'Saúde em Ação' leva atividade física e estilo de vida saudável para mais de 800 pessoas

Tamanho da letra:
Saude em Acao original
 
      O Projeto 'Saúde em Ação', da Secretaria de Saúde, reforça a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. Neste sentido, profissionais de educação física se reúnem duas vezes por semana para praticar atividades físicas com os grupos e uma vez por mês, é desenvolvida atividade educativa com profissionais na UBS.
      O projeto funciona em 15 Unidades Básicas de Saúde, em parceria com instituições que fornecem os profissionais para executar as atividades. Tem 'Saúde em Ação' nas UBSs do Jardim Ângela Rosa, Brasilândia, Paulistano, Planalto, Aeroporto I e III, Progresso, São Sebastião, Santa Clara, Estação, Guanabara, Leporace, Santa Terezinha, Horto e Jardim Paineiras.
      A aposentada Benedita Faria da Silva tem 84 anos e não perde uma aula. Ela disse que a qualidade de vida melhorou bastante, depois que começou a participar das atividades. “Tinha uma dor de joelho e hoje não sinto mais nada. É bom vir aqui, a gente faz amizade também. É bom para a cabeça e para o corpo”, explicou.
      Crislaine Cintra é educadora física e também fisioterapeuta. É ela que orienta a turma de 40 alunos, nas manhãs de terça e quinta-feira, na quadra da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em frente à UBS do Paulistano. A profissional fala que o objetivo do projeto é trazer mais qualidade de vida para as pessoas e independência. “A maioria das pessoas que frequenta tem acima de 55 anos. Mas isso não impede que qualquer pessoa independente da faixa etária faça parte do nosso grupo. São vários núcleos espalhados pela cidade e, hoje, atendemos mais de 600 pessoas”, disse.
      Para participar, o interessado tem que procurar a unidade de saúde de referência do bairro e passar pelo médico para atestar que tem condições de praticar atividades físicas. “Temos alunos que foram encaminhados pelo médico da UBS, justamente para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Tem gente que entrou aqui com problemas de diabetes, pressão arterial, depressão, e hoje melhorou a qualidade de vida”, ressaltou.
      É o caso da Cleonice Cândida Vasteles de 59 anos. “Eu tenho diabetes e pressão alta. Desde que comecei a me exercitar, a minha diabetes ficou controlada e consegui emagrecer mais de 10 quilos. Além do exercício, é um ambiente muito agradável. Nota 10 viu”, declarou a aposentada.
      A educadora e fisioterapeuta ressalta que a atividade física, principalmente, acima dos 60 anos,  traz bem-estar, força muscular, mais disposição e autonomia. “A atividade física, nesta faixa etária, melhora muita a vida do idoso em muitos aspectos como, por exemplo, melhora o tônus muscular, equilíbrio, evitando assim as quedas. A gente sabe que um dos principais fatores de lesões graves em idosos são as quedas que culminam na fratura de ossos. A atividade física fortalece a musculatura e melhora o equilíbrio”, finalizou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais