Email  

Notícias

Copa Franca Basquete terá 28 equipes

Basquete sobre Rodas original
 
      A Secretaria de Esporte e Cultura anuncia para abril, a Copa Franca Basquete, que acontecerá no Ginásio ‘Pedrocão’, com a participação de 28 equipes.
      Para alinhar os detalhes da competição, a secretaria fará o congresso técnico no dia 1º de abril, a partir das 18h30, em sua sede na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal.
      Os organizadores orientam os responsáveis pelas inscrições que quaisquer alterações nas fichas devem ser providenciadas até o dia 27.
      O torneio contará com mais de 300 atletas, distribuídos em 28 equipes, com jogadores a partir de 16 anos, divididos em três categorias: ouro, prata e bronze.
      Desde a primeira edição, a Copa Basquete se destaca por proporcionar momentos de alto nível técnico, com a participação de ex-jogadores renomados.
      A competição será estruturada em uma primeira fase de jogos classificatórios, seguida por playoffs, onde os melhores de cada grupo disputarão as finais.
      As partidas serão gratuitas e abertas à população, reforçando o compromisso da Prefeitura, em incentivar o esporte e oferecer entretenimento de qualidade à comunidade.
      Confira a relação das 28 agremiações:
 
1. Alcatéia/Apolo
2. Athletic
3. Athletic B
4. Ballers
5. Bel Air
6. Chuí
7. City Rappers
8. Dream tem
9. Ducks
10. Elite
11. Golden Star
12. HNK
13. Jussara
14. King
15. Manoel Basquete.
16. Manoel Basquete B
17. Rafa's
18. SDP
19. Segantini Basketball
20. Sharks Basquete
21. Shinaide
22. SJ Basquete
23. The Bronx
24. Wolves
25. Young Black
26. Young Promise
27. Brewers
28. ETEC Industrial.
 
Torneio sobre rodas
      No último final de semana, o ginásio do SESI Franca foi palco do 1º Torneio de Basquete Sobre Rodas, reunindo equipes de Franca, Bebedouro e Ribeirão Preto. Foram mais de 50 participantes, que disputaram partidas ao longo de todo o dia.
      No primeiro jogo, o Instituto Vidativa, que tem o apoio da Prefeitura, venceu o Instituto Estrela de Bebedouro por 33 a 19.
      Na segunda partida, Ribeirão Preto ganhou do Instituto Estrela por 50 a 5.
      A grande final foi entre Franca e Ribeirão Preto, que levou a melhor e venceu os donos da casa por 50 a 32.

Praça do Vera Cruz 2 recebe iluminação de LED

Troca de iluminacao original
      
          Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Infraestrutura realizou a substituição de luminárias em 16 postes de uma praça, entre a avenida Nelson Japaulo e a rua Luiz Melani, no Jardim Vera Cruz 2, na Região Norte. Foram trocadas 48 luminárias a vapor de sódio por LED, com a mesma potência. 'Este trabalho está sendo realizado em toda a cidade', relatou Luiz Henrique Spirandelli, secretário de Infraestrutura.
      Segundo ele, nos últimos dias foram atendidas praças nos Jardins Brasilândia e Líbano.
      As luminárias de LED proporcionam maior luminosidade, menor consumo e tem maior durabilidade.
 

Conselhos da Alimentação Escolar e Educação são empossados e têm novas diretorias

Conselho de Alimentacao Escolar original
 
      Os membros dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação Escolar foram empossados na última semana, na Secretaria de Educação.
      O Conselho Municipal de Educação (CME) é um órgão colegiado, composto por 22 membros titulares e respectivo suplentes, que orienta e implementa a política educacional do município, atuando como um mediador entre a sociedade e os gestores da educação municipal.
      Tem como função elaborar normas complementares às diretrizes nacionais e estaduais de educação; propor soluções para questões de funcionamento do sistema municipal de ensino; elaborar e acompanhar o Plano Municipal de Educação; fiscalizar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.
      Após a sessão plenária, foi eleita a diretoria para o próximo biênio (2025/2027), com a seguinte composição: Reinaldo Célio Rodrigues, presidente (representante das escolas da rede privada); vice-presidente, Maria Luiza Franco Nery Machado (representante de associações e sindicatos de categorias profissionais não relacionados com a Educação - Mulheres do Brasil), primeira secretária, Luciana Conceição da Silva (representante das creches filantrópicas) e a segunda secretária, Maisa Santiago Peroni (representante dos funcionários da educação – escriturária).
      As reuniões do colegiado acontecem em todas as segundas quartas-feiras de cada mês, na Sala de Conselhos, na Secretaria da Educação ou no formato on-line.
 
Alimentação Escolar
      Com mandato de quatro anos, houve também a renovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), composto por 14 membros, sendo 7 titulares e respectivos suplentes, representantes do Poder Executivo, de entidades civis, docentes/discentes, pais dos alunos e outros, com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a correta aplicação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)  nas unidades de ensino. O mandato do colegiado é de quatro anos e considerado um  serviço  público  relevante, tem caráter deliberativo e fiscalizatório.
      Foram eleitos para este novo mandato: Sílvia Helena Paula Flor de Luna, presidente (representantes de trabalhadores da educação e discentes – merendeira); vice-presidente, Danielle Marques de Oliveira (representantes de pais de alunos); primeira secretária, Marilaine Xavier Lopes Marques (representantes dos trabalhadores da educação e discentes – professora) e a segunda secretária, Cleibe Ribeiro da Silva (representante de entidades civis organizadas).
      As reuniões acontecem uma vez por mês, sempre na última quarta-feira.
 

'Arrastão da Dengue' recolhe 7,2 toneladas de materiais no Vera Cruz

Arrastao da Dengue original
 
      A Prefeitura de Franca coletou mais de 7 toneladas de materiais inservíveis durante o 'Arrastão da Dengue' realizado no último sábado, nos Jardins Vera Cruz 1 e 2, na Região Norte.
      A ação, promovida pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura, tem o objetivo de eliminar criadouros do mosquito e conscientizar à população sobre a importância da prevenção.
      Este é o sétimo ‘Arrastão da Dengue’, que começou no início do ano. O trabalho já percorreu bairros como os Jardins Éden, Palma, Vila Santa Terezinha, Aeroporto 3, Ângela Rosa, São Sebastião e Conceição Leite/ Santos Dumont, recolhendo mais de 40 toneladas de inservíveis.
      Até o momento, o município já registrou 744 casos positivos de dengue. Além do arrastão, outras medidas estão sendo adotadas, como a intensificação da limpeza de terrenos e ações educativas para sensibilizar a população sobre os riscos da doença.
 
 

Cultura abre inscrições para o Festival ‘Águas de Março’ e ‘Salão de Belas Artes’

Teatro Municipal original
 
      Artistas e agentes culturais de Franca têm duas oportunidades para mostrar o trabalho desenvolvido e concorrer a premiações, através da Secretaria de Esporte e Cultura. Estão abertas as inscrições para a 34ª edição do ‘Festival Águas de Março’ e do 39º ‘Salão de Belas Artes’, que acontecerão entre os dias 23 e 27 de abril, das 19 às 21h30, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”.
      Tradicional, o ‘Águas de Março’ é uma vitrine para as diversas manifestações artísticas da cidade, abrangendo artes cênicas, dança, literatura, música, cultura popular e hip-hop. Em reunião conjunta da secretaria com o Conselho Municipal de Política Cultural, optou-se este ano pela realização simultânea do Festival Águas de Março e do Salão de Belas Artes.
      As inscrições vão até às 23h59 de 6 de abril. É necessário enviar um e-mail para cultura@franca.sp.gov.br, com o seguinte assunto: Inscrição Festival “Águas de Março 2025” e, no corpo do e-mail, informações do nome do responsável, categoria, segmento, representante (em caso de grupos e/ou companhias), celular e resumo do trabalho proposto. Também é necessário enviar o material de divulgação (vídeos, portfólios, ilustrações, memoriais e afins) e cópias do RG e comprovante de endereço do proponente ou representante do grupo.
      Após o período de inscrições, a Comissão de Seleção e Avaliação do festival julgará as apresentações com base nos seguintes critérios: para Artes Cênicas (teatro e circo), atuação, direção, texto, cenografia e figurino; em Dança, a técnica, coreografia, expressão artística, figurino e apresentação; na Literatura, o conteúdo, linguagem, estrutura e impacto emocional; em  Música, a técnica vocal/instrumental, interpretação, composição (se aplicável) e presença de palco; e nas Culturas Populares e Hip Hop, a habilidade técnica, expressão artística, originalidade e presença de palco.
      A divulgação dos resultados da seleção e do cronograma de apresentações acontecerá no site da Prefeitura, na parte de Secretaria de Esporte e Cultura, através do link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/esporte-ecultura/chamamentos.
      Conforme o edital, o tempo estabelecido para cada participante será de, no máximo, 20 minutos por apresentação. Entre cada uma, a margem de tolerância será de até cinco minutos. Caso ultrapasse, o participante será prejudicado na avaliação, podendo ser desclassificado.
      No dia 27 de abril, após todas as apresentações, ocorrerão as premiações, feitas da seguinte forma: 1º lugar (destaque): R$ 2 mil; 2ª colocação (mérito): R$ 1,5 mil; 3º lugar (revelação); e do 4º ao 6º lugar  (menção honrosa): R$ 500. Além disso, todos os participantes receberão certificados de participação.
      O edital poderá ser conferido na íntegra através do link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/esporte-e-cultura/chamamentos.
 
39º Salão de Belas Artes
      Com o intuito de divulgar a criatividade e o talento de artistas locais, acontecerá, de forma simultânea ao ‘Águas de Março’, o ‘39º Salão de Belas Artes’ de Franca, voltado para a categoria Arte Acadêmica e tema livre.
      As inscrições estarão abertas de 28 de março a 9 de abril de 2025, sendo necessário preencher um formulário disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/esporte-e-cultura/chamamentos. Para participar, o artista deverá enviar o arquivo preenchido, currículo resumido, descritivo conceitual (podendo ser até três obras), ficha técnica, cópias do RG, CPF e comprovante de residência, fotos (formato 15x21) dos quadros, esculturas ou desenhos pelo e-mail cultura@franca.sp.gov.br ou presencialmente, na Secretaria de Esporte e Cultura, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal, das 8 às 16 horas.  
      Três membros artístico e/ou técnicos farão parte da Comissão de Seleção e Avaliação, que fará o parecer nos dias 10 e 11 de abril. O resultado será divulgado no dia 15 pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/esporte-ecultura/chamamentos.
      De acordo com a Secretaria de Esporte e Cultura, os artistas selecionados deverão entregar as obras no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” no dia 17 de abril, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A divulgação da premiação acontecerá na mesma data, sendo os seguintes prêmios: 1º lugar (Medalha de Ouro): R$ 1.500; 2º lugar (Medalha de Prata): R$ 1 mil e 3º lugar (Medalha de Bronze): R$ 500. Todos os participantes receberão certificados.
      A vernissage (abertura do evento) acontecerá no dia 22 de abril, das 19 às 20h30, no próprio Teatro, que fica na avenida Sete de Setembro, 455, Residencial Baldassari.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3711-9360.

‘Emprega Franca’ disponibiliza 132 vagas de trabalho

Emprega Franca original
 
      A semana começou com 132 oportunidades de trabalho na cidade, através do ‘Emprega Franca’, programa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.
      Dentre as opções, os destaques são para as 20 vagas de açougueiro, 20 para balconista de padaria, 20 para operador de caixa e 8 para fiscal de loja. Há oportunidades para atendente de loja, auxiliar de confeiteiro, auxiliar técnico de refrigeração, fiscal de prevenção de perdas, mecânico agrícola, 4 para vigilante, e assistente técnico de desenvolvimento de mercado (necessário estar na graduação de Engenharia Agronômica ou área relacionada e disponibilidade para viagens).
      Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
      Os atendimentos também são feitos presencialmente na sede do ‘Emprega Franca’, que fica em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari. É necessário levar documentos pessoais e currículo (impresso ou em PDF). O horário de atendimento é das 8 às 16 horas de segunda a sexta-feira.
      Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.
 
 

Sabor de São Paulo continua no “Fernando Costa” neste sábado

Sabor SP Festival Gastronomico original
 
      O Programa ‘Sabor de São Paulo’, iniciado nesta sexta-feira, 21, com atividades voltadas à capacitação de profissionais da área de serviços e alimentação, segue neste sábado, 22, das 11 às 17 horas, com o Festival Gastronômico, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o Mundo Mesa e o Senac.
      Com entrada gratuita, a ação contará com a presença de bares, restaurantes e estabelecimentos locais e da região, que fazem parte da Rota Gastronômica, criada pelo Governo do Estado.
      Um passeio por alguns pontos turísticos de Franca foi realizado na manhã desta sexta-feira, com um grupo de jornalistas e influencers, com o suporte de uma agência de turismo, credenciada pelo Estado, com o apoio de uma guia do Senac. Os visitantes de diversos veículos paulistanos estiveram no Ginásio ‘Pedrocão’; Igreja Capelinha (Nossa Senhora Aparecida), Catedral ‘Nossa Senhora Conceição’ e no Relógio do Sol.
      No Parque Fernando Costa, a programação envolvendo a capacitação de profissionais da área e workshops com temas sobre turismo gastronômico, segurança alimentar, turismo rural, entre outros, teve início às 9h30. Uma aula-show do padrinho desta rota gastronômica, chef Viko Tangoda, fechará a programação com uma Rodada de Negócios.
 
 
Sabores
     Neste sábado, 22, das 11 às 17 horas, acontecerá o Festival Gastronômico que integra a Rota Alta Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande, com bares e restaurantes de Franca apresentando especialidades de boteco e produtores de Itirapuã, Pitangueiras, Santo Antônio da Alegria, Mococa, totalizando 15 participantes.
      Na visitação, as pessoas poderão encontrar no Parque de Exposições neste sábado, doces tradicionais, queijos, petiscos, sorvetes, cachaças de produção e outros pratos, cujo objetivo é divulgar e valorizar gastronomia paulista e regional, podendo degustar e levar para casa itens de diferentes municípios do norte do Estado.
      
Serviço:
Festival Gastronômico ‘Sabor de São Paulo’
Data: 22 de março
Horário: 11 às 17 horas
Local: Parque de Exposições Fernando Costa
(Avenida Dr. Flávio Rocha, 500)
Entrada gratuita
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  ouvidoria@franca.sp.gov.br
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais