Arrastões recolhem mais de 100 toneladas de materiais em 4 edições

 DSC 5870
     Enquanto mantém de segunda a sexta-feira, uma frota média formada por 4 caminhões e 3 máquinas pesadas para promover a limpeza de áreas públicas, onde as pessoas destinam resíduos de maneira irregular, a Prefeitura contabiliza mais de 100 toneladas de materiais recolhidos nas 4 edições do Programa 'Arrastão da Limpeza', realizados nesse primeiro trimestre. Esse programa idealizado, com o intuito de facilitar a destinação correta de móveis, utensílios domésticos e outros inservíveis que as pessoas tenham em casa, é realizado setorialmente dentro de um cronograma anual, uma vez ao mês, sempre no último sábado.
     No último dia 26, foram atendidos 40 bairros das regiões Leste/Nordeste, onde o balanço apresentado foi da recolha de 23,5 toneladas de materiais, elevando o número para 103.570 toneladas retiradas das moradias e ruas, nestes primeiros meses de 2.022. 
     A Secretaria de Meio Ambiente informa que aliada a essa operação mensal, mantém um atendimento permanente, que pode ser agendado pelo telefone (16) 3711-9440, onde o interessado deve informar o tipo de móvel/objeto que precisa descartar, fornecer o endereço que ela será atendida com data e horário marcados.
      Para este ano, estão programadas mais oito edições, contemplando todas as regiões e bairros da cidade. A próxima está prevista para o dia 30 de abril, abrangendo os bairros das regiões Sul/Sudeste, compreendendo setores da Vila Industrial, Santa Rita e prolongamento, Jardins Santana/Veneza, Vila Europa, Parques Castelo, Progresso e adjacências. 
 
 

Vigilância Sanitária notifica mais de 1.600 donos de terrenos para limpeza neste ano

 DSC 4565
     A Prefeitura voltou a publicar no Diário Oficial, do último sábado, 26, através da Vigilância Sanitária, mais um edital com intimação para a limpeza de mais de 160 proprietários de imóveis espalhados pela cidade. 
     O descumprimento da intimação implica, segundo o Código Municipal de Posturas, multas pelo não atendimento no prazo de 15 dias. Somando-se a isso, se a limpeza for encaminhada e realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, cuja cobrança por metro quadrado é de R$ 8,90. Um terreno de 200 metros quadrados, cuja limpeza seja feita pela Prefeitura pode custar em torno de R$ 1,7 mil.
     Números divulgados nesta segunda-feira, pela Vigilância Sanitária, mostram que nesses primeiros meses de 2.022, foram expedidas 1.648 notificações, sendo que foram feitos 32 encaminhamentos para a limpeza de terrenos pela Secretaria de Meio Ambiente.
     A relação completa das intimações pode ser consultada pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2005-26032022.pdf

Limpeza urbana continua pela cidade

 DSC 4243
     Enquanto busca sensibilizar os proprietários de terrenos a cuidar adequadamente, mantendo-os limpos, a Prefeitura reforça o seu trabalho nos espaços públicos, diariamente, com equipes distribuídas por diversas regiões. Depois das operações recentes conduzidas, em setores do Jardim Palmeiras, no Parque São Jorge, toda extensão da Avenida Presidente Vargas, na Avenida Brasil (canteiros centrais), entre os Jardins Brasilândia e Paulistano, nas Avenidas São Vicente e Jaime Tellini, nessa semana, a equipe foi deslocada para outros setores.
     Quem transitou pela Avenida Rio Branco, na Estação, pôde acompanhar a roçada do gramado nos espaços centrais, o mesmo na Avenida Vereador José Granzotte, no Jardim Piratininga. Também no Poliesportivo, o trabalho de manutenção interna iniciado na semana passada continuava sendo realizado.
     Todos os espaços externos, que formam o Complexo Poliesportivo vem recebendo manutenção periódica, com a limpeza e recolhimento dos resíduos. Além da vegetação tem sido recorrente a presença de lixo atirado indevidamente nesse local. 

Meio Ambiente mantém limpeza urbana em ritmo intenso

 WhatsApp Image 2022 03 24 at 17.05.50 3
     A Prefeitura está com equipes de limpeza, podas e jardinagem atuando em diversas frentes nesta semana, cujo objetivo é manter a cidade limpa. Mas para que esse trabalho tenha uma maior duração, orienta a população para que faça sua parte, evitando destinar materiais e lixo em praças, canteiros de avenidas e áreas públicas.
     Essas ocorrências têm sido recorrentes, com destaques para as margens de avenidas e rodovias nas entradas da cidade. A destinação de materiais em praças e jardins tem dificultado as ações dos trabalhadores, que estão realizando a roçada desses espaços, onde tem sido comum se depararem com pedras, tijolos, pedaços de telhas, madeiras e outros objetos que devem ter uma outra destinação para os locais de resíduos sólidos.
     As pessoas que circularam pela Avenida Presidente Vargas, nos dois últimos dias, puderam observar as equipes fazendo a poda e recolhimento dos resíduos em toda a sua extensão no canteiro central. O trabalho teve início a partir da Avenida Major Nicácio e concluído entre os Jardins do Éden e Santa Mônica. Na Praça Monteiro Lobato, um amplo espaço de convivência e com muitas árvores, pelo menos, dois caminhões foram utilizados para o recolhimento da grama e de arbustos podados.
     Nesta quarta-feira, mais um vez, parte das equipes foi direcionada para o Poliesportivo, onde toda a área externa passou a receber manutenção. Nesse local, esse tipo de trabalho é realizado de forma sistemática, mas é preciso que as pessoas também se sensibilizem e auxiliem nesse espaço, destinando os materiais nos locais adequados e não atirando sacos plásticos e outros objetos nos espaços de convivência, gramados e áreas de circulação.
     Também foram programados serviços de limpeza no Cemitério da Saudade, enquanto outro grupo começou os trabalhos na região do Jardim Palmeiras, a partir da Avenida Nestor Nogueira. Na área central da cidade continuam sendo feitas manutenções das bocas de lobo, com limpeza e raspagem das áreas de circulação das pessoas. Outras intervenções recentes, com serviços de podas, foram realizadas na praça Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e áreas institucionais entre os Jardins Planalto e Parque Santa Adélia.

Dia da Água é marcado por ações educativas e plantio de árvores

 IMG 4451
     A Secretaria de Meio Ambiente está mantendo durante essa semana, uma agenda movimentada, com ações marcando o Dia Mundial da Água, transcorrido na terça-feira, 22, que segue até este sábado, 26. Nessa data haverá o plantio de mudas em uma APP (Área de Proteção Permanente), no Residencial Zanetti e numa área de lazer. As pessoas que passaram pela região central, certamente observaram que além de serviços de limpezas de bocas de lobos, uma prevenção rotineira para evitar obstruções das galerias, depararam com as bordas desses locais pintadas de azul e a frase ‘O Rio Começa Aqui...’.
     Trata-se de uma ação em conjunto com a Sabesp (Cia de Saneamento Básico do Estado), que busca alertar e sensibilizar as pessoas a não destinarem lixo em qualquer local, seja nas calçadas, canteiros dos jardins e muito menos nas bocas de lobo, que podem causar rompimentos da rede de galerias.

 

Plantio no sábado 
     Através do Núcleo de Educação Ambiental, contando também com a participação dos moradores do Residencial Zanetti e da equipe das categorias de base de basquete do Sesi/Franca, está programado para este sábado, 26, um plantio de mudas de árvores em uma área de preservação permanente. As mudas foram produzidas no Jardim Zoobotânico, de espécies nativas.  Serão em torno de 40 a 50 unidades, que vão contemplar também o recente espaço de Recreação e Lazer (Areninha), construída e entregue pela Prefeitura à comunidade daquela região da cidade, entre a Av. São Vicente e rua José Cano Vergara, a partir das 8h30.
     O secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, disse que essa ação tem grande importância na vida das pessoas, pois uma cidade melhor arborizada é sinônimo de qualidade de vida, bem estar e mais saúde. Portanto, além de confirmar sua presença nesse ato com os demais participantes, reafirmou que na medida do possível vai incentivar novas iniciativas, buscando envolver cada vez mais a sociedade, cujas pessoas devem cultivar as boas práticas, estar atentas, pois embora a água seja um recurso natural, ela não é infinita,  precisa de um ambiente equilibrado, daí a importância de cada pessoa ajudar fazendo a sua parte.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais