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Finanças

Secretaria de Finanças orienta sobre prêmio do IPTU, isenção e redução

 Financas original

          A Secretaria de Finanças orienta os contribuintes sobre o prêmio do IPTU e protocolos de pedidos de isenções e reduções do imposto. Os prazos serão encerrados no final de outubro e quem tem direito deve procurar a Central de  Atendimento ou fazer o pedido pela Central On-line disponível no site da Prefeitura, no endereço www.franca.sp.gov.br/centralonline/login .
      Com relação ao IPTU, os contribuintes que estão em atraso podem regularizar a situação e concorrerem ao prêmio  ‘IPTU em Dia’, no final de dezembro, no valor de R$ 76,6 mil, sem o desconto do Imposto de Renda. Este sorteio será o segundo conferido pela Prefeitura este ano, já que o primeiro ocorreu no primeiro semestre.  
      A Secretaria de Finanças também oferece diversas opções de regularização, para quem está com débitos, bastando que entre em contato com a Prefeitura e conheça as formas de parcelamento, através do link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/financas/sorteio-iptu .  
      Para mais informações, basta acessar o link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/financas/sorteio-iptu
 Pedidos de redução até outubro
          O prazo para o protocolo de redução de 10%, no valor do IPTU, termina no dia 31 de outubro. Este é um benefício concedido ao contribuinte, referente ao imóvel em que reside e que não tenha nenhum tipo de débito com a Prefeitura. Com esta antecipação, haverá tempo hábil para análise, evitando que os contribuintes, mesmo com o pedido acolhido, tenham o valor lançado e recebam no carnê em 2024.
          As pessoas podem protocolar o pedido pelo site da Prefeitura, na Central On-line, https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, onde deverão fazer um cadastro e receberão as orientações com o passo a passo, anexando os documentos que serão solicitados. Esse pedido pode ser feito pelo proprietário, usufrutuário ou procurador formalmente constituído.
          A legislação municipal permite que a redução seja aplicada apenas para o imóvel onde o proprietário resida, independente de quantos ele possua.  Os pedidos poderão ser feitos pela Central Online, conforme orientação no link: https://www.franca.sp.gov.br/prefeitura/reducao-do-iptu.  
Isenções  
         Sobre os pedidos de isenção, o prazo terminará no dia 30 de outubro. A Secretaria de Finanças contabilizou até este mês, cerca de 4,7 mil solicitações de isenção, das quais grande parte já se encontra analisada.  Tem direito a isenção do IPTU em Franca, a pessoa com renda bruta pessoal ou conjugal não superior a 35 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), que corresponde este ano a R$ 76,61, equivalendo a R$ 2.681.35. Os pedidos de isenção, em razão de doença incapacitante, até o momento, chegaram a 59 e poderão ser recebidos até o dia 31 de outubro. Os pedidos poderão ser feitos pela Central On-line, conforme orientação no link: https://www.franca.sp.gov.br/uncategorised/isencao-para-aposentados-e-pensionistas-lei-complementar-107-2006
Parcelamentos
      Como forma de auxiliar a vida dos munícipes para a regularização de pendências tributária e não tributária, são dadas as opções para a negociação e pagamento dos débitos de maneira simples e rápida. Através do Setor de Dívida Ativa é possível solucionar e quitar as dívidas. O máximo de prestações dos débitos é de 60 parcelas. O valor mínimo para pessoa física é 1 UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), equivalente  à R$ 76,61, e para pessoa jurídica são 10 UFMFs. O prazo para negociação das pendências vai até o último dia útil de dezembro deste ano.
    Os débitos inscritos em dívida ativa poderão ser regularizados de forma presencial, no Setor de Dívida Ativa, na Central de Atendimento da Prefeitura (mediante agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelos telefones 3711-9118 e 3711-9580) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, ou por meio de emissão de guia para pagamento integral, no site da Prefeitura no endereço https://www.franca.sp.gov.br/pmf-divida-ativa .

Banco do Povo supera R$ 2,3 milhões em empréstimos neste ano

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          O Banco do Povo Paulista, unidade da Prefeitura de Franca, que funciona mediante parceria com o Governo do Estado, liberou nos primeiros oito meses deste ano, R$ 2,3 milhões para micro e pequenos empreendedores, formais e informais, com 160 contratos. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, a unidade dispõe também de serviços de apoio e orientação aos empreendedores, a partir da Sala do Empreendedor, onde as pessoas interessadas podem esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre a gestão dos negócios.
      Os números, do último mês, apontam que foram analisadas e aprovadas 21 solicitações de recursos, com a liberação de R$ 225.645,72.
      O Banco do Povo Paulista é um programa de microcrédito, voltado a proporcionar financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. As pessoas, que obtém empréstimos ou são MEIs, têm disponível a emissão de guias de MEIs, abertura e baixas de empresas. São oferecidas linhas de crédito que variam de R$ 200 a R$ 21 mil, dependendo do porte da empresa.
      A taxa de juros oferecida é a partir de 0,35% ao mês, que será acrescida ao valor do financiamento, valor da Comissão de Garantia (FDA), equivalente a 0,1% a.m., exceto créditos para empreendedores informais. Os prazos para pagamento podem chegar a 36 meses, condicionados ao valor da captação.
      O Banco do Povo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova, na parte térrea da Prefeitura.
      Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefones (16) 3723-8233 (Whatsapp) e 3711-9837/9838.
 

Conhecidas as propostas para construção do novo NGA

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      Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 21, na sala de licitações da Secretaria de Finanças, a sessão pública de abertura dos envelopes com as propostas das 5 empresas habilitadas para a construção do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). A nova unidade está projetada para uma área institucional, no Jardim Botânico, Região Sul da cidade.
     Seguindo os trâmites da legislação, os membros da Comissão de Licitações iniciaram a abertura dos envelopes, onde ao final apurou que a menor proposta para a realização das obras foi da empresa Increbase Construtora, com o valor de R$ 32.522.105,15. Cumprida esta etapa e lavrada a ata, o processo será remetido para análise técnica da Secretaria de Infraestrutura e, posterior, julgamento, abrindo prazo de 5 dias para recursos, para em seguida ser feita a homologação do resultado.
     O novo NGA será construído no cruzamento da Avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, no Jardim Botânico, abrangendo uma área de cerca de 22 mil metros quadrados, sendo que 8 mil metros deles serão de área construída, distribuídos em quatro blocos. O primeiro terá o Ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) Geriatria e Saúde Auditiva. O segundo bloco será reservado ao CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco), Ostomia e Saúde Mental. Já o terceiro bloco será totalmente destinado à Farmácia, com espaço para receber 500 pessoas e o Bloco 4 será destinado para as 23 Especialidades Médicas, atualmente,  disponíveis no prédio que margeia a Avenida Hélio Palermo.

Comunicado MEI NFS-e

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Conforme artigos 1º e 3º da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 169, de 27/07/2022, a partir de 1º/09/2023, os Microempreendedores Individuais (MEI) deverão utilizar a NFS-e de padrão nacional, emitida por sistema informatizado disponível no Portal do Simples Nacional.

A PARTIR DE 1º/09/2023 SERÁ VEDADA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NFS-E DA PREFEITURA DE FRANCA (GINFES) PARA EMISSÃO DE NFS-E PARA CONTRIBUINTES ENQUADRADOS COMO MEI.

Links relacionados:

Passo a passo para cadastramento e emissão de NFS-e Nacional:https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei/arquivosmei/ebook-cadastramento-e-emissao-nfe-fev-2023.pdf
E-mail de contato da NFS-e Nacional:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tutoriais do SEBRAE: Cadastro no portal nacional de emissão de nota fiscal de serviço eletrônicahttps://www.youtube.com/watch?v=jCf0QQ4n7xc
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica através do Emissor Webhttps://www.youtube.com/watch?v=Oxf-l9-Mh1o
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica através do APP NFSE Mobilehttps://www.youtube.com/watch?v=Z152-eXvOMA
 
 
Prefeitura Municipal de Franca
Secretaria Municipal de Finanças

 

Banco do Povo supera R$ 1,8 milhão em empréstimos no semestre

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     O Banco do Povo Paulista, unidade de Franca, divulgou um balanço parcial do movimento de concessão de créditos nos últimos meses, apontando para mais de R$ 1,8 milhão, no primeiro semestre deste ano.  Somente no mês de maio, o volume de empréstimos liberados foi quase meio milhão, ou seja R$ 453,7 mil, resultado de 31 contratos assinados com pequenos e microempreendedores.
     Ao longo desses últimos 6 meses, foram celebrados 122 contratos, resultando no volume bruto liberado de R$ 1.829.512,10. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, o Banco do Povo Paulista (BPP) é um programa de microcrédito, que funciona mediante parceria do Governo do Estado de São Paulo, com a Prefeitura de Franca, voltado a oferecer  financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. 
    Junto com o Banco do Povo, funciona no mesmo espaço na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova, a Sala do Empreendedor, onde são prestados outros serviços, desde a abertura e baixas de empresas. Também são oferecidos subsídios e orientações sobre a gestão de negócios para quem está iniciando em alguma atividade. O propósito é ampliar as oportunidades para quem já tem o seu negócio e deseja expandí-lo e quem pretende começar do zero, estimulando o desenvolvimento socioeconômico, geração de mais oportunidades e renda.  
    São oferecidas linhas de crédito, que variam de R$ 200,00 a R$ 21 mil, dependendo do porte da empresa. A taxa de juros oferecida é a partir de 0,35% ao mês, que será acrescida ao valor do financiamento, valor da Comissão de  Garantia (FDA), equivalente a 0,1% a.m., exceto créditos para empreendedores informais.  Os prazos para pagamento podem chegar a 36 meses, condicionados ao valor da captação. 
     Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefones (16) 3723-8233 (whatsapp) e 3711-9837/9838.

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