
A Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Saul Luiz Cavalcanti’ do Jardim Paraty completa neste mês, um ano de funcionamento, com cerca de 80 mil atendimentos.
Projetada e construída em concepções modernas, a UBS tem amplas instalações, incluindo os consultórios de médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogo e fonoaudióloga, além da farmácia onde é feita a dispensação da medicação.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que a UBS beneficia milhares de pessoas residentes nos bairros como Ana Dorothea, São Jerônimo, Residencial Chico Neca, Jardim Botânico e outros da Região Sudeste.
Segundo a diretora da unidade, Viviane Nogueira Borges Trajano, dentre a quantidade total de atendimentos, constam quase 20 mil na distribuição de medicamentos, no matriciamento de psiquiatria foram contabilizados 13,7 mil atendimentos para o acompanhamento de pessoas em saúde mental. O número de consultas com clínico geral chegou a quase 8,2 mil; ginecologista 2 mil consultas; dentista 1,5 mil; 1,1 mil consultas de enfermagem; procedimentos de enfermagem mais de 26,5 mil, atendimento assistente social 759; psicólogo 1.040; fonoaudióloga 645 atendimentos e 4,3 mil vacinas aplicadas no período.
A UBS do Jardim Paraty fica na avenida Arthur da Costa e Silva, s/n e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Depoimentos
Leny Gomes, 60 anos, casada e mãe de 3 filhos, disse que a UBS tem sido fundamental para a comunidade neste primeiro ano. Contou que já utilizou por diversas vezes os serviços da unidade para pegar medicamentos, consultas com nutricionista, ginecologista, clínico geral, aferição de pressão, entre outros. "A UBS tem realmente melhorado a vida de muitas pessoas. Moro no Chico Neca há 23 anos e posso dizer que temos saúde para todos da região. Meu marido passou por uma cirurgia em Patrocínio Paulista e fez todos os curativos aqui na unidade, recebendo toda atenção todas as vezes que compareceu", comentou.
Airta Iva de Oliveira, 74 anos, casada e mãe de dois filhos, mora no Ana Dorothea, também é usuária da UBS Paraty e elogiou o atendimento prestado pelos funcionários. "Anteriormente à construção da unidade no bairro, tinha que recorrer a ônibus ou táxi para ir até a UBS do Jardim Brasilândia ou Ângela Rosa. Aqui, na nova unidade, sempre recebi um acolhimento de qualidade, desde as equipes da recepção aos demais funcionários, motivo de orgulho para a cidade", declarou.