Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Ação Social promove capacitação de conselheiros

 DSC 1356 original

     A Secretaria de Ação Social está ministrando uma formação para os conselheiros municipais da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa, da Comunidade Negra, da Condição Feminina e da Assistência Social, visando a capacitação para atendimento das necessidades da população em cada uma de suas áreas de atuação.Os Conselhos Municipais desempenham a importante função de discutir, apreciar, subsidiar e aprovar políticas públicas de atendimento e defesa de direitos, contribuindo para o avanço das ações realizadas.

     Até o momento, já foram aplicadas formações para os Conselhos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa. O próximo encontro está previsto para o dia 26, deste mês, destinado à Comunidade Negra. Os colegiados de Assistência Social e Condição Feminina também serão atendidos com as formações.     “As formações para a efetividade da gestão pública participativa e do controle social proposto na Constituição Federal de 1988 são muito importantes para toda a comunidade”, afirmou Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social.

Prefeitura segue com obras de acessibilidade na praça Sabino Loureiro

DSC 1364 original 

     A EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) continua com as obras na praça Sabino Loureiro, localizada no bairro da Estação.

     A instalação dos pisos tátil e podotáticos, que alertam sobre obstáculos e direcionam as pessoas com deficiência visual está praticamente concluída. Já foram realizadas também as rampas de acessibilidade e, nos próximos dias, serão concluídas as rampas de esquinas e continuação da fundação dos sanitários masculino e feminino adaptados. “A estrutura dos banheiros já foi feita, agora entra na fase de instalação das partes elétrica e hidráulica. A construção dará mais estrutura às pessoas que passam pela praça”, disse Milena Bernardino, presidente da EMDEF.

     A Secretaria de Meio Ambiente também realizará melhorias no paisagismo da praça. O projeto de acessibilidade foi analisado e deferido pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.

   Praças centrais

     Além da Sabino Loureiro, a Prefeitura também está fazendo a revitalização e adequação de acessibilidade das praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, localizadas no Centro, com recursos de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. O projeto contempla o alargamento de corredores, execução de rampas de acessibilidade, remanejamento de canteiros e jardins, novo paisagismo, objetivando ampliar os espaços de circulação, tornando o ambiente mais acolhedor.

Agentes de controle de vetores visitam Jardim Zelinda neste sábado

 Fumace Carro original

         A Secretaria de Saúde segue com diversas frentes de combate à dengue na cidade. Neste sábado, 9, os agentes de controle de vetores estarão no Jardim Zelinda, Região Oeste, para vistoriar imóveis, realizar o bloqueio e orientar os moradores e comerciantes.

     Este trabalho tem acontecido aos sábados para garantir a vistoria de locais que não foram visitados durante a semana. Além disso, na próxima semana, os servidores da Vigilância farão mais palestras em escolas e empresas.

     Já no dia 16 de março, a Secretaria de Saúde realizará mais um ‘Arrastão da Dengue’ na Vila São Sebastião, Região Oeste. No dia 23, deste mês, a Vigilância fará outro arrastão, desta vez, nos Jardins Aeroporto 2 e 3.

      A orientação é que os moradores coloquem dentro de sacos plásticos os materiais que estão sem utilidade e que possam se tornar criadouros do mosquito, como garrafas pets, vidros, vasilhas, potes, entre outros.

     Até esta sexta-feira, 8, Franca já havia contabilizado 1159 casos positivos e duas mortes, sendo de dois homens, com idades de 44 e 84 anos, ambos com comorbidades.

Fumacê

     Na última quinta-feira, 7, o “fumacê” foi aplicado na Vila Santa Terezinha. Outros bairros que receberam a nebulização foram Jardim Ângela Rosa, Vilas Santa Cruz e Santos Dumont, Jardins Califórnia, Dermínio e Luíza.

Curso de Açougue tem 60 vagas e recebe inscrições até terça-feira

 Curso Fachada original

       A Secretaria de Desenvolvimento e o Programa Qualifica SP - Novo Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Açougue.    Para participar, basta ser alfabetizado, ter idade mínima de 16 anos e fazer o cadastro pelo site da Prefeitura, no link do Programa 'Caminho para o Emprego', https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml , https://www.qualificasp.sp.gov.br/novoemprego/cursos ou pessoalmente na sede da escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego', que fica na rua Dr. Júlio Cardoso, 1948, no Centro até o dia 12 de março.    Estão disponíveis 60 vagas com carga horária de 80 horas. Durante as aulas, que têm previsão de início em 18 de março, uma carreta estará presente no Parque de Exposições 'Fernando Costa', onde os alunos irão utilizar equipamentos como moedor de carnes, tipos de facas, amaciador, seladora e balança, com técnica adequada para manutenção da higiene durante a desossa, limpeza, cortes e embalagem das carnes (aves, suínos, bovinos e peixes).    Os módulos oferecidos pelo Qualifica SP são gratuitos, com certificação garantida, e são voltados para pessoas que buscam uma recolocação ou evolução laboral dentro do mercado de trabalho.    Para receber o certificado, o aluno deverá ter, ao menos, 75% de presença.

Workshops Especiais de Páscoa capacitam mais de 230 pessoas

 Work Pascoa original

     Os 'Workshops Especiais de Páscoa' realizados pela Prefeitura de Franca, através da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL), Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' e a empresa Chokdoce, por meio da Lei da Economia Solidária, capacitou cerca de 230 pessoas, em 11 bairros da cidade.

     Durante as 11 oficinas ministradas, gratuitamente, nos três períodos do dia, em associações e centros comunitários, igrejas e entidades, que tiveram início em fevereiro e serão concluídas na próxima terça-feira, 12 de março, com duração de um dia, os alunos aprenderam a fazer, rechear e a embalar ovos de Páscoa, bombons, coelhinhos e trufar os ovos.

     Esta parceria firmada anualmente pela Prefeitura, com a iniciativa privada, objetiva capacitar e oferecer oportunidades de geração de renda para centenas de pessoas, que têm a chance de ampliar o orçamento familiar, com cursos rápidos realizados nos próprios bairros, facilitando o acesso aos participantes.

     Ana Cláudia Rigo, 52 anos, moradora do bairro São José, participou do workshop e gostou muito do que aprendeu. Segundo ela, agora será possível fazer ovos de chocolate para os filhos e toda a família, podendo economizar bastante com o aprendizado. "Este ano, os preços estão muito altos e não vejo a hora de comprar os produtos para presentear meus filhos. Será um momento prazeroso, de terapia e entretenimento também", completou.

     A enfermeira, Edilaine Apolinário Nascimento, 46 anos, mãe de quatro filhos e um enteado, moradora do Jardim Ângela Rosa, já participou de vários cursos oferecidos pela Prefeitura, na área da alimentação, onde reforçou a sua renda familiar e não perdeu tempo, fez também a oficina de Páscoa. "Já tinha feito outros cursos, em outros anos, vendi ovos de chocolate, mas neste ampliei meus conhecimentos. Agora, sei fazer ovos de colher, recheado e vou fazer para toda a família, porque os preços estão muito altos", ressaltou.

     As capacitações ocorreram na Associação Beneficente Osório Marques de Oliveira, na Vila São Sebastião; Centro Comunitário do Parque do Horto; Igreja Quadrangular Família Global, no Jardim Redentor; Capela Nossa Senhora do Rosário, no Jardim Vera Cruz; Núcleo Zelinda; Escola Profissionalizante ‘Caminho para o Emprego’, no Centro; Chokdoce do bairro Cidade Nova; CCI Avelina Maria de Jesus, no Jardim Aeroporto 3 e na Casa Sandríssima, no Jardim Ipanema. Na próxima semana, na segunda-feira, 11, o Workshop Especial de Páscoa será ministrado na Igreja Assembléia de Deus, no Jardim Palma, no horário das 19 às 22h e no dia 12, terça-feira, na Casa Mateus, no bairro Miramontes, no horário das 9 às 12h, com as vagas já preenchidas.

     A Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' e o Fundo Social de Solidariedade contam com uma variedade de cursos gratuitos nas áreas de alimentação, beleza, artesanato, moda, serviços, jardinagem, dentre outros. Acesse o site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml e confira as vagas disponíveis.

Moradores do Parque Continental comemoram inauguração de Cepel

 CEPEL Novo Continental original

        Na última quinta-feira, a Prefeitura inaugurou mais um Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), localizado no Parque Continental, Região Oeste da cidade.     A unidade, que recebeu o nome de “Donizete Silva”, o “Cupim”, fica na rua Lázaro Pelizaro, conta com duas quadras, sendo uma de basquete e outra de vôlei de areia e pista de skate. Um palco foi construído para apresentações culturais e artísticas.    Moradores aprovaram o novo centro esportivo. Cleusa Campos, moradora há mais de 35 anos, comemorou. “Para mim, é um presente que o bairro ganhou. Posso vir com meus netos aqui pra eles brincarem”, disse.

     Quem também elogiou a iniciativa foi Felipe Rocha, de 19 anos. Ele já estreou a quadra de basquete. “Só tenho que parabenizar a Prefeitura, pois ficou muito bom, a criançada vai gostar bastante”.      Além do CEPEL do Continental, está em construção a unidade do Parque Progresso, localizada em área da praça Tancredo Neves. As quadras de basquete e de areia já foram construídas.        Outras oito unidades da Rede CEPEL já foram entregues para população, beneficiando os bairros Jardim Redentor/Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorothea, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto, Samello Woods e Jardim Palma.Homenageado    O CEPEL do Continental recebeu, através de lei aprovada pela Câmara Municipal, sancionada pelo prefeito Alexandre Ferreira, o nome de “Donizete Silva”, conhecido como ‘Cupim’. Nascido em maio de 1955 e falecido aos 66 anos, em abril de 2022, foi atacante de destaque no futebol varzeano da cidade, defendendo o Corinthians da Vila São Sebastião e mais tarde o Bangu. Casado com Rosa Helena Martins, teve três filhos, trabalhou como sapateiro em diversas empresas até tornar-se empresário. Também participou de diversas ações sociais em prol da comunidade, sendo idealizador do ‘Dia de São Sebastião’, padroeiro do bairro que leva o mesmo nome.

Domingo tem ‘Pedal Rural’ na trilha da ‘Angolinha’

 Pedal Rural original

         Com um percurso de 35 quilômetros na zona rural, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a Sociedade Esportiva Franca realizam neste domingo, 10, mais um ‘Pedal Rural’, a partir das 8 horas, com saída do posto Paineirão, na rodovia Cândido Portinari.

     De nível intermediário, este é um passeio aberto e gratuito a toda população. As recomendações dos organizadores é que as pessoas estejam com os equipamentos de proteção. Um pouco antes da largada serão transmitidas orientações gerais em relação ao trajeto e cuidados que devem ser observados.Passeio ciclístico noturno    Um outro evento ciclístico na programação da FEAC está marcado para o dia 21, deste mês, compreendendo o Passeio Ciclístico Noturno pelas ruas e avenidas da cidade. Realizado às quintas-feiras, os participantes se encontram no Poliesportivo às 19 horas, de onde sairão cumprindo o trajeto pela área urbana. O evento também é aberto e gratuito a qualquer pessoa que deseja participar.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais