Franca prepara Seminário de Formação sobre Autismo

     Com a perspectiva de receber profissionais especialistas no tema autismo das mais diferentes regiões do País, além de centenas de dirigentes de organizações sociais e entidades em geral, Franca realizará na próxima semana, entre os dias 12 e 14, no Hotel Dan Inn, na região Sul da cidade, o Seminário de Políticas Educacionais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O evento é organizado conjuntamente pelo município, através da sua Secretaria da Educação e o Ministério da Educação.

     Deverão ilustrar com suas presenças o evento 42 representantes do Conselho Nacional de Secretários da Educação dos Estados Brasileiros e Distrito Federal; 300 representantes dos Polos da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Franca-SP); Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra; - 158 representantes de Organizações Sociais, Movimentos, Associações e Famílias Pró autistas, entre outros.

   A programação tem sua abertura prevista para a terça-feira, dia 12 próximo, com o credenciamento dos participantes e autoridades às 8 horas, seguido dos pronunciamentos a partir da composição da mesa de honra. O encerramento será na tarde do dia 14. Na sequência terão andamento as palestras, todas elas focadas em temáticas pertinentes aos objetivos do Seminário, com a seguinte programação:

 

Terça-feira, 12

Palestra 1

Horário: 9h30 às 11h30

Palestrante: Francisco Varder Braga Júnior

Tema: Conceituando o autismo e atualidades no diagnóstico

 

Palestra 2

Horário: 13h30 às 15h30

Palestrante: Dr. Marcelo Valio

Tema: Atualização do Marco Legal (Direitos Autorais)

 

Palestra 3

Horário: 15h30 às 16h 30

Palestrante: Maria de Lourdes Esteves Bezerra; Flávia Marçal; Dalmir Pacheco de Souza.

Tema: Formação inicial e continuada de professores (avaliação dos cursos e prós-graduação) e políticas públicas

 

Palestra 4

Horário: 16h30 às 17h30

Palestrante: Dra. Ana Carolina Sella

Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.

Tema: atualização sobre as técnicas e metodologias: pei/ planejamento educacional individualizado e ppi/ projeto pedagógico institucional; tecnologia assistiva, práticas de gestão e monitoramento.

Quarta-feira, dia 13

Palestra 5

Horário: 8h30 às 10h30

Palestrante: Maryse Suplino

Tema: Educação para toda a vida

 

 

 

Palestra 6

Horário: 10h30 às 11h30

Palestrante: Graça Maduro

Tema: Perspectivas para inclusão social plena da pessoa portadora de transtornos do espectro autista

 

Palestra 7

Horário: 13h30 às 14h30

Palestrante: William Chimura

Tema: O autista no contexto da educação superior, educação profissional e tecnológica - ept, programa incluir.

 

Palestra 8

Horário: 14h30 às 15h30

Palestrante: Fátima de Kwant

Tema: Equipe multiprofissional para a promoção do potencial da pessoa com autismo; palavra dos autistas; visão crítica à inclusão educacional do autista.

 

Horário: 16h30 às 17h30

Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.

Tema: Consolidação de documento propositivo

 

Quinta-feira, 14

Horário: 8h30 às 9hs

Breve apresentação sobre a A.P.A.A.F (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Franca -SP, incluindo a Apresentação de um Vídeo Institucional.

Mesa Redonda 1

Horário: das 9 h às 10h30

Especialistas expositores: Marília Melo de Andrade, Mariana Cervi Marques,.Eduarda Cristina Borges Aímola, Ana Paula dos Santos Leite 10 h 30 às 11 h – Abertura para bloco de perguntas.

Tema: A importância da parceria da escola com o especialista em autismo e equipe multidisciplinar: psicóloga; fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e pedagogo.

 

Programação da tarde:

Mesa redonda 2

Horário: das 13h às 14h30

Tema: A visão das famílias com filhos autistas: - Chegou uma pessoa com autismo na minha família. O que mudou?

Participantes: Pais e especialistas em transtorno do espectro autista: 1. Karla Janaine de Moraes Borges, Pedro Otávio A. Pires de Mello Doim, Kelly Midori Umemiya Garcia de Toledo, Alessandra, Harlley Guirão, Maria Beatriz Junqueira Pugliesi.

 

Palestra

Horário: das 14h30 às 16h30

Tema: Inclusão Social e Escolar do Portador de Síndrome do Espectro Autista: ‘Um Sonho Mais Que Possível’. Essa palestra será proferida por uma família constituída pelo pai, pela mãe que é especialista no assunto Síndrome do Espectro Autista, e pelo filho, que é portador de Síndrome do Espectro Autista.

Palestrantes: Anita Jovelina Brito de Jesus, Nicolas Brito Sales e Alexsander Sales.

 

Fechando a programação, das 16h30 às 17 horas está prevista abertura para bloco de perguntas aos especialistas da Mesa Redonda e aos palestrantes da última palestra, encerrando-se as atividades às 17h30 com o recolhimento de avaliações sobre o evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9233, com Regina Hanna.

Secretaria de Saúde recebe jovens da Pastoral do Menor

     A Secretaria Municipal de Saúde receberá na próxima segunda-feira, 4, um grupo de 30 adolescentes da Pastoral do Menor, situada no Jardim Aeroporto III. Os jovens, com idades entre 12 e 17 anos, receberão informações sobre higiene pessoal, limpeza do ambiente onde vivem e ainda descarte adequado de resíduos tanto lixo reciclável como para reciclagem.

    O encontro acontecerá no Salão Azul, na Secretaria de Saúde, com dois horários, sendo uma turma no período da manhã às 8h30 e outra no período da tarde a partir das 14 horas. A conversa será com profissionais da Secretaria de Saúde e com a de Secretaria de Serviço e Meio Ambiente. Ao fim do encontro serão distribuídos kits informativos.

1º de novembro marca o início da campanha contra o câncer de próstata

        Começou nesta sexta-feira, dia 1º, a mobilização mundial contra o câncer de próstata. O Novembro Azul acontece durante todo o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é o tipo mais comum entre os homens. As Unidades Básicas de Saúde de Franca aderem ao movimento todos os anos, cada uma com sua própria programação de conscientização.
       A ausência de sintomas não garantem que não há problemas com a saúde masculina. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários e até infecção generalizada ou insuficiência renal. As maiores vítimas são homens a partir de 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, filho ou irmão.
     As Unidades de Saúde de Franca realizarão diversas atividades, como palestras, oficinas, distribuição de materiais informativos e trabalhos em grupo. “Com diagnóstico precoce e tratamento correto o câncer tem cura. É necessário que haja um trabalho contra o machismo, que pode atrapalhar muito a prevenção”, ressaltou o Secretário de Saúde, Conrado Netto.

II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas recebe inscrições até esta sexta-feira

      Os alunos interessados em participar do II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas tendo como tema: “Drogas: como agir para prevenir?” têm até esta sexta-feira, 1º, para se inscreverem. O concurso, realizado pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas), é voltado para estudantes do 5º ano e no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas de Franca.

       Os candidatos devem optar por uma das três modalidades: tirinhas (para alunos do 5º ano do fundamental), redação - texto informativo (alunos do 8º ano do fundamental) e redação – texto dissertativo argumentativo (alunos do 1º do ensino médio). Os trabalhos devem ser entregues na Diretoria de Ensino no setor do Núcleo Pedagógico situado na rua Benedito Maniglia, 200, Vila Chico Júlio.

    A divulgação do resultado está prevista para o dia 11 de novembro. Os melhores trabalhos serão premiados com uma bicicleta. As regras do concurso podem ser consultadas no site da Prefeitura: (www.franca.sp.gov.br).

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais