
A Secretaria da Educação iniciou nesta semana as atividades externas do Espaço de Difusão Científica, por meio do Ciênciamóvel, carreta que percorre a cidade compartilhando com educadores e estudantes experimentos de diversas temáticas.
Alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual ‘Profª. Ana Maria Junqueira’, na Vila Santos Dumont, receberam o Ciênciamóvel nesta terça e quarta-feira e tiveram acesso a equipamentos que retratam a história da energia elétrica e sua evolução até os dias atuais, como máquinas simples, a vapor e as hidrelétricas, com ilustrações e maquetes expostas.
O professor de química Pedro Reis de Jesus faz parte do grupo de monitores do Ciênciamóvel e destacou o projeto. “A receptividade foi a melhor possível, tanto da comunidade estudantil como dos moradores que ainda não conheciam esta estrutura da Prefeitura. Aqui, os estudantes tem acesso a um ambiente com abordagem diferenciada daquela que acontece em seus cotidianos, nas estruturas tradicionais de ensino, permitindo aprendizado contínuo e diversificado em diversos contextos da vida”, ressaltou.
A programação de março terá a carreta por dois dias em cada local, nas seguintes datas e unidades estaduais de ensino: dias 11 e 12 na Escola Estadual ‘Prof. Sudário Ferreira’, no Portinari; dias 18 e 19, ‘Prof. Adelmo Francisco da Silva’, no Residencial São Domingos e dias 25 e 26 de março na escola ‘Profª. Carmen Munhoz Coelho’, no Jardim Boa Esperança.
Mais opções
As visitas ao Espaço de Difusão Científica podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida Champagnat, 1808, com entrada que dá acesso ao Observatório Astronômico, ao lado da Secretaria de Ação Social. No próprio Observatório, a visitação é noturna, das 19 às 22 horas.