Ações de cidadania pela Limpeza e Trânsito no centro

A movimentação promete ser intensa nesse sábado a partir das 9 horas, com diversas ações da cidadania, envolvendo o Poder Público, entidades representativas do comércio, comunitárias e voluntários, além dos órgãos voltados à segurança com a realização do 2º Mutirão da Limpeza e Campanha de Trânsito. As praças Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e seus calçadões deverão ser tomados por agentes uniformizados distribuindo materiais com orientações sobre o trânsito e outras pessoas percorrerão a região recolhendo materiais jogados indevidamente pelos passeios e jardins.

Repetindo o trabalho feito o ano passado com ótimos resultados, a Prefeitura fornecerá apoio no 2º Mutirão da Limpeza na área central, idealizado pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o núcleo EmpreCentro, com as participações do grupo Teoria Verde, Clube dos Escoteiros Três Colinas, Mulheres do Brasil e pessoas voluntárias simpáticas à causa. Além da mobilização na região central, informou a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, haverá também uma outra equipe na mesma manhã atuando no bairro City Petrópolis, região Norte, realizando atividade educativa e de cidadania com os mesmos propósitos e participantes.

De acordo com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, as equipes fornecerão os sacos de lixo e um veículo de apoio, sendo que no final da ação de limpeza, por volta das 11 horas, todos os resíduos coletados serão juntados em área próxima a Concha Acústica e serão encaminhados nos caminhões, no caso dos recicláveis, para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis e os rejeitos para o Aterro Sanitário. Junto com a conscientização das pessoas a não atirarem lixo a ermo, a mobilização busca orientar e mudar o hábito daqueles que circulam pelo centro e inadvertidamente acabam poluindo o ambiente.

 

 

Campanha do Trânsito

Dividindo esse mesmo espaço e com a organização da Secretaria de Segurança e Cidadania, em conjunto com a Polícia Militar e do Detran, neste sábado, motoristas e pedestres poderão saber mais um pouco sobre a Campanha Nacional, iniciada dia 18. Está contemplada no Código de Trânsito Nacional e busca sensibilizar e também chamar os condutores a sua responsabilidade, com zelo e responsabilidade na direção de um veículo.

Serão feitas abordagens, na região central, dos motoristas e distribuídos materiais com orientações. A campanha prossegue pelos próximos dias, até o dia 25, quando se comemora a data nacional do trânsito.

Prefeitura estará presente no Mutirão da Limpeza neste sábado

    A exemplo do que ocorreu no ano passado, a Prefeitura estará com equipes oferecendo apoio e participando diretamente do 2º Mutirão da Limpeza na área central, idealizado pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o núcleo EmpreCentro, com as participações do grupo Teoria Verde, Clube dos Escoteiros Três Colinas, Mulheres do Brasil e pessoas voluntárias simpáticas à causa. Além dessa atuação na área central, informou a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, haverá também uma outra equipe na mesma manhã atuando no bairro City Petrópolis, região Norte, realizando atividade educativa e de cidadania com os mesmos propósitos.

    A mobilização será iniciada por volta das 9 horas deste sábado, dia 2, na Praça Nossa Senhora da Conceição e também no Bairro City Petrópolis, com a participação dos voluntários, instituições parceiras e a Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Serviços, as equipes fornecerão os sacos de lixo e um veículo de apoio, sendo que no final da ação de limpeza, por volta das 11 horas, todos os resíduos coletados serão juntados em área próxima a Concha Acústica e serão encaminhados nos caminhões, no caso dos recicláveis, para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis e os rejeitos para o Aterro Sanitário.

   Segundo estimativa da organização, são esperadas mais de 300 pessoas nesse 2º mutirão pelo Dia Mundial da Limpeza, a partir das 9 horas de sábado, com concentração na Concha Acústica da Praça “Nossa Senhora da Conceição”, no Centro de Franca. O mutirão com voluntários pelo bairro City Petrópolis começará um pouco mais cedo, às 8h30 e moradores estão convidados a participar. A concentração será em frente à área de preservação ambiental localizada na rua Jeferson de Carvalho, próximo ao Colégio Agrícola.

Semana do Trânsito

   Com a organização da Secretaria de Segurança e Cidadania, em conjunto com a Polícia Militar e do Detran, na região central ocorrerá, também neste sábado, uma mobilização da Campanha Nacional de Trânsito, com abordagens e distribuição de material educativo Considerando as ações de cidadania focadas na limpeza, informou o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio dos Santos, ‘desejamos unir o útil ao agradável e realizar até por volta do meio dia uma movimentação que sensibilize ao máximo as pessoas, pedestres e os motoristas sobre o papel de cada um para um trânsito melhor e menos acidentes, disse.

 

 

Alunos de escola do Paraty farão plantio de árvores nesta quinta-feira

    A programação da Semana da Árvore segue intensa com várias atividades, promovidas pela Prefeitura de Franca, por toda a cidade. Nesta quinta-feira, 19, a partir das 9 horas, alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Maria Antônia Stevanato Reis”, do Jardim Paraty, plantarão árvores na Área de Preservação Permanente de Nascente do Córrego do Espraiado, na rua Augusto Vanini, no Jardim Paraty.

     A proposta é trabalhar com os alunos a importância de se preservar o meio ambiente. Na sexta-feira, 20, será a vez do grupo da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral. Eles estarão a partir das 9 horas na Praça da avenida Moacir Vieira Coelho ao lado do Citi Lions Clube Franca Sobral.

      O grupo Amigos Voluntários estarão no sábado, 21, na Área de Preservação Permanente do Jardim Moema onde plantarão mudas de árvores a partir das 14h30. No domingo, 22, será a vez do grupo Mulheres do Brasil / Verdejar plantar mudas em calçadas no Caps III Florescer, na rua Concordia 4881, e ainda em calçadas na região Norte da cidade. As atividades terão início às 8h30.

 

Mais atividades

    Nesta quinta-feira tem ainda trabalhos pedagógicos promovidos dentro das escolas e palestra no Condomínio Valle Verde, na Rodovia Nelson Nogueira, a partir das 19 horas com o tema: “O que é compostagem e como fazê-la em casa?” com o palestrante o engenheiro ambiental Maurício da Silva Mayor.

    Na sexta-feira, 20, às 10 horas e às 15 horas, o engenheiro agrônomo Márcio Fernando Silveira Rodrigues estará no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na rua Dr Alcindo Ribeiro Conrado, 1395, para falar sobre “Arborização Urbana”. O Jardim Zoobotânico e a Uni-Facef |(Unidade II) também seguem com atividades até sexta-feira.

Semana da Árvores é aberta com plantios nos bairros

    A Semana da Árvore em Franca foi aberta no domingo, 15, com plantio de árvores em uma área deteriorada por ações de terceiros que insistiam em atirar lixo e resíduos em geral de maneira indevida. A Prefeitura fez uma limpeza geral e um grupo de moradores, aliado com estudantes, promoveu a revitalização inicial do espaço utilizando mudas diversas que foram plantadas no próprio domingo. Mas a atividade foi inserida na programação que oficialmente foi aberta na segunda-feira com ações nas escolas municipais focadas em trabalhos pedagógicos com a temática versando sobre a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade de vida.

      Durante esses próximos dias a movimentação será intensa nos estabelecimentos de ensino do município, acrescido das visitas monitoradas previstas a partir dessa terça-feira a locais como o Jardim Zoobotânico, onde conhecerão o espaço do Núcleo de Educação Ambiental e todo o processo de produção de mudas de árvores, desde a semeadura até o plantio, visando a conscientização sobre o que representa a arborização na cidade. Também até o dia 20, estão previstas sensibilizações com a temática ‘Natureza e Artes: Uma Pausa para Reflexões’, no Centro Uni-Facef, Unidade II, na av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, nos intervalos das aulas.

     No AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dia 20, estão previstas duas palestras focadas na temática “Arborização Urbana”, às 10 horas e 15 horas, ministradas pelo engenheiro agrônomo Márcio Fernando Silveira Rodrigues, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.

    Diversos plantios monitorados estão previstos para os próximos dias, envolvendo áreas comuns nos bairros City Petrópolis, Miramontes, Jardim Redentor, Jardim Paraty, Moema e no Caps III Florescer, numa ação integrada com o grupo Mulheres do Brasil/Verdejar, no Jardim Milena, região Norte. Este último evento ocorrerá no domingo a partir das 8h30.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais