Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde inicia campanha 'Novembro Azul' em todas as unidades

 Novembro azul original

      Como forma de conscientizar, prevenir e promover a saúde do homem, a Secretaria de Saúde iniciou as ações do 'Novembro Azul', mês de combate ao Câncer de Próstata.

      As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo decorações para o 'Novembro Azul', realizando orientações em salas de espera e nos grupos de Educação em Saúde, promovendo mobilização junto à população e divulgação da campanha.

     Além disso, homens a partir de 50 anos devem procurar as unidades de saúde ou as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) para o exame de rastreamento do Câncer de Próstata. Basta procurar a unidade, sem necessidade de agendamento da consulta.

Outubro Rosa

     No mês passado, a Saúde fez campanha para combater o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, ofertando exames nas Unidades Básicas de Saúde. Foram realizadas 1.416 coletas de citologia uterina e 2.200 solicitações de mamografia. Isso, sem contar a Carreta da Mamografia, que realizou 450 exames, durante o período em que prestou atendimentos em área anexa ao Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”.

Prefeitura inicia obras do novo NGA

 Novo NGA original

       O NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) terá novo endereço no prazo de dois anos. Tiveram início nesta quarta-feira, 1º de novembro, as obras do novo prédio, mais amplo, em outra localização e com maior capacidade para atendimentos.
      Os investimentos superam os R$ 40 milhões, com parte dos recursos destinados, através de emendas impositivas da Câmara Municipal. É um empreendimento, que ficará no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, em área que abrange o Residencial Ana Dorotheia e o Jardim Botânico.
      A cerimônia oficial de início das obras do novo NGA contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, secretários municipais e de vereadores. O chefe do Executivo destacou a importância do projeto e como beneficiará mais pessoas, podendo ampliar ainda mais a capacidade de atendimento.
      O novo Núcleo de Gestão Assistencial terá mais de 8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro blocos. O primeiro terá Ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Geriatria e Saúde Auditiva, com 48 salas de atendimento.
      O Bloco 2 será totalmente destinado ao CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco), Ostomia/Oxigenoterapia e Saúde Mental.
      Já o terceiro bloco será totalmente destinado à Farmácia, com espaço e sala de espera para mais de 100 pessoas sentadas e o Bloco 4 será de Especialidades Médicas, com 35 salas para atendimento.
      Para receber pacientes de toda a cidade, haverá mais linhas de ônibus à disposição, com coletivos a cada 30 minutos, com rota para o NGA.
 
Nova ambulância
      Durante a cerimônia de início das obras do novo NGA, o prefeito Alexandre Ferreira entregou uma nova ambulância ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O veículo é totalmente equipado para prestar suporte avançado a quem precisa e foram investidos R$ 392.500, de recursos próprios para esta aquisição.
      Além da compra da nova ambulância, o SAMU tem recebido melhorias. O prédio foi revitalizado, houve a compra de mais uniformes para os funcionários e equipamentos.
 
Mais saúde
      Além da construção do novo NGA, a Prefeitura de Franca está construindo três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no City Petrópolis/Ipanema, Paraty/Ana Dorotheia e São Domingos, está revitalizando todas as unidades já existentes e ainda há a construção do Hospital Público Estadual.

Carreta da Mamografia já realizou mais de 225 exames

 Carreta mamografia original

      A Carreta da Mamografia continua prestando atendimento às mulheres no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo, incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia de forma gratuita para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.

      Desde o dia 24 de outubro, quando o atendimento da carreta teve início, até o dia 28, foram 225 exames realizados. Dessas, 177 mulheres têm entre 50 e 69 anos, 24 mais de 70 anos e outras 24 têm entre 35 e 49 anos.

     Todos os dias, há 50 senhas disponíveis para que as mulheres passem pelo procedimento. O atendimento ocorre no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, são distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 2 de novembro, em razão do feriado de Finados, não haverá atendimento, que será retomado no dia 3 e a carreta segue até o dia 4 de novembro.

       A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres, com mais de 70 anos, devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.

'Saúde e Prevenção nas Escolas' leva orientações e cuidados aos jovens

 Fachada Unifacef original

          Com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, a Secretaria de Saúde coordena o Projeto 'Saúde e Prevenção nas Escolas' (SPE), integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), que nesta sexta-feira, 27, terá sua cerimônia de encerramento.
      A ação acontecerá às 9 e às 14 horas, com duas turmas no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), unidade 2, com a presença de autoridades. Cada turma terá 200 alunos da rede estadual e professores, com um tempo de convivência e troca, que ocorrerá com a realização de palestra, oficinas e recreação. Os temas das oficinas serão: Sexualidade, Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos, IST/Aids e Uso Abusivo de Drogas, assim como também terá uma oficina especifica para os professores e coordenadores.
      A proposta do SPE é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação, buscando coibir a infecção pelo HIV/IST e os índices de evasão escolar causada pela gravidez na população, que tem entre 10 e 24 anos.
Sobre o projeto
      O SPE existe desde 2006, através de uma parceria com a Diretoria Estadual de Ensino. Ele é supervisionado pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e desenvolvido com a participação de quatro estagiários de Psicologia, atuando em 15 escolas estaduais, com estudantes do 8º Ano a 3ª Série do Ensino Médio: Jerônimo Barbosa Sandoval, Capitão José Pinheiro Lacerda, Carmen Munhoz Coelho, Doutor Assuero Quadri Prestes, Otavio Martins, João Marciano, Ana Maria Junqueira, Roberto Scarabucci, Pedro Nunes, Sueli Machado, Maria Pia, Evaristo Fabricio, Luis Paride, Orlik Luz e Stella da Mata.

Imunização e Campanha de Multivacinação continuam nas creches

 Imunizacao creches original

           As creches municipais estão recebendo equipes da Secretaria de Saúde, desde a segunda quinzena deste mês de outubro, para a Campanha de Multivacinação. O intuito é facilitar o acesso das crianças à vacinação.
      As 85 creches estão recebendo os profissionais, o que possibilita aos pais e/ou responsáveis a oportunidade de vacinarem as crianças no horário de buscá-las nas unidades, a partir das 16 horas. Basta que eles levem a carteira de vacinação das crianças matriculadas nas respectivas unidades para que o documento possa ser conferido e atualizado.
      Todas vacinas do calendário de imunização estarão disponíveis ao longo do mês: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Meningocócica C e Covid-19.
      Até o dia 20 de outubro, 798 crianças foram imunizadas e 1.657 doses aplicadas. Além disso, no início do mês, foi realizado ‘o Dia D’ da Multivacinação e foram aplicadas 882 doses em crianças e adolescentes menores de 15 anos.
      Nas próximas semanas, a campanha continua. Confira a relação de creches, com datas da Campanha de Multivacinação, nos dias 27 de outubro a 1º de novembro:
      
• Creche-Escola Rute Ferreira (Santa Efigênia): 27/10
• Creche-Escola José Antônio Pires (Residencial Baldassari): 30/10
• Creche-Escola Irene Cunha (Jardim Santa Bárbara): 31/10
• Creche-Escola Claricinda de Souza (Jardim Luíza): 31/10
• Creche São José (Jardim Riviera): 31/10
• CCI Tia Glicéria (Residencial Júlio D’Elia): 31/10
• Creche-Escola Breno Moacyr Bastos (Vila Isabel): 01/11

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais