A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Ação Social, ampliou e intensificou as ações do programa Busca Ativa, que tem como propósito principal acolher moradores em situação de rua para que sejam direcionados aos serviços assistenciais que a cidade oferece, tanto na esfera pública como entidades privadas de ações sociais.
De acordo com o secretário da pasta Edgar Ajax, o programa passa a funcionar de segunda à sexta-feira (inicialmente, atendia 3 vezes por semana) das 7h30 às 9h e das 16h às 17h30, e com ações pontuais em fins de semana e também à noite, durante a semana.
“Precisamos reintegrar o morador de rua, oferecendo a ele oportunidades para se dignificar como ser humano, se reestruturar como pessoa, encontrar um trabalho, um objetivo maior na vida” diz o secretário. “O programa busca também conscientizar o dependente químico para que ele busque o seu refazimento em clínicas de recuperação, em comunidades terapêuticas, visando retornar a uma vida social plena, atendendo-o em suas necessidades básicas”, conclui Edgar Ajax.
As ações têm acontecido, e se repetirão esta semana, em locais de maior concentração da população de rua que, neste momento, é o centro da cidade.
O programa Busca Ativa é coordenado pela Secretaria de Ação Social mas conta com o apoio de todas entidades municipais de assistência social e de saúde, tendo como parceiras as Secretarias de Segurança e Cidadania, de Obras e Meio Ambiente e de Saúde, cujos secretários, juntamente com Ajax, são também idealizadores da iniciativa.