Prefeitura oferece consultas a 5 mil mulheres em 14 dias

       O Programa Zera Fila, lançado pela Prefeitura de Franca para acabar com a espera por consulta com médicos especialistas, chegou à sua terceira semana de atendimentos com ginecologistas. Até a última segunda, foram convocadas 5.080 mulheres para as consultas, em 14 dias de atendimentos (2 a 4, 7 a 11, 14 a 18 e 21 de outubro).

      Mas, apesar do esforço da Secretaria de Saúde, que envia mensagens para as mulheres e, depois, por telefone, confirma data, horário e local, das 5.080 consultas ofertadas, 3.945 foram realizadas. Isso, porque 1.135 mulheres confirmaram presença, mas não compareceram.

     A Prefeitura solicita que as mulheres que não puderem comparecer na data agendada, que não confirmem a presença, pois, assim, prejudicam as demais francanas e a si mesmas.

      Até dezembro, a Prefeitura de Franca vai oferecer 13 mil consultas ginecológicas e, se necessário, com encaminhamento para exames e retornos. Prefeitura promove palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’

      A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a cooperativa Unimed, promoveu a palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’ ministrada pela enfermeira Marcella da Mata Almeida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, às 9 horas, no
auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), para as servidoras municipais.

      As servidoras foram orientadas sobre a prevenção do câncer de mama. Foi explicado como fazer o autoexame periódico, que permite a mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.

     As mulheres podem adotar hábitos saudáveis para prevenir outras doenças, além do câncer de mama, como praticar atividades físicas regularmente; seguir uma dieta balanceada; evitar ingerir muita gordura, açúcar, sal, embutidos e carne vermelha; não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.

    Ao final da palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das participantes. E disse que espera participar de novos encontros para a promoção da saúde, ter momentos de colaboração e também compartilhar as vivências.

Outubro Rosa com beleza na Saúde Mental

      As equipes da Secretaria de Saúde, vinculadas ao Ambulatório de Saúde Mental adulto, instalado em prédio anexo ao Pronto-Socorro Infantil, promoveram, nesse começo de semana, uma concorrida vivência marcando a programação do Outubro Rosa, compartilhando informações preventivas, bem-estar e também autoestima. Com um trabalho articulado previamente pelas servidoras e colaboradores, a participação de voluntários do Instituto da Mulher, ao longo do dia as pacientes cadastrados na repartição que realizam tratamento periódico participaram de um Dia de Beleza, recebendo atenção e cuidados muito além da assistência psicológica e social.

     Para a psicóloga Karina Arantes, da equipe do Ambulatório, foi marcante o envolvimento e sentimento de prazer das pessoas que compareceram, todas elas gratas pelo acolhimento que tiveram e o cronograma de atividades programadas. Enfermeiras compartilharam informes sobre o autoexame e formas simples que a mulher pode utilizar para detectar possíveis sintomas do câncer de mama. A médica Sandra Maria Bueno também se juntou ao grupo, palestrando sobre ‘Cuidados com a Saúde da Mulher’, com informes adicionais sobre os serviços disponíveis no Ambulatório e a importância de cada paciente procurar viver bem com elas mesmas.

    Enquanto as usuárias ocupavam assentos organizados na sala de espera, recebendo os cuidados estéticos, como limpeza de pele, maquiagem e outros tipos de serviços da equipe de voluntárias, eram disponibilizadas outros tipos de informações dos locais onde podem ser realizados exames de mamografia. Tudo gratuitamente na rede pública, bastando que dirijam a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

    Lembrando que aos sábados continua ocorrendo os mutirões de Mamografia e Papanicolau, mediante agendamento prévio feito nas UBSs.

   A estrutura de Saúde Mental do município é composta por dois Ambulatórios, o adulto com 3.770 pacientes em tratamento permanente e o NAIA, que funciona no Centro de Saúde I, na região central, voltado ao público infantil.

Servidoras terão palestra sobre Câncer de Mama

     Está programada para esta quinta-feira, 24, a palestra versando sobre o Câncer de Mama e seus impactos na saúde da mulher, voltada especialmente para as servidoras municipais da Prefeitura. A iniciativa é da própria municipalidade, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com a participação do Sias (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor) e ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional).

     A convidada responsável por compartilhar suas vivências e saberes será a enfermeira Marcela da Matta, do quadro da cooperativa Unimed, parceira da Prefeitura desse evento. Estará explicando em seus detalhes sinais que podem indicar indícios da presença do câncer de mama, as formas de autoexame e outros cuidados, se colocando também à disposição para responder as perguntas das presentes.

    . A previsão é que a conversa tenha duração máxima de 50 minutos, intercalada com a participação das servidoras. Outra novidade será o sorteio de vários brindes oferecidos pela instituição parceira. A Prefeitura com essa palestra coloca em evidência mais uma das ações que fazem parte das diversas atividades do Outubro Rosa, direcionadas a difundir informações sobre essa doença que uma vez identificada precocemente tem chances de cura bem maiores.

   Mais informações podem ser obtidas no Sias pelo telefone: 3711-9178.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais