Como forma de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta terça-feira, 3, as ações da Semana de Mobilização das Equipes de Saúde em Combate à Dengue.
Um encontro envolveu os servidores de Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias da Saúde da Família) e funcionários dos três hospitais de Franca: São Joaquim/Unimed, Hapvida e Complexo Santa Casa.
As reuniões ocorreram nos períodos da manhã e tarde. Durante os encontros, os participantes receberam orientações sobre notificações, protocolos adotados e o trabalho feito. "Hoje, tivemos as primeiras reuniões e palestras para falar sobre as ações que coíbem a proliferação do mosquito e como nós, da Saúde, podemos trabalhar na prevenção com a população e depois quando há a procura pelas unidades. Nós fornecemos informações importantes sobre os protocolos de prevenção e a recepção dos participantes foi muito positiva. Com esta união, campanhas de conscientização e trabalho, será possível fazer com que, cada vez mais, os números sejam reduzidos", disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
Renata de Oliveira Freitas Borges, chefe de Setor de Vigilância Epidemiológica, SVO e Cerest, conduziu as reuniões e enfatizou o comprometimento dos participantes. "O engajamento das pessoas ajudou muito. Agora, vamos multiplicar este conhecimento para que a informação chegue para mais pessoas. Com estes protocolos, as fontes de dados para a Vigilância Epidemiológica se intensificam e a gente pode criar ainda mais políticas públicas para a cidade."
Os encontros seguirão. Na próxima quinta-feira, 4, funcionários das unidades de urgência e emergência dos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos-Socorros, além dos laboratórios públicos e particulares, participarão das reuniões. Paralelo a este trabalho, a Vigilância segue com campanhas para a população e visitas às residências para eliminação de criadouros do mosquito da dengue.
Vacina
A vacina contra Dengue está disponível para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos, em todas as UBSs e podem ser recebidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.