Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Segurança

Segurança convoca novos taxistas

 Convacao Taxistas original

         A Secretaria de Segurança publicou edital no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 6, a convocação de 11 taxistas para efetuar a inscrição municipal para execução do serviço de transporte de Táxi no município. A publicação pode ser conferida no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2456-06022024.pdf.

     De acordo com o edital, os candidatos relacionados deverão procurar a Prefeitura até o dia 29 de fevereiro, das 8 às 16 horas para efetuar a inscrição municipal. Os taxistas que, por alguma razão, deixarem de cumprir os prazos estabelecidos, perderão o direito à vaga e serão chamados aqueles que vieram a ser inscrever posteriormente.

      Desde 2021 já foram 16 convocações, o que fez zerar a fila de espera que antes era de 200 munícipes. Ainda restam 12 vagas abertas para quem tiver interesse em assumir um ponto de táxi. Há opções em vários pontos da cidade, como a Praça Dom Pedro, Detran (Cidade Nova), Estação, Novo Fórum e UBS do Brasilândia.

Documentação

     O atendimento para a efetivação da inscrição, pode ser feito presencialmente na Central de Atendimento da Prefeitura ou pela internet, através da Central On-line, onde a pessoa deve primeiro fazer um cadastro e obter o login.

     Os documentos necessários são RG, CPF, CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada); Certidão de Ações Criminais do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); Cópia Documento do Veículo (com no máximo 15 anos de uso e no nome do convocado); Certidão Quitação Eleitoral; Atestado Médico (Assinado por Médico do Trabalho ou Clínica do Trabalho); Comprovante Endereço e a Cópia do Edital de Convocação.

Prefeitura entrega novo sistema de rádio digital à Guarda

 GCM original

         Nesta segunda-feira, 5, a Prefeitura entregou rádios digitais para as viaturas da Guarda Civil de Franca. O novo sistema, digital, possui qualidade de áudio superior ao analógico, com uma comunicação acontece de forma clara, sem interferências como ruídos ou chiados.

     Além dos rádios que ficarão nas viaturas, uma central fixa também foi entregue, bem como uma repetidora, que permite expandir o sinal de alcance com mais qualidade.

     Outros 20 rádios que funcionavam no sistema analógico foram convertidos em digitais. Além da melhor qualidade de áudio, com o rádio digital fica inviável que a frequência seja copiada ou sofra interferência.

      O prefeito Alexandre Ferreira entregou os rádios e falou sobre os avanços da corporação. “Já foram vários investimentos nestes três anos, como novas viaturas, equipamentos, drone para monitoramento de áreas onde há o descarte irregular de lixo, viaturas de combate ao incêndio e agora estes novos rádios comunicadores digitais que vai melhor muito a qualidade da comunicação dos agentes”, disse.

     Outro investimento recente foi a Central de Monitoramento com 56 câmeras de alta resolução que monitoram pontos estratégicos da cidade e tem ajudado no esclarecimento de diversos crimes.

Central de Monitoramento da Guarda flagra suspeito de furto

 Guarda Viatura original

       Na manhã desta segunda-feira, 5, as câmeras da Central de Monitoramento da Guarda Civil flagraram um suspeito de furto de um micro-ondas. O homem de 30 anos foi visto no Centro da cidade com o objeto no Terminal Rodoviário “Ayrton Senna”, local onde foi abordado.

     De acordo com o inspetor da Guarda, Luís Fernando Fernandes, o homem já foi detido outras vezes pela prática de furtos de fiação elétrica e também no furto a um idoso, também no Centro.

     O suspeito foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) e o equipamento foi apreendido.

Recolha de animais

     Ainda na manhã desta segunda-feira, após receberem denúncias de animais soltos na via pública, agentes da Guarda Municipal estiveram no Jardim Paineiras e apreenderam nove cavalos que estavam soltos. No final de semana outros 3 cavalos também foram recolhidos, totalizando 12 animais em três dias.

     A legislação municipal estipula punições para os proprietários que deixam seus animais soltos na área urbana. A Guarda Civil faz aplicação da multa que pode chegar a R$ 1,4 mil, baseando-se nos dispositivos contidos nos Códigos do Meio Ambiente e de Defesa Animal.

     Uma vez recolhido ao Canil Municipal, para retirar o animal, o dono deve recolher uma taxa de estadia, cuja diária é em torno de R$ 34. Os casos de reincidência, ou seja, animais que já foram recolhidos e chipados, a Guarda Civil aplica nova multa, com o agravante de serem remetidos ao Ministério Público para outras providências judiciais.

Denúncia

      No final de semana, a Guarda Civil conseguiu identificar uma fábrica têxtil que descartou restos de confecção em um terreno na rua Manoel Jacinto Neto. Através de dados contidos em uma das sacolas, os guardas conseguiram identificar a empresa e o proprietário foi autuado.

Guarda Civil de Franca dá treinamento para agentes de Barretos

 Treinamento Guarda Civil original

        Na manhã desta sexta-feira, 2, dez agentes da Guarda Municipal de Barretos estiveram na sede da Guarda de Franca em um treinamento teórico e prático para serem habilitados a utilizar a spark (arma de choque).

     Segundo o inspetor da Guarda de Franca, Luís Fernando Fernandes, os agentes utilizam o armamento na cidade desde 2015. “Temos dois guardas habilitados para capacitar outros agentes, por isso damos este tipo de treinamento. Anteriormente, já realizamos esta iniciativa com guardas civis de Rifaina e Pedregulho”, disse.

     O agente Fabrício Fernando Faleiros, de Barretos, participou do treinamento e falou sobre a importância de ações como esta da GCM de Franca. “As armas de choque de menor potencial ofensivo contribuirão com o trabalho desenvolvido diariamente na cidade.”

Segurança intensifica serviço de sinalização viária

 Sinalizacao Viaria original

     A Secretaria de Segurança segue com o trabalho de garantir vias sinalizadas e mais seguras. Nesta sexta-feira, 2, o serviço de sinalização viária aconteceu em diversas regiões da cidade.

     As equipes executaram os trabalhos nos jardins Noêmia, Paulista, Brasilândia, Éden, Palma, Aeroporto II e III, bairros São Joaquim, Dermínio, Portinari, Santos Dumont, Parque Vicente Leporace, Cidade Nova, Boa Esperança, além de Vila Santa Cruz, Parque Progresso e adjacências.

     De acordo com Marcus Araújo, secretário de Segurança, diariamente, são atendidas cerca de 30 ruas, através da instalação das placas e demarcações no asfalto. Além disso, em três anos, foram instaladas 7,6 mil novas placas.

     Em janeiro, foram mais de 170 substituições e já foram atendidos pelo menos 37 bairros, incluindo o bairro São Joaquim, que recebeu as obras de adequações na rotatória, compreendendo sinalização e instalação de um conjunto semafórico.

Corredores comerciais da região central recebem reforço na segurança

 Atividade Delegada original

       A partir desta quinta-feira, 1º,tem início a Atividade Delegada, que proporcionará um reforço no policiamento nos principais corredores comerciais da área central da cidade. O encontro que anunciou as diretrizes de trabalho aconteceu nesta quarta, 31, no 15º Batalhão da Polícia Militar, contando com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, PMs e vereadores. 

     O programa é um convênio firmado entre a Prefeitura de Franca e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo principal aumentar o efetivo nas ruas, trazendo mais segurança.

     Os policiais podem trabalhar por, no máximo, 12 dias por mês e a carga horária não pode passar de oito horas por dia. “Durante o exercício da Atividade Delegada os policiais trabalharão uniformizados e portando suas armas, mas exercendo funções de vigilância e fiscalização”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira.

     De acordo com comandante da Polícia Militar, Márcio Cardoso, houve um estudo junto com a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o secretário de segurança, Marcus Araújo, para identificar os pontos para a atuação dos agentes. “Em um primeiro momento as equipes trabalharão na área central, mas nada impede que futuramente sejam deslocadas ou remanejadas para outras áreas”, disse Cardoso.

      Alexandre Ferreira destacou ainda a importância da união entre os órgãos públicos para que a Atividade Delegada se tornasse realidade. Ele falou sobre a pronta cooperação do comando da PM e o diálogo com a ACIF e comerciantes para tratar de mais medidas de segurança na cidade, além do trabalho feito pela Câmara Municipal para viabilizar a medida.

Outras ações

      Além do projeto da Atividade Delegada, a Prefeitura de Franca tem investido em segurança para a população. Em agosto do ano passado foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem 56 câmeras em diversos pontos da cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, integrado com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta. A ação já tem surtido efeito e impedido diversos crimes, identificando suspeitos. 

      A Prefeitura ainda adquiriu 27 novas viaturas para as forças de segurança (PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil e Trânsito) além de novos uniformes, equipamentos e convocação de novos guardas para a Guarda Civil Municipal e firmou, através da corporação, uma parceria com a Polícia Civil para ações da Lei Maria da Penha, prestando apoio às mulheres vítimas de violência.

Procon SP abre inscrições para estabelecimentos capacitarem profissionais no programa “Não se Cale”

 Procon Franca original

       Já está disponível o curso gratuito do programa “Não se Cale” do Governo do Estado para quem trabalha em bares, restaurantes, casas de eventos e espetáculos. O protocolo tem como objetivo a formação de profissionais que trabalham nessas áreas mencionadas sobre o combate à violência contra mulheres.

     O curso tem por objetivo preparar os estabelecimentos a identificar e enfrentar situações de risco de forma ativa e adequada, prestando os auxílios previstos no protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual.

      Em Franca, a adesão dos estabelecimentos da região de Franca ao protocolo Não se Cale começará a ser fiscalizada pelo Procon-SP ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com as leis 17.621/2023 e 17.635/2023 e decreto 67.856/2023.

     Na formação, o aluno terá acesso a conteúdos sobre conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, segurança, saúde e assistência. O tempo máximo estimado para a conclusão do curso é de 30 horas. Depois da conclusão, o profissional recebe um certificado oficial e autenticado, garantindo que o estabelecimento onde trabalha possa obter futuramente o Selo e Prêmio Estabelecimento Amigo da Mulher.

      A inscrição é individual e deve ser feita pelo link https://forms.univesp.br/nao-se-cale/. A formação é totalmente online e obrigatória.

     Durante a fiscalização do estabelecimento, caso seja constatado que não aderiu ao programa e que seus funcionários não fizeram a capacitação, o local pode receber multa, suspensão do serviço ou atividade e até interdição, nos termos estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor. A multa pode variar de 200 a 3 milhões de UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), atualmente com valor unitário de R$ 34,26, de acordo com a gravidade e critérios previstos no Código.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais