Antigo Novo

Arrastão da Limpeza percorrerá 36 bairros da Região Oeste neste sábado

arrastao original 

     A segunda edição do Projeto ‘Arrastão da Limpeza', deste ano, acontece neste sábado, em 36 bairros da Região Oeste, compreendendo setores da Estação, delimitados pela Rodovia Cândido Portinari, a partir do pontilhão da Av. Santos Dumont até o pontilhão do Leporace, Avenidas Moacir Viera Coelho/Orlando Dompieri, Hélio Palermo/Antônio Barbosa e Residencial Amazonas, em frente ao Franca Shopping.
     Os caminhões percorrerão as ruas e avenidas, a partir das 7h30, recolhendo sofás, mesas, cadeiras e demais utensílios, que devem ser separados e deixados sobre as calçadas, na noite de sexta-feira, 27, para facilitar a retirada.
    Outra orientação da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena a ação, é que os restos de construções não são recolhidos nessa operação, cujo objetivo é manter a cidade limpa e livre de materiais, que possam acumular água parada, servindo de criadouros para o mosquito da dengue e outros insetos.
     Na primeira edição do 'Arrastão da Limpeza', realizado no dia 7, deste mês, foram recolhidas 27 toneladas de materiais, em 12 bairros da Região Sul. 
     A Secretaria de Meio Ambiente informa ainda que, fora dessas datas pontuais dos Arrastões da Limpeza, é realizado o recolhimento de materiais, mediante agendamento, de forma gratuita. Basta ligar para o número (16) 3711-9440, fornecendo o endereço e o tipo de material que deseja descartar.
     Confira a relação dos 36 bairros da Região Oeste, que receberão o Arrastão da Limpeza neste sábado:

 

01) Residencial Amazonas
02) Jardim Pedreiras
03) Jardim Roselândia
04) Jardim Francano e Prolongamento
05) Bairro Higienópolis
06) Jardim Regina Helena
07)  Bairro da Estação
08) Vila Antônio dos Santos
09) Vila Nicácio
10) Jardim Miron
11) Jardim Samelo III
12) Jardim Samelo
13) Parque da Rua Boa Vista
14) Vila Guilherme
15) Vila Formosa
16) Parque São Jorge
17) Vila Chico Júlio e Prolongamento
18) Vila Imperador
19) Residencial São Vicente
20) Parque dos Pinhais
21) Residencial Nosso Lar
22) Jardim Milena
23) Residencial São Tomaz
24) Vila Exposição
25) Jardim Guanabara
26) Jardim Maria Rosa
27) Jardim Integração
28) Parque João Leite
29) Residencial Ana Terra
30) Vila Santa Luzia
31) Jardim Conceição Leite
32) Vila Nossa Senhora de Fátima
33) Vila Santos Dumont e Prolongamento
34) Jardim Independência
35) Vila Raycos
36) Jardim Califórnia

Meio Ambiente intensifica serviços de limpeza

limpeza original 

     A Secretaria de Meio Ambiente vem intensificando os serviços de limpeza urbana nas áreas e vias públicas, com a raspagem do material arrastado pelas águas pluviais sobre o asfalto ou realizando podas periódicas nos gramados das praças, roçada da vegetação em margens de córregos.
     Nesse processo, que tem mobilizado dezenas de homens e mulheres, é importante o auxílio da população, não destinando lixo nos canteiros, calçadas, terrenos vagos e bocas de lobo. Isso acarreta a obstrução da tubulação, gerando estragos. O resíduo doméstico deve ser separado e colocado na coleta regular, que é realizada na cidade.
    Diariamente, grupos de homens com roçadeiras costais e tratadores mecanizados são direcionados para os locais, em que vegetação está mais alta. Em todas as regiões da cidade podem ser encontradas equipes executando a manutenção, realizando roçadas desses espaços e a recolha do material gerado. 
     Nesta terça-feira, a Secretaria de Meio Ambiente trabalhou com equipes no Parque Vicente Leporace, nos arredores e interior do Centro de Esporte Unificado (CEU), na Avenida Abrahão Brickmann, no prolongamento do Jardim Santa Barbara, arredores do Centro Popular de Esportes, bem como limpeza, podas e raspagem das pistas nas Avenidas Primo Meneghetti e Brasil, entre os Jardins Brasilândia e Paulistano, na Região Leste.
    Um outro espaço público, que está recebendo os serviços é o Parque Zumbi dos Palmares, localizado entre o Parque São Jorge e a Vila Imperador. A parte de iluminação também está sendo revisada e algumas luminárias serão substituídas pela equipe de elétrica.
     Para os próximos dias, estão na programação da limpeza, as regiões da Vila São Sebastião, Santa Helena, Parque dos Pinhais, Brasilândia, Petrópolis, Brasilândia, São Luiz e adjacências, entre outros locais.
 
Punições
     É importante lembrar que a destinação incorreta de lixo, seja  industrial, resíduos de construção ou doméstico, em áreas públicas e mesmo particulares, caracteriza crime ambiental. A Guarda Civil Municipal pode ser acionada e identificando os responsáveis, lavra a multa e além das despesas, o responsável responde a processo, junto ao Ministério Público. Denúncias poderão ser feitas pelos telefones (16) 153 ou 3724-1033.

Região Oeste recebe o 'Arrastão da Limpeza' neste sábado

 arrastao original

     Está programado para o próximo sábado, 28, a realização da segunda edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', deste ano, que abrangerá os 36 bairros da Região Oeste 2, compreendendo setores da Estação, delimitados pela Rodovia Cândido Portinari, a partir do pontilhão da Av. Santos Dumont até o pontilhão do Leporace, Avenidas Moacir Viera Coelho/Orlando Dompieri, Hélio Palermo/Antônio Barbosa e Residencial Amazonas, em frente ao Shopping. 
     O intuito deste trabalho realizado, mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, (com exceções em janeiro, quando ocorrem duas edições) é manter a cidade limpa e livre de materiais, que possam acumular água parada, servindo de criadouros para o mosquito da dengue e outros insetos. 
     Os caminhões estarão percorrendo as ruas dos 36 bairros da Região Oeste, a partir das 7h30, recolhendo sofás, mesas, cadeiras e demais utensílios, que devem ser separados e deixados sobre as calçadas, na noite de sexta-feira para facilitar a retirada.
     Uma outra orientação aos moradores é que o lixo domiciliar ou mesmo seletivo, além de materiais, como restos de construções não são recolhidos nessa operação. 
    A Secretaria de Meio Ambiente informa também, que fora dessas datas pontuais dos Arrastões da Limpeza, realiza o recolhimento de materiais, mediante agendamento, gratuitamente. Basta que a pessoa entre em contato pelo telefone (16) 3711-9440, fornecendo o endereço e o tipo de material que deseja descartar.
     Na primeira edição do 'Arrastão da Limpeza', realizado no dia 7, deste mês, foram recolhidas 27 toneladas de materiais, em 12 bairros da Região Sul.
 
Bairros 
     Confira os 36 bairros, que serão atendidos neste sábado, 28, na Região Oeste:
 
BAIRROS: 
01) Residencial Amazonas 
02) Jardim Pedreiras
03) Jardim Roselândia
04) Jardim Francano e Prolongamento
05) Bairro Higienópolis
06) Jardim Regina Helena
07)  Bairro da Estação
08) Vila Antônio dos Santos
09) Vila Nicácio
10) Jardim Miron
11) Jardim Samelo III
12) Jardim Samelo
13) Parque da Rua Boa Vista
14) Vila Guilherme
15) Vila Formosa
16) Parque São Jorge
17) Vila Chico Júlio e Prolongamento
18) Vila Imperador
19) Residencial São Vicente
20) Parque dos Pinhais
21)  Residencial Nosso Lar
22) Jardim Milena
23) Residencial São Tomaz
24) Vila Exposição
25) Jardim Guanabara
26) Jardim Maria Rosa
27) Jardim Integração
28)  Parque João Leite
29) Residencial Ana Terra
30) Vila Santa Luzia
31) Jardim Conceição Leite
32) Vila Nossa Senhora de Fátima
33) Vila Santos Dumont e Prolongamento
34) Jardim Independência
35) Vila Raycos
36) Jardim Califórnia

Prefeito nomeia Comissão Gestora de Estudos para manejo de resíduos sólidos urbanos

 meio ambiente original

    Foi publicada no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira, 20, a portaria assinada pelo prefeito Alexandre Ferreira, instituindo a Comissão Gestora dos Estudos para a Parceria Público Privada do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (CGEPPP-SMRSU). O documento está disponível no site da Prefeitura, pelo link www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2206-20012023.pdf.
    A comissão será responsável por acompanhar audiência e consultas públicas, expedir resoluções necessárias e avaliar os estudos técnicos, ambientais, econômicos, financeiros e jurídicos, que estão sendo produzidos pela Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), da USP, mediante contratação da Prefeitura, no ano passado, para indicar pontos importantes relacionados ao meio ambiente, destinação dos resíduos, Ecopontos e Aterro Sanitário. 
    Com as nomeações de titulares e suplentes, a Comissão conta com servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Finanças, Desenvolvimento, Procuradoria do Município, Gabinete do Prefeito e EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), além de representantes do Centro Universitário UNI-FACEF, COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). 
     O secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, é o presidente da comissão, cujas deliberações deverão ocorrer por maioria de votos. 
     Dentre os objetivos desse estudo, apresentado neste mês, em reunião entre o prefeito, representantes da Fundace e secretários municipais, está o trabalho com o processamento de 100% do lixo coletado, o que vai gerar de 50 a 60 toneladas de resíduos sólidos, que serão reaproveitados. Além disso, com o estudo e a implantação de medidas a serem analisadas pela comissão, haverá a possibilidade de prolongar a vida útil do Aterro Sanitário de 5 anos para 35 anos.

Canil Municipal passa por ampliação

 canil original

     O Canil Municipal de Franca está em reformas para ampliação das baias, construção de gatis e melhorias para os animais de grande porte. Os valores investidos, que ultrapassam R$ 550 mil, correspondem a recursos próprios da Prefeitura e emendas impositivas da Câmara Municipal. 
     A obra consiste na construção de mais 16 baias em alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros, com ventilação natural e devidamente cobertos; 4 gatis, com a correta segurança e estrutura para felinos; duas áreas de alimentação para equinos e quatro espaços cobertos para animais de grande porte. Com as ampliações, o Canil passará a contar com quase 40 baias para cães, área específica para gatos e melhorias para o acolhimento de equinos, muares e bovinos recolhidos em vias públicas. 
     Localizado no bairro City Petrópolis, na rua José Gianesela, 415, o Canil está todo protegido com muro de 2,5 metros de altura e conta com vigilância armada 24 horas. É um abrigo provisório para cães e gatos retirados de maus tratos e animais de rua e/ou comunitários, que foram atropelados, socorridos pelo VetMóvel e atendidos no Hospital Veterinário da Unifran. Atualmente, há 23 cães e 6 gatos à espera de adoção, além de 15 animais de grande porte que, em breve, serão leiloados.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais