Prefeitura já realizou mais de 1 mil castrações de animais

DIP 1546 
     Com uma média de 250 castrações oferecidas, gratuitamente, por mês, a Prefeitura de Franca, através do Canil Municipal, este ano vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, contabiliza mais de mil animais esterilizados, entre cães e gatos. "Esse é um serviço que foi retomado há pouco mais de quatro meses", informou o responsável pelo Canil de Franca, Eduardo Garcia, acrescentando que a procura pelo serviço é constante, com uma média de 10 a 15 pessoas se dirigindo ao local para preencher o cadastro inicial.
     Antes do novo procedimento licitatório, esse serviço de castração aberto à população esteve suspenso nos últimos anos e foi retomado nos últimos meses. Através da realização de uma licitação, a Prefeitura contratou uma clínica especializada que oferece esses procedimentos (média de 250 a 300 por mês), mediante prévia solicitação que deve ser feita junto ao Canil Municipal.
      A cirurgia é gratuita e, prioritariamente, voltada para os cães e gatos comunitários, ou seja, àqueles sem dono, que vivem nas ruas e também as demais pessoas com domicílio no município. Foram realizados até essa semana mais de 1.000 castrações. O investimento geral com previsão de 3,2 mil esterilizações é da ordem de R$ 260 mil.  A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas, sujeitos a acidentes e, muitas vezes, mal cuidados, o que pode gerar punições aos responsáveis.
 
Programa de doação 
      O Canil Municipal informa que está com um Programa de Doações, onde oferece uma variedade de cães para quem se interessar. Nesta quinta-feira, pelo menos, 13 animais estavam disponíveis, de variadas raças e tamanhos. Rita Aparecida Batista, moradora no City Petrópolis, soube do programa e a pedido da neta, foi até o Canil para conhecer os animais disponíveis para doações. Encontrou a cadelinha ‘Baby’, de pouco mais de um ano e a levou, castrada, para alegria da neta que sonhava em ter um animalzinho.
      O canil está localizado na rua José Gianesela, 415, no City Petrópolis e funciona das 8 às 16h30. É sugerido que a pessoa interessada em conhecer os animais, faça o agendamento para a visita pelo telefone 3703-9389, se apresentado com cópia da documentação pessoal.

Canil Municipal realizará o 6° Leilão de Animais

Leilao 27.10 
     A Secretaria de Meio Ambiente, através do Canil Municipal prepara para o próximo dia 27, deste mês, a 6° edição do Leilão de Animais de Grande Porte, às 09h30, na sede do órgão, no Bairro City Petrópolis.      Estarão disponíveis 8 equinos e 3 muares, totalizando 11 animais. 
     Desde o inicio do mês de setembro, até o momento, foram resgatados cerca de 30 animais em vias públicas, por meio de denúncias registradas pelo Canil Municipal ou Guarda Civil. Os animais que não são retirados pelos proprietários, após a publicação de notificação feita no Diário Oficial do Município, são destinados para o leilão. 
     Segundo o Canil Municipal, são mais de 200 animais resgatados desde o início deste ano e nas edições anteriores de janeiro até setembro, já foram leiloados cerca de 50 animais. 
     Para as solicitações de recolha, caso a pessoa presencie um animal de grande porte solto em vias públicas, poderá acionar o Serviço de Recolha de Animais, por meio da Guarda Civil, pelo telefone (16) 3724-1033 ou o Canil Municipal, no 3703-9389, informando o endereço completo e ponto de referência para a localização e captura do animal ao Canil Municipal.
     O Canil fica na rua José Gianesella, 415, City Petrópolis. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389

Meio Ambiente prepara revitalização de áreas públicas

DSC 6504 
     Contando com parte da estrutura do Jardim Zoobotânico, onde existe uma reserva considerável de mudas de diferentes espécies no ponto de serem replantadas, a Secretaria de Meio Ambiente aproveitando as condições climáticas favoráveis causadas pelo início das chuvas, prepara um conjunto de ações de revitalização de espaços públicos.  O trabalho deve envolver também o replantio nos canteiros centrais das avenidas, onde em virtude da estiagem, as mudas acabaram não resistindo. Junto terão continuidade as ações educativas, com fixação de placas de advertência sobre a proibição de descarte irregular de lixo.
     Um dos locais elencados pela Secretaria de Meio Ambiente para receber cuidados e os primeiros lotes de mudas é a área institucional do Jardim Palma, na avenida Leila Scarabucci Guimarães, onde no início de setembro, marcando a Semana da Árvore, houve o plantio simbólico de algumas mudas. A Polícia Ambiental também esteve presente, junto com moradores das adjacências. A área deve receber cuidados contínuos no tocante a limpeza e manutenção, cujo intuito em futuro breve, é transformá-la num centro de convivência, que atenda aos moradores daquela região, já contando no local com iluminação parcial e uma Academia ao Ar Livre.



Educação Ambiental 
     Com a retomada das chuvas, o solo úmido e uma situação climática propícia aos plantios, a Prefeitura pretende também retomar as visitas monitoradas ao Jardim Zoobotânico, atraindo alunos da rede de ensino, onde terão a oportunidade de conhecer a estrutura de viveiros e os cuidados para a formação das mudas. Os contatos para solicitação das visitas poderão ser feitos pelo telefone 3711-9439. 
     Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente também estão ministrando palestras nas escolas, visando despertar nos estudantes, a importância que uma cidade bem arborizada tem para a melhor qualidade de vida das pessoas. Também compartilham informações sobre doações de mudas, que a Prefeitura faz no Zoobotânico para o plantio nas calçadas, com as orientações técnicas a respeito. Em especial, quanto ao porte e espécies recomendadas, pois de acordo com cada local, são oferecidas opções que não representem riscos a fiação elétrica e mesmo a estrutura de construções.
     Recentemente, a convite das escolas, a equipe de Educação Ambiental esteve presente em atividades promovidas nas Escolas ‘Pedro Nunes Rocha’, no Jardim Alvorada e ‘Luiz Páride Sinelli’, no Parque Continental, em apoio a projetos pontuais desenvolvidos pelas educadoras desses estabelecimentos.

Manutenção na Praça da Capelinha

DSC 9460 
     Equipes da Prefeitura iniciaram nesta quinta-feira, uma completa limpeza e pintura de guias e sarjetas na Praça da Capelinha, entre as ruas Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Local de permanentes encontros e convivência das pessoas, onde os pais costumam levar suas crianças para passear e os adultos utilizam a pista instalada em suas laterais para caminhadas, a praça recebe cuidados contínuos das equipes do município.
     A Secretaria de Meio Ambiente programou a varrição de toda área de circulação e o recolhimento dos resíduos, além da pintura. O local nos finais de semana também é reservado, nas manhãs de domingo, para a realização da Feira do Pequeno Produtor. 
     Em razão das comemorações do Dia da Padroeira (12 de outubro), a Igreja de Nossa Senhora Aparecida está com uma programação de missas, que começará às 5h.

Meio Ambiente promove palestras educativas sobre abelhas

WhatsApp Image 2021 09 29 at 16.56.31 
     O meliponicultor e servidor da secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Gonçalves, foi o convidado da direção da escola estadual ‘Prof. Pedro Nunes Rocha’, na Vila Europa, para abordar o tema ‘A Importância das Abelhas’, na última terça-feira. A iniciativa faz parte de uma série de ações educativas pontuais, que estão sendo desenvolvidas, cujo intuito é buscar maior interação sobre a questão ambiental, com o público formado por estudantes e educadores.
     Com trabalhos artesanais em madeira, ilustrados com mensagens do tipo ‘Sem Abelhas, Sem Alimentos’, durante o encontro com os estudantes e os professores, Gonçalves lembrou que a sua presença visava reforçar alguns conceitos e ampliar o conhecimento sobre o papel das abelhas para o equilíbrio ambiental, auxiliando os estudantes no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar da escola denominado ‘Abelha não faz mal, faz Mel’.
      A Secretaria de Meio Ambiente informa que essas ações terão continuidade, onde o objetivo é conscientizar à população, a partir das escolas. Para a próxima semana, na escola estadual ‘Prof. Luiz Páride Sinelli’, no Jardim Martins, está programada uma atividade de plantio de árvores que integra um projeto de revitalização do estabelecimento, organizado pela sua direção. Também serão reabertas, em breve, as visitas monitoradas no Jardim Zoobotânico.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais