Mais de 1,2 mil ocorrências gerais atendidas, 127 autuações por descarte irregular de lixo e 231 autuações por essas práticas. Estes são alguns números divulgados nesta semana pela Guarda Civil Municipal, referentes as ações desenvolvidas ao longo de 2023.
A corporação, que é vinculada a Secretaria de Segurança, conta com uma patrulha ambiental exclusiva para essas operações, que envolvem não só o descarte irregular de lixo, mas também os cortes ou podas de árvores sem autorização na área urbana, queimadas, entre outras. Nesta terça-feira, houve um fragrante de descarte e queima de resíduos de forma irregular.
De acordo com o comando da Guarda Civil, as equipes realizam rondas diuturnas, inclusive nos finais de semana. A multa por descarte irregular de lixo é de R$ 550,00 e, no caso de queimada, pode chegar a R$ 10 mil. Mesmo com os patrulhamentos rotineiros por toda a cidade é importante que a população colabore com este trabalho, denunciando, sem se identificar, através dos telefones (16) 3724-1033 ou 153. Se possível, fornecendo algum indicio que possa ser utilizado na identificação, tipo placa de veículo ou fotos.