Antigo Novo

Meio Ambiente faz higienização geral no centro

 IMG 3591 copia
      A área central da cidade recebeu uma completa operação limpeza durante as noites das últimas quinta e sexta-feiras, compreendendo a raspagem e higienização dos passeios nas Praças Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e os calçadões das ruas Voluntários da Franca, General Telles e Do Comércio. Essa intervenção foi previamente organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, que utilizou caminhões com água e produtos de limpeza para a remoção da sujeira.
      Esse tipo de higienização é realizado, periodicamente, e quem circulou pelo centro no sábado e domingo, pode constatar os resultados. De acordo com os responsáveis pela Secretaria de Meio Ambiente, foram usados jatos de água com alta pressão e o serviço foi realizado à noite, justamente para não comprometer as atividades do comércio naquela região.
      Nesta segunda-feira, as equipes de raspagem deram sequência aos serviços de rotina e trabalhavam na Santa Rita e Vila Industrial, a partir da Avenida Arminda Nogueira; também na Av. Dr. Carrão, próximo ao Hemocentro e do NGA, nesses locais com as podas de áreas verdes e da jardinagem das praças. A praça ‘Tancredo Neves’, no Parque Progresso também segue recebendo serviços, o mesmo acontecendo nos canteiros do centro da Avenida Major Nicácio e na Praça do Cubatão (Paulo de Faria), entre as ruas Estevão Leão Bourroul e Floriano Peixoto

Regiões Leste e Sudeste recebem Arrastão da Limpeza neste sábado

DSC 5847 
 
 
No Arrastão da Limpeza, reitera a Secretaria de Meio Ambiente, não são recolhidos entulhos de construção, materiais que devem ser destinados para o local adequado, por meio das caçambas. Ao realizar essa operação, uma vez por mês, a Prefeitura objetiva facilitar o descarte de móveis e outros objetos que, muitas vezes, acabam destinados indevidamente em áreas públicas. 
 
A prática do descarte irregular é nociva a saúde pública e ao bem-estar comum das pessoas, pois além de comprometer o padrão urbanístico da cidade, atrai insetos e outros animais, facilitando também o surgimento de focos do mosquito da dengue, em razão de água armazenada nos locais. 
 
A Secretaria de Meio Ambiente lembra também, que fora os dias dos Arrastões, recolhe materiais sem utilização, gratuitamente, bastando que as pessoas liguem e agendem a recolha pelo telefone (16) 3711-9440.
 
Confira a relação dos bairros que serão atendidos: 
 
01) Vilage do Sol
02) Residencial Ana Helena
03) Residencial Chico Neca
04) Santa Giana
05) Jardim Paraty
06) Prédios do CDHU “Otávio Cilurzo”
07) Residencial São Jerônimo
08) Chácara Residencial Ana Dorothéia
09) Residencial Ana Dorothéia e Prolongamento
10) Residencial Porto dos Sonhos
11) Jardim Elisa
12) Esplanada Primo Meneguetti
13) Residencial Villagio da Colina
14) Parque Franville
15) Jardim Centenário
16) Jardim São Luiz I
17) Jardim São Luiz II
18) Residencial Freitas Diniz
19) Jardim Palestina
20) Jardim Flamboyant
21) Jardim Brasilândia
22) Jardim Paulistano I
23) Jardim Paulistano II
24) Residencial Jardim Canadá
25) Jardim Brasil
26) Jardim do Líbano
27) Jardim São Francisco
28) Jardim Panorama
29) Jardim Riviera
30) Prolongamento da Vila Aparecida
31) Jardim Palma
32) Jardim do Éden e Prolongamento
33) Residencial Rodrigo Salloun
34) Santa Mônica (Samello V)
35) Belvedere Bandeirante
36) Jardim Monte Carlo
37) Recanto Fortuna
38) Vale Belo
39) Vila Monte Verde
40) Parque dos Ypês

Meio Ambiente inicia comemorações do Dia da Árvore

 close up picture of hand watering the sapling of the plant 1536x1024
     A Secretaria de Meio Ambiente inicia nesta quarta-feira, 21, data consagrada ao Dia da Árvore, as comemorações com o plantio de árvores, a partir das 10h, na Praça ‘Alves de Oliveira’, no Jardim Bueno. Ao longo dos próximos dias, outras ações foram preparadas, com destaque para um passeio e palestras educativas nas escolas, no Centro de Educação Ambiental do Jardim Zoobotânico.
    As palestras sobre a conscientização ambiental têm como temática ‘A Importância da Arborização Urbana e o Plantio Consciente’, com a distribuição de sementes aos alunos nas Escolas Municipais de Ensino Básico e na AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos). 
     O secretário Rui Engrácia Garcia pontua ser importante plantar árvores nas calçadas, porém recomenda que as pessoas busquem orientações, que serão reforçadas durante esses dias.
     Depois dessa mobilização, com a participação de moradores e estudantes no Jardim Bueno, a Secretaria de Meio Ambiente promove no período da tarde, a distribuição de sementes de diversas árvores nativas,  tendo como local o semáforo próximo à Secretaria de Meio Ambiente, entre as Avenidas Nazira Aidar e Dr. Flávio Rocha.
     No dia 25, das 8h às 11h, caravanas de estudantes serão levadas até o Jardim Zoobotânico, no bairro City Petrópolis, das 8h às 11h, para conhecerem um pouco mais sobre a estrutura, os cuidados na formação das plantas e todo processo, desde a colheita das sementes a produção e formação das primeiras mudas no porte, que sejam utilizadas na arborização dos parques, praças e jardins, além de atendimentos de pedidos da população. 

Arrastão da Limpeza atenderá 40 bairros das região Leste/Sudeste

 DSC 5852
     Está confirmado pela Secretaria de Meio Ambiente, mais um Arrastão da Limpeza, para o próximo sábado, 24, tendo como locais, 40 bairros que integram as regiões Leste e Sudeste.  Entre eles, Vilage do Sol, Chico Neca, Santa Giana, Paraty, Ana Dorotheia, passando pelos Jardins Brasilândia, Paulistano, do Éden e chegando até o Parque dos Ipês.
     Seguindo o formato das ocasiões anteriores, os caminhões estarão nas ruas a partir das 7h30, recolhendo inservíveis em geral, móveis, utensílios domésticos e outros. Esses produtos, orienta a Secretaria de Meio Ambiente, devem ser separados, previamente, e deixados sobre as calçadas para facilitar a recolha pelos caminhões.
     Fora essas datas específicas de Arrastões, a Prefeitura atende os pedidos para a retirada de inservíveis, gratuitamente. Basta que as pessoas entrem em contato pelo telefone (16) 3711-9440 e forneçam o endereço. 
     Confira a relação dos 40 bairros, que serão atendidos sábado, dia 24:
 
BAIRROS:
01)Vilage do Sol
02)Residencial Ana Helena
03) Residencial Chico Neca
04) Santa Giana
05)Jardim Paraty
06)Prédios do CDHU “Otávio Cilurzo”
07)Residencial São Jerônimo
08) Chácara Residencial Ana Dorothéia
09)Residencial Ana Dorothéia e Prolongamento
10)Residencial Porto dos Sonhos
11)Jardim Elisa
12) Esplanada Primo Meneguetti
13) Residencial Villagio da Colina
14) Parque Franville
15) Jardim Centenário
16) Jardim São Luiz I
17) Jardim São Luiz II
18) Residencial Freitas Diniz
19) Jardim Palestina
20) Jardim Flamboyant
21) Jardim Brasilândia
22) Jardim Paulistano I
23) Jardim Paulistano II
24) Residencial Jardim Canadá
25) Jardim Brasil
26) Jardim do Líbano
27) Jardim São Francisco
28) Jardim Panorama
29) Jardim Riviera
30) Prolongamento da Vila Aparecida
31) Jardim Palma
32) Jardim do Éden e Prolongamento
33) Residencial Rodrigo Salloun
34) Santa Mônica (Samello V)
35) Belvedere Bandeirante
36) Jardim Monte Carlo
37) Recanto Fortuna
38) Vale Belo
39) Vila Monte Verde
40) Parque dos Ypês

Franca participa de encontro da Defesa Civil sobre Planos de Contingência

 WhatsApp Image 2022 09 16 at 15.49.44
     Uma equipe da Prefeitura de Franca, representada pela Secretaria de Segurança e Guarda Civil Municipal, esteve na última quinta-feira, em Ribeirão Preto, participando de um encontro organizado pela Defesa Civil do Estado, sobre Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência. O intuito foi subsidiar os municípios, que integram essa região do Estado, para o enfrentamento das possíveis adversidades climáticas, em razão do período chuvoso que se aproxima.
     Pela Secretaria de Segurança e Guarda Civil, estiveram o coordenador Maurício Gonçalves Rocha e o inspetor Luís Fernando Fernandes.
     Coube ao Tenente PM Tiago Luiz Lourenço, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Defesa Civil Estadual, discorrer sobre informações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, abordando aspectos como competência natural e integração das políticas setoriais e necessidade do Plano de Contingência no âmbito de cada município. Posteriormente, ele também destacou o Plano de Ação de Emergência (PAE), a elaboração participativa, o papel do Poder Público e sua integração com a sociedade. Logo, depois, coube ao engenheiro hídrico, Lucas Stefano Rissato, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), abordar questões sobre métodos para estimativa preliminar de manchas, sinais de inundação e outros subsídios para elaboração e colocação em prática do Plano de Contingência Municipal, de maneira a prevenir e evitar os problemas recorrentes, com inundações, em situações de chuvas.
     Para Maurício Gonçalves, a prevenção é o melhor remédio e o Plano de Contingência, em casos de catástrofes referentes à segurança de barragens é fundamental para não haver perdas de vidas e danos materiais, bem como atualizar as informações, de acordo com as necessidades. Outro detalhe é a fixação das obrigações e funções dos entes envolvidos e a contribuição da sociedade. Esse conjunto de informações recebidas no evento serão replicadas para as equipes locais da Defesa Civil, buscando diminuir os riscos dessas ocorrências, pois quando consumadas, as consequências podem ser imprevisíveis.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais