Parceria com Hospital Veterinário permite primeiros atendimentos

canil 
        A parceria firmada pela Prefeitura de Franca com o Hospital Veterinário da Unifran, na semana passada, já apresenta resultados positivos, com os primeiros encaminhamentos. Entre eles, um cão de rua, vítima de atropelamento, o qual segue internado, recebendo o tratamento. Um esclarecimento feito pelo Canil Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, é que essa cobertura é destinada aos animais vítimas de maus tratos e em situação de rua.
       Os atendimentos emergenciais são oferecidos mediante o encaminhamento do Canil, abrangendo espécies de pequeno, médio e grande porte. O expediente no Canil é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h e mais informações podem ser obtidas no telefone 3703-9389.

 

CAPTURAS E LEILÃO
       A captura de animais de grande porte continua sendo realizada regularmente, por equipes de captura, que devem ser chamadas. Para acionar o serviço, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153, na Guarda Civil, que aciona o Canil e a equipe de captura, indicando o endereço ou ponto de referência.
Com o resultado dessas apreensões são realizados, periodicamente, os leilões. O próximo está marcado para o dia 18, deste mês, a partir das 9h, quando 14 animais deverão ser leiloados.

Meio Ambiente realiza plantio em Área de Lazer do Engenho Queimado

 meio ambiente
       Equipes da Prefeitura estiveram na manhã desta sexta-feira, realizando o plantio de mudas de árvores em uma ampla área de lazer, recém concluída pela Prefeitura, que faz parte do complexo de obras de revitalização do Córrego Engenho Queimado, na região Oeste da cidade.  Produzidas e fornecidas pelo Jardim Zoobotânico, as mudas de ‘Aldrago’, também popularmente conhecida como ‘Pau de Sangue’, quando formadas tem porte médio, que chegam entre 14 e 15 metros, produzindo uma flor amarelada.
       Essa área de lazer construída, nos fundos da Vila São Sebastião, conta com quadras de esportes, iluminação, pista de caminhada, campo de futebol, toda protegida com alambrados. 
       A Secretaria de Meio Ambiente, que coordenou o plantio, informa que o intuito é melhorar a arborização do local e que esse trabalho vem sendo expandido em outros pontos da cidade. Um dos locais recentemente contemplados com novos plantios é uma área verde no bairro City Petrópolis, na região Norte da cidade.

Limpeza pública atende a Vila Imperador e Parque São Jorge

limpeza
 
 
     O trabalho para manter a cidade limpa e livre de mato alto segue intensificado pela Secretaria de Meio Ambiente. Quem circulou nesta quarta-feira pela Vila Imperador e Parque São Jorge, se deparou com homens trabalhando no Parque Ambiental ‘Zumbi dos Palmares’ e adjacências, bem como em trechos da Avenida Hélio Palermo. O serviço envolve poda das árvores de pequeno e médio portes (que não exigem equipamentos elevados), prosseguindo também em setores do Residencial Meirelles e na rotatória da saída para Ibiraci, no Jardim Palestina.
      Ainda para essa semana, de acordo com a coordenação dessa operação limpeza, serão atendidos setores da Vila Caxias, a chamada Praça do Canhão (fundos do Hosp. Allan Kardec), Praça 3 Colinas, Centro de Esportes, Praça do Senac e Vila Isabel. Num segundo momento, a partir do início da próxima semana, a programação chegará ao Residencial Nosso Lar e Jardim da Integração.

Mais de mil toneladas/mês de entulhos são recolhidas na cidade

DSC 3638
 
         A Secretaria de Meio Ambiente vem realizando por toda a cidade, um trabalho permanente de limpeza, podas e conservação de áreas públicas, sem contar também o recolhimento diário dos entulhos, que são destinados, aleatoriamente, em pontos já conhecidos. Nesta ação são retirados os materiais deixados nas margens das rodovias ou terrenos na área urbana. Esse lixo é formado por móveis descartados, resíduos de construção e até material doméstico, mesmo havendo a coleta em 100% da área urbana.
            Uma média de 1.020 a 1.050 toneladas de entulhos são recolhidas, mensalmente, por caminhões da Prefeitura.
            A Prefeitura mantém uma equipe específica para o acompanhamento dessa situação de descarte irregular, em mais de trinta pontos por toda a cidade e nas margens das rodovias, onde mesmo com as placas de advertência, as pessoas insistem em fazer a destinação indiscriminadamente. Para a manutenção desses locais são utilizados em média por dia, quatro caminhões caçamba e de três a quatro máquinas retroescavadeira e pá-carregadeira.
          A Guarda Civil Municipal também cumpre a sua missão, realizando rondas rotineiras e quando flagra essas práticas, intervém e adota as medidas previstas na legislação, autuando os infratores, de acordo com o Código de Posturas e conduzindo os envolvidos até a Polícia. Dependendo do tipo de infração, os responsáveis são processados e punidos pelo  Ministério Público. O telefone da Guarda Civil para o recebimento de denúncias é o (16) 3724-1033.

Prefeitura reestrutura Canil Municipal

         DSC 3664
          Já estão em andamento as obras de construção do muro do Canil Municipal, que contempla o cercamento de toda a extensão da área que, anteriormente, era protegida por alambrados.
          O projeto prevê a construção de um muro de alvenaria, com 450 metros de extensão e 2,5 metros de altura, além da instalação de espirais cortantes, com investimentos superiores a R$ 395.000,41, repassados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. A execução dos serviços, que está sendo acompanhada pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, tem previsão de conclusão de 90 dias. 
          Éder Brazão, secretário de Meio Ambiente, informou que além da construção do muro, a unidade recebeu outras adequações, como cinco novas baias para o acolhimento de cães e uma área de sombrite para o abrigamento dos animais de grande porte. Atualmente, o local conta com monitoramento eletrônico por câmeras e o serviço de segurança desarmada, diariamente. "São melhorias importantes para garantir a segurança e a saúde dos cães e gatos comunitários, que são vítimas de maus tratos, oriundos de mandado judicial e ou agressivos, além dos animais de grande porte capturados soltos em vias públicas", disse. 
          Segundo o secretário, além dessas melhorias, o Canil deve receber ainda este ano, a construção de novas baias e cochos para equinos, em fase de elaboração de projeto, que serão construídos através de recursos de emendas impositivas da Câmara Municipal.
          O secretário de Meio Ambiente destacou também que, atualmente, estão acolhidos no Canil Municipal,  21 cães e 21 animais de grande porte. 
          O Canil Municipal fica na rua José Gianesella, 415, no Bairro City Petrópolis. O telefone para contato é o (16) 3703-9389.

 

CAPTURA
          O serviço de captura de animais de grande porte já retirou das vias públicas, desde o início das atividades, cerca de 220 animais, entre equinos e muares, que são encaminhados para o Canil Municipal. Após a notificação emitida aos proprietários, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, com o prazo de cinco dias para a retirada dos animais, caso haja o descumprimento, eles são levados a leilão. Já foram realizados sete leilões, com 70 animais arrematados. 
          Éder Brazão informou que está marcado para o próximo dia 18, o segundo leilão deste ano, com a participação de 18 animais, sendo 14 equinos e 4 muares, às 09h30, na sede do Canil. 
O Serviço de Captura de Animais de Grande Porte pode ser acionado pelos telefones da Guarda Civil (16) 3724-1033 e do Canil (16) 3703-9389.

 

CASTRAÇÃO 
          O Programa de Castração de Cães e Gatos, retomado em julho de 2.021 já atendeu até o mês de fevereiro, cerca de 2.000 animais. Além disso, está em andamento o processo licitatório para contratação de mais 3.000 castrações.
Para ter acesso ao serviço, um agendamento deve ser feito no Canil Municipal. Além da castração, os animais recebem um chip ou são tatuados para que o responsável seja identificado, em casos de desaparecimento.

 

CONVÊNIO HOSPITAL VETERINÁRIO
          Na semana anterior, a Prefeitura assinou um termo de cooperação com o Hospital Veterinário da Universidade de Franca (Unifran), para oferecer serviços de atendimentos emergenciais para animais de pequeno, médio e grande portes, em estado de maus tratos, comprovado por laudo ou acidentados. 
          Os atendimentos serão prestados de segunda a sexta-feira, no horário das 08h30 às 17h, mediante encaminhamento do Canil Municipal. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais