Educação recebe novas merendeiras e apresenta cardápio especial

 IMG 6081
     A Secretaria de Educação confirmou que as 34 novas serventes de merendeira, recentemente, contratadas após aprovação no último concurso público realizado neste ano, já estão atuando nas escolas municipais.
   Nesta semana, as novas servidoras passaram por um treinamento teórico e prático no Setor de Alimentação Escolar, acompanhado pelo prefeito Alexandre Ferreira e a secretária de Educação, Márcia Gatti, onde receberam orientações sobre a manipulação correta de alimentos e o preparo dos cardápios da merenda escolar.
     Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras. 
     Outra novidade destacada pela secretaria é a inclusão de um cardápio especial na merenda neste mês de junho (considerado o mês das festas juninas) e início do inverno, com pratos quentes para que os alunos se alimentem bem durante a estação de temperaturas mais amenas.
     Durante as refeições, além dos alimentos que já compõem a merenda, como achocolatados, pães, bolachas, frutas, galinhada, arroz, saladas e macarronada, estão sendo servidos sopa de legumes com carne moída e caldo de feijão, polenta de fubá com carne moída, canja de frango com legumes, arroz com purê de batata e carne moída, sem contar os pratos típicos da época, como arroz doce e pipoca. Além das frutas banana e maçã, também foi incluída a mexerica no cardápio.
     Cleunice Bernardes, chefe do Setor de Nutrição da Seção de Merenda Escolar, destacou que os alimentos servidos nas escolas compõem cardápios balanceados e que garantem as necessidades nutricionais recomendadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação para os estudantes matriculados nas escolas de períodos parcial ou integral na cidade.
     A nutricionista ressaltou que desde o ano passado, a merenda escolar recebeu novos alimentos, sem contar a implantação de cardápios com dietas especiais para o atendimento aos alunos que possuem restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. 
     Já para as creches parceiras, os cardápios são elaborados por faixa etária, atendendo as crianças com idade a partir dos 4 meses. Outro destaque importante é a oferta de fórmulas infantis para as crianças, com idade até 2 anos, que se aproximam ao leite materno para os alunos, que apresentam intolerância ou alergia a proteína do leite de vaca e a lactose.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, enfatizou que a definição dos  cardápios nas unidades escolares é importante para que os alunos e responsáveis conheçam os alimentos que estão sendo servidos, diariamente. A inclusão de novos alimentos é importante para proporcionar uma refeição balanceada, segura e nutricionalmente adequada para os estudantes, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis pelas famílias.
 

Festival de Atletismo reúne mais de 2.100 estudantes da rede municipal

 IMG 6104 atle
     O 14º Festival de Atletismo realizado pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça e quarta-feiras, no Complexo Poliesportivo, reuniu mais de 2.100 estudantes dos 5º anos de 28 escolas da cidade.
     Durante o evento, ocorrido nos períodos da manhã e tarde, na pista de atletismo do Póli, os alunos puderam participar das provas Corrida de 60 metros, 60 metros com barreiras, Corrida de Revezamento 4x25, Saltos em Altura e em Distância, Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo. Para os próximos dias 30 de junho e 1º de julho, estão previstas novas atividades, nos mesmos moldes e local. 
     O festival é uma ação do Projeto 'Atletismo na Escola', desenvolvido durante as aulas pela equipe de professores da Educação Física Escolar, com os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal. O projeto possibilita que o aluno conheça, por meio de vídeos e notícias, a história da modalidade e de seus atletas mais famosos, as provas que compõem esse esporte, discutir sobre a evolução da capacidade física e dos implementos ao longo dos anos e, principalmente, vivenciar através de jogos pré-desportivos os conhecimentos da temática em questão. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que o evento tem caráter lúdico, não evidenciando a competição, mas a participação dos envolvidos, porém os resultados das provas são anotados e trabalhados com os alunos, posteriormente, inclusive na sala de aula, para que todos tomem conhecimento de suas marcas e possam discutir as diferenças entre cada participante e em cada prova, possibilitando a troca de experiências.

Educação inicia segunda etapa de seleção do Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação inicia nesta terça-feira, 14, a segunda etapa do processo de seleção do Programa 'Bolsa Medicina Municipal', com a realização das entrevistas sociais, com os candidatos classificados na fase inicial, mediante análise da documentação apresentada pela equipe de assistentes sociais da secretaria. 
     Das 28 inscrições recebidas, 15 pessoas foram aprovadas para esta etapa. O edital, contendo a relação dos estudantes selecionados, por ordem alfabética, foi publicado no último sábado, 11, no Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2058-11062022.pdf .
     Na publicação, os universitários poderão conferir o cronograma das entrevistas sociais, que terá início nesta terça-feira, 14 e prosseguirá até o dia 20, deste mês, excluindo o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira e a suspensão do expediente na sexta-feira, de acordo com o decreto municipal nº 11.469, de 06 de junho.
     Os classificados deverão comparecer, de acordo, com a data e o horário definidos no edital, munidos do documento de identidade, na sede da Secretaria de Educação, que fica na Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal. O não comparecimento poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 380, de 27 de abril de 2022. Ao passar pelo procedimento, o estudante já sairá com a data de agendamento da visita domiciliar, que será realizada na semana posterior.
     Estão sendo oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o programa foi ampliado, de acordo com a Lei Complementar nº 380, sendo uma bolsa com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades serão divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno.
     Após a divulgação do resultado final, os estudantes contemplados receberão os valores retroativos a janeiro deste ano.

UAB oferece 32 vagas para Curso de Pedagogia

 pedagogia

     Com inscrições abertas desde o dia 9 e prosseguindo até o dia 30 deste mês, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de licenciatura em Pedagogia EaD, para ingresso no 2º semestre letivo de 2022. Para o núcleo de Franca, instalado no antigo Colégio Champagnat, estão reservadas 32 vagas, sendo 16 para ampla concorrência e 16 para os candidatos egressos de escola pública.

     Conforme o que consta do edital, o núcleo local da UAB, mantido pela Prefeitura, funciona em parceria com a UFTM. O presente processo seletivo está oferecendo 256 vagas no curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância, com vagas para os polos nas cidades mineiras de Araxá, Coromandel, Ituiutaba e Uberaba; e nas cidades paulistas de Bálsamo, Franca, Serrana e Matão.

     As vagas ofertadas serão distribuídas entre Categoria 1: Professores em exercício em escolas da rede pública ou privada e que não possuam diploma de curso superior; e Categoria 2: Público jovem e adulto egresso do ensino médio. A preferência será para preenchimento com a primeira categoria, observada também proporção de vagas para ações afirmativas, conforme o edital. As inscrições abertas dia 9, devem ser feitas até o dia 30 deste mês, exclusivamente via internet pelo link http://www.uftm.edu.br/graduacao/ead/pedagogia-editais-em-andamento

     Deve ser observada a necessidade de recolhimento de taxa de inscrição de R$ 90,00, do preenchimento do formulário de solicitação de inscrição e, em campo próprio, de anexar, por meio de upload, as cópias dos documentos especificados no edital, em formato PDF, com boa resolução e sem cortes. Para mais informações sobre possibilidade de isenção de pagamento de taxa de inscrição, critérios de classificação, recursos, documentação completa para matrícula, demais normas, prazos e procedimentos, interessados deverão ler na íntegra o Edital. Lembrando que o prazo para pedir isenção da taxa vai até o próximo dia 14.

     Mais informações em: http://www.uabpolofranca.com.br ou no tel. 3711-9224 ou Av. Champagnat, 1808, sala 11, a partir das 13h, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura amplia atendimento pedagógico a estudantes da Educação Especial

 IMG 3084
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti e educadores, visitou na manhã desta quinta-feira, 9, a EMEB Profª Sueli Contini Marques, no Jardim Tropical para acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a Sala de Recurso Multifuncional, destinados aos estudantes da Educação Especial.
      Atualmente, a estrutura da Rede Municipal de Ensino para o atendimento especializado é considerada de excelência e conta com 24 Salas de Recurso Multifuncional, sendo que três delas são específicas para as deficiências auditiva, visual e uma para a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, são 24 professores de Educação Especial, sendo que 16 deles foram contratados neste ano. Eles atuam nas Salas de Recurso Multifuncional, atendendo aos alunos no contraturno das aulas regulares. 
     O serviço é oferecido desde 2.021 e está sendo prestado, mediante parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) do Instituto Samaritano de Ensino, mediante chamamento público. 
    Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que o trabalho foi ampliado do ano passado para este ano, passando de 124 educadores de apoio pedagógico para 135, no primeiro semestre deste ano, sem contar os 8 professores interlocutores de libras. Segundo ela, para o segundo semestre, a quantidade de profissionais será novamente ampliada, subindo para 165 educadores de apoio pedagógico e 10 professores de libras. 
     De acordo com a secretária, os profissionais trabalham no atendimento pedagógico individualizado dentro das salas de aula, mediando o acesso ao conteúdo aplicado pela professora regente, garantindo não apenas que o aluno consiga interagir com esse objeto de conhecimento, mas também qualifica o processo de aprendizagem desses estudantes, que são o público da Educação Especial, composto por pessoas com deficiência, transtornos do espectro do autismo (TEA),  altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular. Atualmente, cerca de 300 alunos são beneficiados pelos serviços e nenhum estudante da Educação Especial está sem o atendimento especializado. 
     Para Karla Janaíne Borges, chefe da Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da Secretaria de Educação e mãe de aluna com deficiência intelectual, este trabalho é a realização de um sonho de mãe. Segundo ela, a ação é muito ampla, porque atua no atendimento da criança, melhora a confiança da família no serviço, o professor se torna mais seguro, porque ele conta com um mediador do conhecimento, sem contar a inclusão do próprio aluno na sala de aula. "Parece uma ação simples que vai beneficiar apenas o estudante, mas a gente vê que se expande para todo o contexto escolar e social, porque de fato a gente vai perceber a inclusão da criança", ressaltou. Ainda de acordo com ela, outra conquista foi a contratação dos professores da Educação Especial para as Salas de Recursos do município. 
     Ana Paula Peixe de Freitas Bueno, que integra a coordenação da OSC Instituto Samaritano de Ensino, comentou que estar à frente desse trabalho é algo muito satisfatório e prazeroso, ainda mais com os resultados que têm sido alcançados. 
     Ela enalteceu o trabalho dos educadores de apoio pedagógico e os professores interlocutores de libras, que proporcionam o atendimento personalizado com as crianças, auxiliando o professor titular da sala. "A gente vê esse desenvolvimento a cada dia na prática e com a flexibilização do currículo é possível prestar um atendimento individualizado, de acordo com a necessidade do estudante, oferecendo a assistência que ele precisa", destacou. 
     Já o prefeito Alexandre Ferreira enalteceu a importância do projeto, que conta com professores e educadores preparados para acolher a criança, com todos os recursos necessários para que ela possa desenvolver normalmente os seus estudos. "Essas pessoas e as famílias precisam de um cuidado especial, de mais humanização no atendimento. Então a gente montou dentro das escolas, equipes estruturadas e capacitadas para atender às necessidades das crianças. O trabalho resgata a autoestima das famílias e ensina a comunidade a respeitar, cuidar e a ajudar as crianças, mostrando que elas são capazes de fazer tudo o que quiserem e ser o que desejarem. O nosso papel é oferecer suporte para que elas possam desenvolver suas habilidades", reforçou Ferreira. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais