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Educação

Prefeitura abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos

EJA original
 
A Secretaria de Educação informa que as matrículas para o ingresso no Ensino Semipresencial do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal – Profª Climene Novelino Abdala) terão início no próximo dia 9 de dezembro e poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2025.
O atendimento aos interessados, independentemente da situação escolar em que se encontram, ingressantes ou em continuidade, será realizado na secretaria da unidade escolar.
No ato da matrícula, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar documentos como: cópia e original do CPF, RG, Certificado de Reservista e Título de Eleitor; cópia de um comprovante de endereço com CEP; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia da Certidão de Nascimento dos filhos; Declaração de trabalho; Comprovante de escolaridade anterior; Uma foto 3x4.
Para os alunos do Semipresencial, a inscrição deve ser efetuada na escola Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala, que fica na rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 899 – Residencial Baldassari, das 14 às 20 horas.
Atualmente, Franca atende 1260 alunos no semipresencial (CESUM) e
148 no EJA presencial.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (16) 3706-8211.
Confira os outros locais:

Para o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio, com atendimento presencial, as matrículas serão realizadas:
Para o 1º Semestre de 2025:
Período: 09 de dezembro a 31 de janeiro de 2025.
Horário: das 14 às 20 horas.
Local: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Profº. Laerte Barbosa Cintra, 929 – Jardim América – 3706 8220 / 3706 8221

Para o Ensino Médio, com atendimento EaD – Ensino à Distância, as matrículas serão realizadas:
Para o 1º Semestre de 2025:
Período: 09 de dezembro a 31 de janeiro de 2025.
Horário: das 14 às 20 horas.
Local: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Profº. Laerte Barbosa Cintra, 929 – Jardim América – 3706 8220 / 3706 8221

Prefeitura lança projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’

Fiscais Mirins do Meio Ambiente original
 
      A Prefeitura de Franca lançou nesta quinta-feira, 5, na EMEB ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’, na Jardim do Éden, Região Leste da cidade, o projeto piloto ‘Fiscais Ambientais Mirins’. A iniciativa é voltada à conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino e conta com as participações das secretarias de Meio Ambiente, Educação e parceria com o Grupo ESSE, responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos.
      Durante os encontros com cerca de 800 alunos da unidade, o gestor de Educação Ambiental e Apoio à Comunidade, Paulo Henrique Lopes Alves, falou sobre os cuidados com o ambiente onde todos vivem. Isso para que haja melhor qualidade de vida, menos riscos de doenças, passando a detalhar o quanto é importante o respeito e atenção com o descarte correto dos materiais, tanto os domésticos, como sólidos e recicláveis.
      Com a participação dos técnicos das secretarias, nestes encontros estão sendo divulgados informações a respeito da coleta de lixo urbana, que está presente em 100% da cidade, inclusive a seletiva, cujos materiais além do ganho ambiental, geram receitas para dezenas de famílias que fazem parte da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Somando-se a estas ações, estão sendo também destacados os quatro Ecopontos e suas localizações, nos bairros City Petrópolis, Jardins Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas, nas Regiões Norte e Oeste, com descarte gratuito.
      Para o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, este é um trabalho de fundamental importância em termos de sustentabilidade e certeza de melhor qualidade de vida. "São sementes que estão sendo plantadas e produzirão ótimos frutos, a partir da conscientização dos estudantes que terão papel de multiplicadores dos conceitos e informações para os seus pais e familiares", comentou.
      Márcia Gatti, secretária da Educação, também enfatizou a receptividade das crianças a este trabalho, como uma forma de despertar no ambiente escolar, a importância de cada um, na prevenção e cuidados com o meio ambiente.
      O diretor da EMEB ‘Frei Lauro’, professor Amaury Carlos Silveira Mauro, há um ano e meio à frente da direção, disse que a interação nas palestras foi algo surpreendente, pedagógica e interativa, com muitas perguntas. Segundo ele, uma ideia de grande importância, onde o entusiasmo cresceu quando cada estudante recebeu o seu crachá e um apito, sendo orientados a ‘advertir’ os pais, apitando toda vez que observarem algo que não condiz com civilidade e os bons costumes.
      A projeção da Prefeitura com o projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ é expandí-lo e torná-lo institucional a partir do próximo ano em toda a rede de ensino do município.  
 

Alfabetiza Juntos: Educação realiza encontro sobre Boas Práticas adotadas em sala de aula

Alfabetiza Juntos original
 
      Nesta semana, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para acompanhar a apresentação de boas práticas de alfabetização realizadas ao longo do ano letivo nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “É uma oportunidade que todos têm de trocar experiências construídas neste processo formativo de boas práticas de alfabetização embasadas nos estudos realizados no Programa 'Alfabetiza Juntos'. O principal objetivo foi oferecer um espaço de socialização de experiências, de modo a ilustrar o processo de desenvolvimento desta ação formativa que proporcionou um avanço qualitativo da alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal de ensino”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      A apresentação das práticas é o encerramento do trabalho desenvolvido com 41 coordenadoras pedagógicas e 274 professores, impactando na aprendizagem de 6 mil estudantes.
      Em 2024, o governo federal impulsionou para todo o país o Programa 'Compromisso Nacional Criança Alfabetiza' que tem por objetivo um conjunto de ações educacionais voltadas para a alfabetização de todos os estudantes ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental.
      Márcia Gatti disse que juntamente com o programa federal, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa 'Alfabetiza Juntos' que, durante todo o ano, em regime colaborativo entre as redes estaduais e municipais de educação, também propôs ações formativas com foco na alfabetização na idade certa.
      Durante a reunião, coordenadores pedagógicos e professores apresentaram algumas práticas, que foram adotadas em sala de aula e que impactaram diretamente no aprendizado dos alunos como, por exemplo, práticas de leitura e escrita que auxiliam no processo de alfabetização, utilizando a música e a literatura como recursos para a construção da identidade, uso de verbetes de enciclópedia, textos científicos e informativos para o desenvolvimento da leitura com autonomia, dentre outras práticas que enfatizaram a importância da ludicidade no processo de aquisição da leitura e da escrita.
      Ao longo do ano, a Rede Municipal de Ensino de Franca realizou 7 encontros formativos com articuladores municipais, formadores da Secretaria de Educação, coordenadores pedagógicos e professores de sala que atuam junto às turmas de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “O processo formativo possibilitou a inserção de boas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, aprimorando o olhar do professor para o processo de ensino e aprendizagem na busca da alfabetização de todos os estudantes na idade certa”, encerrou.

Educação premia campeões da Jornada Municipal de Matemática

Jornada de Matematica original
 
      Estudantes e professores da Escola Municipal “Sueli Contini Marques”, no Jardim Tropical, conquistaram o primeiro lugar na Jornada Municipal de Matemática.
      O projeto foi desenvolvido na rede municipal, envolvendo 25 unidades escolares, 74 salas de aula e uma média de 1.800 alunos dos 5º anos.
      Para a final ficaram quatro duplas de quatro escolas diferentes, sendo as EMEBs Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, Profº César Augusto de Oliveira, Profº Antônio Manoel de Paula e Sueli Contini Marques.
      A dupla vencedora é composta por Lívia Fonseca Faleiros e Ettore Couto Spirlandelli. “Eu estou muito emocionada. Eu aprendi matemática desde os 4 anos fazendo pequenas contas e desde criança sempre gostei. Ai fui me desenvolvimento mais e cheguei até a jornada. Estou muito feliz”, disse Lívia.
      Já Ettore comentou que quando começou a aprender matemática achava difícil. “No começo foi complicado, mas depois peguei gosto. Se eu tivesse ficado em 3º, 4º lugar estaria tudo bem, o importante é tentar e participar”, contou o aluno.
      A Jornada de Matemática segue o modelo de uma competição, envolvendo alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. O material de apoio oportuniza o desenvolvimento de atividades, que visam a construção da habilidade em relação a resolução de problemas e estratégias de cálculos (cálculo mental e escrito, exato e aproximado).
      O objetivo do projeto é estimular o estudante a perceber seu potencial na área; criar, na sala de aula, um conteúdo favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculos e resoluções de problemas; oportunizar o desenvolvimento de diferentes estratégias, por meio do uso de metodologias diferenciadas, atividades lúdicas e desafiadores; garantir o trabalho com a recuperação continua, além da consolidação e ampliação dos conhecimentos dos estudantes dos 5º anos.
      Carina Aparecida Brito, professora de matemática da escola vencedora, disse que projetos assim são extremamente importantes para a aprendizagem dos alunos. “Estou muito feliz e orgulhosa. É o resultado de muito trabalho. Projetos como a “Jornada de Matemática” são maravilhosos e realmente desenvolvem as crianças. Nossa dupla ganhou, porém é um trabalho de toda uma equipe. A matemática é uma matéria fundamental e esse projeto é capaz de desenvolver muito os alunos. Acredito que eles vão sair daqui muito melhores, com muita bagagem para o futuro”, finalizou.

Pixel Art: alunos da rede municipal aprendem sobre a intervenção e conhecem artista francano

Oficina Pixel Art 1
 
      A definição técnica de Pixel Art pode até ser um pouco complicada, mas a sua aparência é conhecida: quem a vê numa tela a reconhece na hora. Resumindo, é uma composição digital com baixa resolução, cores limitadas e uma estética simples, agradável, que remete instantaneamente aos videogames mais antigos. E é justamente sobre esta composição, que alunos da rede municipal têm oportunidade de aprender e até desenvolver pequenas “obras de arte” no Espaço Maker, na Secretaria de Educação.
      A “Oficina de Pixel Arte” é destinada aos alunos do 1º ano das escolas do Programa ‘Tempo Todo’ (Período Integral) e tem duração de duas horas, onde os alunos podem explorar o mundo da Pixel Art, estimulando a criatividade, a inovação, a autonomia e o trabalho em equipe. No total, são 243 alunos que participam da ação em dias e horários programados.
      Radmila Gomes, coordenadora da comissão de tecnologias da Secretaria de Educação, recebeu esta semana 21 alunos da EMEB José Mário Faleiros, do Jardim Aeroporto 3. “Esses alunos já vivenciam a oficina de tecnologia e neste bimestre estão tendo a oportunidade de aprender sobre o pixel, o que é e sua evolução. Agora, eles estão colocando em prática o que aprenderam na teoria em sala de aula. Além disso, os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o artista francano Aislan Adrian, que ganhou destaque com suas intervenções artísticas em Pixel Art na cidade, recebendo uma menção honrosa do Museu do Louvre. Ele gravou um vídeo agradecendo e dizendo estar feliz pelos alunos estarem estudando a arte que ele desenvolve e hoje vive disso”, disse.
      Com esta experiência didática, os educadores têm a oportunidade de conquistar os alunos a partir de algo que eles já curtem e tem interesse: o universo dos games. “A partir desta arte, você cria conexões entre os conteúdos vistos em sala de aula e o mundo dos games. Isso traz mais interesse e diversão para a escola. É uma experiência didática e interativa”, completou a coordenadora da comissão de tecnologia.

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