
Com mais de 100 locais de descarte irregular de lixo mapeados em Franca, chamados de ‘pontos viciados’, a Secretaria de Meio Ambiente continua com ações para inibir esta prática e punir os responsáveis. Para isso, conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e a colaboração da população, que deve denunciar o descarte irregular de materiais, considerado crime ambiental.
Semanalmente é feita a limpeza destas áreas, com vários caminhões trabalhando na retirada dos materiais e lixo. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um trabalho de conscientização, com equipes orientando e distribuindo folhetos, recomendando que moradores e comerciantes descartem o lixo gerado na coleta regular, bastando verificar os dia e horários de atendimento dos serviços.
Nesta sexta-feira, por exemplo, entre os Jardins Paraty e Ana Dorotheia, os caminhões passaram a manhã efetuando a limpeza de 'pontos viciados'. À tarde, foram deslocados para outras regiões.
Denúncias e monitoramento
A Guarda Civil Municipal faz patrulhamentos frequentes nos locais de maior incidência de descarte. Outra ação é a utilização de câmeras de monitoramento em algumas regiões e drone. Nesta semana, entre os bairros Colina do Espraiado e Jardim Botânico um descarte irregular de pneus foi identificado a partir do monitoramento. O responsável foi autuado e recolheu o material indevido. Agora, responderá a uma ação do Ministério Público. Dados da Guarda Municipal apontam que, neste começo de ano, foram feitas 32 infrações ambientais, referentes ao descarte irregular de lixo.
De acordo com a corporação, em janeiro, foram registradas 23 denúncias de descarte de lixo, das quais sete pessoas foram autuadas. A orientação para quem tem pequenas empresas como têxtil, calçado, marcenaria é contratar pessoas especializadas, que possam fazer o descarte correto em locais apropriados.
As multas sobre descarte irregular de lixo podem chegar a R$ 598 cada uma, dobrando em casos de reincidência.
Denúncias e onde descartar
A população pode ser parceira neste trabalho, efetuando denúncias na Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033, sem a necessidade de identificação. Sobre o descarte correto de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção, a Prefeitura dispõe de quatro Ecopontos. Todos eles, funcionam de segunda a sexta-feira, das às 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas.
Confira os locais:
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo, s/n
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
O atendimento é gratuito. Tem ainda o Aterro de Galhos, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.