Prédio do ‘Esqueleto’ passa por avaliação

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     Uma equipe técnica da empresa contratada pela Prefeitura, iniciou os levantamentos das condições do prédio "Esqueleto" recebido pelo município, em doação pelo Governo do Estado de São Paulo, localizado no cruzamento da avenida Adhemar Polo Filho, com as ruas Maria Martins de Araújo e Rosa Candelária Oller, no Jardim Lima.  Os responsáveis começaram o trabalho pelo térreo e devem permanecer durante toda a semana, realizando um detalhado estudo das condições estruturais, o que servirá de orientação para a elaboração do laudo com indicações de possibilidades de utilização do imóvel.
     O resultado indicado no estudo técnico possibilitará a administração municipal dar a destinação adequada ao prédio.  Esse laudo técnico deverá ser concluído no próximo mês e o valor investido, mediante licitação pública, será de mais de R$ 95,8 mil.  
     O secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, reforçou que uma equipe de profissionais engenheiros da Prefeitura, está responsável em fazer o acompanhamento e já esteve no local nesta terça-feira, em contato com os profissionais, que estão coletando as informações. 
     Com as análises e materiais recolhidos da estrutura, os técnicos  deverão produzir um inventário sobre todas as dependências, os materiais utilizados e as condições atuais, desde o térreo ao último pavimento, os impactos causados pelas intempéries nesses últimos anos, em que o prédio ficou sem nenhuma manutenção e se teria condições de ser restaurado.   
     No documento de cessão feito pelo Governo do Estado consta que, prioritariamente, a destinação deveria ser para serviços nas áreas de Educação, Assistência Social ou Saúde.

Prefeito assina projeto de lei do novo Código de Edificações

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     O prefeito Alexandre Ferreira assinou na tarde desta segunda-feira, 4, o projeto de lei, que institui o "Novo Código de Edificações", no município. A proposta será encaminhada para apreciação e votação na Câmara Municipal.  
     Durante o evento, o prefeito destacou a importância deste novo documento, que estabelece normas para a elaboração de projetos, execução de obras de pequeno, médio e grande portes, instalações, além de regular a atividade de construção civil na cidade, substituindo e modernizando o atual código, datado de 1.968. 
     Ferreira informou que o trabalho para a elaboração do novo código foi iniciado em janeiro, coordenado por servidores da Secretaria de Infraestrutura e, posteriormente, pelo grupo de trabalho, nomeado pelo decreto municipal 11.240, de 16 de abril, que conta com representantes das secretarias municipais e entidades do setor. O grupo de trabalho é coordenado pelo secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa. 
     A proposta foi apresentada e submetida a duas audiências públicas, realizadas nos dias 21 de julho e 10 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação, abertas à população e profissionais da construção civil, que tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da proposta.
     Alexandre Ferreira comentou ainda que o novo código vai possibilitar agilidade na aprovação de projetos e Habite-se e dentre as inovações, destaques para a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários. A observação da Infraestrutura estará mais afeta aos itens de bem comum, como recuo das construções, áreas de drenagem e acessibilidade.
     Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, explicou que o novo texto está pronto para ser encaminhado para a Câmara Municipal e irá simplificar, estabelecendo um conceito mais atual no desenvolvimento do setor da construção civil, em Franca. O atual código, que completou 53 anos, conta com 473 artigos e a nova redação contempla cerca de 108 artigos.
     Segundo ele, a minuta do projeto está disponível para conhecimento no site da Prefeitura e pode ser acessada pelo link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=9434:atualizacao-do-codigo-de-edificacoes-edicao-pos-audiencia-sugestoes-ii
     Após a aprovação pelos vereadores e sanção do prefeito Alexandre Ferreira, o novo Código de Edificações também estará disponível no portal da Prefeitura, com a prova digital, facilitando o trabalho dos profissionais da área, nas consultas diárias. 
 
 
Outros dados
      Durante sua apresentação, o prefeito Alexandre Ferreira informou que do início de janeiro ao dia 30 de setembro, foram protocolados na Prefeitura, 7.945 projetos, o que representa uma média de 209 projetos por semana, entre construções e pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. Destes, 60,38% foram devolvidos para os profissionais responsáveis para a realização de correções, sendo 6, em cada 10 propostas. 
     Ferreira também citou que na semana anterior, durante reunião do Grupo Técnico da Secretaria de Infraestrutura (GTA), determinou a apresentação de alternativas para a modernização e celeridade, dentro da legalidade, para a aprovação de projetos. Dentre as ações, destaque para o início dos procedimentos para a instalação do sistema informatizado "Aprovação Digital", com o objetivo de desburocratizar e agilizar.
     O chefe do Executivo também comentou sobre a inauguração da Central da Habitação, em parceria com a CDHU, no último mês. 
 

Prefeitura licita obras de R$ 6,6 milhões no Engenho Queimado

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            A Prefeitura de Franca abriu licitações para quatro lotes de obras complementares, que integram o sistema Engenho Queimado, na região Oeste, que vão demandar investimentos na ordem de R$ 6,6 milhões, nos próximos meses, dos quais uma parte de mais de R$ 6,1 milhões de repasses e outros quase R$ 600 mil,  de recursos próprios, de contrapartida. Os detalhes quanto a prazos e condições para participar, podem ser consultados nos editais, que foram publicados no Diário Oficial do Município,  no último sábado,  2 e no site da Prefeitura.
            Dois dos processos (031.258 e 031.257) tratam da recuperação de áreas degradadas e construção de contenção do canal, ambas do complexo Engenho Queimado, com valores que variam de R$ 718,1 mil a R$ 4,8 milhões, neste último, envolvendo a contenção do canal. Nas duas situações, estão incluídas as contrapartidas municipais. Nos dois processos da recuperação de áreas e construção de contenção, as visitas estão liberadas a partir desta semana e serão permitidas até o dia 9 de novembro, cujos agendamentos devem ser feitos pelo telefone (16) 3711-9545.
             O prazo para a entrega das propostas é o dia 9, às 9h, na sala 3 da Secretaria de Finanças, para as obras de construção do canal e  para os serviços de recuperação de áreas degradadas às 14h,  na mesma data. A abertura das propostas, estando a documentação em dia, está prevista para 30 minutos depois em sessão pública.
           Nos outros dois processos, o prazo para visitas também está aberto e vai até o dia 9 de novembro. Os processos levam os números 031.260 e 031.266, respectivamente, para fins de duplicação das aduelas de vazão da ponte entre os Jardins Palmeiras-Pulicano, na Av. Nelson Nogueira e a construção de pista de caminhada no mesmo local, onde os valores previstos são da ordem de R$ 77,7 mil, na ampliação da vazão da ponte e R$ 370,7 mil, para a construção da pista de caminhada.
            Para essas duas situações, o prazo para a entrega das propostas é às 9h, do dia 10 de novembro (ampliação da vazão da ponte) e 14h da mesma data, para as obras da pista de caminhada, na mesma sala 3, da Secretaria de Finanças (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova).    

Secretaria faz limpeza e manutenção nos Córregos

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     A Secretaria de Infraestrutura segue realizando o trabalho de limpeza e manutenção nos principais córregos, atividade preventiva que tem o intuito de retirar objetos atirados, indevidamente e reparar problemas pontuais registrados na estrutura. 
     Nesta semana, o trabalho está sendo executado em dois pontos, no Córrego Cubatão e nos Bagres.
     Aproveitando esse período de estiagem,  com o baixo volume de água é possível detectar rachaduras e infiltrações na base dos canais e laterais, sendo possível a realização da manutenção adequada.
 
 

Secretaria de Infraestrutura promove revitalização no Tiro de Guerra

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     Espaço de utilização continua pelos atiradores em suas instruções, a sede do Tiro de Guerra de Franca está recebendo um conjunto de melhorias, realizadas por equipes da Prefeitura. A solicitação partiu do chefe de instrução daquela unidade, subtenente H. Souza, destacando que todas as dependências careciam de alguns cuidados, para melhor conforto e acomodação dos 100 componentes da corporação.
     O trabalho já em fase de conclusão, conduzido por servidores da Secretaria de Infraestrutura, envolve reparos nas instalações, paredes, pisos, sistemas hidráulico e de elétrica e a pintura geral, tanto da sede administrativa, quanto no ginásio de esportes ‘Recão’ que, além dos atiradores é utilizado para treinamentos das equipes de representação da cidade. 

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