiasmo, interesse e a alegria dos alunos e professores. Segundo ela, as crianças estão participativas e realizando todas as ações propostas. "É a oportunidade  dos alunos aguçarem e ampliarem os olhares para a invencionática do poeta, linguagem poética, observação e imaginação para além dos muros da escola", afirmou ela.

Educação realiza mutirão de matrículas para a EJA

 pexels andrea piacquadio 3807755 1
     A Secretaria Municipal de Educação está mobilizada em atrair novos alunos para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), cujas matrículas para o segundo semestre se encontram abertas e seguem até o dia 3 de junho.  Nesse sentido, realizará o Mutirão Itinerante de Matrículas, no próximo sábado, 28. A EJA é um formato de ensino diferenciado, conduzido por equipes de professores da própria rede, disponibilizado nas escolas municipais, onde o aluno pode abreviar o curso escolhido, com aulas presenciais à noite, de segunda a sexta-feira.
     O intuito da iniciativa é de facilitar o acesso das pessoas e dar conhecimento  sobre a importância de avançar nos estudos, concluírem o ciclo de aprendizado nos Ensinos Fundamental e Médio e seguirem aprimorando seus conhecimentos. Assim, neste sábado, equipes de atendimento estarão presentes em 5 regiões diferentes da cidade, das 8h30 às 14h, para oferecerem essa oportunidade de levar informações aos potenciais candidatos para que possam garantir sua vaga. 
     Junto, a Secretaria de Educação informa que está sendo oferecido aos futuros estudantes da EJA, um Curso de Qualificação Profissional e Reforço para ENEM e Vestibulares. A Prefeitura disponibiliza todo o material que o aluno tem necessidade, contando com um suporte diário dos professores e uma equipe comprometida, com lanche e a opção de transporte para algumas unidades de ensino.
     Locais pontos de matrículas no sábado:
 
Região Norte
Av. Dr. Abrahão Brickmann, s/n - Parque Vicente Leporace I – Em frente ao Poliesportivo 
 
Região Sul
R. Geraldo Bassoteli, 643 - Jardim Aeroporto III – Em frente ao Ginásio de Esportes
 
Região Leste
Av. Adhemar Pereira de Barros - Jardim Brasilândia - Próximo à Agrofan/Clinicão
 
Região Oeste
Av. Nelson Nogueira, 2211 – pátio da Farmácia Droga Raia
 
Expoagro
Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Em frente ao Parque Fernando Costa]
 
Matrículas no Champagnat
     Independente desse mutirão, as matrículas continuam abertas até 3 de junho e poderão ser feitas no Colégio Champagnat, de segunda a sexta-feira, no horário das 16h30 às 20h30, na sala 17 - 1º andar. No ato da inscrição, os alunos, pais e responsáveis, caso o estudante seja menor de 18 anos, devem apresentar xerox e o original do CPF; Certificado de Reservista; Título de Eleitor; cópias e o original do RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar) e uma foto 3x4.
     Para o Ensino Fundamental dos Anos Finais é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a pessoa deve ter 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio, conforme disposto no inciso II do artigo 1º da Resolução SE nº4/2017. 
     Segundo a Portaria 18, da Secretaria de Educação, as matrículas para a 1ª Série do Ensino Médio, a partir deste ano, atendem aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência, de que concluirá o curso em dois anos, ou seja, em quatro semestres. Para a 2ª Série do Ensino Médio, o aluno optará por um dos Itinerários Formativos, que compreendem o Aprofundamento Curricular ou Curso de Qualificação Profissional.  

Educação divulga classificação final do Programa 'Bolsa Universidade' e convoca beneficiados

 Bolsa Universidade2
     A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Município, o edital contendo o resultado final, em ordem alfabética,  do Processo Seletivo do Programa 'Bolsa Universidade'. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial', https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2041-20052022.pdf .
     Os 84 universitários selecionados estão sendo convocados e deverão comparecer na próxima terça-feira, 24, às 7h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal, munidos de um documento de identidade (RG); número de conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham; papel e caneta para anotações, onde participarão de uma reunião com a equipe do Programa, visando receber as orientações necessárias para o recebimento do benefício, as condicionalidades para a permanência do programa e assinatura de documentos. O não comparecimento dos alunos convocados no dia e horário estabelecidos, poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 379, de 20 de abril de 2022. Os benefícios serão pagos retroativos ao mês de janeiro deste ano.
     O Programa Bolsa Universidade oferece bolsas de estudos aos universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituições particulares da cidade, que não tenham formação universitária anterior. O valor da mensalidade é dividido entre Prefeitura, faculdade e estudante e o desconto poderá chegar a 70%, dependendo dos valores das mensalidades dos cursos escolhidos. O universitário poderá ser contemplado pelo programa até a conclusão da graduação, desde que ele permaneça dentro dos critérios estabelecidos pela legislação do programa.
    Segundo a secretaria, neste ano, foram registradas 139 inscrições e destas, 112 estudantes foram classificados para a segunda etapa de entrevistas sociais. Atenderam aos critérios do projeto, 84 universitários que serão contemplados pelo programa neste ano.
 
Bolsa Medicina Municipal
     A Secretaria de Educação concluiu nesta semana, o recebimento das inscrições e o protocolo, com a entrega da documentação exigida pelos candidatos interessados em pleitear as bolsas do Programa 'Bolsa Medicina Municipal'.
     Ao todo, foram confirmadas 28 inscrições. Nesta etapa, estão sendo oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o programa foi ampliado recentemente, de acordo com a Lei Complementar nº 380. 
    A Secretaria de Educação orienta que os 28 candidatos deverão acessar o site da Prefeitura, no link 'Bolsa Medicina', no próximo dia 3 de junho para conferirem a data em que será divulgado o resultado da primeira etapa e o cronograma para a segunda fase, composta pelas entrevistas sociais e as visitas domiciliares. 

Educação realiza a 1° Semana do Brincar

 brincar
     No período de 23 a 26, deste mês, a Secretaria de Educação estima receber cerca de 400 alunos da Educação Infantil e Creches, acompanhados pelos professores para a 1° Semana do Brincar, que será realizada no auditório e Estúdio Literário da Secretaria Municipal de Educação. 
     A semana terá como tema “Lá fora...ou em qualquer lugar” homenageando o poeta Manoel de Barros. O intuito deste evento será valorizar o brincar das crianças, aproximando os alunos do poeta, apresentando a sua vida e obras, leitura de seus poemas, contação de histórias, laboratório inventivo contextualizando as engenhocas/robóticas e a concretização da construção dos alunos, por meio de materiais que serão oferecidos para ampliar os horizontes.  
     De acordo com a Secretaria de Educação, a realização desta semana será para fomentar a experiência de brincar, em diversos espaços e garantir as vivências sociais em contextos variados para as crianças, trazendo aos professores a reflexão de que é possível oferecer momentos lúdicos em diversas situações. 

Inscrições para o Programa 'Bolsa Medicina Municipal' terminam nesta terça-feira

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação alerta que as inscrições para o Programa 'Bolsa Medicina Municipal', serão encerradas às 23h59, desta terça-feira, 17. 
    A principal orientação é para que os candidatos, acessem o site da Prefeitura, no link do programa, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal, onde deverão ler atentamente o edital para consultar as exigências do programa, verificando se enquadram nas normas estabelecidas. Posteriormente, deverão fazer o download do formulário de inscrição, em arquivo Word,   para que sejam digitadas as informações, tendo em vista que não será permitido o preenchimento manual. O formulário deverá ser impresso, assinado e juntado à toda a documentação descrita no edital.
     Para confirmar a inscrição, o universitário deverá comparecer nesta quarta e quinta-feiras, dias 18 e 19, à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16h, para protocolar a inscrição e entregar o envelope com toda a documentação exigida no edital. É importante destacar que a inscrição somente será validada, com a entrega do formulário e a documentação solicitada no edital, que devem retratar, fielmente, a situação de cada estudante e seu grupo familiar. Sem as informações ou documentos corretos e claros, a análise técnica ficará prejudicada, podendo impossibilitar que o candidato prossiga nas etapas de seleção.
     Poderá pleitear uma das vagas, o estudante brasileiro ou naturalizado, residente em Franca, há no mínimo 5 anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação, devidamente matriculado neste ano, no curso superior de Medicina, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que não possua mais de uma disciplina, em regime de dependência e não tenha formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura). O candidato deverá ter renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais. Caso a família seja composta por até duas pessoas, a renda familiar mensal, per capita, poderá ser de até 4 salários mínimos.
     Não poderá participar da seleção, o universitário excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, a não ser por motivo devidamente justificado, que tenha sido reprovado na série objeto do benefício e que tenha outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção.
     Para esta nova etapa, serão concedidas 3 bolsas de estudo, sendo uma com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades são divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno.
      A classificação final dos candidatos obedecerá os critérios estabelecidos no estudo social, considerando o número de bolsas disponíveis. A pessoa que omitir, prestar informações inverídicas ou não autênticas para classificação, terá sua inscrição no programa indeferida, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis e estará impedido de participar de novo processo de seleção para obtenção da bolsa futuramente.
 
Programa Bolsa Medicina Municipal
     O Programa 'Bolsa Medicina Municipal' objetiva a concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). O programa foi ampliado recentemente, por meio da aprovação pelo Legislativo e sanção da Lei Complementar nº 380 e disponibilizará para esta etapa, 3 novas vagas. Atualmente, estão sendo beneficiados pelo programa, 5 universitários, passando com a alteração na legislação para o total de 8, neste ano.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais