É uma competição que valoriza o talento e a superação, onde jovens e adultos que nem sempre tem o seu espaço, poderão mostrar o seu potencial e suas habilidades
É uma competição que valoriza o talento e a superação, onde jovens e adultos que nem sempre tem o seu espaço, poderão mostrar o seu potencial e suas habilidades
Com a proximidade do início dos 62º Jogos Regionais do Interior, este ano programados para a cidade de Matão a partir da próxima terça-feira (17), Franca intensifica seus preparativos com vistas a essa competição. Na semana passada o vôlei feminino recepcionou e participou de uma exibição especial no ginásio do Champagnat, com a seleção do Peru, que teve dois objetivos básicos: o primeiro de fortalecer o intercâmbio entre as atletas e o segundo, preparar com vistas a essa disputa que será realizada em Matão.
Também na mesma semana, uma outra experiência internacional ocorreu com as meninas de Franca, só que dessa vez envolvendo o handebol feminino, que foram convidadas a participar de uma preparação e jogo treino contra uma seleção de Cuba, na cidade de Rio Claro. Contando com o suporte da Prefeitura, por meio da FEAC e seu Departamento de Esportes, as jovens lá estiveram e puderam não apenas treinar, como participar de oficinas e ter acesso a informações importantes sobre a prática do hand em Cuba, onde esse esporte é uma das referências. No jogo treino que fizeram Franca perdeu de 35 a 17.
Mas todas as demais modalidades estão em preparação, buscando melhorar o seu condicionamento para os Jogos Regionais. As primeiras comitivas viajam na segunda-feira, dia 16, já que no dia seguinte acontece as primeiras disputas envolvendo as modalidades de karatê e ciclismo. Franca deverá levar em torno de 500 pessoas, entre atletas e equipes de apoio e ficará alojada no Instituto Federal de Ensino e Pesquisa, localizado na rua Estefano Devassi, 625, no bairro Nova Cidade.
A abertura solene dos Jogos Abertos, evento organizado pelo Governo do Estado, através da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e Prefeitura de Franca, segue até o dia 27 deste mês. Geralmente os dois primeiros colocados por modalidade garantem classificação para etapa seguinte, que são os Jogos Abertos do Interior.
Contará com diversas opções para prática esportiva, uma pista sintética emborrachada, a primeira e única no município, além das demais instalações adaptadas para os praticantes de esportes com deficiência
Na próxima segunda-feira, feriado estadual que homenageia os ex-combatentes de 1932, pela participação na Revolução Constitucionalista de 1932, a Prefeitura promove a partir das 9 h, a cerimônia cívica de homenagem póstuma aos participaram desse levante. Organizada pela secretaria de Esportes, Artes, Cultura e Lazer, a solenidade terá como local o Monumento ao Soldado Constitucionalista localizado na rua Voluntários da Franca, em espaço na própria praça 9 de Julho.
A Prefeitura nessa ocasião, juntamente com as secretarias de Esportes, da Educação, FEAC e Museu Histórico ‘José Chiachiri’, reúne autoridades civis e militares, familiares dos ex-combatentes da cidade para uma reflexão onde são pontuados e destacados aspectos históricos, bem como os objetivos do movimento de 32. A cerimônia está marcada para começar às 9 h, com as participações nos rituais previstos de oficiais e atiradores do Tiro de guerra 02-13, da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Associação Banda Musical.
Dentre as homenagens programadas consta a colocação de uma coroa de flores no Monumento pelos soldados da Polícia militar, execução do toque de silêncio pelo músico Jair Paes Leme, execução da salva de tiros pelos atiradores do Tiro de Guerra. No dia 9, feriado no Estado de São Paulo, a Revolução completa 86 anos e dos combatentes francanos que estiveram nas frentes de batalha, nove deles morreram em combate: Adriano Cintra, Arnaldo de Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme Barbosa , João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Otacílio Dias Fernandes.
Mais informações, Museu Histórico, tel. 3723-9141.
Organizado pela AcoFranca (Associação dos Corredores de Franca), o evento será dividido em e três etapas, sendo uma delas uma caminhada de 3 quilômetros, seguido depois a corrida de 5 quilômetros e corrida de 10 quilômetros