
Nesta semana, alunos dos 1º aos 5º anos da rede municipal participaram da eleição dos grêmios estudantis. Na EMEB 'Professora Etelgina de Fátima Viveiros', no Residencial Júlio D’Elia, cerca de 400 alunos fizeram a escolha de seus representantes.
Segundo Adriana Oliveira, orientadora educacional da Secretaria de Educação, a formação de um grêmio estudantil se dá pela eleição de um grupo de alunos, sendo organizada uma chapa composta pelo presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro-geral e diretores.
De acordo com a orientadora, cada um dos membros possui funções específicas que garantem a atuação do Grêmio, de forma a democratizar as relações, com direitos e deveres, dentro da instituição de ensino. Através de um sistema eletrônico instalado em um computador, o aluno vota na chapa escolhida e confirma. O sistema automaticamente vai computando o pleito que, logo após, o final da votação, já apresenta a chapa eleita para o ano vigente. A eleição tem validade de um ano. “O Grêmio é o início da vida dessas crianças na democracia. Os eleitos têm a função de levarem as questões apresentadas pelo grupo de alunos para a gestão da escola, para pensar em como melhorar e aprimorar as ações no ambiente escolar. Dentre as principais propostas estão: organização do recreio; pintura de jogos e brincadeiras no chão do pátio e ser referência com comportamentos de respeito as pessoas ao redor, ser estudioso, ter boas notas de desempenho, entre outras. Quando ouvimos as crianças é possível perceber suas necessidades e atuar de forma mais significativa em suas vidas”, ressaltou.
Ao todo, a votação aconteceu em 28 escolas, totalizando a participação de quase 14 mil alunos.