Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Região Sul recebe ‘Arrastão da Limpeza’ neste sábado

 Sul Arrastao original

        A Secretaria de Meio Ambiente realiza, neste sábado, 30, mais um ‘Arrastão da Limpeza’, com foco no combate à dengue. A partir das 7 horas, 18 bairros da Região Sul receberão o serviço.

     A orientação para os moradores é que separem o que desejam descartar e deixem nas calçadas na noite anterior para facilitar a recolha. Bairros como jardins Aeroporto 1, 2, 3 e 4, Primavera, Alvorada, Morada do Verde, Parque das Árvores e Chácara Santo Antônio receberão a ação, que é feita em conjunto com a Secretaria de Saúde.

     Confira os bairros, que serão atendidos neste sábado, 30:

 

- Morada do Verde

- Vale da Luz Azul

- Jardim Alvorada (parte anexa à Morada do Verde)

- Parque Novo Mundo

- Jardim Primavera

- Parque das Árvores

- Jardim Aeroporto 1

- Prolongamento do Jardim Aeroporto 1

- Jardim Aeroporto 2

- Prolongamento do Jardim Aeroporto 2

- Jardim Aeroporto 3

- Jardim Aeroporto 4

- Jardim Aviação

- Jardim Santa Bárbara

- Prolongamento do Jardim Santa Bárbara

- Residencial Atlanta Park

- Residencial Villagio San Rafaello

- Chácara Santo Antônio (Parte baixa anexa ao Jardim Aeroporto 1)

 

Arrastão’

     No último sábado, 48 bairros das Regiões Leste/Nordeste receberam o ‘Arrastão da Limpeza’, com a recolha de 21 toneladas de materiais inservíveis.

     Excepcionalmente neste mês, o ‘Arrastão’ também foi realizado nos dias 9, 16 e 23, e não apenas uma vez por mês como é previsto pelo cronograma.

     Paralelamente, equipes da Vigilância Epidemiológica visitaram casas e estabelecimentos comerciais do bairro Santa Maria. Vários criadouros foram localizados em imóveis e também em objetos deixados nas ruas, como caixas de isopor e pneus.

     Ao todo, somando com as 21.210 toneladas de resíduos inservíveis recolhidos no último final de semana com os quatro realizados desde o início do ano, a Prefeitura já contabiliza a recolha de mais de 120 toneladas através do projeto.

 

 

Meio Ambiente intensifica serviços de limpeza urbana

 Limpeza original

      A Secretaria de Meio Ambiente segue com a realização da limpeza urbana, com frentes de trabalho distribuídas diariamente por toda a cidade. O objetivo é manter as praças, jardins e canteiros de avenidas com a vegetação aparada, recolhendo inservíveis e objetos que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue.    Nesta quinta-feira, 21, foram realizadas podas e recolha de resíduos nos Jardins Francano e Consolação, nas Avenidas Paulino Pucci e Antônio Barbosa Filho; também no bairro City Petrópolis, na Avenida Santa Terezinha e praças existentes; no bairro Santa Rita, na Alameda Arminda Nogueira e praças nas proximidades, entre elas na rua Voluntário Jaime Aguilar Barbosa, proximidades da Associação de Engenheiros, entre outros.    Ainda nesta semana foram feitas podas e recolhas de materiais nas Avenidas Orlando Dompieri e Amélia Antunes Pinheiro, respectivamente entre as Vila Imperador/Parque Santa Adélia e Vila Santa Maria do Carmo. Entre os Jardins Palma e Palestina também ocorreram podas nos canteiros e rotatórias da Avenida Adhemar de Barros, com a recolha dos materiais gerados.LimpeZap    Através do telefone que também é Whatsapp (3711-9440), a população pode ajudar a Prefeitura a realizar poda e limpeza na cidade. Também neste canal, pode ser pedida gratuitamente a recolha de inservíveis, como descartar, tipo sofás, cadeiras e utensílios domésticos. É feito o agendamento com a data e horário da recolha. Uma outra opção para solicitar serviços é no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Levantamento de copas    Outro trabalho permanente feito pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, é o de levantamento e podas de copas das árvores existentes nas avenidas e espaços públicos. Nesta semana, o serviço foi executado em galhos de árvores das avenidas Orlando Dompieri e Presidente Vargas, a partir do pontilhão sobre o Córrego dos Bagres, no Jardim Boa Esperança.

Prefeitura realiza ações na Semana da Água

 Plantio de Mudas original

      Comemorado em 22 de março, o Dia da Água segue com diversas ações da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Nesta semana, alunos da Creche Verde & Água visitaram a Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) da Sabesp.    No período da manhã do dia 22, das 9 às 10 horas, acontecerá uma palestra na escola Júlio D´Elia, com o tema “A importância dos Mananciais da Cidade de Franca e o Impacto do Consumismo na Quantidade de Água potável do Planeta”.    À tarde, ocorrerá um plantio de mudas de árvores no CEPEL (Centro de Esporte e Lazer) localizado na Avenida Dom Pedro, no Parque Moema. A ação será feita pelos alunos da EMEB Professor Nicanos Xavier da Cunha.

Meio Ambiente e Saúde realizam ‘Arrastão da Limpeza’ neste sábado

Arrastao Bairros original

    As secretarias de Meio Ambiente e Saúde realizam neste sábado, 23, mais um ‘Arrastão da Limpeza’, com o intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.    Serão atendidos 18 bairros da Região Sul, entre eles Aeroporto 1,2 e 3, Morada do Verde, Parque Novo Mundo e Jardim Primavera. As equipes estarão nas ruas recolhendo materiais inservíveis como sofás, utensílios domésticos, móveis, colchões, guarda-roupas, caixas de papelão, garrafas, entre outros objetos. Não serão recolhidos restos de construções, que devem ser destinados em caçambas e nos quatro Ecopontos existentes, no City Petrópolis, Parque das Esmeraldas e jardins Portinari e Luiza.    As equipes, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, estarão nas ruas a partir das 7 horas, com os caminhões coletando os materiais inservíveis. É importante que as pessoas coloquem nas calçadas o que desejam descartar.    Simultaneamente ao ‘Arrastão’, neste sábado, equipes da Vigilância em Saúde, através dos agentes de controle de vetores, percorrerão as ruas da Vila Santa Maria do Carmo. Os agentes estarão uniformizados e com crachás. O objetivo é eliminar possíveis focos do mosquito em residências e estabelecimentos comerciais. A escola “José dos Reis Miranda Filho” e a instituição Senac também receberão a visita dos agentes.    Este é o segundo final de semana seguido do ‘Arrastão da Limpeza’. No dia 30, haverá nova edição, em 40 bairros da Região Leste/Nordeste, compreendendo o Village do Sol, Residencial Santa Helena, Chico Neca, Parati, Brasilândia, Paulistano até o Parque dos Ipês.

     Confira os bairros que serão atendidos neste sábado, 23:

- Morada do Verde- Vale da Luz Azul- Jardim Alvorada (parte anexa à Morada do Verde)- Parque Novo Mundo- Jardim Primavera- Parque das Árvores- Jardim Aeroporto 1- Prolongamento do Jardim Aeroporto 1- Jardim Aeroporto 2- Prolongamento do Jardim Aeroporto 2- Jardim Aeroporto 3- Jardim Aeroporto 4- Jardim Aviação- Jardim Santa Bárbara- Prolongamento do Jardim Santa Bárbara- Residencial Atlanta Park- Residencial Villagio San Rafaello- Chácara Santo Antônio (Parte baixa anexa ao Jardim Aeroporto 1)

Ecoponto no Jardim Luíza II é inaugurado

 Inauguracao Ecoponto Jardim Luiza original

         Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 20, o Ecoponto do Jardim Luíza II, localizado na avenida Ida Zero Zaninelo com a rua Nulo Coraucci.      Participaram da cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira, Éverton de Paula, vice-prefeito, vereadores, Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente e Diana Bastos, presidente da Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis), entidade responsável pela administração das unidades. Esta é a quarta unidade do Ecoponto em Franca.

        De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, outras quatro unidades serão construídas. “É um ganho enorme para nossa cidade, que está preocupada com o meio ambiente. Quem mora aqui na região do Jardim Luíza e zona Norte de Franca agora pode vir aqui fazer o descarte correto, mantendo a cidade limpa”, disse.       Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção civil, sendo entulhos, tijolos e telhas, recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis (sofás, armários, colchão, cama, guarda-roupas). Não são recebidos resíduos orgânicos, industriais, hospitalares e similares, podas e folhagens, gesso e derivados.       “Os descartes irregulares de materiais são feitos em bairros distantes da cidade, nas margens das rodovias do município e em avenidas. Os materiais inservíveis podem ser encaminhados para o Ecoponto, um serviço gratuito”, disse Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente.     Os demais Ecopontos estão localizados nos bairros City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341) e no Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411). Todos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 7 às 14 horas.

Prefeitura inaugura Ecoponto do Jardim Luíza

DSC 1712 original 

     A Secretaria de Meio Ambiente inaugura nesta quarta-feira, 19, o Ecoponto do Jardim Luíza 2, entre a avenida Ida Zero Zaninelo e as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, às 14h30. Foram investidos mais de R$ 400 mil.

     De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a construção dos Ecopontos na cidade tem como objetivo reduzir a destinação inadequada de resíduos sólidos, entulhos e materiais de construção em áreas públicas. “Muitos dos descartes irregulares dos entulhos são feitos em bairros distantes da cidade, nas margens das rodovias do município e em avenidas. E não precisa disso, uma vez que o descarte nos Ecopontos é gratuito”, disse.

     Esta é a quarta unidade, os demais estão localizados nos bairros City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341) e no Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411). Todos funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.

     Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção civil, sendo entulhos, tijolos e telhas, recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis (sofás, armários, colchão, cama, guarda-roupas). Não são recebidos resíduos orgânicos, industriais, hospitalares e similares, podas e folhagens, gesso e derivados.

   Descarte irregular

     Nesta semana, a Guarda Civil Municipal flagrou uma pessoa descartando resíduos de construção civil em uma praça ao lado do Hemocentro (Núcleo de Hemoterapia de Franca) e outra deixando caixas de madeira e materiais em uma rua no bairro Conceição Leite.

      O inspetor da Guarda, Luís Fernando Fernandes ressalta que descartar inadequadamente qualquer tipo de lixo ou resíduo em áreas públicas e terrenos é crime ambiental, segundo a Lei Complementar Municipal nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca). Quem for pego é autuado e deverá pagar uma multa no valor de R$ 598,50.

     As denúncias podem ser feitas para a Guarda Civil, através dos telefones 153 e (16) 3724-1033.

‘Arrastão da Limpeza’ recolhe mais de 19 toneladas de inservíveis

 Arrastao 19 toneladas original

         Os 61 bairros da região da Vila São Sebastião, compreendendo o Jardim Dermínio, São Joaquim, Distrito Industrial, Esmeralda, entre outros, receberam no último sábado, o ‘Arrastão da Limpeza’ voltado para o combate da dengue. Ao todo, foram recolhidos 19,2 toneladas de inservíveis.

        Os números são da Secretaria de Meio Ambiente, que coordenou as ações iniciadas nas primeiras horas e se estenderam até por volta das 17 horas, com oito caminhões percorrendo ruas e avenidas, recolhendo móveis e utensílios domésticos deixados sobre as calçadas que os moradores descartaram.

        O “Arrastão” é uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Meio Ambiente para combater os criadouros do mosquito da dengue.

      Serão três Arrastões da Limpeza para este mês, em diferentes setores da cidade, sendo que o primeiro aconteceu no sábado passado. O próximo está marcado para este sábado, 23, nos bairros do Complexo Aeroporto e adjacências e dia 30, atenderá a 40 bairros da Região Leste/Nordeste, compreendendo o Vilage do Sol, Residencial Santa Helena, Chico Neca, Parati, Brasilândia, Paulistano até o Parque dos Ipês, dentre outros.

       De acordo com Caio Carvalho, diretor da Vigilância em Saúde, no dia 23, os agentes de vetores realizarão um bloqueio em bairros, onde o índice de infestação do mosquito estiver maior. “É mais uma ação para controlar o avanço da doença na cidade”, disse. Os locais serão divulgados, posteriormente.

      Ao todo, somando as 19,2 toneladas de resíduos inservíveis recolhidos neste final de semana com os três Arrastões realizados anteriormente, a Prefeitura já contabiliza a retirada de mais de 100 toneladas de materiais.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais