
A Prefeitura instalou e colocou em funcionamento uma nova câmera de monitoramento na rua Coronel Tamarindo, em frente ao Espaço Dignidade, na Vila Formosa. A medida objetiva oferecer mais segurança e coibir o descarte irregular de materiais e lixo no local. O equipamento está conectado à Central de Monitoramento, com vigilância 24 horas por dia.
Na última semana, as secretarias de Ação Social e Meio Ambiente fizeram uma limpeza geral no espaço, envolvendo a retirada das barracas e lixo encontrado, medida que é realizada semanalmente.
Além deste equipamento, há uma outra câmera instalada na rua Piauí, no Jardim do Líbano, cuja área é considerada ‘ponto viciado’ de descarte irregular de lixo.
Após a colocação do equipamento no local, no último mês, não foram registradas ocorrências da prática, que é considerada crime ambiental. As denúncias devem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153.
A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que mantém quatro Ecopontos na cidade em funcionamento para o recebimento de materiais inservíveis. O descarte é gratuito e pode ser feito de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos, das 8 às 14 horas.
Confira os locais:
City Petrópolis: avenida São Pedro, 1200 – (16) 3030-2985
Jardim Portinari: avenida Hotto Paiva, 1341 – (16) 3030-7557
Parque das Esmeraldas: rua Geraldino Augusto Machado, 411 – (16) 3030-7020
Jardim Luíza: avenida Ida Zero Zaninelo, 2501 – (16) 3030-7492
Há ainda o Serviço Agendada de Materiais, que é gratuita e pode ser acionada pelo telefone 0800-591-3013.