Prefeitura investe R$ 260 mil e avança com recapeamento

DSC 3606

Depois de concluir uma das primeiras etapas do recapeamento nas duas pistas da Avenida Hugo Bettarello, na região Leste da cidade, a Prefeitura retomou nesta quarta-feira um novo contrato, que prevê o recapeamento de pelo menos 3 locais que necessitam de melhorias. Parte dos recursos são originários de emenda parlamentar, de autoria do deputado Carlos César e reforçado com uma contrapartida da própria Prefeitura, totalizando R$ 260.546,40.

O primeiro local incluído nessa programação foi a rua José Ferreira Cunha Barbosa, localizada no Jardim Planalto, passando nos fundos do prédio do Hemocentro que interliga as Avenidas Hélio Palermo/Professor José Rodrigues da Costa Sobrinho com a Av. Geraldo Teodoro Martins, que permite o acesso aos bairros Santa Adélia, Moema, Barão e adjacências.

Neste mesmo bairro, está contemplado com o recapeamento um trecho da rua Matheus Garcia Robles e Avenida Dom Pedro I, no bairro Itambé, compreendendo uma área que fica entre as Avenidas Presidente Vargas e Hélio Palermo. A Secretaria de Infraestrutura é responsável pelo acompanhamento da execução do serviço.

Manutenção em ruas e estradas atende chácaras e zona rural

WhatsApp Image 2022 02 23 at 16.57.18
     Os cuidados da Prefeitura de Franca com aqueles bairros fora da zona urbana, alguns deles ainda sem o pavimento asfáltico e estradas rurais chamadas ‘vicinais’, tem sido constantes, cujo intuito é garantir condições de seguranças de tráfego. Nesta semana, aproveitando os períodos de estiagem, esse trabalho foi intensificado em bairros, como os residenciais Monte Carlo e Fortuna, formados por chácaras de recreio, cujas ruas necessitavam de manutenção.
     Ambos estão localizados na região Leste, margeando a rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval.
     Operando com máquinas de nivelamento (motoniveladora) e caminhões com cascalho, esse material foi espalhado nos locais mais danificados pelas chuvas. As equipes seguiram trabalhando até essa sexta-feira, nessa recuperação. Junto também estão sendo recolhidos resíduos diversos destinados indevidamente nas represas de contenção, que foram abertas, que têm a função de diminuir o volume das águas pluviais que escorrem pelas vias públicas.
     Além desses dois bairros foram feitas intervenções nas vias secundárias da rodovia do Paiolzinho.
     A Secretaria de Infraestrutura lembra que essas vias, em sua maioria, são locais que servem para o escoamento dos pequenos produtores rurais e atendem também, os ônibus e vans que fazem o transporte escolar de alunos, serviço este mantido pela Prefeitura. Entre os bairros Luíza e São Domingos, na região Norte, foram feitos reparos e o cascalhamento de um trecho da rua Lázara Arlinda de Almeida.

Infraestrutura recupera galerias no Guanabara

DSC 3566
     O rompimento do sistema de galerias e parte do asfalto na Avenida Hipólito José da Costa, nas margens da rodovia Cândido Portinari, no Jardim Guanabara, mobilizou as equipes de manutenção da Prefeitura na manhã desta quinta-feira. Uma cratera foi aberta no local, que foi isolado com cobertura de placas de aço, ainda na noite de quarta-feira até a realização dos reparos nesta data, com a substituição de 6 tubos de concreto. A área foi compactada e está pronta para receber a camada de asfalto nesta sexta-feira.
     Uma situação nos mesmos moldes também foi registrada nesta quinta-feira, na Vila Santa Terezinha, na rua Joaquim Cândido Guilhobel, onde os serviços deverão ser concluídos nesta sexta-feira, sem necessidade de interdição da via pública.

Parque Ambiental do Paulistano recebe lâmpadas de led

DSC 3529
     O Parque Ambiental ‘Lupércio Taveira’, localizado entre os Jardins Paulistano e Palestina, na região Leste da cidade, está recebendo a partir dessa semana, iluminação de led. A informação é da Secretaria de Infraestrutura e tem como objetivo, melhorar as condições de segurança daquele espaço bastante frequentado por pessoas residentes nas proximidades, para caminhadas e práticas esportivas em geral.
     O Parque Ambiental conta com campos de futebol e quadras. Nesse primeiro momento estão sendo instalados 20 refletores de led, com 1.000 watts de potência, em substituição a luminárias de vapor de mercúrio. A previsão é que essa semana seja concluída essa substituição, o que vai possibilitar dobrar a capacidade de luminosidade de toda área que faz frente para a Avenida Major Elias Motta, próxima da Escola Municipal  ‘César Augusto de Oliveira’.

Programa ‘Mais Luz’
     A Prefeitura vem realizando desde o ano passado, por meio do Programa ‘Mais Luz’, investimentos para atender os locais que necessitam de melhorias na iluminação, sendo ruas ou espaços, como praças e canteiros de avenidas. Na área central, a Prefeitura já executou a substituição das luminárias por Led, nas praças Nossa Senhora da Conceição, Barão e Carlos Pacheco; também na praça do Jardim Consolação, na chamada praça do ‘Japonês’, em área próxima ao viaduto da rua General Telles, fazendo frente para a Avenida Antônio Barbosa Filho e mais recentemente, no Residencial Júlio D’Elia.

Prefeitura ilumina rua no Residencial Júlio D’Elia

DSC 3437
     A Prefeitura está realizando a implantação de nova iluminação na rua Altair Ferreira, no Residencial Júlio D’Elia, na região Oeste da cidade. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, essa operação faz parte do Programa ‘Mais Luz’ e visa atender os locais, que não dispõem de iluminação pública.
     O local fica próximo a UBS Santa Clara e nas imediações de uma creche. Portanto, a colocação do posteamento, envolvendo 17 unidades e respectivas luminárias com 250 watts de potência, vai possibilitar condições de segurança para os moradores.