Prefeitura realiza poda em árvores da Av. Orlando Dompieri

 IMG 8835
     Equipes da Prefeitura iniciaram nesta terça-feira, um trabalho importante de manutenção e cuidados com as árvores, que ornamentam o canteiro central da Avenida Orlando Dompieri, entre a Vila Imperador e o Parque Santa Adélia. O serviço nessa região compreendeu a poda orientada, onde as equipes operaram com o auxílio de equipamentos de proteção e todo material gerado foi recolhido.
     Com a preocupação de preservar o equilíbrio que as árvores e suas folhagens proporcionam para o meio ambiente, a equipes trabalharam com o cuidado de remover os galhos que estavam interferindo no passeio, em alguns casos, comprometendo a visão dos motoristas. Junto com as podas, as equipes fazem a observação ‘in loco’ das condições em que se encontram as árvores e suas estruturas, adotando as medidas necessárias de acordo com cada situação.

Meio Ambiente remodela Programa ‘Adote uma Praça’

 DSC 5306
     A Prefeitura de Franca está remodelando o Programa ‘Adote uma Praça’, cujo objetivo é melhorar o controle da limpeza e manutenção dos espaços públicos adotados por empresas, deixando a cidade mais bonita. 
    A Secretaria de Meio Ambiente está com essa missão, onde em paralelo, realiza também ações permanentes de cunho educativo e de conscientização das pessoas, especialmente, quanto a prática de hábitos saudáveis e destinação correta do lixo gerado.
     O Programa “Adote uma Praça”, instituído por Lei Municipal, tem o objetivo de firmar parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento dos serviços de paisagismo em áreas públicas da cidade, por meio da adoção de canteiros de avenidas, rotatórias, áreas verdes e demais espaços públicos, buscando a sua melhoria e conservação. Podem participar do programa, empresas, instituições religiosas, filantrópicas, de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações, clubes de serviço e profissionais liberais, devidamente regularizados, organizados e estabelecidos no município.
     Para o secretário da pasta, Rui Engrácia Garcia Caluz, é fundamental que as empresas ou pessoas ao adotarem esses espaços, o façam de forma responsável e cuidem, pois a mera colocação da placa publicitária não resolve. Não havendo a manutenção adequada o efeito é contrário, pois um espaço adotado e sem os cuidados necessários, acaba prejudicando a imagem do que é anunciado. A secretaria quer coibir isso e descredenciar àqueles que não cumprem as regras do programa.
 
Orientações 
     O primeiro passo da pessoa ou empresa interessada em adotar um espaço é procurar a Secretaria de Meio Ambiente e saber das disponibilidades de espaços. Uma vez aprovado seu pedido, o adotante deverá afixar placa de publicidade na área (seguindo as regras do Programa), para que exista uma indicação clara e transparente à sociedade, quanto à existência de parceria entre o município e a iniciativa privada para a manutenção daquele espaço.
     Atualmente, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, existem 81 áreas adotadas de um total de 194 espaços disponibilizados, dentre eles canteiros centrais de avenidas, rotatórias, praças, entre outros. A Prefeitura disponibiliza um mapa com as áreas que estão adotadas, podendo ser consultado no link:
     Com a remodelação pretendida, a Prefeitura deseja uma participação mais efetiva dos parceiros, que adotam esses espaços, quanto a manutenção regular, cuidados com a limpeza e paisagismo, de maneira a cumprir o objetivo do programa. 
     A Secretaria de Meio Ambiente não dispõe de um levantamento exato com áreas disponíveis para adoção, mas informa que, em regra, estão disponíveis para adoção as áreas públicas que não estão indicadas, como adotadas no mapa do link mencionado.
     Havendo interesse na adoção de um local, a solicitação passará por uma avaliação e autorização do secretário de Meio Ambiente, que levará em conta se a proposta é vantajosa para a cidade, considerando-se o tamanho da área, a localização, os serviços que o interessado pretende desenvolver no local etc. Na página https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/adote-uma-praca é possível identificar um link ou QR CODE com o passo a passo. No mesmo link, constam as regras para as placas, que devem ser obrigatoriamente seguidas pelos adotantes.
 
 
Fiscalização 
     É de ser observado que, por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental e Limpeza Urbana, da Secretaria de Meio Ambiente, são realizadas, diariamente, vistorias in loco nas áreas adotadas, para verificar se as pessoas estão cumprindo suas obrigações, gerando notificações quando a situação está em desacordo com as normas do programa.  Para se ter uma ideia, somente neste mês, foram expedidas em torno de 15 notificações. 
     Dentre as punições previstas, o adotante de um espaço público pode ser excluído do programa e ficar impedido de voltar a participar por até 12 meses, além de ter suas placas de publicidade removidas e descartadas. Com esse trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente começa a fazer, a intenção é contar com adotantes responsáveis e conscientes, que de fato estão preocupados com a temática ambiental e com a manutenção das áreas públicas locais, em vez dos que apenas pretendam adotar espaço para ganhar publicidade.
     Dentre alguns locais públicos, que se destacam como referência no cumprimento do programa, estão uma praça na Rua dos Pracinhas x com Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, no Residencial Paraíso; em frente a Av. Paulo VI, um jardim localizado entre as Avenidas das Seringueiras e Rio Negro, no Residencial Amazonas, rotatória do bairro São Joaquim, entre as Avenidas Rio Branco x Santos Dumont, entre outros. 
 

Prefeitura usa máquina elétrica em manutenções de áreas públicas

 MVI 7349.MP4.00 00 12 28.Quadro001
     Com o objetivo de manter a cidade limpa, a Prefeitura de Franca está adotando um novo sistema de capina elétrica, que vai permitir maior agilidade na manutenção dos canteiros de avenidas e gramados de praças. O prefeito Alexandre Ferreira esteve na praça do Jardim Roselândia, conhecendo o novo sistema de limpeza pública.
     Com esse equipamento, o mato é cortado em sua raiz e assim, as equipes de limpeza não precisarão retornar com frequência ao mesmo lugar. A Prefeitura ganhará tempo, melhor qualidade no trabalho executado e, com isso, poderá atender outros espaços com mais rapidez. 
     O prefeito destacou que está acompanhando os esforços da Secretaria de Meio Ambiente, atuando com várias frentes, em praticamente todas as regiões da cidade, porém, cuidar de tudo, considerando as dimensões da área urbana é necessário esforço redobrado, inovação e criatividade.

Prefeitura faz manutenção preventiva no Córrego dos Bagres

 DSC 5187
     O desmoronamento parcial nas calhas laterais do Córrego dos Bagres, na altura do Pronto-Socorro Infantil, mobilizou nesta segunda-feira, uma equipe de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente, que segue trabalhando para fazer a contenção dos estragos. Estão sendo utilizados caminhões com pedras, que estão sendo assentadas nos dois extremos do canal para a etapa de concretagem nos próximos dias. 
     Esses tipos de intervenções têm o intuito de prevenir que os estragos ganhem dimensões e comprometam as pistas. Além do Córrego dos Bagres, os outros dois córregos Cubatão e Espraiado são vistoriados com frequência e quando é detectado problema com este próximo ao PSI, de imediato são providenciados os reparos. O trabalho vai continuar nesta terça-feira, com sinalização de que homens estão trabalhando, porém sem interferência no tráfego da Avenida Hélio Palermo.

Após receber tratamento do Canil, égua "Bonitona" retorna à APAE

 Egua Bonitona
       A égua utilizada na atividade de equoterapia, com crianças assistidas pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca), furtada no último final de semana e resgatada pela equipe do Canil Municipal, onde recebeu todo o tratamento para a sua recuperação, retornou nesta quinta-feira para a entidade.
       Com a ajuda da comunidade, mediante denúncia anônima, a equipe do Canil Municipal conseguiu recuperar a égua, conhecida como ‘Bonitona’, bastante debilitada, abandonada em um terreno baldio nos fundos do Jardim Ipanema, na região Norte.  Durante os últimos quatro dias, a égua que chegou com ferimentos em uma das patas, recebeu os cuidados veterinários e alimentação adequada.
       O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou a entrega do animal a APAE, onde destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Canil e cumprimentou a entidade pelos atendimentos oferecidos às crianças, com deficiência, possibilitando melhor qualidade de vida às famílias.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais