A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, finalizou a Semana de Mobilização das Equipes de Saúde em Combate à Dengue nesta quinta-feira, 5, com mais um ciclo de palestras.
O objetivo dos encontros, ocorridos com profissionais da rede municipal de saúde, laboratórios e hospitais da cidade, foi o de transmitir orientações sobre notificações e protocolos adotados para prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Além de servidores da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias da Saúde da Família), funcionários dos três hospitais de Franca: São Joaquim/Unimed, Hapvida e Complexo Santa Casa e de laboratórios, as reuniões de mobilização também contaram com a presença de quem trabalha nas unidades de urgência e emergência dos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos-Socorros.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a união entre Secretaria de Saúde, São Joaquim/Unimed, Complexo Santa Casa, Hapvida e laboratórios da cidade no combate à dengue, através destas reuniões e ações. “Nós abordamos como os trabalhadores da Saúde devem agir na prevenção, junto à população e, no momento do atendimento, com os protocolos adequados. É fundamental termos este alinhamento e a prevenção para diminuir o número de casos", disse.
Junto a este trabalho com os servidores e funcionários da área da saúde, a Vigilância continua com as campanhas de conscientização e visitas às residências para a eliminação de criadouros do mosquito da dengue.
Há ainda o trabalho de incentivo à vacinação. O imunizante contra a dengue está disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos, em todas as UBSs e pode ser recebido de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. As crianças e adolescentes, que já tomaram a primeira dose, poderão se imunizar novamente nas UBSs no prazo de três meses.