Saúde

'Café com Afeto' acolhe pacientes que precisam de atendimento psicológico

Grupo Cafe com Afeto original
 
      O Projeto “Café com Afeto” tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que moram na região da UBS São Domingos/ Paineiras. Trata-se de um grupo que, por meio de rodas de conversa, aborda diversos temas como autoestima, bem-estar, saúde mental, autocuidado e também assuntos sugeridos pelos pacientes. Além do encontro, os profissionais fazem dinâmicas e, logo após, um café para confraternização.
      Vanessa Pereira Silva, diretora da UBS, ressalta que o projeto, que tem parceria com alunos do curso de Medicina do Centro Municipal Universitário de Franca (Uni-Facef) tem ajudado as pessoas que necessitam de atendimento psicológico. “Quando notamos o aumento no número de atendimentos com psicólogo, logo organizamos este grupo para que os pacientes pudessem expressar o que estão sentindo e tem dado certo, pois as pessoas podem compartilhar suas vivências acompanhadas pelos profissionais. É o início de uma terapia”, disse.
      A dona de casa, Maria das Dores, que entrou recentemente para o grupo, disse que participa de outros projetos oferecidos pela Prefeitura, como atividade física e encontra no 'Café com Afeto', oportunidade para falar dos sentimentos. “Eu fiquei sabendo destas palestras e resolvi participar, porque eu sei que é muito bom. Faz bem para a saúde e para a mente. Está sendo maravilhoso”, comentou
      Durante os encontros, os profissionais identificam os pacientes que necessitam de prioridade no atendimento. “Quando é observado algum caso com necessidade de um atendimento mais rápido, já conversamos com o psicólogo da unidade para priorizar a triagem e, se necessária é agendada consulta médica”, explicou Vanessa.
      Ana Carolina Garcia Brás, enfermeira e docente no curso de Medicina e de Enfermagem do Uni-Facef, destacou que a equipe realiza várias dinâmicas e discute temas importantes para que as pessoas se sintam bem e confiantes. “A criação do grupo veio em uma hora muito oportuna, pois tem havido uma demanda crescente em saúde mental, não só neste território, do Paineiras/São Domingos, mas como um todo, principalmente, após o contexto da pandemia da Covid”, disse.
      Os encontros acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, às 9 horas e têm duração de uma hora e meia. Para participar, basta  procurar a UBS São Domingos/ Paineiras. Não é preciso que a pessoa esteja fazendo algum tipo de acompanhamento.
      A UBS São Domingos/ Paineiras fica na rua Maria Aparecida Veríssimo, s/nº e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Saúde realiza ‘Dia D contra a Gripe’ neste sábado

vacinacao gripe 3 original
 
      A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 10, o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe, para proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A ação acontecerá no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro da cidade, das 9 às 13 horas.
      A imunização seguirá o protocolo do Ministério da Saúde e as doses poderão ser aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Além do ‘Dia D contra a Gripe’, a vacinação é feita de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas.
 
 
Creches
      Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde avisará pais e responsáveis sobre a campanha de vacinação contra a Influenza nas creches da rede municipal, ação feita em parceria com a Secretaria de Educação. As crianças matriculadas receberão o imunizante durante o horário de permanência na unidade, mediante um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e apresentação do cartão de vacinação para conferência.
               O cronograma da vacinação nas creches será divulgado nos próximos dias.
 
Imunização
           Até o momento, foram aplicadas 18.215 doses de vacinação contra a gripe. Destas, 15.589 foram em abril e 2.626 até o dia 7 de maio.

Jardim Noêmia recebe 'Arrastão da Dengue' neste sábado

Arrastao da Dengue 2 original
 
      A Secretaria de Saúde confirmou nesta quarta-feira, a realização de mais uma edição do 'Arrastão da Dengue' para este sábado, 10, atendendo o Jardim Noêmia, na Região Sul. O projeto integra as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.
      Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, a ação terá início a partir das 8 horas, onde os caminhões passarão para recolher móveis velhos e demais objetos que estiverem nas calçadas. É importante que os moradores façam uma limpeza em seus quintais e deixem os materiais que foram descartar nas calçadas na noite de sexta-feira ou na manhã de sábado para facilitar a retirada.
      Dentre as ruas que serão atendidas estão: rua Professor Júlio César Delia, Professor Moacir de Oliveira, Alcides Correa, avenidas São Vicente e Dr Chafi Facury, José Ravagnani, Ambrosina Veloso Ribeiro.
      Desde o início do 'Arrastão da Dengue', em janeiro, foram contabilizadas mais de 56 toneladas de materiais recolhidos das casas e terrenos da cidade, nos Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha, Jardim Aeroporto, Paineiras, São Domingos, Vila Imperador/ Parque São Jorge. Além disso, a Prefeitura também promoveu o “Dia D” na Feira Livre da Estação, reforçando a conscientização em locais de grande circulação de pessoas.
      
Descarte correto
      A Prefeitura conta com quatro Ecopontos, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas, nos bairros City Petrópolis, Portinari, Luíza e Esmeralda, onde o descarte pode ser feito gratuitamente.  
       Confira os endereços:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200; telefone (16) 3030-2985
Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1341; telefone (16) 3030-7557
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411; telefone (16) 3030-7020
Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501; telefone 16) 3030-7492.
 
           Também é possível agendar para que móveis velhos e outros materiais sejam recolhidos através do telefone 0800 591 6842 ou do aplicativo 'Cidade Atende'.  Para baixar em celular com sistema Android, é necessário acessar o Google Play e procurar ‘Cidade Atende’, ou diretamente pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appmunicipe.municipe.appmunicipe&utm_source=latam_Med . Já para smartphones com sistema iOS, é possível fazer o download pelo link https://apps.apple.com/br/app/cidade-atende/id6737806263?uo=2 ..

Vacinação contra a Gripe já imunizou mais de 15 mil pessoas

vacinacao Gripe 2 original
 
A Secretaria de Saúde contabiliza 15.122 pessoas imunizadas contra a gripe, cuja campanha teve início na primeira semana de abril. O imunizante está sendo aplicado nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas.
Leziane Vilela, diretora do Departamento de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, explicou que as doses podem ser aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. “Está tendo uma boa adesão e vale ressaltar a importância da vacinação. Ainda mais agora com o tempo seco e frio, o vírus da Influenza circula muito mais e transmite com maior facilidade. Então a principal forma de prevenção é a vacina”, disse.
Tem gente que não dispensa tomar a dose para evitar a gripe. É o caso de Eunice Garcia, de 75 anos, que compareceu à UBS do Jardim Paulista nesta segunda-feira. “Há 15 anos, tomo a vacina religiosamente todo ano. É muito importante se vacinar. Nunca fiquei doente, desde que comecei a tomar a vacina”, contou.
A aposentada foi acompanhada da irmã, de 81 anos, Maria Berdu Garcia que também não fica sem receber o imunizante. “A vacina previne mesmo, eu tomo e recomendo. E nem dói”, comentou.

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 7,6 toneladas de materiais

Arrastao da Dengue 2 original
 
      Os esforços no combate ao mosquito da dengue em Franca continuam em diferentes frentes, uma delas são os Arrastões, cuja edição do último final de semana recolheu mais de 7,6 toneladas de materiais na Vila Imperador e Parque São Jorge. Realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, envolve ações integradas de abordagens dos moradores e orientações, com a distribuição de informativos detalhando os cuidados a serem observados para eliminar e prevenir criadouros.
      Junto com as equipes de saúde, dois caminhões cedidos pela Secretaria de Infraestrutura fizeram a recolha de móveis velhos e demais utensílios que foram deixados nas calçadas.
 
Bairros já atendidos
      Desde o início das ações, o 'Arrastão da Dengue' já passou por diversas regiões da cidade, incluindo os bairros Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha, Jardim Aeroporto, Paineiras e São Domingos.
      Além disso, a Prefeitura também promoveu o “Dia D” na Feira Livre da Estação, reforçando a conscientização em locais de grande circulação de pessoas.
      Até o momento, já foram mais de 56 toneladas de materiais recolhidos das casas e terrenos da cidade. Lembrando que a Prefeitura mantém quatro Ecopontos, que funcionam de domingo a domingo, nos bairros City Petrópolis, Portinari, Luiza e Esmeralda, onde o descarte pode ser feito gratuitamente.  
       Confira os endereços:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200; telefone (16) 3030-2985
Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1341; telefone (16) 3030-7557
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411; telefone (16) 3030-7020
Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501; telefone 16) 3030-7492.
 
           Os quatro Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas. Também é possível agendar para que móveis velhos e outros materiais sejam recolhidos através do telefone 0800 591 6842.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais