Antigo Novo

Chuvas fortes causam estragos e mobilizam Defesa Civil

 DSC 8434
     O final da tarde e começo da noite de segunda-feira,  foi  marcado por intensa movimentação, envolvendo equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, em razão das fortes chuvas e ventos, em alguns setores da cidade. Especialmente, nas regiões Norte e Leste, foram registradas quedas de árvores e rompimento de galerias, o que exigiram a intervenção das equipes.
     Na rodovia ‘João Traficante’, que liga Franca a Ibiraci, um eucalipto de grande porte foi arrancado das margens e bloqueou parte da pista, o que mobilizou homens da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil para orientar o trânsito, bem como do Corpo de Bombeiros, realizando o corte dos galhos para posterior remoção, que continuou sendo feita na manhã de terça-feira. 
     Na Avenida Dom Pedro I, entre o bairro Nova Franca e Vila Gosuen, as chuvas também danificaram o sistema de galerias, onde foram feitas intervenções e a execução de serviços de manutenção. Em trechos das Avenidas Hélio Palermo e Ismael Alonso y Alonso, houve o registro de muitos entulhos nas vias públicas, arrastados pelas águas das chuvas, porém as equipes de limpeza entraram em ação, normalizando a situação.

Meio Ambiente reforça ações de limpeza de bocas de lobo

boca de lobo 
       A Secretaria de Meio Ambiente está com uma força tarefa nas ruas, diariamente, promovendo a limpeza e a desobstrução de bocas de lobo, que captam as águas pluviais e as conduzem pelas galerias até os córregos. Quando essas entradas de água, protegidas por grades de ferro são obstruídas, a água escorre pelo asfalto, vai se acumulando e, muitas vezes, causa o rompimento do pavimento, inundando as calçadas e residências nas regiões mais baixas.
      Atuando, preventivamente, são feitas inspeções periódicas por todas as regiões da cidade, atendendo as solicitações feitas pela população, seja através do telefone 3711-9440 ou pelos canais digitais. 
      A preocupação em identificar as bocas de lobo obstruídas, com rapidez, permite intervir no problema de imediato e sendo feitos os reparos são evitadas complicações futuras. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente solicita que cada morador colabore, destinando os materiais e lixo para as coletas, evitando que sejam direcionados para as bocas de lobo e galerias. 
     Nas intervenções de limpeza, seja nas próprias bocas de lobo ou redes de galerias, que não suportam a pressão, já foram encontrados pelas equipes, sombrinhas, pedaços de guarda-chuvas, blocos de concreto,  garrafas pet, sacolas plásticas, pedaços de madeira e tudo mais. 
    Atualmente, a Prefeitura trabalha com uma média de 3 equipes, que saem todas as manhãs, removendo resíduos atirados indevidamente, reinstalando grades de ferro e recuperando galerias danificadas.

Prefeitura já castrou mais de 3,6 mil animais

 DSC 7278 copiar
      Mais de 3,6 mil animais já foram castrados em Franca, desde o ano passado, depois que foi retomado o Programa de Castração de Animais, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Canil Municipal. Nos últimos meses, foram feitas em torno de 600 castrações, com média de 150 cirurgias por mês, mediante prévio agendamento, procedimento que ocorre depois que o pedido é formalizado e autorizado pelo Canil Municipal.
      O programa de castração de animais (cães e gatos) é destinado à esterilização  de machos e fêmeas, cujos donos sejam residentes no município. A ação está integrada a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e o controle populacional.

 

Como pedir a castração
A solicitação das castrações devem ser feitas, diretamente, no Canil Municipal de Franca, localizado na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis, cujo atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, onde é preenchida uma ficha cadastral. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3703-9389.
           Para ser feito o cadastro, a pessoa deverá levar cópias e originais do RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado, além de comprovar ter 21 anos ou mais.  Os animais devem ser de espécie canina ou felina, cujo pedido de esterilização não tenha fins comerciais ou de competições, esteja em boas condições de saúde, não esteja obeso, caquético ou apresentar doença, desgaste físico, anêmico ou doenças de pele aparentes. E, no caso das fêmeas, não podem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
Depois de feito o cadastro, com os dados do proprietário e do animal, o Canil Municipal entra em contato com o solicitante, indicando a clínica credenciada, em que o procedimento deve ser realizado, com a orientação sobre como deve ser feito o agendamento.
Neste processo também são oferecidas as orientações e precauções antes e pós cirurgia.

Prefeitura substitui defensas nas margens dos córregos

 DSC 8388
       A Prefeitura de Franca, com o intuito de oferecer melhores condições de segurança aos motoristas, iniciou nesta semana, a substituição de alguns trechos de defensas metálicas, instaladas nas margens dos córregos da cidade.             Pensando em aumentar a segurança dos condutores e diminuir os acidentes nos córregos, esses dispositivos foram implantados na primeira gestão do prefeito Alexandre Ferreira (2013-2016).
      Os trabalhos estão sendo executados por equipes próprias da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com início na última segunda-feira, nas proximidades do Jardim Consolação, onde foram retiradas as peças danificadas, em razão de choques de veículos e colocadas novas defensas e respectivas estacas. As equipes executam o serviço com o apoio de um caminhão Munck e o trabalho seguia nesta terça-feira, na rua Distrito Federal, com previsão de chegar até o Jardim Bueno. Ao todo, nas duas margens desse córrego serão instaladas 13 peças metálicas e alguns postes de contenção.
      Nos próximos dias, a previsão é concluir o trabalho, a partir da Avenida Hélio Palermo, começando na rotatória da rua Pará até a Antônio Barbosa Filho. Para esse trecho estão previstos, de acordo com inventário realizado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura, 21 peças e postes de contenção, sendo 9, na Av. Hélio Palermo e 12, na Antônio Barbosa Filho.

Canil Municipal ganha ampliação e animais para doação

 DSC 8338
      O Canil Municipal de Franca está com 7 novas baias destinadas ao acolhimento de animais de pequeno porte, em fase final de obras, com investimentos que foram feitos para melhorar ainda mais a estrutura de acolhimento dos animais. A construção desses espaços faz parte de uma programação previamente estabelecida pela Secretaria de Meio Ambiente, cujo objetivo é garantir condições adequadas para os animais, que são recolhidos nesse espaço.
      O Canil/Gatil da cidade, até o ano passado, contava com 10 baias disponíveis, foi reforçado com a construção inicial de 5 e agora, outros 7 novos espaços, perfazendo 22 baias. São pequenos espaços em alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros, com ventilação natural e devidamente cobertos.  
      Localizado no bairro City Petrópolis, na rua José Gianesela, o Canil está todo protegido com muro de 2,5 metros de altura e conta com vigilância armada 24h. Além dos animais de pequeno porte, acolhe também, equinos, muares e bovinos apreendidos nas vias urbanas, onde os proprietários têm 5 dias para retirá-los, sob pena dos mesmos serem levados a leilão.



Animais para doação 
Mesmo com novos espaços para acomodações de animais de pequeno porte, o Canil Municipal está com 29 cães para doação, de pequeno, médio e grande portes.
As pessoas, com interesse em adotar um cão, poderão comparecer ao Canil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, que serão conduzidas para conhecer as opções disponíveis. Feita a escolha, basta apresentar um documento de identidade, comprovante de endereço e assinar o termo de adoção. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia.
No ato da adoção, a pessoa interessada em levar para casa um animal de estimação passa por uma breve entrevista, que garante que o animal será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família, em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem-estar. Os novos donos desses animais deverão exercer uma guarda responsável. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais