Arrastão recolheu mais de 30 toneladas de inservíveis

O último Arrastão da Limpeza organizado pela Prefeitura no sábado passado e concluído nesta segunda-feira, resultou em mais de 30 toneladas de inservíveis apanhados nas frentes das residências dos 40 bairros onde esse trabalho aconteceu. Para a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente isso é algo de extrema importância nesse esforço coletivo de manter a cidade mais limpa, de diminuir os eventuais criadouros da larva do mosquito da dengue, além de permitir atender muitas famílias em suas necessidades imediatas de descartarem algum móvel ou utensílio que não utiliza mais.

Apenas no sábado as equipes contabilizaram cerca de 27 toneladas, o que foi complementado na segunda-feira com o ‘rescaldo’ que retirou cerca de 4 toneladas de objetos sem utilização que foram descartados. O Arrastão, o segundo realizado no mês de março, aconteceu nos 40 bairros das regiões Leste e Sudeste, que envolveu do Jardim do Éden, chácaras que margeiam a rodovia Franca – Claraval até os Jardins Parati e Ana Dorotheia, passando pelos bairros Brasilândia, Paulistano, São Luiz e outros adjacentes.

Praças e campos recebem iluminação

As equipes de elétrica da Prefeitura permanecem nas ruas, realizando um trabalho importante que objetiva proporcionar mais segurança aos moradores e novas opções de lazer nos espaços de convivência existentes nos bairros. Pelo menos em dois locais foram instalados sistemas de iluminação em campos de futebol, nos bairros City Petrópolis, na Av. São Pedro e no Jardim Pulicano, na Avenida Universal do Reino de Deus.

Nesses dois locais a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, acolhendo solicitações feitas pelos moradores, instalou 4 postes com o mesmo número de refletores em cada um, com capacidade de 400 watts, a vapor de mercúrio.  Além de garantir uma luminosidade no ambiente reservado a prática esportiva, também vai iluminar as vias adjacentes, melhorando em parte a questão da segurança nessas proximidades.

Somando-se a estes dois locais, na rodovia Tancredo Neves (Franca-Claraval), no mini-trevo de acesso ao residencial Monte Carlo (km 2) e Centro Médico, acabam de ser instalados 4 postes e respectivas luminárias com 3 pétalas. Nessa terça-feira uma equipe de eletricistas realizava os ajustes finais, compreendendo a passagem do cabeamento e instalação do relógio de medição. A iluminação será acionada no decorrer da semana.

O prefeito Gílson de Souza comentou que embora a cidade esteja em estado de emergência pública, os serviços essenciais não param e vem sendo realizados, observando que muita gente as vezes nem percebe.  Além da instalação desses equipamentos nos locais já citados, estão na programação para os próximos dias a colocação de postes e luminárias nas vielas existentes no Jardim Palma e a iluminação com refletores no campo do Jardim Tropical, cujo material já foi adquirido e está no aguardo a sua entrega. Uma área verde nos fundos do Jardim Integração, na Av. Gini Teixeira também está na programação.

Recicláveis devem serem juntados ao lixo comum

Com a suspensão pela Prefeitura do serviço de coleta seletiva dos recicláveis a partir desse meio de semana, depois de audiência realizada na manhã de terça-feira, 24, na sede do Ministério Público, que resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está orientando, nesse período, que os recicláveis sejam juntados ao lixo orgânico comum. Esse quadro deve perdurar por tempo determinado, até que passe esse momento de pandemia do Coronavírus e a coleta seletiva volte a ser normalizada.

Junto com os promotores participaram dessa reunião representantes da Prefeitura e da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis. A razão da suspensão do trabalho, que envolvia o contato direto dos trabalhadores com os resíduos e aglomerações, é preservar a integridade e saúde de cada um.  Também o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta fez um apelo aos moradores em geral, que ao juntar o lixo orgânico, separem vidros, latas e outros objetos cortantes que podem ferir os coletadores, colocado sua saúde em risco.

Subcategorias