II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas começa a receber inscrições na terça

      O Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas) começa a receber inscrições, na próxima terça-feira, 29, as inscrições para o II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas tendo como tema: “Drogas: como agir para prevenir?”. O concurso é voltado para estudantes do 5º ano e no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas de Franca.

     As inscrições poderão ser efetuadas até 1º de novembro, sendo que os candidatos poderão concorrer em uma das três modalidades: tirinhas (para alunos do 5º ano do fundamental), redação - texto informativo (alunos do 8º ano do fundamental) e redação – texto dissertativo argumentativo (alunos do 1º do ensino médio). Cada estudante poderá participar apenas com um trabalho que deverá ser produzido dentro de sala de aula e ser entregue na Diretoria de Ensino no setor do Núcleo Pedagógico situado na rua Benedito Maniglia, 200, Vila Chico Júlio.

    A avaliação será feita pela Comissão Organizadora entre os dias 4 e 8 de novembro com previsão de divulgação do resultado no dia 11 de novembro. Os melhores serão premiados com uma bicicleta. A cerimônia de entrega será no dia 25 de novembro no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. As regras do concurso podem ser consultadas no site da Prefeitura: (www.franca.sp.gov.br).

Prefeitura reforça Saúde com mais 248 profissionais

      Nos últimos três anos, a Prefeitura de Franca contratou mais 248 profissionais para reforçar os quadros da Secretaria de Saúde e, assim, garantir um melhor e mais ágil atendimento à população francana.
Deste total de contratações realizadas entre janeiro de 2017 e outubro deste ano, 98 são de médicos das mais diferentes especialidades.
    Entre as contratações, destacam-se ainda as de 24 enfermeiros, 15 farmacêuticos, 25 técnicos em enfermagem. Com essa medida, a Prefeitura possibilitou, por exemplo, a criação da Casa de Saúde da Mulher.
    E junto com os servidores contratados, a Prefeitura ainda tem parcerias com clínicas médicas para o atendimento nos prontos-socorros municipais e compra procedimentos, como, atualmente, no Programa Zera Fila. Desta forma, o município garante um maior número de profissionais médicos à disposição de Franca.

Vigilância Sanitária alerta para perigos causados pelo escorpião

     Em período de muito calor e chuva, é comum aumentar o número de reclamações referentes a escorpiões. Segundo a Vigilância Sanitária, no mês de setembro foram registradas 20 reclamações e 25 em outubro. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar a proliferação do escorpião que sai em busca de alimento sendo a barata e grilo os mais comuns.

     A Vigilância Sanitária realiza um trabalho de orientação junto à população para criar barreiras com o intuito de evitar que o escorpião chegue até à residência. “É preciso manter os quintais limpos e sem baratas e outros insetos que servem de alimentos para o escorpião. A espécie com maior incidência em Franca é conhecido por escorpião amarelo que tem por hábito se abrigar principalmente em caixas de esgoto. Sendo assim, temos que criar barreiras para que ele não chegue até nossas residências”, disse o chefe da Vigilância, Felipe Granzotti.

      É importante vedar ralos e pias, manter a caixa de gordura bem vedada e manter limpos os quintais. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

     Além disso, os terrenos sujos podem contribuir para que os escorpiões fiquem no local e ‘invadam’ as casas vizinhas. Mas não é o principal problema já que o escorpião vive principalmente em esgoto e locais úmidos. “Temos que criar barreiras em nossas residências para que eles não consigam entrar”, disse Granzotti que completou: “Se encontrar um escorpião no quintal ou dentro de casa, em hipótese alguma deve-se colocar a mão ou tentar algum contato direto. Ligue na Vigilância Sanitária que passamos todas as orientações.”

     Apesar dos cuidados, em caso de picada é preciso procurar atendimento médico imediatamente. “Em caso de picadas o procedimento é o mesmo para qualquer pessoa. Não use remédios caseiros, não se automedique. Não passe álcool. A vítima deve ser levada imediatamente para o Pronto-Socorro, UPAS ou um hospital particular para ter o tratamento correto.” A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima, portanto o médico avaliará a gravidade e tomara a decisão sobre o tratamento a ser feito.


Cuidados:

1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.

2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.

4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.

5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.

6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.

 

Prefeitura oferece consultas a 5 mil mulheres em 14 dias

       O Programa Zera Fila, lançado pela Prefeitura de Franca para acabar com a espera por consulta com médicos especialistas, chegou à sua terceira semana de atendimentos com ginecologistas. Até a última segunda, foram convocadas 5.080 mulheres para as consultas, em 14 dias de atendimentos (2 a 4, 7 a 11, 14 a 18 e 21 de outubro).

      Mas, apesar do esforço da Secretaria de Saúde, que envia mensagens para as mulheres e, depois, por telefone, confirma data, horário e local, das 5.080 consultas ofertadas, 3.945 foram realizadas. Isso, porque 1.135 mulheres confirmaram presença, mas não compareceram.

     A Prefeitura solicita que as mulheres que não puderem comparecer na data agendada, que não confirmem a presença, pois, assim, prejudicam as demais francanas e a si mesmas.

      Até dezembro, a Prefeitura de Franca vai oferecer 13 mil consultas ginecológicas e, se necessário, com encaminhamento para exames e retornos. Prefeitura promove palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’

      A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a cooperativa Unimed, promoveu a palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’ ministrada pela enfermeira Marcella da Mata Almeida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, às 9 horas, no
auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), para as servidoras municipais.

      As servidoras foram orientadas sobre a prevenção do câncer de mama. Foi explicado como fazer o autoexame periódico, que permite a mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.

     As mulheres podem adotar hábitos saudáveis para prevenir outras doenças, além do câncer de mama, como praticar atividades físicas regularmente; seguir uma dieta balanceada; evitar ingerir muita gordura, açúcar, sal, embutidos e carne vermelha; não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.

    Ao final da palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das participantes. E disse que espera participar de novos encontros para a promoção da saúde, ter momentos de colaboração e também compartilhar as vivências.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais