Antigo Novo

Procon orienta consumidores sobre compras para o Natal

 WhatsApp Image 2022 12 16 at 14.50.12
     Nos dois últimos dias, equipes locais do Procon-Franca, com o apoio de agentes da Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, estiveram circulando pelos principais estabelecimentos da cidade, constatando as condições dos produtos expostos para venda e levando orientações aos consumidores. O intuito é garantir melhor ambiente de negócios para os clientes e também segurança para as empresas, que devem atender as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
     Com a proximidade do Natal e final de ano, gradativamente, vem aumentando a movimentação das pessoas, em busca dos presentes e, em razão, disso todo cuidado deve ser observado, em especial às compras pela internet. 
     Luiz Antônio Murari, diretor da unidade local, que é vinculada à Secretaria de Segurança, reitera a importância da pesquisa prévia, aliada a comparação dos preços, antes da efetivação de qualquer compra. Um outro cuidado é antes de efetivar a compra do  produto, deve ser verificado se o valor anunciado é o mesmo cobrado no caixa do estabelecimento e pedir o comprovante da compra. Foram visitados nessas diligências, pelo menos, 12 estabelecimentos, entre a área central e o shopping da cidade.
     Os estabelecimentos têm o dever de afixar os preços nas etiquetas ou nas prateleiras, constando as informações nas embalagens e detalhes, como os valores cobrados à vista, eventuais acréscimos e taxas de juros, no caso da compra à prazo. Os estabelecimentos também devem manter visíveis os indicativos, informando quais as modalidades de pagamento que são aceitas, de modo a facilitar a escolha do consumidor.
     Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Franca, pelo telefone (16) 3721-4757, durante o experiente comercial ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Prefeitura melhora sinalização para maior segurança dos motociclistas

 seguranca
     A Prefeitura iniciou nesta semana, a implantação de uma sinalização adicional nos principais cruzamentos de ruas e avenidas da cidade, priorizando o espaço para os motociclistas e outros veículos similares. Ao falar a respeito, o prefeito Alexandre Ferreira, que esteve no cruzamento da rua Distrito Federal com a Avenida Brasil, disse que essa foi a primeira faixa de espera ou de recuo exclusiva para atender os motociclistas.
     A iniciativa nasceu a partir de sugestões apresentadas pelos profissionais, que atuam com serviços de entrega de produtos. A ideia é melhorar as condições de segurança para todos, onde é também indispensável o respeito as leis do trânsito. Esse sistema, segundo a Secretaria de Segurança, estava em testes em alguns municípios e foi regulamentado recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
     O prefeito lembrou que, assim como foi feito sob o Viaduto Dona Quita, com a instalação de um Ponto de Apoio para os profissionais, a Prefeitura está atenta e aberta as sugestões, que resultem em melhorias para todos os trabalhadores, que atuam nesse serviço e usuários de motos. 
     A partir da rua Distrito Federal com a Avenida Brasil, a sinalização de reforço  aos motociclistas será levada para outros pontos da cidade, de maior fluxo de movimento de veículos, confirmou a Secretaria de Segurança. Esse trabalho será feito gradativamente, em conjunto com as equipes de sinalização da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).

Parque do Trabalhador ganha academia para Pessoas com Deficiência

 Academia para PCDs no Parque do Trabalhador

     A Prefeitura de Franca avança na valorização e inclusão das pessoas com deficiência e acaba de colocar à disposição da população um segundo equipamento para prática de esportes em uma região de fácil acesso, o Parque do Trabalhador ‘Papa João Paulo II”, entre os bairros São Tomaz e Parque dos Pinhais.

     O conjunto de equipamentos é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem foi formalizado um Termo de Parceria através do Programa Cidade Acessível. Franca foi contemplada com a transferência de uma academia adaptada no valor de R$ 45 mil, composta por uma máquina de bíceps; uma máquina de puxada alta; uma máquina de supino; máquina de tríceps; uma máquina de twist e respectivas placas orientativas de Pessoas Com Deficiência (PCD).

     Com a preocupação de garantir mais acessibilidade e esporte ao alcance de todos, a Prefeitura executou toda a obra de adequação e estruturação do espaço, garantindo que a instalação dos equipamentos no local, por parte da Secretaria Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, acontecesse.

     Recentemente também foram instalados equipamentos que integram um playground para PCDs no conjunto Poliesportivo, ao lado da quadra de vôlei de praia, espaço pet e do ginásio ‘Amauri Destro’.

Prefeito entrega viatura e equipamentos à Defesa Civil

 Entrega Viatura Defesa Civil

     O prefeito Alexandre Ferreira esteve na tarde desta terça-feira, 6, na Secretaria de Segurança para entregar uma nova viatura 4x4 e um conjunto de equipamentos para ações da Defesa Civil. Entre eles, estão dois geradores, dois tanques, 5 motosserras, uma dúzia de holofotes, 3 megafones e uma barraca desmontável.
     Esse é mais um investimento de grande importância, que proporcionará melhores condições de trabalho para as equipes que atuam em situações emergenciais. Recentemente, foram feitos investimentos em capacitações com membros da Defesa Civil, integrantes da Guarda Municipal, da própria Prefeitura e outros segmentos ligados à segurança, participando de um curso de teor preventivo, com conteúdo focado nas orientações gerais para as ações de campo, antes, durante e posterior aos sinistros.
     De acordo com o prefeito, esse reforço na estrutura da Defesa Civil, obtido com apoio do deputado estadual Sebastião Santos, vai ajudar em períodos de chuva, quando são frequentes os registros de alagamentos na área urbana. Além disso, o material incorporado será útil no combate a pequenos incêndios, em áreas públicas e de preservação ambiental, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
     A Prefeitura tem atuado e contribuído também para melhorar ainda mais a estrutura das forças de segurança na cidade. Nesse sentido, entre outros investimentos, foram adquiridas e entregues 20 viaturas, como motos, carros e caminhões para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

Guarda Civil reforça presença na área central da cidade em horário ampliado do comércio

 DSC 7023

     A partir desta terça-feira, 6, a Guarda Civil Municipal estará na área central de Franca para garantir ainda mais segurança à população, durante o horário estendido de Natal do comércio. A unidade móvel, um micro-ônibus, ficará à disposição na Praça Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, das 10h às 22h, expediente que será repetido até o dia 23 de dezembro. No dia 24 de dezembro, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas.
     Com a base móvel, um dos objetivos é ampliar o monitoramento e a segurança do local, que recebe milhares de pessoas por dia, oriundas dos mais diversos bairros da cidade e dos municípios vizinhos. O micro-ônibus dispõe de quatro câmeras de segurança externas, através das quais, os guardas terão uma visão ampliada do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades, permitindo uma pronta intervenção quando for identificada alguma situação de anormalidade.
     A Secretaria de Segurança, a quem a Guarda Civil está vinculada, informa que três guardas civis se alternarão no trabalho de vigilância na região central, durante o período natalino, acompanhando o horário de expediente das lojas. Além disso, haverá ainda uma viatura de apoio, que estará em rondas diárias pelas ruas das 9 às 22 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais