Com novas turmas, EMIM inicia aulas de música

 DSC 4321

     A Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM) ‘‘Roberto Ambrósio Tupete’, unidade vinculada à Secretaria de Educação, ampliou o atendimento de estudantes para contemplar a demanda de candidatos inscritos, acima do esperado, cujas aulas já estão em andamento. Desta forma, a unidade que está instalada no antigo Colégio Champagnat está com aproximadamente 350 alunos este ano, sendo que 100 iniciaram as atividades neste ano.

     As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, com duração de 50 minutos. Os alunos iniciantes estão agrupados em turmas separadas, recebendo as noções sobre os diversos instrumentos. Os estudantes, em estágio mais avançado, darão continuidade aos seus estudos, participando inclusive de apresentações.

     Também está em formação, com possibilidade de participação dos novos integrantes, o Coral Infantil, cujos ensaios também são realizados no mesmo período das aulas. O grupo, atualmente, é composto por cerca de 25 integrantes e, nesta sexta-feira, participou de mais um dos ensaios, como parte da preparação. A EMIM atende crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 13 anos, oferecendo o atendimento, no contraturno das aulas regulares de cada estudante.

Programa Dinheiro Direto na Escola apresenta primeiros resultados

DSC 4274 

     O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira no ano passado e já colocado em prática nas unidades municipais de ensino, apresenta os primeiros resultados. Na manhã desta sexta-feira o próprio prefeito teve a oportunidade de acompanhar, durante uma visita que fez a Escola Municipal 'Profª Emília Tarantelli’, algumas das diversas melhorias feitas pela direção do estabelecimento, em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APM), em benefício da própria comunidade escolar.

     Percorrendo as instalações ao lado da professora Camila Garcia Gonçalves, Alexandre pôde ver toda a parte interna com pintura nova e a quadra de esportes totalmente revitalizada. Além da pintura foram feitas benfeitorias gerais no piso que estava degradado, além da instalação de moderno sistema de monitoramento eletrônico. Na unidade, estudam 300 crianças. Outras três unidades escolares, que compõem a sede da Escola Municipal "Profa. Emília Tarantelli" também foram contempladas com recursos e benfeitorias. São elas Escolas ‘Maria Pia’, no bairro Ponte Preta, perto do Lar de Ofélia; ‘Izanild Paludeto’, no bairro Cubatão e na ‘Otávio Martins de Souza Jr.’, esta no bairro São José. Segundo Camila, todas elas receberam cuidados na parte de pintura, pequenos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, além do monitoramento eletrônico. Para a professora, esse mecanismo descentralizando os recursos, facilitou a manutenção e resolução de pequenos problemas que, às vezes, demoravam meses.

 

César Augusto’

     No Jardim Brasilândia, na Escola ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, nesta sexta-feira, com parte dos recursos transferidos pelo PMDDE, a unidade recebeu nova pintura na fachada. Também foram substituídos os tanques nos refeitórios, com a colocação de material de alumínio, bebedouro na quadra que não existia e manutenções gerais internas e externas. O sistema de segurança também passou por uma revitalização, com substituição de câmeras e equipamentos já obsoletos e instalação de outros em pontos estratégicos, melhorando a proteção do patrimônio.

     A professora, Juliana Cunha de Melo França, enalteceu essa alternativa da Prefeitura de repassar diretamente os recursos para as APMs, de acordo com os planos de trabalho. Isso está permitindo que as unidades possam se revitalizar e oferecer um ambiente mais acolhedor aos alunos e equipes de colaboradores. E o mais importante, em um trabalho integrado com as famílias dos estudantes, que têm participação no processo.

Educação divulga orientações do Programa Dinheiro Direto na Escola

dinheiro na escola 
     A Secretaria de Educação publicou no  último sábado, no Diário Oficial do Município, a Resolução nº 022, estabelecendo as normas para a adesão e execução da aplicação do Programa 'Dinheiro Direito na Escola'. Esse programa, idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira, em atendimento às solicitações da comunidade escolar, em seu segundo ano, objetiva possibilitar que as unidades de ensino, através das Associações de Pais e Mestres recebam recursos proporcionais a quantidade de estudantes para a execução de pequenas reformas e serviços indispensáveis para o bom atendimento dos alunos.
     O montante global que a Prefeitura está disponibilizando para este ano, para reparos e pequenas manutenções nas 57 unidades da rede municipal é de quase R$ 1 milhão. O número de estudantes matriculados nessas escolas chega a 17.758. Instituído pela Lei 9.058, de agosto do ano passado, o Programa 'Dinheiro Direto na Escola' tem o propósito de garantir assistência financeira suplementar às Escolas Públicas da Educação Básica da Rede Municipal de Franca, por meio de repasses de recursos às Unidades Executoras (UEX), representativas da comunidade escolar - Associações de Pais e Mestres (APM), conforme as normas estabelecidas.

 

Facilidades de manutenções
     A secretária de Educação, Márcia Gatti, foi enfática ao dizer que o programa trouxe facilidades, permitindo com base nos planos e previsões de cada unidade, que elas adotem as medidas de manutenção de forma mais rápida, sem burocracias. 
     Entrando em segundo ano, o 'Dinheiro Direito na Escola' é um programa que oferece oportunidade para que as direções das escolas e a comunidade, pais de alunos, em especial, tenham uma relação mais próxima e participem da vida escolar. Os repasses são feitos de forma proporcional, de acordo com o número de alunos em cada estabelecimento.

Secretarias iniciam Programa Saúde Visual

 pexels pavel danilyuk 5996696
     As secretarias de Educação e Saúde iniciam nesta semana, o Programa Saúde Visual na rede pública de ensino, atendendo crianças a partir de 5 anos até o quinto ano, que apresentem algum tipo de limitação visual. O universo de alunos é formado por mais de 17,7 mil pessoas, que estão matriculadas, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.
     Essa primeira fase já começou por duas unidades de ensino. O objetivo do programa, que ficou paralisado nos dois últimos anos, em razão da pandemia, é garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais dos alunos, os submetem a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.

 

Início de atendimentos
     Os primeiros atendimentos, com médicos oftalmologistas, foram programados para a próxima sexta-feira, 25, contemplando 64 estudantes que foram triados pela Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli'. Dois profissionais foram definidos pela Secretaria de Saúde e Centro Oftalmológico, um em cada turno, começando às 7h e 13h, para oferecerem esse atendimento, em uma viatura móvel que será levada até a escola.
      Na semana seguinte, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Dessa unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, considerando que, na última edição, o programa foi iniciado pelas regiões Norte e Oeste, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.
     Além das consultas oftalmológicas, o Programa Saúde Visual nas Escolas proporciona também, a oferta gratuita de óculos para os alunos com maior vulnerabilidade social. Para isso, haverá necessariamente, um trabalho social das equipes para a verificação daquelas pessoas, que não têm condições de fazer a compra, de modo que o estudante não seja prejudicado em seus estudos.

Universidade Virtual de São Paulo abre inscrições para o Vestibular Anual

 pexels kampus production 5940721
     O Polo de Franca da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP), está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 22, para o Vestibular Anual de 2.022. 
     Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para Franca, que serão divididas entre os três eixos básicos de ingresso, que são Licenciaturas em Letras, Matemática ou Pedagogia; Computação direcionada para Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, além de Negócios e Produção, para as áreas de Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Engenharia de Produção. 
     Poderá se inscrever, o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio e possua o histórico escolar, certificado de conclusão ou equivalente. O interessado que ainda estiver cursando o Ensino Médio, poderá participar do processo seletivo desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso. 
     As inscrições serão realizadas através do site https://vestibular.univesp.br até às 23h59 do dia 25 de abril ou pelo link https://www.vunesp.com.br/UVSP2102. O candidato deverá escolher 5 opções de polos no momento da inscrição, em ordem de prioridade. Após a conclusão do preenchimento de dados, será cobrada uma taxa de R$ 45,00. 
     A prova será composta por questões objetivas e redação, sendo aplicada, presencialmente, no dia 22 de maio, às 13h, com duração máxima de 5 horas. A lista completa com os locais de aplicação do exame será disponibilizada a partir do dia 13 de maio, diretamente no site da Univesp.
     É de fundamental importância que o candidato leia as regras na portaria do vestibular, disponível pelo link https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/Mjc3NzQ4MA%3d%3d

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais