Ambulatório de Saúde Auditiva tem novo endereço a partir de segunda-feira

 DSC 5449
     A partir desta segunda-feira, 2 de maio, o Ambulatório de Saúde Auditiva passa a funcionar em novo endereço. A unidade que tinha sua sede em área anexa ao NGA-16 (Núcleo de Gestão Assistencial) e Pronto-Socorro Infantil, foi transferida para o prédio da Casa da Mulher, no Bairro São José, próximo ao Terminal Rodoviário. 
     A mudança faz parte das ações anunciadas, recentemente, pelo prefeito Alexandre Ferreira, que visam ampliar a estrutura física do Pronto-Socorro Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’, onde será utilizado o antigo espaço do ambulatório para a execução das adequações necessárias para estender a recepção e o setor de acolhimento do Pronto-Socorro Infantil, com o objetivo de atender a crescente demanda de pacientes, que dobrou no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2.021. Segundo o prefeito Alexandre Ferreira,  em um ano, a rede pública municipal recebeu 20 mil novos usuários.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que a partir de segunda-feira, os atendimentos do Ambulatório de Saúde Auditiva já serão prestados no novo endereço, no horário das 8 às 17h.
     O Ambulatório conta com uma equipe multiprofissional composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, dentre outros para o atendimento aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando a realização de exames para o diagnóstico de deficiência auditiva, dentre eles, Audiometria e o BERA, que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda de audição, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico, dentre outros procedimentos para análise e tratamento, incluindo o Programa 'Alegria em Ouvir', que já entregou 1.750 aparelhos, beneficiando cerca de 800 pacientes, que apresentavam limitações auditivas, com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal. E neste ano, com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas impositivas, até o final de maio, serão distribuídos mais 1.354 aparelhos auditivos para o atendimento a mais 700 pacientes.
 
Serviço:
Ambulatório de Saúde Auditiva 
Av. Lázaro de Souza Campos, 322 -Bairro São José, antiga Casa da Mulher. 
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8 às 17h.
 
 
Obras no Pronto-Socorro Infantil
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que os serviços de readequação do Pronto-Socorro Infantil serão iniciados na próxima terça-feira, 3. 
     Para a realização das obras, a recepção da unidade será transferida para o local onde funcionava o Ambulatório da Saúde Auditiva, visando a ampliação do atual espaço, das alas de observação e farmácia, possibilitando a entrega dos medicamentos para os pacientes que saírem das consultas com receitas.  
     A secretária orienta que apenas um responsável acompanhe a criança, durante o atendimento na unidade, visando evitar aglomerações e solicita a compreensão dos usuários, tendo em vista que os serviços serão realizados, visando a melhoria das instalações do pronto-socorro para aperfeiçoar o acolhimento dos pacientes. Os casos leves, que não sejam urgência, poderão ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, evitando que os pacientes tenham que se dirigir a unidade. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, o Pronto-Socorro Infantil tem atendido uma média de 482 pacientes, diariamente. 
     A previsão para a conclusão dos serviços é de 10 dias. 

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
     A Campanha de Imunização contra a Covid-19 prosseguirá na próxima segunda-feira, 2 de maio e contemplará 6 postos de vacinação, no horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para segunda-feira, 2, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Guanabara, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac estarão disponíveis na UBS Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Paulistano, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
1ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira dose para pessoas, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para idosos com 60 anos ou mais, da vacina Janssen, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina, Influenza e Sarampo)

 WhatsApp Image 2022 04 29 at 15.17.07
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para segunda-feira, 2, estarão disponíveis as UBS's Paulista, Progresso, Planalto, Luíza e Aeroporto 3, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
 
Influenza 
     A Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral prosseguirá na próxima segunda-feira, nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 1, Estação, Leporace, Horto e São Sebastião, das 8 às 16h, destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto e para trabalhadores de saúde, que deverão apresentar o cartão de vacinação.
     Os trabalhadores de saúde que poderão receber as vacinas são os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clinicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende assim, tanto os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outras, ou seja, àqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem -se ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será oferecida aos estudantes da área da saúde, que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Estes devem apresentar crachá ou carteira de trabalho, ou qualquer documento que comprove o vínculo de trabalho.
 

Saúde promove mutirão neste sábado contra Influenza e Sarampo

 WhatsApp Image 2022 04 28 at 09.14.14
     A Secretaria de Saúde promove neste sábado, 30, um novo mutirão para a imunização de idosos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes e puérperas contra a Influenza e Sarampo, além da atualização da caderneta vacinal dos profissionais de saúde para a Tríplice Viral, com a abertura de 10 postos de vacinação, funcionando das 8 às 12h30.
     Nas UBS Santa Clara, Paulistano e Santa Terezinha, os idosos, com 60 anos ou mais, que ainda não foram vacinados, poderão receber as vacinas contra a Influenza e a 4ª dose contra a Covid-19, apresentando a carteira de vacinação e o comprovante de recebimento das doses anteriores contra a Covid. Nesses mesmos postos, também serão aplicados os imunizantes contra Influenza e a atualização da Tríplice Viral para os trabalhadores de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clinicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, sendo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, bem como os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outras, ou seja, àqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem -se ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será oferecida aos estudantes da área da saúde, que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Estes devem apresentar carteira de vacinação, crachá ou carteira de trabalho, ou qualquer documento que comprove o vínculo de trabalho. 
     Ainda nessas unidades, as gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto, de qualquer idade, poderão ser imunizadas contra a Influenza, mediante a apresentação da certidão de nascimento da criança e cartão de Pré-Natal
    Já as crianças, com idade entre 6 meses a 4 anos de idade serão imunizadas contra a Influenza e o Sarampo, nas UBS Ângela Rosa, ESF City Petrópolis, Aeroporto 3, Leporace, Guanabara, Estação e Brasilândia, das 8 às 12h30, onde os pais deverão apresentar a carteira de vacinação.
     Os imunizantes poderão ser recebidos, simultaneamente, com segurança.
     A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que estiverem com dengue ou apresentarem sintomas de síndromes gripais, como febre não poderão receber as vacinas.
     Segundo a secretaria, até o momento, foram imunizadas 21.032 pessoas contra a Influenza na cidade.
 
 

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A Campanha de Imunização contra a Covid-19 prosseguirá nesta sexta-feira, 29 de abril e contemplará 12 postos de vacinação, no horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta sexta-feira, 29, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s  Ângela Rosa, Santa Clara e Horto, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos da vacina Coronavac estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Paulista e Santa Terezinha, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, na UBS Progresso, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Paulista e Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Guanabara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBSs Luíza, Aeroporto 3 e Brasilândia, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais