Email  

Educação

Alunos da rede municipal aprimoram nível de leitura

alunos lendo original
 
      Com os investimentos nas unidades municipais e formação contínua dos profissionais da área, a Secretaria de Educação alcançou mais um índice positivo. Os alunos apresentaram uma melhora na Avaliação de Fluência Leitora, ação proposta em parceria com o Programa 'Alfabetiza Juntos', do Governo do Estado de São Paulo.
      A iniciativa tem o objetivo de garantir a alfabetização na idade certa, aferindo o desempenho leitor dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em processo de aprendizagem.
      A avaliação, que traz resultados de 2024, aconteceu em duas etapas. A primeira foi em março e a segunda no final de novembro e início de dezembro. Foram 2.280 estudantes avaliados de 106 salas de 2º ano em 29 escolas, alcançando um resultado de 80% de leitores iniciantes e fluentes, sendo que o percentual inicial era de 54%.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que o resultado positivo foi obtido através de prova realizada por meio de um aplicativo de leitura, trazendo índices fidedignos. Esse resultado foi divulgado no final de janeiro durante reunião na Diretoria de Ensino de Franca. “Fomos destaque estadual em relação aos demais municípios graças ao trabalho e compromisso dos professores em levar uma educação de excelência para todos.”
      O resultado positivo faz parte de uma série de ações da Secretaria de Educação, que realizou nove formações com coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal voltadas para o estudo aprofundado em leitura para o desenvolvimento da fluência, para tornar a leitura uma prática constante na rotina escolar dos alunos. “Além disso, o acompanhamento nas escolas para o desenvolvimento, bem como o uso do acervo de livros das Salas de Leitura das escolas e ampliação do mesmo com aquisição de obras literárias de qualidade (49.887 entre 2023 e 2024), foram essenciais para o avanço dos resultados e a formação de leitores autônomos”, explicou a secretária.
 

Merendeira da Rede Municipal participa do 1º Concurso 'Cozinheiras e Cozinheiros' do Governo do Estado

merendeira Marineide Lima original
 
      “Eu criei a receita pensando nos alunos. Queremos o melhor para eles. São como nossos filhos”. A frase é da merendeira Marineide Navega de Lima, que há 34 anos é servidora pública e dedica horas do dia para fazer uma comida saborosa para centenas de alunos da rede estadual de educação. A profissional é cedida ao Estado pelo município e trabalha na Escola Estadual Lina Picchioni Rocha, no Jardim Petraglia.
      O 1º Concurso 'Cozinheiras e Cozinheiros da Educação' reuniu receitas de merendeiras de escolas de todo Estado. No total, foram 83 equipes vencedoras e 70 delas estiveram em São Paulo para receber a premiação. Entre elas, a Marineide, que criou um cardápio composto por arroz, frango, purê de cenoura e brócolis refogado. “Para mim foi uma surpresa, fiquei imensamente feliz em ter ganhado, porque serve como incentivo para a gente fazer cada vez melhor. Eu cozinho não pensando em mim, mas nas crianças, o que a gente faz aqui é por elas”, disse.
      As receitas eleitas no concurso irão compor um e-book de receitas da Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), será publicado pela Editora Senac São Paulo e lançado até o final do primeiro semestre. O livro será disponibilizado para que as receitas sejam conhecidas e reproduzidas na alimentação de todas as 5.000 escolas estaduais, uma vez que os ingredientes integram o cardápio e os nutrientes que devem ser ofertados aos estudantes.    “A gente parabeniza essa profissional que é muito comprometida e realiza sua função com muito amor e dedicação e aí o resultado não pode ser diferente? Nossa prioridade na Secretaria de Educação é buscar a melhoria na oferta da alimentação escolar e poder contar com profissionais competentes e isso para nós,  é motivo de orgulho”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação da cidade.

Bolsa Universidade abre 148 vagas na próxima segunda-feira

Bolsa Universidade sec Educacao original
 
      A Secretaria de Educação abre inscrições no dia 10 de fevereiro para as 148 vagas do Programa ‘Bolsa Universidade’. Há 53 vagas na FDF (Faculdade de Direito de Franca), 50 na Unifran (exceto para os cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia), e 45 para o Uni-Facef, sendo uma para Engenharia de Produção, três para Psicologia e três para Engenharia Civil, além de 40 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática e Sistemas de Informação.
      O edital poderá ser conferido na íntegra através do link https://franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf. O programa tem o objetivo de conceder bolsas de estudos parciais a estudantes universitários matriculados nestas três faculdades.
      Para participar do processo, o estudante deverá, a partir das 10 horas do dia 10 de fevereiro, preencher o formulário de inscrição no site da Prefeitura de Franca, através do link do Bolsa Universidade – https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade, até as 23h59 de 14 de fevereiro. Ele ainda deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para preenchimento e impressão. Segundo o edital, o documento estará disponível em arquivo Word para que seja digitado, sendo proibido o preenchimento de outra forma.
      Após a impressão, o arquivo deverá ser assinado e juntado à documentação descrita no edital para tudo ser entregue na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal) entre 17 e 19 de fevereiro, às 7h30.
      De acordo com o cronograma, a previsão de divulgação da data prevista para o resultado da primeira etapa de seleção, ou seja, os classificados para as entrevistas sociais, é no dia 22 de março.
      Os requisitos para participar do processo do ‘Bolsa Universidade’ são estar devidamente matriculado no ano de 2025 em um curso superior, na modalidade presencial, em uma das instituições de ensino superior do município e que seja participante do programa; ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral da rede particular, com exceção das pessoas com deficiência, que tenham recebido bolsa parcial da rede particular; não ter formação universitária anterior; residir em Franca, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
      Não poderá participar do ‘Bolsa Universidade’ o estudante que tenha mais de uma disciplina em regime de dependência, que já tenha alguém da família inscrito no processo de seleção ou beneficiado do programa, que tenha sido contemplado pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou ProUni (Programa Universidade para Todos), dentre outros.
 
Suporte
      A Secretaria de Educação oferece, até o dia 14 de fevereiro, o plantão de orientações e esclarecimento de dúvidas. Os estudantes poderão comparecer à sede da Secretaria de Educação ou ligar para os números (16) 3711-9267 e 3711-9220, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Há ainda a opção de solicitar ajuda através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 

Franca terá encontro sobre Plano Estadual do Livro e Leitura de São Paulo

biblioteca original
 
      O auditório da Secretaria de Educação receberá uma sessão de escuta para a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo (PELLLB), através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
      O encontro será no dia 11 de fevereiro, das 14 às 17h30. O intuito é construir, com a participação da sociedade civil, políticas públicas que garantam o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação para cada cidadão paulista.
      Poderão participar bibliotecários, agentes e mediadores de leitura, professores, escritores, editores, livreiros, gestores culturais, movimentos sociais e coletivos de incentivo à leitura, além de leitores e frequentadores de bibliotecas; que deverão ser inscrever através do link https://forms.gle/S8E3Hr4LEwTinRKc8.
      Haverá apresentação e debate com alinhamento sobre o significado de um plano de política pública e a importância da construção de um plano específico para o setor da leitura. Depois, serão elaboradas propostas, com a construção coletiva de sugestões e orientações, permitindo que os participantes possam replicar a atividade com outros grupos.
      A atividade será coordenada pela Ação Educativa, organização que assinou o termo de fomento junto à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e SisEB.
      Posteriormente, o documento será entregue à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em junho de 2025. A Secretaria de Educação fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9334.

Conselho de Educação prepara nova eleição

Secretaria de Educacao original
 
      O Conselho Municipal de Educação marcou para o próximo dia 17 a Assembleia Geral com a finalidade de renovar o colegiado, convidando os segmentos envolvidos para participarem. Conforme publicação feita nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial do Município, nos termos dispostos pela Lei Municipal nº 6632, e contido no edital, a  reunião ocorrerá às 17h30, na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal).
      O Conselho de Educação reforça que o encontro terá a finalidade de eleger os representantes para o biênio 2025/2027, envolvendo os segmentos:  Trabalhadores em Educação - Rede Municipal; Trabalhadores em Educação - Rede Estadual; Trabalhadores em Educação - Rede Privada; Funcionários da Educação; Alunato; Conselhos de Escolas; Associações de Bairro; Associações e Sindicatos de categorias profissionais não relacionados com a educação e Creches Filantrópicas.
      Para votar e ser votado, os participantes deverão apresentar o comprovante do segmento a que representa (em folha timbrada e assinatura e carimbo do responsável). O colegiado é composto por 22 membros e respectivos suplentes.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais