Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Mais de 2 mil pessoas já realizaram cirurgias de catarata

 Feriado original

          De janeiro ao início de novembro deste ano, a rede municipal de Saúde já realizou 2.069 cirurgias de catarata, como forma de garantir bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
      De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a maioria das cirurgias foi realizada em Franca. Cerca de 616 foram feitas em Morro Agudo e 220 em Patrocínio Paulista.
      Mesmo nas cidades da região, a Prefeitura de Franca arca com o transporte, o pré-operatório e todas as despesas, proporcionando comodidade e segurança a quem necessita deste amparo. O critério aplicado para o chamamento é de ordem cronológica, ou seja, tem prioridade o paciente que protocolou a solicitação para a cirurgia há  mais tempo.

Vigilância conclui Avaliação de Densidade Larvária

 Densidade Larvaria original

           A Vigilância Ambiental concluiu mais uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com o objetivo de identificar os locais de maior infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
      Esta avaliação é feita com base na constatação e análise de larvas do mosquito nos imóveis pesquisados. O resultado revela a proporção de locais infestados com larvas. De 4.203 imóveis em, aproximadamente, 17 foram encontradas larvas do mosquito, o que representa 0,4%. A Região Oeste, com os bairros Santa Efigênia e São Gabriel, foi a que mais apresentou incidência.
      Esse índice classifica Franca como estado satisfatório, com relação à infestação de Aedes aegypti e risco de transmissão de dengue.
      Ainda, conforme a Vigilância Ambiental, os índices são classificados entre satisfatório (abaixo de 1%), alerta (de 1% até 3,9%) e alto risco (igual ou acima de 4%).
Ações permanentes
      A equipe da Vigilância Ambiental reforça que realiza, diariamente, as atividades de controle de criadouros, que consistem em visitas em imóveis e bloqueios em torno dos locais, que apresentaram notificações de casos de dengue, distribuindo materiais e orientando os moradores, bem como eliminando os criadouros.
      Os dados apurados até o último dia 30 de outubro, apontaram para 4.481 notificações de casos de dengue neste ano, das quais 1.635 positivas. Nenhum óbito foi registrado.

Saúde inicia campanha 'Novembro Azul' em todas as unidades

 Novembro azul original

      Como forma de conscientizar, prevenir e promover a saúde do homem, a Secretaria de Saúde iniciou as ações do 'Novembro Azul', mês de combate ao Câncer de Próstata.

      As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo decorações para o 'Novembro Azul', realizando orientações em salas de espera e nos grupos de Educação em Saúde, promovendo mobilização junto à população e divulgação da campanha.

     Além disso, homens a partir de 50 anos devem procurar as unidades de saúde ou as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) para o exame de rastreamento do Câncer de Próstata. Basta procurar a unidade, sem necessidade de agendamento da consulta.

Outubro Rosa

     No mês passado, a Saúde fez campanha para combater o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, ofertando exames nas Unidades Básicas de Saúde. Foram realizadas 1.416 coletas de citologia uterina e 2.200 solicitações de mamografia. Isso, sem contar a Carreta da Mamografia, que realizou 450 exames, durante o período em que prestou atendimentos em área anexa ao Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”.

Prefeitura inicia obras do novo NGA

 Novo NGA original

       O NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) terá novo endereço no prazo de dois anos. Tiveram início nesta quarta-feira, 1º de novembro, as obras do novo prédio, mais amplo, em outra localização e com maior capacidade para atendimentos.
      Os investimentos superam os R$ 40 milhões, com parte dos recursos destinados, através de emendas impositivas da Câmara Municipal. É um empreendimento, que ficará no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, em área que abrange o Residencial Ana Dorotheia e o Jardim Botânico.
      A cerimônia oficial de início das obras do novo NGA contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, secretários municipais e de vereadores. O chefe do Executivo destacou a importância do projeto e como beneficiará mais pessoas, podendo ampliar ainda mais a capacidade de atendimento.
      O novo Núcleo de Gestão Assistencial terá mais de 8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro blocos. O primeiro terá Ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Geriatria e Saúde Auditiva, com 48 salas de atendimento.
      O Bloco 2 será totalmente destinado ao CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco), Ostomia/Oxigenoterapia e Saúde Mental.
      Já o terceiro bloco será totalmente destinado à Farmácia, com espaço e sala de espera para mais de 100 pessoas sentadas e o Bloco 4 será de Especialidades Médicas, com 35 salas para atendimento.
      Para receber pacientes de toda a cidade, haverá mais linhas de ônibus à disposição, com coletivos a cada 30 minutos, com rota para o NGA.
 
Nova ambulância
      Durante a cerimônia de início das obras do novo NGA, o prefeito Alexandre Ferreira entregou uma nova ambulância ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O veículo é totalmente equipado para prestar suporte avançado a quem precisa e foram investidos R$ 392.500, de recursos próprios para esta aquisição.
      Além da compra da nova ambulância, o SAMU tem recebido melhorias. O prédio foi revitalizado, houve a compra de mais uniformes para os funcionários e equipamentos.
 
Mais saúde
      Além da construção do novo NGA, a Prefeitura de Franca está construindo três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no City Petrópolis/Ipanema, Paraty/Ana Dorotheia e São Domingos, está revitalizando todas as unidades já existentes e ainda há a construção do Hospital Público Estadual.

Carreta da Mamografia já realizou mais de 225 exames

 Carreta mamografia original

      A Carreta da Mamografia continua prestando atendimento às mulheres no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo, incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia de forma gratuita para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.

      Desde o dia 24 de outubro, quando o atendimento da carreta teve início, até o dia 28, foram 225 exames realizados. Dessas, 177 mulheres têm entre 50 e 69 anos, 24 mais de 70 anos e outras 24 têm entre 35 e 49 anos.

     Todos os dias, há 50 senhas disponíveis para que as mulheres passem pelo procedimento. O atendimento ocorre no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, são distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 2 de novembro, em razão do feriado de Finados, não haverá atendimento, que será retomado no dia 3 e a carreta segue até o dia 4 de novembro.

       A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres, com mais de 70 anos, devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais