Meio Ambiente intensifica ações de limpeza pública

 DSC 4394
     A Secretaria de Meio Ambiente deu continuidade essa semana ao programa de limpeza e manutenção dos espaços públicos, concentrando suas ações em setores dos Parques Progresso e Castelo, Vilas Industrial, Santa Rita e parte da Avenida Ismael Alonso e Alonso, nas duas laterais da cachoeira do Jardim Consolação. Junto com a poda do gramado e árvores plantadas nesses espaços, está sendo recolhido todo o resíduo gerado, pois isso pode comprometer e obstruir as redes de galerias.
     Também nesta quinta-feira, foram colocadas equipes de raspagem trabalhando na Avenida Major Nicácio, proximidades das Faculdades Municipais. Na Vila Santa Rita, foram distribuídas equipes com roçadeiras costais em toda extensão da Alameda Arminda Nogueira e nas praças adjacentes a Vila Industrial. No Parque Progresso, toda a área verde da Praça ‘Tancredo Neves’, onde a Prefeitura mantém uma UBS e uma Escola Municipal, também recebeu serviços de limpeza. Naquela região também estão recebendo cuidados, as rotatórias da Vila Europa, na Avenida Miguel Sábio de Melo e as duas laterais. 
     Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, reitera que as pessoas ajudem na conservação desses equipamentos de uso comum. Os locais limpos e bem cuidados evitam o surgimento de insetos, animais peçonhentos e proporcionam maior segurança para as pessoas que utilizam para caminhadas e mesmo os pais que realizam passeios com as crianças. 
 
 

Praças do ‘Olavo Pinheiro’ serão iluminadas

 DSC 4123
     Está sendo preparada a iluminação de duas praças existentes no Residencial ‘Olavo Pinheiro’, na região Norte de Franca, anexo ao Parque do Horto. Uma equipe de elétrica, da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta quinta-feira, a instalação da estrutura para a passagem do cabeamento e fixação dos 7 postes previstos.
     Trata-se de duas áreas verdes localizadas na rua Antônio Brentini, já contempladas com alguns equipamentos de convivência, como bancos, árvores de médio e grande portes, canteiros gramados e corredores com passeios concretados. O que estava faltando era a iluminação, para que durante à noite, as pessoas também possam fazer uso do espaço, melhorando as condições de segurança das famílias, que residem nas imediações.
     Pelo menos 21 luminárias de Led, com 250 watts cada, deverão ser instaladas no local.
 
 

Guarda Civil flagra e autua infratores por crime ambiental

 WhatsApp Image 2022 03 30 at 14.00.43
     A Guarda Civil Municipal vem intensificando suas ações para inibir a destinação irregular de materiais e entulhos em áreas públicas da cidade.  Nesta terça-feira, duas ocorrências caracterizadas como crime ambiental foram registradas, onde os responsáveis foram devidamente autuados e responderão perante a JARIAMB (Junta de Autuação e Recursos de Infrações Ambientais), além do Ministério Público Ambiental.
     Para cuidar dos diversos espaços espalhados pela cidade, a Secretaria de Meio Ambiente tem mantido, diariamente, uma frota de caminhões e máquinas, exclusivamente, para essas operações. Junto, a Prefeitura investe também na conscientização ambiental, com ações de limpeza em APPs (Àreas de Preservação Permanente), palestras em escolas e fixação/reposição de placas de proibição sobre a destinação desses materiais em praças, canteiros de avenidas e nessas áreas de maior incidência de ocorrências contra a legislação ambiental.
     Durante o fato registrado na terça-feira, uma das equipes da Guarda Civil constatou e autuou dois infratores no fim da tarde e começo da noite. A primeira ocorrência, em uma área próxima à estrada dos Bagres II, adiante do bairro City Petrópolis e a outra na estrada Alberto Carraro, na mesma região. Dados de 2.021 e deste ano sinalizam que foram auto lançados em torno de 300 autuações, sendo em torno de 50, nos primeiros meses deste ano. Do ano passado e deste, o resultado em valores lançados está na ordem de R$ 178,3 mil. As infrações processadas e não quitadas serão inscritas em Dívida Ativa e cobradas judicialmente, se for o caso. O valor mínimo para uma multa ambiental é de R$ 540,00.
     A Guarda Civil reforça que, além das punições previstas no Código Ambiental, essas pessoas vão responder por crimes ambientais no Ministério Público. As denúncias devem ser pelos telefones 153 e (16) 3724-1033

Praça da Vila Pedigoni recebe iluminação

 DSC 4400
     Um conjunto de luminárias foi instalado nesta terça-feira, pela equipe de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente, na praça da Vila Pedigoni, localizada na rua Guerino Alfredo Minervino, via que interliga as Vilas Pedigoni/Rezende, com o bairro São Joaquim. 
     O local utilizado para lazer e práticas esportivas pelos moradores, recebeu um poste de 7 metros de altura, além de três luminárias, com 250 Watts cada uma, cuja novidade será o sistema próprio de geração e uso de energia solar (placas), com utilização da fiação e cabeamento, apenas na parte superior do poste, sem contar com um sensor de presença, que permite a iluminação 100%, com usuários no local e redução automática para 50%, quando a área estiver sem movimento. Com os equipamentos instalados, a população das imediações poderá  utilizar o espaço em horários ampliados e com mais segurança.
     A Secretaria de Meio Ambiente pretende ampliar essa experiência para outras regiões da cidade, de acordo com as novas definições de locais contemplados.

Arrastões recolhem mais de 100 toneladas de materiais em 4 edições

 DSC 5870
     Enquanto mantém de segunda a sexta-feira, uma frota média formada por 4 caminhões e 3 máquinas pesadas para promover a limpeza de áreas públicas, onde as pessoas destinam resíduos de maneira irregular, a Prefeitura contabiliza mais de 100 toneladas de materiais recolhidos nas 4 edições do Programa 'Arrastão da Limpeza', realizados nesse primeiro trimestre. Esse programa idealizado, com o intuito de facilitar a destinação correta de móveis, utensílios domésticos e outros inservíveis que as pessoas tenham em casa, é realizado setorialmente dentro de um cronograma anual, uma vez ao mês, sempre no último sábado.
     No último dia 26, foram atendidos 40 bairros das regiões Leste/Nordeste, onde o balanço apresentado foi da recolha de 23,5 toneladas de materiais, elevando o número para 103.570 toneladas retiradas das moradias e ruas, nestes primeiros meses de 2.022. 
     A Secretaria de Meio Ambiente informa que aliada a essa operação mensal, mantém um atendimento permanente, que pode ser agendado pelo telefone (16) 3711-9440, onde o interessado deve informar o tipo de móvel/objeto que precisa descartar, fornecer o endereço que ela será atendida com data e horário marcados.
      Para este ano, estão programadas mais oito edições, contemplando todas as regiões e bairros da cidade. A próxima está prevista para o dia 30 de abril, abrangendo os bairros das regiões Sul/Sudeste, compreendendo setores da Vila Industrial, Santa Rita e prolongamento, Jardins Santana/Veneza, Vila Europa, Parques Castelo, Progresso e adjacências. 
 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais