
Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico de Franca (CONDEPHAT) foram empossados na tarde da última qurta-feira, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). O colegiado conta com representantes do Poder Público, Unesp (curso de História), Unifran (curso de Arquitetura e Urbanismo), Cúria Diocesana e AERF (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca) e terá mandato de dois anos (2025- 2027). Indicada pelo Poder Público, a servidora Marcella Murari Oliveira, graduada em Jornalismo e Produção Audiovisual, e pós-graduada em Museologia e Gestões Cultural e de Museus assumiu a presidência do conselho. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Everton de Paula, Roberto Saad, secretário de Esporte e Cultura e o diretor de Cultura, Cláudio Silveira.
Responsável por zelar pelos patrimônios histórico, artístico e turístico do município, o conselho tem a função de acompanhar a evolução da cidade, sugerir e preservar aquilo que for de maior relevância no contexto histórico.
O professor Pedro Tosi, presidente anterior, destacou a importância de preservar os bens históricos.
Também presente na cerimônia, o vice-prefeito, Everton de Paula, desejou sucesso aos novos conselheiros.
A presidente, Marcella Murari, revelou ter consciência dos desafios e seu objetivo é enfrentá-los, dando continuidade ao trabalho do seu antecessor, a quem agradeceu pelo apoio. "É fundamental o diálogo e o trabalho em equipe, com transparência nas ações, contando com a colaboração e participação dos demais conselheiros. Faremos o CONDEPHAT ser mais conhecido, visitando e conversando com a comunidade a respeito de preservação dos patrimônios do município", declarou.
As reuniões acontecem mensalmente, todas às terceiras quartas-feiras, às 15 horas.