Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Vigilância publica edital para venda de flores no Dia de Finados

 Cemiterio da saudade original

          A Vigilância Sanitária publicou nesta quarta-feira, 11, no Diário Oficial, o edital para a realização de leilão público, visando a atribuição de espaços nas proximidades dos cemitérios municipais Saudade e Santo Agostinho, na véspera e Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A publicação poderá ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2385-11102023.pdf, página 23.
      O leilão para atribuição das vagas, em sessão pública, está previsto para às 14h, do dia 19, deste mês, no auditório da Secretaria de Saúde (Avenida Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador).
      O critério será do tipo maior oferta para os espaços destinados ao comércio de flores e artigos congêneres, que contam com 6m² cada e serão atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do cessionário e transferência a qualquer título. O lance mínimo estabelecido por espaço é de 2 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), que corresponde a R$ 153,22, além do recolhimento da taxa de ocupação de solo, sendo R$ 1,23 o m² por dia.
      As pessoas interessadas deverão comparecer no dia, local e horário estabelecidos, munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
      No Cemitério da Saudade serão disponibilizados 34 espaços e no Santo Agostinho 32, perfazendo 66, que serão demarcados previamente pelas equipes da Prefeitura. Não será permitida a comercialização de produtos alimentícios e outros alheios a data. 

Saúde intensifica ações da Campanha 'Outubro Rosa'

 Outubro Rosa original

          Durante este mês, estão sendo realizadas atividades de orientação e esclarecimento às mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero, celebrando a Campanha ‘Outubro Rosa’. No último sábado, na UBS ‘Dr. Jarbas Spinelli’, na Estação, junto com o ambiente decorado na cor rosa, foram distribuídos materiais informativos para as usuárias que compareceram para levar suas crianças para participarem do 'Dia D' da Campanha de Multivacinação. O personagem ‘Ze Gotinha’ esteve presente descontraindo o ambiente para as crianças e percorreu as outras 5 Unidades Básicas, em que houve a vacinação.
      Em toda a rede de atenção básica, composta pelas 15 Unidades Básicas e núcleos de Estratégia de Saúde da Família, as equipes estão orientadas, esclarecendo dúvidas e oferecendo opções gratuitas dos exames preventivos, que estão disponíveis nos atendimentos de rotina da rede. Os pedidos podem ser feitos em qualquer período do ano. O autoexame e identificação precoce de algum problema são fatores que fazem a diferença, facilitando o tratamento com mais chances de cura.
      As Unidades de Saúde funcionam das 7 às 19h e estão com as recepções decoradas com balões na cor rosa, para chamar a atenção dos usuários. Com essa mobilização até o final do mês, estarão acontecendo ações em atenção à saúde integral da mulher, envolvendo abordagens, atividades educativas e de esclarecimentos de dúvidas.
      Dentre outros serviços, estão sendo realizadas coletas de citopatológico de colo uterino e solicitações de mamografia, conforme os protocolos e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além de reuniões e palestras sobre hábitos para uma vida saudável, com profissionais de saúde e os grupos de pacientes que frequentam as unidades.
Ação na praça marca Dia da Saúde Mental
      Nesta terça-feira, como parte das comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental, houve um encontro do Projeto CAPS Florescer em Ação, unidade instalada ao lado da UBS Estação, durante toda a manhã, na Praça Barão. As equipes, das duas repartições, trabalharam em conjunto, com a participação dos usuários, onde um dos objetivos foi o de conscientizar a população sobre a importância de alguns cuidados da saúde mental, bem como divulgar as opções de atendimento na rede pública.
Onde buscar atendimentos
      Com a proposta de propiciar saúde mental, qualidade de vida, tratamento e acolhimento a quem precisa, os dois CRAS de Franca, com gestão compartilhada da Secretaria de Saúde e Fundação Allan Kardec, contam com equipes multiprofissionais, que oferecem assistência 24h, inclusive aos finais de semana e feriados.
      O CAPS III Florescer fica na rua das Concórdias, 4881, no Parque dos Pinhais, onde oferece atendimento interdisciplinar a pacientes, com mais de 18 anos, que possuem transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros. O local dispõe de médicos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, educador físico, farmacêutico e outros trabalhadores que ajudam os pacientes.
             Já o CAPS AD III Renascer está localizado na rua Cavalheiro Petráglia, 80, ao lado da UBS Estação e oferece atenção integral e contínua aos indivíduos com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. No local, também há atendimento multiprofissional, oficinas para os pacientes e trabalhos que desenvolvem habilidades, promovendo a reinserção social. Durante a programação organizada durante a manhã dessa terça-feira, participaram também vários pacientes que são assistidos nas duas repartições.
      Somando-se as duas unidades credenciadas, existe também o Ambulatório de Saúde Mental Infantil, que atende crianças e adolescentes. Está instalado no prédio do antigo Centro de Saúde, na rua Ouvidor Freire, 2109, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h. Informações poderão ser obtidas pelo telefone 3703-7780.
 

Saúde segue com Campanha de Multivacinação nas UBS

 Multivacinacao original

          O balanço do ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes, menores de 15 anos, realizado no último sábado, em 6 Unidades Básicas, no período da manhã, permitiu a aplicação de 882 doses. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que iniciou esta imunização no começo do mês e segue até o final de outubro, durante o expediente das repartições, das 8 às 19h.
      É importante que os pais ou responsáveis, que não aproveitaram esta oportunidade para fazerem a imunização, que procurem a UBS mais perto de casa, que as vacinas estarão disponíveis, gratuitamente, até o dia 31. Estão à disposição para serem aplicadas as seguintes vacinas: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Meningocócica C e Covid.
        A Secretaria de Saúde reitera que a campanha visa conferir as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Ao levar seus filhos nas UBS, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação.
        Ainda, conforme a Secretaria de Saúde, deve ser realizada uma ação específica nas 85 creches municipais para imunização das crianças, cujo cronograma será divulgado nos próximos dias.

Campanha de Multivacinação terá 'Dia D' neste sábado

 Dia D Vacinacao original

           A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 7, das 7h30 às 12h30, o 'Dia D' da Campanha de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
      Serão aplicadas doses das seguintes vacinas: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Meningocócica C e Covid.
      O 'Dia D' será realizado nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Estação, Guanabara, Planalto, Aeroporto 3, Paulistano e São Sebastião. Também participarão da ação as ESFs (Estratégias da Saúde da Família) Paineiras e Palma.
      Até o dia 31 de outubro, a campanha checará as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço. Basta que os pais levem seus filhos nas UBS, no horário das 8 às 19h, apresentando a carteira de vacinação.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma ação prevista nas 85 creches municipais para imunização das crianças. O cronograma será divulgado nos próximos dias.
 

Prefeitura revitaliza duas novas UBSs no Progresso e Ângela Rosa

 UBS Revitalizada original

         A Prefeitura está com as obras de revitalização em duas novas UBSs, uma no Parque Progresso, em fase de conclusão e outra no Jardim Ângela Rosa, com os serviços iniciados.  Essas medidas, segundo a Secretaria de Saúde, têm o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores, oferecendo mais comodidade para os usuários.
      No Parque Progresso, a UBS já foi pintada interna e externamente, teve o telhado substituído, entre outros reparos gerais que foram identificados ao longo das intervenções. O piso também está sendo substituído. A previsão é que na próxima semana, todas as melhorias sejam concluídas. Esta UBS fica localizada na Praça Tancredo Neves.
Ângela Rosa
      No Jardim Ângela Rosa, já foram feitos reparos e pinturas nas salas de enfermagem, consultório odontológico, farmácia e outras dependências.  
         Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que a meta é revitalizar todas as UBSs, que integram a rede básica. Oito unidades já foram entregues, sem contar a UPA do Jardim Aeroporto, ampliação e adequações no Pronto-Socorro Infantil e Ambulatório de Saúde Auditiva.
 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais