Email  

Educação

Educação divulga projetos e ações antirracistas na rede municipal

 IMG 9363 original

        A Secretaria de Educação implantou várias ações e projetos antirracistas que estão contemplando todas as escolas e creches parceiras da rede municipal de ensino.
     Em 2022, foi realizado o Curso 'História da África e Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, que atendeu 77 participantes, incluindo diretores de escola, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e gestores da secretaria. No ano passado, a quantidade de profissionais beneficiados quase dobrou, passando para 143 cursistas, entre professores de sala, pedagogos de creche, assistentes sociais, psicólogos, orientadores educacionais, professores de arte e gestores.
     Além da capacitação, foi instituída a Comissão de Acompanhamento da Implantação do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira Indígena (CABI), como forma de assegurar o cumprimento das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 para o acompanhamento das ações e apoio nas diversas frentes de gestão das equipes escolares da rede.
     Dentre os projetos, destaque para o 'Mala de Memórias', onde foram visibilizadas as ações antirracistas realizadas nas instituições de ensino ao proporcionar a circulação dos portfólios com os registros das atividades realizadas nas escolas e creches entre mais de 400 profissionais.
     Já o projeto 'Nacuã', desenvolvido no primeiro semestre, trouxe reflexões sobre as culturas indígenas tendo 'O Livro das Árvores', como elemento central da ação. O 'Guardiões de Memórias' propôs ações relacionadas à ancestralidade, identidade e comunidades africanas e afro-brasileiras, durante o segundo semestre de 2023, que culminou com uma mostra nas escolas e também ocupou o saguão da Secretaria de Educação.
     Segundo a Secretaria de Educação, além disso, nas habilidades de Ciências da Natureza, História e Geografia, foram incluídas questões de abordagens e avaliações pedagógicas que tratassem sobre temáticas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Nos planejamentos de Arte, Educação Física, Musical e Inglês, foram inseridas ou reforçadas as temáticas étnico-raciais em uma perspectiva antirracista nos planejamentos de todos os especialistas da rede.
     Os acervos da Sala de Leitura e das escolas municipais foram ampliados, com a aquisição de obras que tratam de temáticas afro-brasileira ou indígena, sendo 2470 exemplares de Obax, de André Neves; 204 exemplares de Ei, Você! de Dapo Adeola; 116 exemplares de Jovens talentosos negros, de Jamila Wilson; 204 exemplares de Bucala: a princesa do quilombo do Cabul, de Davi Nunes; 204 exemplares de Betina, de Nilma Lino Gomes; 116 exemplares de Aqualtune e as histórias da África, de Ana Cristina Massa; 116 exemplares de Kiese, uma história de um africano no Brasil, de Ricardo Dreguer; 153 de “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado; 153 exemplares de “Contos indígenas brasileiros”, de Daniel Munduruku; 204 exemplares de “Kabá Darebu”, de Daniel Munduruku; e 204 exemplares de “Memória das palavras indígenas”, de Luís Donisete.
     Neste ano, através da trilha formativa “Reflexões e Práticas para uma Educação Antirracista' foram oferecidas 13 sessões de formação realizadas pela CABI, junto a todos os grupos de profissionais da rede municipal e creches conveniadas. Ao todo, 417 profissionais foram capacitados.
     Outra ação importante foi a criação do 'Fluxo de Encaminhamentos de Denúncias de Racismo', com objetivo de alinhar os encaminhamentos relacionados às denúncias recebidas, exercendo um acolhimento humanizado às vítimas e a garantia de direitos no âmbito das escolas municipais.
     Para o próximo dia 19, está prevista a Oficina Literária 'O Tom do Tambor', que atenderá os professores da sala de leitura, a partir do livro de mesmo nome, de Karina Gera, que conta a história do poeta Carlos de Assumpção.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que todas estas ações visam construir de forma didática, possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço acadêmico.
 
Encontro Regional Antirracista
     Acontece neste sábado, 15, o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, a partir da 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação. O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON), em conjunto com o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), OAB - Subseção de Franca e conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade).
     A programação do evento terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido da apresentação do vídeo Passeio Literário Afro Franca, a composição da mesa e saudação do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o coordenador estadual de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, representante da Comissão da Igualdade da OAB de Franca, Antônio Carlos da Silva Barros, consultor especialista em Relações Étnico-raciais do Instituto Piraporiando de Educação Antirracista e ex-coordenador de Políticas da População Negra e Indígena da SJC - período 2021/2022, além da representante do Grupo Mulheres do Brasil - Igualdade Racial, professora Marley.
     Também está prevista a assinatura da carta São Paulo do Pacto Coletivo Cidades Antirracistas pelos municípios presentes e a participação do procurador do Ministério Público da Comarca Peruíbe, Danilo Keiti Goto. O evento irá se estender até às 13 horas.

Com investimentos na Educação, Prefeitura diminui ainda mais a fila de espera por vaga em creche

 creche original

         Os investimentos na educação em Franca não param. Nos últimos três anos foram mais de R$ 30 milhões. Tanto investimento em ampliações e construção de novas unidades fez com que a fila de espera por uma vaga em creche na cidade tivesse uma queda nos últimos três anos.
      Esta semana a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, entregou mais uma ampliação de creche. O Núcleo de Educação Infantil 'Casal Tomás e Aparecida Novelino', no Distrito Industrial, ganhou novas instalações com duas novas salas, aumentando o número de alunos de 220 para 250.
      A coordenadora pedagógica da unidade, Kênia Souza, ressaltou a importância desta parceria entre instituição e Prefeitura. “Estou muito feliz com essa ampliação. Foi muito significativa para o nosso bairro, atendendo toda comunidade, e conseguimos sentir isso na alegria das famílias. Para nós, é uma satisfação imensa conseguir atender cada vez mais a comunidade, em parceria com a Prefeitura, que é fundamental para realização do nosso trabalho”, disse.
      A creche parceira Mariana Abrão - CCI LASEP Unidade II, mantida pela Prefeitura e administrada pela LASEP (Liga de Assistência Social e Educação Popular) também teve suas instalações ampliadas, aumentando em 49 o número de vagas. Um novo prédio foi construído anexo ao antigo, entregando duas novas salas, uma do Berçário 1 e outro do Maternal 2. Com isso, o número de crianças atendidas passou de 128 para 177.
      Desde 2021, já foram 13 ampliações e quatro novas creches que estão em fase de construção, nos Residenciais Zanetti e Copacabana, Jardim Piratininga e Nossa Senhora das Graças (Pacaembu). Serão investidos mais de R$ 30 milhões nas obras.
      O prefeito Alexandre Ferreira disse que a educação sempre foi prioridade no governo. “Quando assumimos tínhamos um desafio, melhorar a educação e atender as crianças que estavam fora das creches. Temos honrado este compromisso. Atendendo a essas crianças, diretamente melhoramos a vida das famílias e esse é nosso objetivo”, ressaltou.
      De acordo com a Secretaria de Educação, em 2021, estavam na lista de espera para vagas em creches parceiras, cerca de 3.689 crianças. Em pouco mais de três anos, esse número caiu para 549 crianças na lista de espera.  “Foram criadas de 2021 até maio deste ano, 2.452 novas vagas. A previsão é de que, ainda no segundo semestre de 2024, mais 208 vagas sejam oferecidas com a inauguração de mais uma creche, totalizando assim 2.660 vagas até o final de 2024”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Para 2025 está prevista a criação de mais 624 novas vagas em creches parceiras. Até o final de 2024, a Prefeitura terá ampliado 3.284 novas vagas em creches.
      A Prefeitura de Franca também tem investido no Ensino Fundamental com a construção de 2 novas unidades escolares e com a reforma do prédio no bairro São José, para a implantação de novas vagas do Ensino Fundamental na rede municipal. “É um momento muito importante para gente, porque era um desafio quando assumimos a secretaria, diminuir a fila de espera nas creches. Fizemos várias ampliações o que diminuiu bastante esta fila. Sem contar que as instalações têm ficado maravilhosas, um atendimento de primeiro mundo. Dia e noite, a Prefeitura está preocupada com essas famílias e, principalmente, com a importância do aprendizado na primeira infância”, enalteceu.  
      Priscila Duarte conseguiu uma vaga para filha de dois anos na creche Mariana Abrão, do Jardim Nôemia. “Eu esperei um pouco, mas valeu a pena. Estou adorando a estrutura e minha filha começou em uma das salas que foram inauguradas. Muito bom mesmo”, disse.
      Fernanda Lopes, coordenadora administrativa da unidade, falou que foi muito gratificante aumentar o número de crianças atendidas por conta desta ampliação. “A gente vê a alegria dos pais que estavam a tanto tempo esperando uma vaga e agora conseguiram. Além de aumentar as crianças atendidas, conseguimos também contratar mais funcionários, como merendeiras, profissionais de limpeza, gerando assim mais oportunidades de trabalho para essas pessoas”, explicou.
 

Universidade Aberta oferece curso de Pedagogia EaD

 UAB original

        Terminam na próxima segunda-feira, 27, as inscrições para o Processo Seletivo, destinado ao preenchimento de 31 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, oferecidas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O curso, totalmente gratuito, terá início no 2º semestre letivo.
      Do total de vagas, 15 são para ampla concorrência e 16 para demais grupos. O edital completo pode ser conferido no seguinte endereço: https://uftm.edu.br/graduacao/ead/pedagogia-editais-em-andamento
      As vagas ofertadas serão distribuídas entre:
 
Categoria 1: Professores em exercício em escolas da rede pública ou privada e que não possuam diploma de curso superior;
Categoria 2: Público jovem e adulto, egresso do Ensino Médio.
 
      As inscrições, com taxa de R$ 90,00, devem ser feitas exclusivamente pela internet no link: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?id=396&processo=473
      É necessário o preenchimento do formulário de solicitação de inscrição e, em campo próprio, anexar, por meio de upload, as cópias dos documentos especificados no edital, em formato PDF, com boa resolução e sem cortes.
      Para mais informações sobre critérios de classificação, recursos, documentação completa para matrícula, demais normas, prazos e procedimentos, interessados deverão ler na íntegra o edital.
 
 

 

 

Mais de 2 mil estudantes visitarão a Casa da Cultura em comemoração aos 200 anos de Franca

 Visita alunos Casa Cultura original

        Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Educação preparou um material especial de estudo para os alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino, na qual eles vão se aprofundar sobre a história da cidade. Além disso, haverá passeios monitorados a Casa da Cultura e do Artista Francano 'Abdias do Nascimento'. “São ações que têm o objetivo de mostrar a estas crianças, que elas são cidadãs e que cada uma pode participar e transformar o processo histórico e cultural do meio em que vivem”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      As visitações, que foram iniciadas nesta semana, pelas EMEBs Profº 'José Mário Faleiros', do Jardim Aeroporto II e 'Profº Paulo Freire', Jardim Aviação, continuaram neste mês e em junho, com o objetivo de conhecer e interagir com a história do município, em comemoração aos 200 anos, que serão celebrados em 28 de novembro deste ano.
      Ao todo, 2.184 estudantes e 100 professores terão a oportunidade de conhecer vários espaços como a sala do COMDECON, local onde acontecem as reuniões do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; sala do artista Bonaventura Cariolato (obras de arte do artista plástico, fotógrafo e arquiteto, retratando lugares da cidade e região); Sala Espaço da Academia Francana de Letras (os estudantes aprenderão sobre o que faz um acadêmico para ser considerado imortal); Sala Espaço do Museu Imagem e Som, Pinacoteca, entre outros.
      De acordo com a secretária Márcia Gatti, o material elaborado pelas equipes da secretaria conta com elementos, como a bandeira e o hino de Franca, conteúdos para que o aluno possa identificar conceitos de mudança e permanência dos espaços urbanos e na história da cidade; perceber a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural do município e identificar diferentes origens culturais entre os habitantes da cidade (partindo da própria família).
      As atividades estão em um contexto de investigação, pesquisa, exploração e resgate da história da cidade.

Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão em melhorias em escola municipal

 Melhorias Escola original

      Na última sexta-feira, a Prefeitura entregou as obras de melhorias e adaptações feitas na Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha, localizada no Jardim Integração. O investimento foi de R$ 1,4 milhão de recursos municipais.
      Além de nova pintura, a escola recebeu obras de acessibilidade com piso tátil, adequação dos espaços, instalação de coberturas na nova entrada dos alunos, troca do reservatório de água e adequações nos equipamentos de segurança contra incêndio.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, foi feita uma revitalização necessária. “A administração trabalha para deixar os espaços de educação o mais agradável e seguro para os professores e nossas crianças, o que reflete diretamente no aprendizado. No início do governo, o prédio estava praticamente inutilizado. É um espaço muito grande que era usado apenas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno. No restante do dia, o local ficava ocioso. Agora, nós temos aqui 349 alunos distribuídos em Fases 1 e 2 da Educação Infantil Integral, 1º Ano Integral e do 1º ao 5º Ano Parcial”, disse.
      Vanessa de Magalhães, diretora da escola, contou que acompanhou todo processo de revitalização. “Cheguei aqui em junho do ano passado e pude acompanhar as obras, que trouxeram melhorias muito importantes na cozinha e em outros ambientes, o que impactou diretamente no aspecto visual da escola e também na qualidade do ensino oferecido por nós”, disse.
      Durante a cerimônia, alunos da Educação Infantil fizeram uma surpresa e homenagearam as mães. Mariana José Lima é mãe do Gabriel, de 8 anos. O aluno está dentro do Espectro Autista. “Eu sou muito grata a escola. O Gabriel passou por muitas escolas em Franca até particulares. Depois que conheci uma das professoras da Nair trouxe ele pra cá e falo para todas as mães que foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Hoje, o Gabriel é reconhecido na escola. Ele tem as limitações dele, mas é respeitado, todos aqui o acolhem. A sala de recursos é excelente e tem o ajudado muito”, contou Mariana.
      O prefeito Alexandre Ferreira fez questão de dizer que qualquer investimento para melhoria na educação nunca será demais. “Vi esta escola abandonada. Um prédio público que estava inutilizado. Hoje, o que vemos aqui é uma escola completamente remodelada, com espaços revitalizados, tecnológicos, que dão o melhor suporte aos professores e, principalmente, aos alunos”, finalizou.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais