Prefeitura continua ativa com a limpeza urbana

 WhatsApp Image 2021 12 06 at 18.14.01
     Mesmo com a chuva registrada na manhã desta segunda-feira, equipes de limpeza estiveram espalhadas em diversos locais, realizando serviços de poda e remoção dos resíduos gerados.  A Secretaria de Meio Ambiente informa que foram distribuídas equipes entre o Jardim Parati e Recanto Belvedere dos Cristais, em trechos diferentes do canteiro central da avenida Jaime Telini, bem como na avenida Chafic Facuri, entre os Jardins Noêmia e Santa Hilda.
     Além de melhorar o aspecto urbanístico dos bairros, a operação de limpeza urbana, tem por objetivo retirar desses locais, materiais que possam armazenar água, atrair animais peçonhentos, além servir de criadouros das larvas do mosquito da dengue.
 

Meio Ambiente realiza plantio de 250 mudas em APP no Dermínio

 DSC 1413
     Uma extensa área de preservação permanente (APP), situada nos fundos dos Jardim Dermínio, na região Oeste da cidade, está passando por uma revitalização, compreendendo o replantio de mais de 2,4 mil mudas de árvores nativas. O local está com equipes fazendo a roçada da vegetação alta, enquanto outros seguem fazendo a abertura das covas e plantio. 
     Pelo menos, 250 mudas foram plantadas nesses primeiros dias, de um total de 2.462 previstas, em sua maioria, espécies nativas, fornecidas pelo Jardim Zoobotânico, unidade da Secretaria de Meio Ambiente. 
 

Meio Ambiente intensifica serviços de podas e limpeza

 WhatsApp Image 2021 12 02 at 16.14.00
     A Prefeitura de Franca está com equipes de manutenção e limpeza presentes, diariamente, em todas as regiões da cidade, com o objetivo de manter as áreas públicas limpas, livres de objetos que comprometam o aspecto urbanístico. A Secretaria de Meio Ambiente coordena essas ações, com mais de 50 homens, com atribuições previamente definidas, utilizando equipamentos manuais e mecanizados (tratores), além dos caminhões para recolha dos resíduos gerados.
     Das avenidas Emílio Paludeto, Jaime Telini, São Vicente, Cláudio Cruz Ribeiro (ligação com os bairros Santa Lúcia e Parque Castelo), Orlando Dompieri, William Azzuz, avenida Chico Júlio, avenida José da Silva (Guanabara e Jardim Integração), pátio interno da Secretaria Municipal de Saúde, APP do Jardim Integração (margem com a avenida Gini Teixeira), entre outros, passando pelo Brasilândia e Parque Progresso e bairro São Joaquim, estão recebendo os serviços nesses últimos dias. 
     Com essas ações, a Prefeitura quer deixar a cidade mais bonita e livre de materiais que possam atrair insetos, gerando aborrecimentos aos moradores das imediações, onde são destinados de forma irregular, sem contar a prevenção dos potenciais focos do mosquito transmissor da dengue que, muitas vezes, surgem a partir da água parada em recipientes deixados indevidamente em áreas públicas e particulares.

Limpeza Urbana: Prefeitura intensifica trabalho em todas regiões

 DSC 1254
     A operação limpeza urbana, conduzida pela Prefeitura, ganhou reforço nas últimas semanas, por conta das novas demandas surgidas, em razão das chuvas, o que está levando a realização de podas e limpezas mais de uma vez em curto espaço de tempo, devido ao rápido crescimento da vegetação. Praças, canteiros de avenidas, margens e interior dos córregos têm recebido manutenções frequentes das equipes, com os serviços de roçada e manutenção geral.
     A Secretaria de Meio Ambiente é quem está coordenando essas operações e destaca que o intuito é manter a cidade limpa, livre de objetos que possam armazenar água, o que acaba facilitando o surgimento das larvas do mosquito da dengue. Portanto, é um trabalho preventivo que visa contribuir com as ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental. E a população também deve colaborar, não atirando lixo doméstico em terrenos desocupados, sejam eles públicos ou particulares e destinando esses produtos para a coleta regular diária.
 
 
Regiões atendidas
     Para essa semana, informa a Secretaria de Meio Ambiente, estão programados serviços de manutenção, com roçada e recolha dos resíduos na região Sul, na avenida São Vicente, Parque das Joaninhas (ruas Serafim Borges do Val e José Cortês Gomes), próximo ao Condomínio da Vila São Vicente, avenidas Miguel Sábio de Melo, Reinaldo Chioca, Paulo VI, Emílio Paludeto, Jaime Tellini, Chafic Facuri, José Granzotti, Hugo Betarello, Adhemar de Barros, Brasil, bairro Chico Neca, Presidente Vargas, Praça ‘Alves de Oliveira’ (do Skate), no Jardim Bueno, ruas São Paulo e Minas Gerais.
     Um outro grupo de homens com roçadeiras e tratores trabalham nas avenidas William Azzuz até a Capela Santa Cruz, em Miramontes, Hélio Palermo, compreendendo as Praças do Canhão e outras adjacentes, Antônio Barbosa Filho, Ismael Alonso y Alonso, Severino Tostes Meirelles, praças Carlos Pacheco, do Jardim Consolação e Cemitério da Saudade.
     Para as regiões Oeste e Norte da cidade, estão programadas e sendo realizadas manutenções nas avenidas Nelson Nogueira (saída para Ribeirão Corrente, via fundão), Ministro Rui Barbosa, bairros São Domingos, Luiza I e II, Parque Leporace e todas as duas praças, Jardins Portinari, Tropical I e II e mais o Residencial Meirelles. Uma outra equipe responsável pela raspagem e pintura de guias e sarjetas, está trabalhando no quadrilátero formado pelas avenidas Major Nicácio, Ismael Alonso y Alonso, Champagnat e Hélio Palermo; nas avenidas das Seringueiras, Antônio Barbosa Filho, Hélio Palermo e Adhemar de Barros, além das avenidas Abrahão Brickmann e José Lopes Ribeiro, na região Norte.  
 

Prefeitura institui Junta de Recursos de Infrações Ambientais

 WhatsApp Image 2021 11 30 at 08.58.44
     Franca avança na legislação e a partir de agora passa a contar com a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). De acordo com o que determina a Lei Complementar 9 novembro de 1.996 (Código do Meio Ambiente de Franca), caracteriza Infrações Ambientais, colocar lixo ou entulho ou qualquer rejeito em local impróprio, propriedade privada ou pública, pena de multa e retirada do material pelo infrator; submeter animais a crueldade e maus tratos, multa e apreensão dos animais; abandono animais na via pública, principalmente, equinos e bovinos, pena de multa e apreensão dos animais; cortar ou causar dano de qualquer forma a árvore declarada imune de corte, pena de multa, além de promover queimadas na área urbana. 
     Com o intuito de regulamentar essa situação, a Prefeitura publicou no final de semana, o decreto do prefeito Alexandre Ferreira, instituindo a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). Práticas reiteradas de destinação de lixo doméstico em áreas públicas ou privadas, levarão os responsáveis a serem responsabilizados e prestarem contas à Justiça. 
     Nessa situação mencionada, na semana anterior, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente fizeram uma limpeza geral em um terreno vazio na rua Mestre Inácio, fundo de uma Creche Municipal, na Vila Santa Terezinha. Em menos de uma semana depois, o local estava novamente cheio de lixo doméstico, deixado indevidamente por moradores, o que agravou a situação no local nesta sexta-feira, por conta das chuvas, cujos resíduos arrastados pelas águas obstruíram as redes de galerias.
 
 
Junta de Recursos  
     A Junta Administrativa de Recursos de Infrações Ambientais (JARIAMB) terá competência para julgamento, em primeira instância, da defesa prévia ao Auto de Infração Ambiental (AIA), previsto no Código do Meio Ambiente do Município de Franca. Ela será composta por três membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo um deles da unidade municipal de meio ambiente; outro representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico (COMDEMA) e o terceiro membro da Polícia Militar Ambiental.
     O mandato dos membros da JARIAMB terá duração de dois anos, permitida recondução, com previsão legal de reuniões semanais, previamente convocadas pelo presidente, representante da Secretaria de Meio Ambiente, onde funcionará como sede no Jardim Redentor. A Junta deve elaborar seu Regimento Interno no prazo de 30 dias, contados a partir do dia 27, deste mês. 
 
 
Fiscalização 
     Em ações permanentes de fiscalização, a Guarda Civil Municipal tem cumprido o seu papel, empenhada em coibir essas práticas irregulares em toda a área urbana. Mais de 300 autuações foram aplicadas somente este ano, cujos valores podem variar de R$ 485,00 a R$ 9,7 mil, dependendo da natureza da infração. Em caso de reincidência, pode ocasionar a suspensão das atividades. Entre as infrações lavradas, as mais comuns envolvem o descarte irregular de resíduos (lixo), situações de maus tratos de animais, animais de grande porte soltos em vias públicas ou em terrenos baldios, entre outros.
     As denúncias sobre crimes ambientais, sem necessidade da identificação do denunciante, podem ser feitas na Guarda Civil, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033 e também Alameda Vicente Leporace, 4585 - Parque Pinhais.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais