Franca investiga possível nova suspeita de coronavírus

 

    A Secretaria de Saúde de Franca juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual investigam um segundo possível caso suspeito de Doença pelo Coronavírus no município.  O primeiro caso suspeito foi notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal no dia 26/02/2020, envolvendo uma paciente vinda de recente viagem ao Norte da Itália. Foram coletadas amostras biológicas e orientada paciente sobre as medidas de precaução domiciliar e liberado de alta hospitalar. Os contactantes do paciente suspeito estão sendo monitorados em domicílio e orientados em relação a sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus a procurarem assistência médica.

    O segundo possível caso, conforme Nota à Imprensa emitida nessa sexta-feira, 28, trata-se de um homem, que esteve em Milão, na Itália. A cidade europeia enfrenta um surto da doença. O paciente passou por atendimento médico em Franca, no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes aos do Covid-19. Como estava com sintomas brandos, recebeu alta e permanece em casa. O material foi encaminhado para análise em São Paulo e, assim que o resultado estiver pronto, a Secretaria de Saúde fará a divulgação para imprensa e população.

    A Vigilância Epidemiológica Municipal reitera que segue rigorosamente os protocolos encaminhados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde no monitoramento dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato recentemente.

    Cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os dois casos suspeitos, mas estão sem sintomas. ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO: Como prevenir o novo coronavírus? O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus.

    Entre as medidas estão: • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. • Evitar contato próximo com pessoas doentes. • Ficar em casa quando estiver doente. • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois. • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. • Etiqueta respiratória:

 Imagem1 original

    A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, mantém as equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas são orientados, desde as recepcionistas até equipe médica sobre os procedimentos a serem adotados.

    Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. 

Prefeitura quer o CRECI nas ações contra o mosquito da dengue

 

    A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o CRECI SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis, unidade de Franca), quer estabelecer uma parceria para intensificar o combate aos focos do mosquito da dengue. Nesse sentido realizará uma reunião segunda-feira, 2, para estabelecer planos de ação no combate e controle ao Aedes Aegypti.

   O encontro marcado para às 18 horas no auditório da Saúde, será para conscientizar pedir ajuda aos corretores, para que façam a intermediação com os proprietários de imóveis fechados, no sentido de realizarem a manutenção preventiva contra o mosquito. Acontecerá no Salão Azul da Secretaria de Saúde, que fica na avenida. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.

   Por meio do representante no Comitê Permanente de Arboviroses, Walber Almada de Oliveira, o CRECI SP reunirá os delegados, subdelegados e demais membros, além dos profissionais da Vigilância Ambiental e equipe da educação, para uma roda de conversa. Os corretores também estão sendo chamados para ajudar no combate à dengue.

   O objetivo é reforçar a necessidade da mobilização no combate ao mosquito transmissor da dengue, principalmente nas residências em que o agente não possui acesso.

  Muitos desses imóveis que estão vazios, para aluguel ou a venda, acabam abandonados e se transformando em focos de larvas, contribuindo com a proliferação do mosquito. Fechados os agentes não conseguem realizam o trabalho de eliminação dos criadouros. É para otimizar o serviço de combate que serão propostas ações conjuntas, que facilitem o trabalho dos agentes em suas atividades de campo.

   Atitudes como a manutenção e limpeza de piscinas, caixas de água, calhas, entre outros ambientes e objetos que possam acumular água, é de grande importância nessa “luta” contra o mosquito. Mais informações pelo telefone: 3711-9415.

Saúde realiza audiência pública nesta sexta-feira

 

     A Secretaria Municipal realiza nesta sexta-feira, 28 a primeira audiência pública deste ano, começando às 15 horas, na Câmara Municipal, para prestação de contas e esclarecimentos gerais sobre os serviços oferecidos no último quadrimestre de 2019.   Será uma oportunidade ímpar para esclarecimentos de dúvidas com o público presente e busca por mais informações, especialmente das ações contínuas colocadas em prática pelo município no combate a dengue e mais recentemente, o estado de atenção em razão do Coronavírus.

    Ao realizar esse tipo de audiência a Secretaria de Saúde atende ao que dispõe a legislação, procurando dar transparência aos serviços que oferece a população e possibilitar também, que as pessoas, entidades, vereadores e demais representantes da comunidade, conheçam toda a dinâmica da gestão dos serviços de saúde no município. A audiência é um espaço aberto onde as pessoas presentes tem espaço para fazer suas perguntas e conhecer mais a respeito dos serviços disponíveis na rede pública.

     A Lei Federal 8.080 de 1990 (Emenda Constitucional nº 29), é quem disciplina o formato dessas audiências, reforça o secretário de Saúde, José Conrado Netto, convidando a todos para que compareçam. É uma prestação de contas ampla, com o detalhamento em tabelas, com projeção dos recursos recebidos, as aplicações feitas nas respectivas áreas, ponto a ponto com as diferentes as modalidades de  serviços oferecidos.

      A Câmara fica no bairro São José, na rua da Câmara, próximo ao Terminal Rodoviário.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais