Email  

Saúde

Mutirão de Vacinação continua nesta sexta-feira no Centro

Vacinacao no Terminal original
 
      A Secretaria de Saúde começou nesta quinta-feira, 19 e prosseguirá nesta sexta-feira, 20, com o mutirão de vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola (vacina SCR). A ação está sendo realizada no Terminal de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’, no Centro, das 9 às 16 horas.
O público alvo são pessoas com idades entre 30 e 59 anos. Pelo menos, 10 profissionais estão no terminal para imunizar as pessoas interessadas em receber a dose. “Esta estratégia foi adotada para atender às pessoas que trabalham e não têm tempo de ir a uma UBS. É a faixa etária que precisa ter, pelo menos, uma dose da vacina para se proteger contra as doenças. Vale lembrar que a imunização contra o sarampo é muito importante, pois é uma doença altamente transmissível”, disse a enfermeira, Amanda de Melo Ferreira.
Para receber o atendimento, os interessados deverão apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. “Estamos verificando a situação vacinal das pessoas e fazendo as orientações necessárias”, enfatizou.
          As vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
O Terminal de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’ fica na rua General Telles, s/n, no Centro.

Saúde divulga números da Campanha ‘Fique Sabendo’

Teste rapido Fique Sabendo original
 
      A Secretaria de Saúde divulgou os números da mobilização realizada neste mês, marcando a Campanha 'Fique Sabendo', de testes rápidos para identificação de HIV, Sífilis e hepatites virais. As atividades foram coordenadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Saúde I.
      Os testes começaram a ser feitos na primeira semana do mês e continuam sendo oferecidos de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, de forma anônima, bastando que as pessoas compareçam. O objetivo do trabalho é atrair o público de maior vulnerabilidade para transmissão do HIV, jovens, usuários de drogas, profissionais do sexo, entre outros.
      Buscando chegar ao maior número de pessoas, nas semanas que precederam a campanha, foi feita uma divulgação junto à rede de Unidades Básicas de Saúde, alertando às pessoas a realizarem os testes, que seriam oferecidos.
      Durante a campanha passaram pelo CTA e foram testadas para HIV e Sífilis, 547 pessoas. Para Hepatite B foram testadas 26 pessoas, mesmo número para Hepatite C.
      O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica na rua Ouvidor Freire, 2109, Centro.

Saúde realiza mutirão de vacinação no Terminal de Ônibus quinta e sexta-feira

vacina original
 
      Como forma de incentivar a vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, promove nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de dezembro, um mutirão de imunização no Terminal de Ônibus "Ayrton Senna", no Centro da cidade.
      A iniciativa acontecerá das 9 às 16 horas e tem como público-alvo pessoas que têm entre 30 e 59 anos. Pelo menos, dez servidores estarão à disposição para imunizar os interessados e ampliar o número de pessoas protegidas pela vacina SCR.
       Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que a vacina previne a infecção destes vírus e pode evitar o desenvolvimento de sintomas graves destas doenças. "Vacinar-se também contribui para a saúde coletiva. O sarampo, por exemplo, já foi uma das principais causas de óbitos na década de 1970 e precisamos fazer a imunização para cuidar de todos", ressaltou.
      Interessados deverão apresentar documento pessoal e, se tiver, a carteira de vacinação. O Terminal de Ônibus "Ayrton Senna" fica na rua General Telles, s/n, no Centro de Franca.

Programa 'Residência Médica' está com inscrições abertas

Secretaria de Saude original
 
      Teve início nesta segunda-feira, 16, o período de inscrições do Programa 'Residência Médica' em Medicina de Família e Comunidade para o biênio 2025/2026. Há duas vagas disponíveis e as adesões deverão ser feitas até 15 de janeiro de 2025.
      Interessados deverão se inscrever através do link https://www.franca.sp.gov.br/portal-servico/paginas/publica/concurso_residencia/inscricao.xhtml, sendo necessário que o candidato preencha todos os campos solicitados e imprima o protocolo.
      A prova teórica, está marcada para o dia 31 de janeiro de 2025, às 8 horas, no CEFAP (rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova). Haverá 50 questões objetivas e uma duração de quatro horas.
      De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Município, o gabarito será divulgado no dia 1º de fevereiro e a lista de aprovados no dia 5, no site da Prefeitura, a partir das 10 horas. A classificação final dos candidatos será por ordem decrescente da nota final, que consiste na soma da avaliação da prova objetiva (90%) e da análise curricular (10%).  
      Após esta etapa, o resultado da prova e análise do currículo serão divulgados a partir do dia 7. O critério de desempate, se houver, será feito, sucessivamente, por maior nota obtida na prova, maior nota na análise curricular e maior idade (em anos e meses).
      A matrícula dos candidatos aprovados será feita entre os dias 7 e 14 de fevereiro, na Secretaria de Saúde, localizada à avenida Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, no horário das 9 às 13 horas. O programa terá início em 1º de março.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a importância do programa. "O 'Residência Médica' contribui para o aprendizado destes profissionais, para que tenham a vivência da rede municipal e exerçam seu ofício", disse.
      Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9414. Para consultar o edital na íntegra, basta acessar o link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2665-11122024.pdf.

Prefeitura faz alerta sobre golpe em nome da Vigilância

Vigilancia Sanitaria original
 
      A Prefeitura de Franca informa a população que tomou conhecimento da circulação de e-mails fraudulentos em nome da VISAM (Vigilância Sanitária Municipal), envolvendo supostas irregularidades em alvarás de funcionamento de empresas da cidade.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, estas mensagens são falsas e não são oriundas de e-mails institucionais da Prefeitura. “Tomamos conhecimento dos e-mails que estão circulando, junto às empresas de Franca informando sobre algumas irregularidades em seu licenciamento ou alvará de funcionamento. Informamos, então, que estas mensagens não são de nenhuma unidade da Prefeitura de Franca. Qualquer pessoa ou empresário que receber um e-mail semelhante, deve desconsiderar imediatamente ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária para receber orientações. Vale lembrar que se houver alguma irregularidade na empresa ou chegar denúncia na Vigilância, nossos fiscais vão pessoalmente até o local para verificar a situação”, explicou Caio.
      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Secretaria de Saúde de Franca pelo telefone (16) 3711-9414 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais