Educação recebe novas merendeiras e apresenta cardápio especial

 IMG 6081
     A Secretaria de Educação confirmou que as 34 novas serventes de merendeira, recentemente, contratadas após aprovação no último concurso público realizado neste ano, já estão atuando nas escolas municipais.
   Nesta semana, as novas servidoras passaram por um treinamento teórico e prático no Setor de Alimentação Escolar, acompanhado pelo prefeito Alexandre Ferreira e a secretária de Educação, Márcia Gatti, onde receberam orientações sobre a manipulação correta de alimentos e o preparo dos cardápios da merenda escolar.
     Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras. 
     Outra novidade destacada pela secretaria é a inclusão de um cardápio especial na merenda neste mês de junho (considerado o mês das festas juninas) e início do inverno, com pratos quentes para que os alunos se alimentem bem durante a estação de temperaturas mais amenas.
     Durante as refeições, além dos alimentos que já compõem a merenda, como achocolatados, pães, bolachas, frutas, galinhada, arroz, saladas e macarronada, estão sendo servidos sopa de legumes com carne moída e caldo de feijão, polenta de fubá com carne moída, canja de frango com legumes, arroz com purê de batata e carne moída, sem contar os pratos típicos da época, como arroz doce e pipoca. Além das frutas banana e maçã, também foi incluída a mexerica no cardápio.
     Cleunice Bernardes, chefe do Setor de Nutrição da Seção de Merenda Escolar, destacou que os alimentos servidos nas escolas compõem cardápios balanceados e que garantem as necessidades nutricionais recomendadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação para os estudantes matriculados nas escolas de períodos parcial ou integral na cidade.
     A nutricionista ressaltou que desde o ano passado, a merenda escolar recebeu novos alimentos, sem contar a implantação de cardápios com dietas especiais para o atendimento aos alunos que possuem restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. 
     Já para as creches parceiras, os cardápios são elaborados por faixa etária, atendendo as crianças com idade a partir dos 4 meses. Outro destaque importante é a oferta de fórmulas infantis para as crianças, com idade até 2 anos, que se aproximam ao leite materno para os alunos, que apresentam intolerância ou alergia a proteína do leite de vaca e a lactose.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, enfatizou que a definição dos  cardápios nas unidades escolares é importante para que os alunos e responsáveis conheçam os alimentos que estão sendo servidos, diariamente. A inclusão de novos alimentos é importante para proporcionar uma refeição balanceada, segura e nutricionalmente adequada para os estudantes, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis pelas famílias.
 

Arrastão da Limpeza atenderá parte dos bairros da Região Norte no sábado

 DSC 5856
     A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para este sábado, 25, a 7ª edição deste ano do Projeto 'Arrastão da Limpeza', que vai atender a 18 bairros de parte da Região Norte da cidade. Dentre os locais que receberão os serviços estão o Residencial Meirelles, Jardins Tropical, Portinari, Pinheiros, Leporace, Vera Cruz, Luíza, Paineiras, dentre outros. 
     A principal orientação aos moradores desses bairros é para que façam uma limpeza em seus quintais, separem os materiais que desejam descartar, como móveis velhos, sofás, colchões, utensílios domésticos e eletroeletrônicos que não têm condições de uso e deixam sobre as calçadas nas primeiras horas de sábado, visando o recolhimento pelas equipes, a partir das 07h30.
     O Projeto 'Arrastão da Limpeza' é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de manter a cidade limpa, evitando que os resíduos e materiais possam servir de criadouros para o mosquito da Dengue. 
     A programação da Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de mais 5 edições do projeto para este ano, atendendo a todas as regiões da cidade.
     Confira a relação dos bairros de parte da Região Norte, que serão atendidos neste sábado:
 
BAIRROS:
01)  Residencial Meirelles
02)  Jardim Tropical I 
03)  Jardim Tropical II
04)  Parque Vicente Leporace I
05)  Parque Vicente Leporace II
06)  Parque Vicente Leporace III
07)  Jardim Portinari
08)  Jardim Pinheiros I
09)  Jardim Pinheiros II
10)  Jardim Vera Cruz I
11)  Jardim Vera Cruz II
12)  Jardim Vera Cruz III
13)  Residencial Moreira Júnior
14)  Jardim Luiza I 
15)  Jardim Luiza II
16)  Recanto Capitão Heliodoro
17)  Residencial São Domingos
18)  Jardim Paineiras
 

Unicad já funciona em nova sede

 IMG 6155
     A Unicad (Unidade de Cadastro Único) da Secretaria de Ação Social já está funcionando em novo endereço, na Rua General Osório, 1.645, Centro, ao lado do Cartório de Notas, próximo a ETEC Dr. Júlio Cardoso.
   O departamento é responsável pelo cadastramento de pessoas, visando a identificação das famílias de baixa renda na cidade. Essas informações geradas são utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal para a implementação das políticas públicas, visando melhorar a qualidade de vida das famílias.
     Anteriormente, a unidade funcionava em um imóvel na Avenida Champagnat, próximo a sede da Secretaria de Ação Social. A mudança foi necessária, tendo em vista a ampliação da estrutura física para comportar a equipe, a dinâmica de trabalho, além de oferecer melhor comodidade para os usuários. 
   Os atendimentos para o cadastro inicial ou atualização de cadastro são prestados mediante o agendamento pelo canal Cadzap (16) 99978-7320, onde o interessado deverá encaminhar uma mensagem pelo Whatsapp, pelo telefone (16) 3711-9340 ou para as pessoas que não possuem acesso à internet, o agendamento também poderá ser feito com o comparecimento no endereço citado.
    Poderão efetuar o cadastro, as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606), com renda total de até três salários mínimos por mês, famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão, em programas sociais nas três esferas do governo, além de pessoas que moram sozinhas, que constituem as chamadas famílias unipessoais.
     De acordo com a Secretaria de Ação Social, atualmente, 67.773 pessoas estão cadastradas na Unicad, inseridas em 26.665 famílias.
     Ainda segundo a secretaria, é essencial que as pessoas mantenham os seus cadastros atualizados, anualmente. Caso não ocorra, há cada 2 anos, a pessoa poderá ter o benefício bloqueado. 
     A Unicad funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 
 
Serviço:
 
Unicad (Unidade de Cadastro Único)
Rua General Osório, 1.645
Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Canais de Agendamento
Telefone: (16) 3711-9340 

Franca recebe certificado do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

 IMG 6067
     Franca foi contemplada com o certificado de participação, em três categorias do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mário Covas, cuja premiação ocorreu no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.
    A cidade foi destaque com os Projetos 'Franca Sempre Empreendedora', na categoria Sala do Empreendedor, 'Desburocratiza Franca', na categoria Desburocratização e com o Projeto 'Fomento ao Empreendedorismo Feminino, Articulação Regional Via Consórcio', na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.
    Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, que entregou a placa de certificação do prêmio ao prefeito Alexandre Ferreira, acompanhada pela equipe da Sala do Empreendedor/ Banco do Povo, destacou que Franca foi reconhecida por ter implantado uma ação inovadora, em prol da melhoria do atendimento às micro e pequenas empresas da cidade.
     Segundo ela, dentre os destaques que levaram a cidade a receber a premiação, estão a modenização do atendimento para o micro e pequeno emprendedor e MEI, principalmente no período da pandemia, com a criação do sistema remoto de atendimento, por meio do aplicativo Whatsapp, o fomento as linhas de crédito do Banco do Povo Paulista, onde a unidade foi premiada em março deste ano, em primeiro lugar do Estado, na relação de melhoria de carteira e créditos concedidos para mulheres, sem contar a resolução criada que possibilitou a redução do prazo de 15 para até 3 dias para a inscrição e licenciamento do MEI, serviço que passou a ser prestado pela Sala do Empreendedor, tornando a formalização do MEI (Microempreendedor Individual) mais ágel e menos burocrática. 
     Durante as restrições sanitárias de prevenção a Covid-19, que ocasionaram a suspensão do atendimento presencial, os meios eletrônicos, como e-mail, aplicativos de mensagem, sites, dentre outros, facilitaram a comunicação entre os munícipes e as repartições municipais, além de possibilitarem comodidade, praticidade e segurança aos atendimentos. Com tanta facilidade, mesmo com a retomada das atividades, as pessoas estão optando pelo atendimento remoto, deixando o presencial para os casos especifícios e necessários. 
     Prova disso foi a quantidade de atendimentos registrados pela Sala do Empreendedor, através do sistema remoto. Em 2.021, foram prestados 4.668 atendimentos, por meio do Whatsapp. Neste ano, nos primeiros cinco meses já foram registrados, 2.625 atendimentos a empreendedores da cidade.
 
Serviços:
 
Sala do Empreendedor 
Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Franca - parte térrea do prédio da Prefeitura
Tel / Whats: (16) 3721-4669
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Banco do Povo Paulista
Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Franca - parte térrea do prédio da Prefeitura
Tel / Whats: (16) 3723-8233
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 24, seguirá o cronograma dos últimos dias, contando com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Santa Clara, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS OU MAIS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES – CORONAVAC
     Nas UBS's Guanabara, Aeroporto 3 e Paulistano, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, quarta dose para pessoas, que tenham 50 anos ou mais e profissionais de saúde, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais e também a quinta dose para imunossuprimidos, que tenham 50 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS E GESTANTES E PUÉRPERAS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC   
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas sem imunossupressão; quarta doses para pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (50 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Guanabara, Aeroporto 3 e Paulistano, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores.  A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. 
   As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 50 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª , 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais  e profissionais da saúde, Astrazeneca, estarão disponíveis na UBS Luíza, das 8h às 16h.
 
 
1ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Planalto e Progresso, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais