
O Canil Municipal realizou na última terça-feira, 25, o primeiro leilão deste ano. Dos 21 animais de grande porte disponíveis, 15 foram arrematados.
Esta foi mais uma edição com prévio cadastro no escritório da Defesa Agropecuária e obtenção do número do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), requisitos necessários para participar dos leilões da Prefeitura desde 2023. A exigência de cadastro prévio visa assegurar que os arrematantes sejam identificados e comprometidos com o bem-estar dos animais adquiridos, reduzindo a incidência de abandono e maus-tratos.
Além destes animais que foram apreendidos neste ano, de 2021 até agora, o Canil Municipal microchipou quase 900 equinos, muares e bovinos em vias públicas para a devida identificação. Destes, 122 foram recolhidos e microchipados só em 2024. Com o cadastro e este procedimento de identificação, caso ocorra abandono ou maus-tratos, o responsável pode ser localizado e autuado conforme a lei.
O Canil Municipal de Franca fica na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para denunciar animais de grande porte soltos nas ruas e avenidas da cidade, é preciso acionar a Guarda Civil, através do 153 ou (16) 3724-1033, para que a empresa de recolha 24 horas possa fazer a apreensão. Informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.