Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Terminal de ônibus 'Ayrton Senna' vira ponto de vacinação da Influenza

 Vacinacao Campanha original

          Equipes da Secretaria de Saúde estarão no Terminal de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no Centro, nesta quinta-feira, 9, das 9 às 17 horas, para a aplicação da vacina contra a Influenza, em pessoas a partir de 6 meses de idade.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, desde o início da campanha, que começou no final de março, até o momento, já foram imunizadas 27.582 pessoas. “Até a semana passada, o público-alvo da campanha era composto por grupos prioritários (crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas, dentre outros), mas agora todas as pessoas podem se vacinar”, disse.
      Segundo a secretária, a medida visa ampliar a cobertura vacinal, oferecendo oportunidades para as pessoas que estão passando pela área central e poderão aproveitar para receber o imunizante. “Muitas pessoas trabalham o dia todo e não têm tempo de ir até uma unidade básica de saúde para se imunizar. Fazendo esta aplicação no terminal, que é um local de fluxo intenso de pessoas, a chance de ampliar esta cobertura vacinal é muito maior. Muitos passam pelo local ao longo do dia e podem tirar uns minutinhos para tomar a dose”, afirmou a secretária.
      Os interessados em completar o esquema vacinal devem levar um documento com foto e a carteira de vacinação.
      Waléria Mascarenhas ressaltou que a vacinação auxilia na prevenção de doenças, principalmente, o desenvolvimento de quadros e sintomas graves da doença. “A importância da vacinação está na possibilidade de evitar os principais tipos de gripe em circulação, preservando a saúde, diminuindo a taxa de contágio e reduzindo a probabilidade de epidemias massivas da doença. Para pessoas com comorbidades, a vacina também serve para combater o risco de complicações graves e internações”, finalizou.
      A vacina contra a Influenza está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBSs do Jardim Aeroporto 1, Parque Progresso, Jardim Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Jardim Paraty, no horário das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Vila Europa, Parques Castelo e Lima recebem 'fumacê' nesta quarta-feira

 Fumace Vila Europa original

          A programação do 'fumacê' para esta semana vai atender a bairros da Região Sul. Nesta quarta-feira, 8, serão contemplados os Parques Castelo, Lima, a Vila Europa e algumas ruas do Parque Francal, a partir das 18 horas.
      Durante a ação, a orientação aos moradortes é que deixem as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
         Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo a nebulização, os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
     Desde o início do 'fumacê' em fevereiro, já foram atendidos 33 bairros em todas as regiões da cidade.
         Até esta terça-feira, foram contabilizados 2745 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Plano Municipal pela Primeira Infância está disponível no site da Prefeitura

 DSC 1357

      Já está disponível no site da Prefeitura para consulta pública, o 1º Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), elaborado pela administração pública em conjunto com o Sistema de Garantia de Direitos e Comunidade, com ampla participação das crianças de 0 a 6 anos de idade.
      A proposta para o período de 2024 a 2034, que ainda é provisória, estará disponível no site da Prefeitura de Franca https://www.franca.sp.gov.br/acao-social/plano-municipal-pela-primeira-infancia até o dia 23 de junho. As contribuições e sugestões deverão ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
      O Plano Municipal pela Primeira Infância é o principal documento orientador dos Poderes Executivo e Legislativo para a elaboração e financiamento de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos de idade, bem como, para o trabalho de todos os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Franca.
      A construção do PMPI foi coordenada por um Comitê Intersetorial nomeado pelo prefeito Alexandre Ferreira.

Saúde amplia vacina da Influenza para população em geral

 Vacina Saud original

        A Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da vacina contra Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, já nesta quinta-feira, 2 de maio. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
      A campanha iniciada em todo o país, no dia 25 de março, atendeu na primeira etapa os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, dentre outros.
      Nesta segunda fase, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, poderão receber a vacina, que está disponível nas UBSs do Jardim Aeroporto 1, Parque Progresso, Jardim Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Jardim Paraty, no horário das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que até o momento, foram aplicadas 24.863 doses da vacina Influenza.
      Segundo ela, o imunizante é essencial para reduzir os sintomas e o agravamento da doença.

Saúde segue com 'Fumacê' após feriado

 DENGUE FUMACE 13 original

          A Secretaria de Saúde informou que as ações do 'fumacê' nesta quinta-feira, 2, serão realizadas no Jardim Guanabara, Maria Rosa e Vila Exposição, no quadrilátero das ruas Hipólito José da Costa, Plácido Barbosa, José da Silva e Joaquim Gonçalves, a partir das 18 horas.
      Nesta sexta-feira, 3, será a vez dos bairros City Petrópolis e Jardim Ipanema. A área abrangida será em torno das ruas e avenidas Santa Terezinha, Coelho Neto, Theodomiro Ramos, São Francisco e Miguel Lourenço de Oliveria.
      Nesta semana, o trabalho já atendeu as ruas dos Jardins Francano, São Luiz e Palestina.
      Durante a passagem do carro, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O produto não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
      O trabalho do fumacê começou no dia 9 de fevereiro e já percorreu mais de 30 bairros em todas as regiões da cidade.
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os critérios para realizar a nebulização são os locais que apresentam mais casos da doença. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
      Até esta quinta-feira, foram contabilizados 2.657 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais