Franca receberá Carreta da Hanseníase

    Em parceria com o Governo Federal a Prefeitura receberá no começo de outubro a Carreta de Hanseníase, que estará estacionada por 5 dias em área ao lado do Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na Vila Imperador. A informação foi transmitida pela Secretaria Municipal de Saúde, observando que trata-se do Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW e o apoio da Prefeitura de Franca e do Governo do Estado de São Paulo.

    O atendimento à população será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, das 8 às 14 horas no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal, mediante um trabalho de busca ativa que será realizado por equipes junto à recepção durante todo o dia. As pessoas serão abordadas e convidadas a participar da triagem e realização dos exames preliminares se houver necessidade. Havendo o diagnóstico da hanseníese o paciente será orientado e encaminhado para o tratamento adequado.

    A Carreta chegará na cidade no dia 3 de outubro. Nos três primeiros dias o trabalho será voltado para a formação e capacitação dos profissionais de saúde, da rede pública e instituições parceiras. A Carreta é equipada para funcionar como uma Unidade de Saúde. O atendimento nesses dois dias será feito pelos profissionais da rede municipal de Saúde, em parceria com o Centro Uni-Facef.

   Dentre os objetivos com essa ação, estão o de capacitar os profissionais da atenção básica para diagnóstico precoce da doença e instigar a formação continuada de profissionais da saúde em relação a Hanseníase e informar a população sobre os aspectos clínicos e sociais da doença. Os usuários de toda a rede de UBS, ESF e Ambulatórios também serão orientados a respeito da presença desse serviço e, querendo, poderão se dirigir ao local que serão submetidos a triagem nesse dois dias de atendimento ao público.

 

UBS do Aeroporto 3 passa por revitalização

 ubs areoporto pintura04 original

O propósito desse trabalho conduzido por um núcleo executivo de serviços criado pela Prefeitura é proporcionar maior conforto aos funcionários da repartição e em especial, aos usuários, já que havia meses que o equipamento não recebia uma manutenção adequada.

Último dia para inscrições no Concurso Cultural Parceiros da Saúde

     Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.

      Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”,  que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas  da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

     A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.  Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.

Números preocupantes

     Os números deste ano,  apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.

     O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.

     Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal.  Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal.  Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.

      Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.

Prevenção ao Suicídio terá ação sábado no centro

    Em uma ação integrada com as participações de profissionais da Secretaria de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental, psicólogos, voluntários do CVV e membros da Unimed e do grupo Ame Sua Vida, está programado para este sábado uma grande mobilização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro, a partir das 9 h. Trata-se de mais uma atividade do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, em que o tema escolhido é ‘Falar é a melhor solução’, com profissionais aptos a conversar, orientar e compartilhar informações dos serviços disponíveis para quem se encontra enfrentando algum drama pessoal.

     A movimentação será realizada das 9 às 13 horas, consistindo na distribuição de folhetos e abordagens das pessoas, com esclarecimentos sobre locais em que poderão encontrar apoio. Segundo uma das pessoas envolvidas na organização, a ideia é espalhar gente com camisetas da campanha nas duas praças, Barão e Nossa Senhora, objetivando abranger durante o trabalho o máximo pedestres, considerando que o local naturalmente acolhe gente de todos os bairros e mesmo das cidades da região.

     Com o Festival Literário sendo realizado no mesmo espaço e outras atrações ao lado da Fonte Luminosa a expectativa é de público recorde circulando nessa região nesse próximo sábado.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais