Educação reúne famílias de alunos autistas

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     A Secretaria de Educação promoveu na última quarta-feira, em seu auditório, a primeira reunião com os pais dos alunos com autismo, que teve o tema “Conhecer para Intervir - Transtorno do Espectro Autista”. Estiveram presentes, 16 famílias, que conheceram o trabalho e as aplicações da Educação Infantil e Básica para as crianças autistas. 
     A reunião foi dividida em dois momentos principais, o primeiro conduzido pela profissional Karla Janaíne, que explicou o histórico do ensino aplicado na Educação Especial, abordando sobre a disponibilização de profissionais de auxílio externo e apoio pedagógico, além de suas abordagens. 
     A segunda parte, coordenada pela gestora Célia Comparini, foi destinada para as orientações necessárias sobre as entrevistas que acontecerão, individualmente, nas escolas com os pais, alunos e professora responsável. Para um melhor direcionamento de ações na escola/sala de aula, a profissional Mariana Cervi esclareceu em uma sequência de vídeos, os pontos fundamentais da conversa, que os professores devem ter com os alunos para facilitar o convívio e o direcionamento. 
     Os pais tiveram a oportunidade de expor seus questionamentos, pontuando casos principais já ocorridos, onde os especialistas estiveram à disposição para o esclarecimento das dúvidas.

Educação anuncia abertura de 30 vagas para auxiliares em creches

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     A Secretaria de Educação estará recebendo a partir desta sexta-feira, 8, os documentos das pessoas interessadas em concorrer as 30 vagas disponíveis para as funções de Auxiliar de Educação Infantil e Auxiliar de Apoio Pedagógico, que serão contratadas pelas Organizações da Sociedade Civil, parceiras da Prefeitura para a gestão de 19 creches e creches escolas da cidade. O edital foi publicado na última terça-feira, no Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2011-05042022.pdf .
     Para pleitear as vagas, os candidatos deverão ter formação mínima em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia; ou Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio; ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do curso, com Habilitação em Educação Infantil.
     Os profissionais deverão inserir, em um envelope lacrado, cópias do diploma, histórico e o currículo, com a indicação da vaga para a qual possui interesse em concorrer e entregar nos dias 8, 11 e 12, deste mês, no horário das 8 às 18h, na recepção da Secretaria de Educação, que fica na Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.
     Das 30 vagas disponíveis, 17 são para Auxiliar de Apoio Pedagógico e 13 para Auxiliar de Educação Infantil, nas unidades CCI Tia Glicéria Cláudia Lourenço (Jardim das Palmeiras), Centro de Convivência Infantil Companheiro Leão Benedicto do Amaral (Jardim Aeroporto I), Centro de Convivência Infantil Fonte de Luz II (Santa Terezinha), Centro de Convivência Infantil Santa Gianna, Centro Educacional Bom Samaritano (Vila Imperador), Creche Tatiane Aparecida Malta (Jardim Tropical), Creche Prof. Amarildo Candido da Costa (Jardim Guanabara), Creche Jesus Maria José (Santa Luzia), Creche Raimundo Cordeiro (Residencial Paraíso), Creche Escola Rafael Felipe Bastianini Marques (Jardim Portinari), Joanna de Angelis Instituição Espírita Unidade II (Parque Vicente Leporace II), Creche Danilo de Carvalho Maniglia (Jardim Luiza I), Creche Joaquim Franco da Rocha (Jardim Pulicano), Centro de Convivência Infantil do Servidor Público de Franca (São Joaquim), Creche Nossa Senhora das Graças (Jardim Brasilândia), Creche Maria de Lourdes Aimola Carriço (Palma), Creche Claricinda de Souza Redondo (Luiza I), Creche Aguida Maria Melo Oliveira e Creche Irene da Cunha.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a Prefeitura estará oferecendo o suporte para o recebimento dos currículos, mas a seleção e a contratação dos profissionais serão feitas, diretamente, pelas entidades responsáveis pela gestão das creches e creches escolas. 

Educação faz busca ativa para preencher mais de 420 vagas em creches

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     A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, um trabalho de busca ativa, visando localizar as famílias de crianças inscritas na Central de Creches, que foram contempladas com vagas em unidades parceiras do município, porém não foram encontradas. 
     A ação foi adotada, após a publicação de duas convocações, no Diário Oficial do Município, no primeiro bimestre deste ano, com o chamamento de 2.169 crianças para matrículas, além de inúmeras e infrutíferas tentativas de contato com os responsáveis pelas crianças, que estão na lista de espera por uma vaga em creches.  
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que estão disponíveis 422 vagas remanescentes e para o preenchimento dessas oportunidades, equipes da secretaria, compostas por assistentes sociais, pedagogos e estagiários da Seção de Creches, farão uma visita aos endereços cadastrados, com o objetivo de localizar e conhecer as famílias das crianças mais vulneráveis, que aguardam por vagas em creches. "Nosso papel de educador, além de mediar, observar e contextualizar, é também intervir diretamente na realidade de nossas crianças. Vamos fazer todo o esforço para atender essas crianças que precisam das nossas unidades", reforçou.
     A secretária destacou também o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Seção de Creches, desde o ano passado, para o planejamento, organização e remanejamento das vagas na cidade, o que já resultou na redução de 50% da lista de espera. 
     Segundo ela, no ano passado, 3.689 crianças aguardavam por uma vaga em creche e, neste ano, o número caiu para 1.970 pessoas. A quantidade de oportunidades disponibilizadas este ano também subiu para 11.130 contra 10.293, em 2021, totalizando 837 vagas abertas.
     Atualmente, estão matriculadas e sendo atendidas nas creches e creches-escolas parceiras do município, 10.708 crianças, sendo 3.225 pessoas a mais, em comparação com o ano anterior, que foi de 7.483 crianças.
     Márcia Gatti reforçou as ações e os projetos, que estão sendo realizados para a ampliação de vagas nas unidades. Atualmente, estão em andamento, obras de reforma e ampliação de oito creches, nos bairros Santa Hilda, Luíza, Pulicano, Peres Elias, Franca Polo Clube, Tropical e Palmeiras, que vão possibilitar a abertura de 400 novas vagas, com investimentos superiores a R$ 4,6 milhões.
     Aliada a todas essas questões, a secretária orientou para que as famílias inscritas na Central de Vagas em Creches, mantenham seus cadastros, com endereço e telefones sempre atualizados, visando a localização de contatos por parte da Secretaria de Educação.
     A Central de Vagas em Creches fica na sede da Secretaria de Educação, na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9246 e 9242.
 

Com novas turmas, EMIM inicia aulas de música

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     A Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM) ‘‘Roberto Ambrósio Tupete’, unidade vinculada à Secretaria de Educação, ampliou o atendimento de estudantes para contemplar a demanda de candidatos inscritos, acima do esperado, cujas aulas já estão em andamento. Desta forma, a unidade que está instalada no antigo Colégio Champagnat está com aproximadamente 350 alunos este ano, sendo que 100 iniciaram as atividades neste ano.

     As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, com duração de 50 minutos. Os alunos iniciantes estão agrupados em turmas separadas, recebendo as noções sobre os diversos instrumentos. Os estudantes, em estágio mais avançado, darão continuidade aos seus estudos, participando inclusive de apresentações.

     Também está em formação, com possibilidade de participação dos novos integrantes, o Coral Infantil, cujos ensaios também são realizados no mesmo período das aulas. O grupo, atualmente, é composto por cerca de 25 integrantes e, nesta sexta-feira, participou de mais um dos ensaios, como parte da preparação. A EMIM atende crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 13 anos, oferecendo o atendimento, no contraturno das aulas regulares de cada estudante.

Programa Dinheiro Direto na Escola apresenta primeiros resultados

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     O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira no ano passado e já colocado em prática nas unidades municipais de ensino, apresenta os primeiros resultados. Na manhã desta sexta-feira o próprio prefeito teve a oportunidade de acompanhar, durante uma visita que fez a Escola Municipal 'Profª Emília Tarantelli’, algumas das diversas melhorias feitas pela direção do estabelecimento, em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APM), em benefício da própria comunidade escolar.

     Percorrendo as instalações ao lado da professora Camila Garcia Gonçalves, Alexandre pôde ver toda a parte interna com pintura nova e a quadra de esportes totalmente revitalizada. Além da pintura foram feitas benfeitorias gerais no piso que estava degradado, além da instalação de moderno sistema de monitoramento eletrônico. Na unidade, estudam 300 crianças. Outras três unidades escolares, que compõem a sede da Escola Municipal "Profa. Emília Tarantelli" também foram contempladas com recursos e benfeitorias. São elas Escolas ‘Maria Pia’, no bairro Ponte Preta, perto do Lar de Ofélia; ‘Izanild Paludeto’, no bairro Cubatão e na ‘Otávio Martins de Souza Jr.’, esta no bairro São José. Segundo Camila, todas elas receberam cuidados na parte de pintura, pequenos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, além do monitoramento eletrônico. Para a professora, esse mecanismo descentralizando os recursos, facilitou a manutenção e resolução de pequenos problemas que, às vezes, demoravam meses.

 

César Augusto’

     No Jardim Brasilândia, na Escola ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, nesta sexta-feira, com parte dos recursos transferidos pelo PMDDE, a unidade recebeu nova pintura na fachada. Também foram substituídos os tanques nos refeitórios, com a colocação de material de alumínio, bebedouro na quadra que não existia e manutenções gerais internas e externas. O sistema de segurança também passou por uma revitalização, com substituição de câmeras e equipamentos já obsoletos e instalação de outros em pontos estratégicos, melhorando a proteção do patrimônio.

     A professora, Juliana Cunha de Melo França, enalteceu essa alternativa da Prefeitura de repassar diretamente os recursos para as APMs, de acordo com os planos de trabalho. Isso está permitindo que as unidades possam se revitalizar e oferecer um ambiente mais acolhedor aos alunos e equipes de colaboradores. E o mais importante, em um trabalho integrado com as famílias dos estudantes, que têm participação no processo.

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