Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Meio Ambiente e Saúde promovem ‘Arrastão da Limpeza’ neste sábado

 Novo Arrastao original

        As secretarias de Meio Ambiente e Saúde estão ampliando as ações de combate e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, e anunciam a realização de três arrastões da limpeza para este mês, em diferentes setores da cidade. O primeiro ‘Arrastão da Limpeza’ será neste sábado, 16, atendendo a 61 bairros da Região Oeste I.

     De acordo com Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente, serão oito caminhões percorrendo bairros como Vila São Sebastião, Jardim Dermínio, Vila Pedigoni, Residencial Itapuã, Santa Helena, Esmeralda, São Joaquim, entre outros, a partir das 7 horas.

     A orientação é que os moradores deixem nas calçadas materiais inservíveis, como sofás, fogões, colchões e móveis. O objetivo é recolher estes objetos para que não sejam descartados, de forma indevida, em áreas públicas e terrenos vagos, facilitando o aparecimento do mosquito Aedes aegypti. “Todo final de mês, a Secretaria de Meio Ambiente já faz o ‘Arrastão da Limpeza’ em um determinado setor da cidade, e agora vamos intensificar este trabalho para eliminar o maior número possível de criadouros do mosquito”, afirmou.

     Até o momento, já foram confirmados 1.257 casos e três óbitos pela doença, sendo o último de uma idosa de 72 anos, que estava internada em um hospital particular da cidade. As outras mortes são de dois homens: um idoso de 84 anos e um homem de 44 anos. Os três apresentavam comorbidades.

     De acordo com a Secretaria de Saúde, três mortes suspeitas foram descartadas e cinco estão sob investigação.

161 estudantes pleiteiam auxílio do ‘Bolsa Universidade’

 Bolsa Unversidade original

     A Secretaria de Educação divulgou nesta semana, que foram registradas 161 inscrições de estudantes, que estão pleiteando o auxílio do Programa 'Bolsa Universidade' neste ano. De acordo com o cronograma da secretaria, no período de 1º a 6 de março, os candidatos tiveram prazo para o preenchimento do formulário no site da Prefeitura e nos dias 7 e 8, a entrega de toda a documentação exigida no edital, junto com o formulário de inscrição preenchido e impresso, efetivando o interesse em participar da seleção.

     A próxima etapa consistirá na análise do material e documentação apresentados pelos estudantes, que será feita pela equipe de Serviço Social da secretaria, a partir dos critérios estabelecidos pela lei e a divulgação no dia 5 de abril, no site da Prefeitura, no link do programa https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, da data prevista para o resultado da primeira etapa da seleção, contendo os classificados para a segunda fase do programa, as entrevistas sociais. É essencial que os candidatos fiquem atentos e acessem a página da Prefeitura nesta data.

     Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.

     O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.

     O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.

     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segurança e Emdef ampliam serviços de sinalização

 Sinalizacao Reforco original

        A Secretaria de Segurança e a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) estão ampliando o serviço de sinalização de trânsito e pintura, aliado à instalação de placas para inibir os excessos de velocidade. Este trabalho permitiu nestes primeiros meses do ano, o atendimento de 18 bairros, abrangendo todas as regiões, com serviços de pintura de solo e instalação de novas placas verticais.

     Nesta quarta-feira, 13, as equipes trabalharam no Recanto Elimar, fazendo a marcação de solo. Para o período da noite, está programada a continuidade do serviço. Esta medida tem a finalidade de evitar impacto na rotina do sistema viário, especialmente nas vias de maior movimento.

     Dentre os bairros que receberam revitalização na sinalização e pintura nas últimas semanas, constam a Vila Santa Helena, Noêmia, São Joaquim, Cidade Nova, Santa Terezinha, Santa Maria do Carmo, Teixeira, Santo Antônio, Monteiro, Allan Kardec, Jardim Boa Esperança, Vila Real, Recanto Elimar, Vila Europa, Jardim Aeroporto I, Parque do Horto, Vila Nicácio e Jardim Miron. Foram instaladas 444 novas placas, substituídas 483 e pintados mais de 31 mil metros quadrados de sinalização horizontal em ruas e avenidas.

     Receberão os serviços, nos próximos dias, os bairros Aeroporto II e III e Jardim Santa Mônica (Samello V).

Faculdade de Direito divulga classificados da pós-graduação

 FDF original

        A Faculdade de Direito de Franca (FDF) divulgou os 20 classificados para iniciar o mestrado. De acordo com o diretor da unidade, Prof. Dr. José Sérgio Saraiva, o momento representa um marco na história da instituição. “Há dois anos que pleiteávamos essa possibilidade e, em novembro, fomos aprovados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação ligada ao Ministério da Educação. Apenas a Faculdade de Direito de Franca foi credenciada na região ao programa de graduação continuada”, disse.

     O programa de mestrado em Direito da FDF pretende contribuir com a sociedade formando pesquisadores capazes de avaliarem a adequação dos instrumentos jurídicos para a implementação de políticas públicas e efetivação dos direitos fundamentais.

      Desta forma, o perfil do egresso volta-se para a formação e capacitação docente e de pesquisa, com formação jurídica sólida, crítica e atual, pautada no conhecimento técnico-jurídico processual e procedimental, comprometido com a ética do respeito à pessoa.

     Segundo o diretor da faculdade, o processo de seleção foi rigoroso e transparente. “As avaliações foram feitas através de código e não por nome”, afirmou. O processo de avaliação contou com análise curricular, prova escrita, e proficiência em línguas. Ainda cabe recurso para contestar o resultado. Após este período, os classificados podem realizar a matrícula. A previsão de início é em abril.

      Será a primeira turma de Mestrado Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Franca. A formação terá duração de dois anos.

 

Procon oferece atendimento na praça nesta quarta-feira

 Atendimento Movel Procon original

       O Procon de Franca e a Fundação Procon de São Paulo realizam nesta quarta-feira, 13, atendimentos gratuitos na praça central Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, como parte das ações da Semana do Consumidor, cujo Dia Mundial é celebrado nesta sexta-feira, 15.

     A unidade móvel do Procon estará na praça no horário das 9 às 16 horas, onde as pessoas poderão tirar dúvidas, registrar reclamações e receberem material informativo.

     Luís Murari, chefe do Setor de Defesa do Consumidor, ressaltou a importância da harmonia no mercado de consumo, respeitando sempre os direitos entre consumidor e fornecedor. "O mercado se mostra cada vez mais complexo, pois a quantidade e a variedade de produtos e serviços colocados à disposição do consumidor crescem com o passar dos anos, portanto a conscientização nesta hora é extremamente importante, visando evitar danos e conflitos", disse.

     Nos primeiros meses deste ano, foram prestados cerca de 2.000 atendimentos na sede do Procon, que fica no Parque dos Pinhais. Desta quantidade, o maior percentual de reclamações foi 'assunto financeiro' com 42,99% ou 736 reclamações, seguido de produtos com 339 solicitações, o que representa 19,80% e 307 para serviços privados, com 17,93%.

     O Procon Franca fica na Alameda Vicente Leporace, 4655 - Parque dos Pinhais e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-4678 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obras de duplicação da vazão de água do Engenho Queimado estão em andamento

 Duplicacao Engenho Queimado original

       A nova ligação projetada pela Prefeitura entre os Jardins Palmeiras e Pulicano, no Córrego Engenho Queimado, está recebendo novas aduelas de concreto. Desde segunda-feira, as equipes trabalham na preparação das ferragens armadas que, em seguida, serão concretadas, o que permitirá a duplicação da capacidade de vazão.    Este projeto contratado pela Prefeitura, mediante licitação pública, compreende também serviços complementares de drenagem nos dois lados do córrego para captação das águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, que realiza o acompanhamento da obra, o empreendimento faz parte da última etapa da revitalização do Complexo Engenho Queimado, que tem parte dos recursos liberados pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades.    Os serviços estão sendo conduzidos por etapas, com a interdição parcial de uma das pistas que interliga os Jardins Palmeiras, Pulicano e outros adjacentes, através da avenida Nelson Nogueira. A drenagem do córrego começou na parte alta da Vila São Sebastião, nas imediações da rodovia Cândido Portinari, com a limpeza, rebaixamento do leito e instalação de gabiões para contenção da erosão.

     A obra também é composta pela construção de um conjunto de equipamentos de convivência, como praças, quadras de esportes, além de serviços gerais de arborização, fechamento com alambrado de uma APP (área de preservação permanente) e construção de pista de caminhada. Todos já entregues para os moradores da região.

Prefeitura inicia mapeamento de trilhas rurais para ciclistas

Passeio Noturno original 

    A Secretaria de Desenvolvimento, contando com a participação de ciclistas que fazem trilhas rurais na região, iniciou um levantamento das opções existentes no entorno da cidade, a partir de cinco marcos zeros definidos. Os objetivos da iniciativa são identificar as extensões destes percursos, características, se são íngremes ou não, pontos de atração e opções para paradas e até pernoite, a partir das moradias existentes nos trajetos.    Pelas estimativas de alguns participantes destes passeios, existem em torno de 100 trilhas, sendo que, de cada um dos cinco marcos zeros que servirão de ponto de partida do mapeamento, haverá a possibilidade de acesso em torno de dez ou mais trilhas.    Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, uma reunião preliminar foi realizada na última segunda-feira, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas com participações frequentes nestes passeios. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Carlos Henrique Barbosa, de 59 anos, campeão de ciclismo em provas regionais e no país, falou sobre a iniciativa. “Este mapeamento ajudará muita gente que ainda desconhece essas opções que a natureza disponibiliza nos arredores de Franca e que agora poderão ser contempladas”, disse.    Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura e o escaneamento do QR Code pelo celular.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais