Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Conheça

Tamanho da letra:

Administração Municipal>Secretaria de Desenvolvimento>Turismo>Conheça

franca

 

SOBRE FRANCA

Situada na região nordeste do Estado de São Paulo, um dos polos economicamente mais fortes do país, Franca tem 350 mil habitantes e é uma cidade que se destaca no cenário nacional.

Posicionado estrategicamente, o município está próximo a Ribeirão Preto, uma das regiões mais ricas do interior de São Paulo e do Brasil. Além disso, situa-se entre os três maiores centros econômicos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que facilita o intercâmbio comercial entre esses mercados consumidores.

CAPITAL DO CALÇADO

O desenvolvimento tecnológico do parque calçadista francano e o aperfeiçoamento constante de seus recursos humanos, transformaram a cidade na capital do sapato masculino, reconhecido nacional e internacionalmente. A produção de calçados femininos também cresce na cidade e amplia a oferta de produtos elaborados em couro para o mercado consumidor.

 

fabrica calcado 1 calcado

 

CAPITAL DO BASQUETE

Reconhecida como a principal escola de basquete brasileiro, a cidade acumula o maior número de títulos nacionais e estaduais, dentre as demais equipes brasileiras em atividades. Escolas que ensinam as técnicas e a arte do basquetebol garantem a formação de novos atletas e a continuidade da tradição.

quadra poli basquete

 

CAPITAL DO CAFÉ

A abundância da “terra roxa” possibilita a produção de café de boa qualidade. A grande produtividade desses grãos, aliada as modernas técnicas de manipulação, confirmam a tradição da cidade e região, consideradas há mais de um século como um dos mais importantes centros produtores do país. Os cafés especiais da Alta Mogiana, também validados pelo Selo de Indicação de Procedência, são produtos do agronegócio que se relacionam com o município, sede desta importante e tradicional região cafeeira

 

saca cafe limpa cafe pronto

 

 

ESTUTURA DE LAZER e SERVIÇOS

Franca oferece passeios diversos. A cidade possui lindas praças, parques, ginásio poliesportivo, orquidário, campo de polo, teatros, museus, arquivo histórico, cinemas, clubes de recreação, ciclovias, manifestações culturais diversas, além de monumentos históricos como o Relógio do Sol, construído em 1886 pelo Frei Germano D’Annecy. Semelhante a ele só existe um no mundo, o da cidade francesa de Annecy.

Conta a com dois importantes centros de compras, lazer e entretenimento: Franca Shopping Center e Shopping do Calçado.

Além disso, existem inúmeros bares, restaurantes, cafeterias e outros deliciosos pontos de encontro.

 

 

 

 

    

 

GASTRONOMIA

A variedade de sabores espalhados pela cidade é uma deliciosa herança dos povos e culturas imigrantes que ajudaram a construir a história da cidade.

Em Franca, come-se bem, graças a influência da tradicional cozinha mineira, das delícias da cozinha italiana e da inigualável cozinha árabe. Além disso, o requinte e sabor da culinária internacional, podem ser encontrados nos diversos e acolhedores restaurantes espalhados pela cidade.

O prato considerado típico é o “filé a JK”. Preparado a base de carne bovina à milanesa, o filé é recheado com muçarela e presunto, acompanhado por batatas fritas, arroz, tomates, palmitos e bananas à milanesa. A maioria das pessoas credita o nome como uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck, que a caminho de Araxá (MG), teria jantado em Franca, onde pediu o filé com as características descritas.

 

 

  

 

 

PARQUE UNIVERSITÁRIO 

Franca é uma referência regional também no setor terciário da economia, principalmente comércio e serviços, com ênfase para o seu parque universitário, que abriga renomadas instituições de ensino, dentre elas: UNESP (Universidade Estadual Paulista), Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca), FDF (Faculdade de Direito de Franca), FATEC - Faculdade de Tecnologia Dr. Thomaz Novelino, e UNIFRAN (Universidade de Franca), além da presença do “Sistema S” (Senai, Sebrae, Sesi e Senac), que oferecem mais de 60 cursos entre formação técnica, graduação e pós-graduação.

 

  

 

TURISMO RELIGIOSO

O Turismo religioso presente na cidade tem um viés bastante ecumênico. O catolicismo carismático se faz presente em Franca, por intermédio da Comunidade CENÁCULO Imaculado Conceição de Maria, que recebe de três a cinco mil pessoas, semanalmente.

O HALLEL, maior evento da música católica da America Latina, foi criado em Franca, em 1988, e, atualmente, ocorre em várias cidades do Brasil e de países da América e da África.

Realizado no mês de setembro, atrai para a cidade mais de 120 mil pessoas,oriundas de diversas partes do país e do exterior.

Também foi em Franca que aconteceu o milagre que transformou a BEATA GIANNA BERETTA MOLLA em Santa, e mudou a vida da de Elisabete Comparini Arcolino. Aos quatro meses de gestação, a devota foi aconselhada pelos médicos a abortar, devido a perda do líquido aminiótico. Orientada pelo bispo da época,D. Diógenes Silva Mathes, ela pediu a intercessão da santa. O nascimento da pequena Gianna é a prova do milagre não explicado pela ciência.

No tocante ao ESPIRITISMO, o município abriga vários centros espíritas e o Instituto de Medicina do Além (IMA), local onde são realizadas “cirurgias espirituais”, feitas pelo médium João Berbel, que afirma incorporar o espírito do médico Dr. Ismael Alonso y Alonso, falecido em 1964.

Pessoas de várias regiões do Brasil, dirigem-se à Franca, com o objetivo de realizar “cirurgias espirituais” e fazer tratamentos com o médium.

Outro evento de cunho religioso tradicional na cidade, é o COMADEF, evento da comunidade evangélica . Atrai milhares de pessoas a cidade, no primeiro trimestre do ano.

 

 

    

 

PARQUE TEXTIL

A indústria de confecções e lingerie encontra-se em grande expansão na cidade e hoje soma mais de 200 empresas, entre micro e pequenas, de acordo com levantamento da Prefeitura Municipal de Franca.

FRANCA - PORTAL PARA O TURISMO REGIONAL

Para quem prefere curtir momentos de descanso junto a natureza, a região de Franca oferece uma região rica em atrativos e recursos naturais.

Localizada na divisa do Estado de Minas Gerais, na região lindeira aos “Grandes Lagos”, formados pela represa do Rio Grande e reservatórios das Usinas: Jaguara, no município de Sacramento (MG); Mascarenhas de Moraes (Peixoto), em Ibiraci (MG); Furnas, em São José da Barra (MG); Luiz Carlos Barreto de Carvalho, em Estreito, Distrito de Pedregulho (SP) e Usina Hidrelétrica de Igarapava, em Igarapava (SP).

No entorno destas represas, desenvolvem-se, em ritmo acelerado, diversas modalidades de Turismo, entre elas podemos destacar: Turismo náutico, Turismo de pesca, Turismo rural, o Ecoturismo, e Turismo de aventura, além de uma crescente urbanização “temporária”, a partir da expansão do mercado imobiliário nestas localidades

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais