Arrastão da Limpeza atenderá parte dos bairros da Região Norte no sábado

 DSC 5856
     A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para este sábado, 25, a 7ª edição deste ano do Projeto 'Arrastão da Limpeza', que vai atender a 18 bairros de parte da Região Norte da cidade. Dentre os locais que receberão os serviços estão o Residencial Meirelles, Jardins Tropical, Portinari, Pinheiros, Leporace, Vera Cruz, Luíza, Paineiras, dentre outros. 
     A principal orientação aos moradores desses bairros é para que façam uma limpeza em seus quintais, separem os materiais que desejam descartar, como móveis velhos, sofás, colchões, utensílios domésticos e eletroeletrônicos que não têm condições de uso e deixam sobre as calçadas nas primeiras horas de sábado, visando o recolhimento pelas equipes, a partir das 07h30.
     O Projeto 'Arrastão da Limpeza' é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de manter a cidade limpa, evitando que os resíduos e materiais possam servir de criadouros para o mosquito da Dengue. 
     A programação da Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de mais 5 edições do projeto para este ano, atendendo a todas as regiões da cidade.
     Confira a relação dos bairros de parte da Região Norte, que serão atendidos neste sábado:
 
BAIRROS:
01)  Residencial Meirelles
02)  Jardim Tropical I 
03)  Jardim Tropical II
04)  Parque Vicente Leporace I
05)  Parque Vicente Leporace II
06)  Parque Vicente Leporace III
07)  Jardim Portinari
08)  Jardim Pinheiros I
09)  Jardim Pinheiros II
10)  Jardim Vera Cruz I
11)  Jardim Vera Cruz II
12)  Jardim Vera Cruz III
13)  Residencial Moreira Júnior
14)  Jardim Luiza I 
15)  Jardim Luiza II
16)  Recanto Capitão Heliodoro
17)  Residencial São Domingos
18)  Jardim Paineiras
 

Franca inicia reciclagem de isopor pela Coleta Seletiva

 DSC 6636
     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente, está empenhada no sentido de ampliar a coleta seletiva, que se faz presente em 100% da cidade e a partir do mês passado, incluiu entre os materiais, o isopor, tecnicamente chamado de Poliestireno Expandido (EPS), uma combinação de 98% de ar com 2% de plástico, o que o torna um material 100% reciclável. 
     Produto antes excluído, muitas vezes, sendo destinado ao Aterro Sanitário ou em terrenos vazios, margens de avenidas, comprometendo o paisagismo ambiental, agora, poderá ser industrializado, gerando recursos, além do benefício a natureza. O esforço é disseminar, ao máximo, junto à população, que esse produto é reciclável, deverá ser separado e destinado a coleta seletiva. 
     Através de uma parceria firmada pela Cooperfan (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis), com uma empresa especializada no processamento do isopor, contando com o suporte do Município e o acompanhamento do Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, uma campanha institucional está sendo iniciada para a separação desse produto. 
      A presidente da Cooperfran, Diana Angélica Bastos, orienta que a melhor maneira é deixá-lo, junto com os materiais da coleta seletiva, realizada de segunda a sábado por toda a cidade.
     Hoje, a cooperativa conta com 35 colaboradores envolvidos com o recebimento dos recicláveis, em média de 7 a 8 toneladas/dia, mas com potencial para ser aumentado consideravelmente. O isopor é utilizado nas embalagens para alimentos (marmitex e outros), industriais para a proteção e transporte de eletrodomésticos e eletrônicos, além das caixas térmicas e pode ser transformado em produtos de concreto leve, mobiliário de escritórios e até solado para calçados.
     Além da coleta seletiva, as pessoas ou empresas que tiverem grande quantidade de isopor, de natureza industrial, podem destinar o material de segunda-feira a sábado, no expediente comercial, ao posto de coleta da própria Cooperfran (rua Tristão de Almeida, 565, Distrito Industrial). 
     Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3721-4354.

Gestão de Resíduos Sólidos será tema na Semana Ambiental

 WhatsApp Image 2022 06 06 at 17.13.34
     A programação da Semana do Meio Ambiente teve no último domingo, 5, data em que se comemorou o Dia Mundial, um dos principais eventos desde sua abertura, com a realização do Passeio Ciclístico e inauguração do pórtico na rodovia Cândido Portinari, contendo as principais trilhas para bikes na região. O secretário municipal de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia e equipe estiveram presentes na coordenação do evento, cujo grupo com os ciclistas iniciou o percurso às 8h, em frente à Secretaria do Meio Ambiente até o Jardim Zoobotânico.
     Os participantes puderam percorrer algumas trilhas nessa área de preservação e conhecer um pouco do espaço, onde a Prefeitura mantém seus viveiros de plantas, com estrutura de formação de mudas, o Vitas (Viveiro de Transição de Animais Silvestres), ambiente em que as espécies capturadas pela Polícia Ambiental são levadas para cuidados, readaptação e soltura em seu ambiente natural e também as colônias de abelhas sem ferrão, entre outros equipamentos.
     Do Jardim Zoobotânico, os participantes se deslocaram até a rodovia Cândido Portinari, onde foi fixado e entregue o pórtico de madeira, contendo as informações com opções de trilhas para passeios de bicicleta na região e dados complementares sobre a fauna. Um código QR Code permite a qualquer pessoa, através do celular, conhecer o trajeto de cada trilha. Após essa programação, os participantes retornaram à Secretaria de Meio Ambiente, onde foram premiados com medalhas de participação.
 
 
Resíduos Sólidos
     Para esta quarta-feira, 8, às 14h, está programado o segundo painel on-line, em que o assunto a ser tratado será ‘Gestão dos Resíduos Sólidos’, onde o engenheiro ambiental Alexandre Perussi falará sobre as boas práticas ambientais, com orientações gerais das diversas etapas, desde a geração, coleta, reciclagem, destinação e tratamento.  A palestra poderá ser acompanhada através do  link: https://tinyurl.com/gestaoresiduos
 
 
Trilha da Pedreira 
     Para o dia 12 de junho está confirmado o Passeio Ciclístico, mediante parceria com a Unifran, compreendendo o percurso denominado ‘Trilha da Pedreira’. Nele, os ciclistas se reunirão no ponto de início, localizado na Avenida Manoel Jacinto Neto, entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul. Haverá uma breve apresentação sobre os objetivos propostos, através do evento. As inscrições poderão ser feitas no link: https://forms.gle/Gf1aYDNT9sp9uhm96 .
     Neste dia, os participantes farão a coleta dos resíduos descartados de forma incorreta ao longo do percurso. Haverá um caminhão para a recolha dos resíduos e um outro veículo de apoio aos ciclistas, levando água. No final do trajeto, haverá uma tenda com estudantes de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, além da distribuição de frutas e água para os participantes.
     Para o dia 17 de junho, fechando a programação da Semana Ambiental, a partir das 17h, será feito um trabalho de Educação Ambiental na Praça ‘Alves de Oliveira’, conhecida como do ‘Skate’, no Jardim Bueno. Junto com as equipes ambientais da Prefeitura, participarão skatistas, professores da modalidade e os moradores das imediações.
     Inicialmente serão realizadas ações de educação ambiental, com os moradores dos arredores da praça, juntamente com os skatistas e professores de skate. Serão passadas orientações e feita a distribuição de folhetos educativos. Após o trabalho de educação ambiental, haverá uma aula sobre a prática do skate aberta aos presentes, a partir das 19h.
     Participando na sequência de um mutirão de limpeza coletiva, com orientações gerais quanto ao descarte correto do lixo. 
 

Limpeza Urbana presente em avenidas, APPs e Córrego dos Bagres

 meio ambiente
     A movimentação das equipes de limpeza urbana, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, foi intensa nesta quarta-feira, com equipes distribuídas em tarefas específicas nos diferentes pontos da cidade. No leito do Córrego dos Bagres, um grupo com roçadeiras costais executava o corte da vegetação dos taludes laterais e o recolhimento dos resíduos gerados, no trecho entre as  rotatórias das ruas Tuffy Jorge/Afonso Pena até o Jardim Paulista, na rua Pará.
     Já os serviços de raspagem e pintura de guias prosseguiam em outra região, abrangendo boa parte do canteiro central da Avenida Abrahão Brickman, entre o Parque Vicente Leporace e o Jardim Luíza. Na Avenida Adhemar de Barros, esse trabalho também teve continuidade, enquanto no final da Avenida Presidente Vargas e Jardim do Éden, equipes realizavam a poda do gramado do canteiro central e praças adjacentes, ação que será levada para a praça do Jardim do Líbano.
     No Distrito Industrial, a partir da Avenida Alberto Pulicano, com a utilização de um trator com roçadeira, o canteiro central recebeu manutenção. Para essa quinta-feira, estão programados serviços de limpeza no Jardim Luíza, na Avenida José Lopes Ribeiro e limpeza geral em uma APP do bairro João Liporoni, na Região Oeste.
 
Ajuda das pessoas
     A Secretaria de Meio Ambiente tem redobrado seus esforços no sentido de atender às demandas, que surgem e solicita aos moradores para que colaborem, não atirando lixo ou materiais nas praças e canteiros de avenidas. Tem sido frequente a constatação de locais, que receberam a limpeza num dia e um ou dois dias depois, estarem novamente sujos, muitas vezes, com mobiliário de grande porte descartado irregularmente.
     Para o descarte de objetos domésticos, sofás e móveis em geral, a Prefeitura disponibiliza o serviço de recolhimento, que pode ser agendado, gratuitamente, pelo telefone (16) 3711-9440.

Palestra sobre Tratamento de Água abre Semana Ambiental

 WhatsApp Image 2022 06 01 at 09.02.43
     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está com tudo pronto para abertura nesta quinta-feira, 2 de junho, da programação da Semana Ambiental, que seguirá com diversas ações até o dia 17. 
Marcando as atividades do primeiro dia, a partir das 19h, está programada uma palestra, com o tema ‘Maneiras Acessíveis de Tratamento de Água’, com os convidados Alysson Martins, Douglas Lemos e Luís Fernando G. Lima, de forma on-line, pela Plataforma Zoom: https://tinyurl.com/2w7x74pc
     Para o domingo, 5, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, está prevista a realização de um Passeio Ciclístico, com saída da Secretaria de Meio Ambiente, na Av. Nazira Aidar, Jardim Redentor. Para participar não é necessária inscrição prévia, basta que as pessoas se apresentem no local com suas bicicletas e os equipamentos básicos de segurança. 
     Contando com o apoio da Guarda Civil Municipal, o percurso será cumprido pelas Avenidas Dr. William Azzuz e Ricarte Soares da Silva até o Jardim Zoobotânico, onde haverá uma pausa para hidratação, seguindo pela avenida de acesso ao CDP (Centro de Detenção Provisória) e depois até o Posto Paineirão, na rodovia ‘Cândido Portinari’. Nesse local, a Prefeitura irá inaugurar um pórtico de madeira, com indicadores de QR Code, com as principais trilhas de bike, além de orientações gerais sobre cuidados ambientais e com os animais da fauna, comuns de serem encontrados durante o percurso.
 
 
Resíduos sólidos
     Com os números atualizados de 134,2 toneladas de materiais recolhidos apenas nas edições do Programa 'Arrastão da Limpeza', realizadas pela Prefeitura, neste ano, sendo 9,7 toneladas apenas no último sábado e uma coleta diária de lixo domiciliar, que recolhe em média 400 toneladas/dia ao Aterro Sanitário, o tema 'Gestão de Resíduos Sólidos' não poderia faltar na programação da Semana do Meio Ambiente. O assunto será abordado na próxima semana, dia 8, às 14h, com seus impactos na qualidade de vida das pessoas, necessidade de envolvimento da população, contribuindo com sua participação, pelo engenheiro ambiental da Prefeitura, Alexandre Perussi, de forma on-line, através da plataforma Zoom: https://tinyurl.com/gestaoresiduos.
     Paralelamente a esses acontecimentos pontuais, a Secretaria de Meio Ambiente, mediante trabalho articulado com a Secretaria de Educação, estará desenvolvendo ações nas escolas, com a distribuição de folhetos com orientações gerais sobre boas práticas e cuidados com o meio ambiente. Para o dia 12 de junho, um segundo Passeio Ciclístico está programado, em parceria com a Unifran, a partir das 8h, no chamado 'Percurso Trilha da Pedreira' e concentração na Avenida Manoel Jacintho Netto, que fica localizada entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul.
 
 
Jardim Bueno 
     Marcando o encerramento da programação da Semana Ambiental, no dia 17, haverá uma concentração com moradores e skatistas a partir das 17h, na Praça ‘Alves de Oliveira’, no Jardim Bueno. Nesse local, situado na altura do cruzamento da rua Modestino Gomes com Avenida Ismael Alonso y Alonso, a proposta é promover orientações educativas sobre como manter os espaços públicos conservados, demonstrações de skate e um mutirão geral de limpeza, com o recolhimento de materiais encontrados no espaço.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais