Cuidados simples podem evitar escorpião

             Período de muito calor e chuva, contribuem para aumentar o índice de aparição de escorpiões. Como eles vivem principalmente em esgoto, eles em busca de alimento como barata e grilo. Cuidados simples podem manter escorpiões longe de casa.

          É preciso criar barreiras para evitar os escorpiões. Quem mora em casa deve manter o quintal sempre limpo e com todos os ralos tampados. Frestas em paredes e muros devem ser tampados. É preciso ter cuidado também ao usar sapatos que estejam no chão e observar brinquedos que costumam ficar soltos pelo quintal.

       Outra dica é colocar um pano, no período da noite, embaixo da porta que dá para o quintal. Tampe também os ralos do banheiro e área de serviço. Nunca acumule lixo tando dentro de casa como no quintal. Além disso, terrenos baldios podem contribuir para proliferação de escorpiões, por isso devem estar sempre limpos.

      E, se mesmo com todos estes cuidados, aparecer escorpião é preciso ter alguns cuidados para não ser picado. Em hipótese alguma tente pegar o escorpião com a mão ou matá-lo com o pé. Entre em contado com a Vigilância Epidemiológica para receber todas as informações necessárias pelo telefone: 3711-9484.

     Em caso de picada, é preciso ir para um hospital o mais rápido possível. Não lave o local da picada nem passe álcool ou qualquer tipo de produto. O atendimento é feito em hospitais, Pronto-Socorro e UPAs, mas o soro fica na Santa Casa que é acionada quando chega um paciente. A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima.

       Entre janeiro e novembro, a Vigilância Epidemiológica registrou 176 reclamações de moradores que encontraram escorpião (dentro de casa ou em terreno), sendo 9 somente no Residencial Zanetti. No mês de outubro, foram 33 e em novembro (até o dia 7), foram 16 reclamações.


Cuidados:

1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.

2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.

4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.

5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.

6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.

Saúde e Prevenção nas Escolas mobiliza estudantes

      O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), desenvolvido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Direção Regional de Ensino (Secretaria Estadual da Educação), realizam nesta sexta-feira, 8, um encontro no auditório da Secretaria da Educação com cerca de 800 estudantes. A programação começa às 8 horas, com a exibição de um espetáculo teatro da Cia de Teatro Paulista, com a peça ‘O Seu Azul Ninguém de Tira’, que será exibida em duas sessões.

     Esse programa é realizado durante o ano todo nos estabelecimentos de ensino do Estado, com a participação em média de 20 estudantes chamados de monitores que recebem as orientações e tem o papel de compartilhar essas informações junto aos colegas. A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está proporcionando toda a estrutura de transporte e lanche aos participantes que serão distribuídos em dois grupos de 400 alunos em cada turno.

    A segunda sessão da peça teatral será encenada a partir das 10 horas. Dois outros eventos estão previstos para este final de ano, além desse que ocorre no auditório da Educação (rua Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550). Um deles será no dia 4 de dezembro, em uma escola estadual a ser definido e outra atividade fechando a programação antes do dia 20 do mesmo mês.

Dia D contra o câncer de próstata movimenta praça neste sábado

     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Saúde, preparou para o próximo sábado, dia 9, uma grande movimentação na Praça Nossa Senhora da Conceição em prol da campanha Novembro Azul. Equipes estarão à disposição para orientar a população, principalmente masculina, sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata. O intitulado “Dia D”, acontece a partir das 9 horas.
     Na ocasião, os alunos de medicina da Universidade de Franca vão aferir pressão gratuitamente. As ações contam com informativos sobre o câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Sintomas:
    Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Saúde convoca 6,9 mil beneficiários do Bolsa Família

     Os mais de 6,9 mil beneficiários do programa social Bolsa Família devem ficar atentos a convocação da Secretaria de Saúde, para se apresentarem nas Unidades Básicas da cidade até o dia 22 deste mês, para fins de atualizarem a pesagem das crianças com até 7 anos. Essa é uma das obrigações para continuidade do benefício, sujeito a suspensão e até o cancelamento quando as partes deixam de cumprir com algumas obrigações legais, dentre elas também a atualização cadastral.

    A Secretaria de Saúde, em nota essa semana, fez um alerta especial aos beneficiários do Programa Bolsa Família, sobre a importância do acompanhamento regular nas UBSs e algumas mudanças introduzidas para maior agilidade nos processos. Entre as mudanças, a de que os beneficiários não receberão mais as correspondências para a pesagem e cada unidade terá seu período para a pesagem.

    Serão feitas também uma pesagem por semestre, sendo a 1ª vigência de janeiro a junho; a 2ª vigência de julho a dezembro. Os beneficiários poderão ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Franca, no total de 15 distribuídas por toda a cidade. A orientação é que procurem antes e veja o melhor horário. O prazo para a pesagem do Bolsa Família, nesta segunda vigência/2019 termina em 22 deste mês. Todos os beneficiários devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua residência com o nº do NIS, carteirinha de vacina das crianças e cartão de pré natal das gestantes.

    Devem comparecer as crianças até 07 anos e as mulheres de 14 a 44 anos.

Números em Franca

    Dados do CAdÚnico, unidade da Secretaria de Ação Social indicam que existem na cidade 6.963 famílias com os benefícios ativos, ou seja, que estão recebendo regularmente os valores mensais, em média R$ 178. As variações existem em razão do número de filhos e condições sociais demonstradas.

     É condição básica para o recebimento, que as famílias mantenham as crianças nas escolas e façam o acompanhamento médico regular nas Unidades Básicas, dentre eles a pesagem. Outro item necessário é a atualização cadastral periódica, que pode ser feito na sede do CadÚnico (Av. Champagnat, 1750, centro) ou então nos 5 CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), espalhados pelos bairros. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.

    Outro dado interessante, refere-se ao pagamento extra do 13º salário, uma novidade anunciada recentemente pelo Governo Federal. Informações oficiosas dão conta que esse pagamento virá junto com a parcela a ser paga em dezembro, cujo calendário esse ano está previsto entre os dias 11 e 22.

 

CRAS para atualização de cadastro

 

CRAS NORTE – Rua Ilton Barbosa Silva, 745 – Leporace I.

Fone: 3704-8515

CRAS SUL – Rua Zeferino dos Prazeres, s/nº - Jd. Aeroporto I (ao lado UBS). Fone: 3701-7109

CRAS LESTE – Rua Porto Velho, 1871 – Jd. Brasilândia (ao lado)

Fone: 3725-2001

CRAS OESTE– Rua Bruno Cilurzo, 1550, Jardim Dermínio.

Fone: 3720-7119

CRAS CENTRO – Rua Doutor Alcindo Conrado, 1813 – Centro

Fone: 3721-0209

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais