
A educação municipal conquistou mais uma premiação de relevância referente à alfabetização. Na última terça-feira, o Governo do Estado de São Paulo realizou a Premiação do Alfabetiza Juntos e 13 escolas de Franca foram reconhecidas com o ‘Prêmio Excelência Educacional’, concedido às unidades que atingiram a meta de 2024 na avaliação externa estadual SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
As escolas vencedoras foram: Prof. Christianne Dezuani, Dorotea Paulino, Fausto Alexandre, Florestan Fernandes, Hélio Paulino Pinto, José Mário Faleiros, Frei Lauro, Paulo Freire, Rita de Cássia, Dr. Rubens Zumstein, Sueli Contini, Valéria Teresa e Valeriano Gomes (CAIC). Além do prêmio, as instituições terão acesso a uma verba destinada ao aprimoramento das práticas pedagógicas.
Franca foi representada por Camila Garcia Gonçalves, chefe de gabinete da Secretaria de Educação, e Sandra Elisa Fernandes, chefe do Setor de Formação Continuada. Posteriormente, o prefeito Alexandre Ferreira receberá um quadro comemorativo da premiação e será enviada a verba para investimento.
O ‘Prêmio Excelência Educacional’ tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Outra premiação
Além deste prêmio nesta semana, recentemente Franca conquistou o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável) e o Selo Ouro do Ministério da Educação. Em 2021, apenas 75% dos alunos estavam alfabetizados ao final do 2º ano. Atualmente, o índice superou 94%.