Grupo Hiper Dia se reúne em UBS da Estação

     Com a participação de cerca de 40 pessoas - entre homens e mulheres que recebem acompanhamento periódico em virtude de problemas com hipertensão e diabetes - o grupo denominado de Hiper Dia esteve reunido na manhã dessa quarta-feira na UBS da Estação ‘Dr. Jarbas Spinelli’. Entre as propostas do encontro constava a troca de informações e orientações sobre a prevenção do câncer de mama para as mulheres, especialmente aquelas acima de 40 anos, com explicações de como fazer o autoexame e procurar um médico ou orientação na própria UBS mais perto de casa em situação de suspeita.

     Mas os temas tratados foram além, com a participação da educadora física Marluí Ribeiro Brito, que falou de auto-estima, dos cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas, caminhada regular e outras que contribuam com o bem-estar. Um outro propósito com esses encontros é fortalecer as relações entre os usuários que muitas vezes na falta de alguém para compartilhar suas dúvidas acabam tendo a saúde abalada.

      Essas reuniões do grupo de usuários ocorrem mensalmente, no espaço externo da UBS e sem interferência nas rotinas dos atendimentos. O encontro dessa quarta-feira teve a frente as enfermeiras Adriana Santiago e Leziane Isolina Vilela, com o apoio de toda a equipe da UBS.

Com 53 notificações de Sarampo Franca faz dia ‘D’ sábado

      Com o registro de 53 notificações de casos de sarampo em Franca, a Prefeitura e sua Secretaria de Saúde procuram mobilizar suas equipes e os pais ou responsáveis por crianças com até 5 anos, para a campanha de vacinação que está em andamento e o dia ‘D’, neste sábado em grande parte das UBSs. Apenas em uma repartição não haverá atendimento, no Estratégia de Saúde do Jardim Esmeralda, próximo ao Distrito Industrial.

     A orientação principal é que os pais levem as carteiras de vacinação para avaliação, pois só serão vacinadas aquelas crianças que não estiverem em dia com o calendário vacinal de acordo com a faixa etária. Das 53 notificações registradas na Vigilância, 21 casos foram apurados serem negativos, sendo 19 positivos, dos quais 11 autóctones e 8 importados, havendo 13 casos considerados suspeitos.

     Dados da última semana apontavam para o comparecimento de pouco mais de 200 pessoas pelas Unidades, mas cerca de 150 apresentaram crianças que precisaram atualizar suas carteirinhas. Mais informações, tel. 3711-9435, com Marina.

Zera Fila oferece 1,8 mil consultas em uma semana

      A Prefeitura de Franca completou a segunda semana de atendimentos com as consultas ginecológicas proporcionadas pelo projeto do ‘Zera Fila’, com um dado significativo: a oferta durante os cinco dias da semana, de 1.841 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, das quais 1.506 foram realizadas e houve o não comparecimento de 335 pacientes.

     Nos três primeiros dias da semana foram ofertadas de 400 a 445 consultas, mas sempre com um não comparecimento médio de 22% a 25%. Na sexta-feira foram oferecidas 192 consultas, mas apenas 158 estiveram presentes. A Secretaria de Saúde mantém o cuidado de entrar em contato prévio com as pacientes que constam na lista de espera, avisando a data, local e horário da consulta.

    Mesmo com esse cuidado tem sido alto o número de não comparecimentos. Esse programa está sendo desenvolvido em duas etapas, nessa primeira fase, com a meta estabelecida de atender de início 13 mil mulheres que já estão com o pedido de consulta com um ginecologista. Os atendimentos estão sendo oferecidos em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a equipe da Santa Casa e outras com equipes próprias da Prefeitura. As consultas estão sendo realizadas nas UBSs dos Jardins Aeroporto II e III, Luiza, Paulista, Vilas Santa Terezinha e São Sebastião e desde segunda-feira, também na Casa de Saúde da Mulher Francana, no bairro São José.

   A segunda etapa terá início ainda este ano nos hospitais do Complexo Santa Casa com consultas em diversas especialidades, entre elas: ginecologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e proctologia.

Concurso Cultural abrirá inscrição no dia 29 de outubro

     Os estudantes interessados em participar do II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas tendo como tema: “Drogas: como agir para prevenir?” poderão efetuar inscrição no período de 29 de outubro a 1º de novembro. O concurso é promovido pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas), atualmente ligado à Secretaria de Saúde, e tem como objetivo falar sobre os riscos da droga.

    Os candidatos poderão concorrer em três modalidades: tirinhas (para alunos do 5º ano do fundamental), redação - texto informativo (alunos do 8º ano do fundamental) e redação – texto dissertativo argumentativo (alunos do 1º do ensino médio). Cada estudante poderá participar apenas com um trabalho que deverá ser produzido dentro de sala de aula e ser entregue na Diretoria de Ensino no setor do Núcleo Pedagógico situado na rua Benedito Maniglia, 200, Vila Chico Júlio.

    Os resultados serão divulgados a partir do dia 11 de novembro. A premiação acontecerá no dia 25 de novembro no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos mais votados, em cada categoria, serão premiados com uma bicicleta.

      As regras do concurso podem ser consultadas no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais